Filtro Externo DIY Duvida na montagem...


Recommended Posts

Olá boa tarde.
No seguimento do meu tópico da reestruturação do meu velho aquário e o DIY de um fundo 3D em pedra de lava outros... (já concluído)

o meu aqua já se encontra montado, e em minhas pesquisas por aqui deparei-me com este tópico bastante interessante, mesmo porque

tenho cá em casa dois potes desses que não são utilizados.

Foi ai que me surgiu a ideia de tentar fazer um filtro desses, mesmo porque durante a montagem surgiram uns percalços com a

cabeça motorizada do FBF e tive que improvisar uma filtragem com uma bomba que eu tenho de um sistema de hidroponia.


Mesmo sabendo pelos relatos dos tópicos [DIY] Filtro Externo €conómico e [DIY] Termostato + CO2 Externo €conómico que o projecto é viavel

e funciona bem, tenho umas duvidas com respeito ás ligações dos mesmos.

Bem deixo aqui uma foto do que tenho intenção de fazer e se é viável??

s5aff4.jpg

 

 

Material:

Bomba Sea Star Q~2500 (2200L/H) tubo de 16mm
2 Potes de guardar esparguete do Modelo
4 tampão final com rosca e vedante interno e externo.
1 TÊ
1 valvula

O restante material que está na foto, já falei com um amigo que trabalha aqui (plascampo Almancil) e diz que têm lá de tudo.

Duvidas:

1ª Será possível fazer isto em PVC? (Pois até ficava mais barato)

Será que a cola de PVC cola bem o PVC ao acrílico do pote?

2ª Quanto ás ligações que vêm do aqua para o pote :
Será melhor fazer a entrada da agua por cima ou por baixo? (Tendo em vista a eficiência da filtragem)

3ª A saída do 1º que alimenta o 2º pote e a que vai para o aqua, deveria levar tubo mais largo?

(Levando em consideração que o tubo que sai do TÊ e alimenta o FBF tem uma torneira para reduzir o fluxo)

4ª Pensando que o resto estará tudo bem.
Aquele sitio será o melhor para o TÊ?
Ou o TÊ deveria ser ligado há saída do 2º pote que vai para o aquário?


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa tarde.
No seguimento da ideia de tentar fazer um filtro desses mas duplo ou seja ligar em serie (2 ou mais reservatórios).

Isto mais fica tipo uma sump porque entretanto aqui no aquaflux encontrei um tópico de um canister aberto que infelizmente não consigo ver as fotos lá, e tive a ideia de o usar para por lá dentro a bomba de agua
(porque só pode trabalhar submersa) eliminando-a assim do visual do meu aqua.




Mesmo sabendo pelos relatos dos tópicos [DIY] Filtro Externo €conómico e [DIY] Termostato + CO2 Externo €conómico que o projecto é viavel e funciona bem, tenho umas duvidas com respeito ás ligações dos mesmos, porque li lá umas coisas a respeito da entrada de agua por cima e por baixo.




Aqui alguns materiais foram alterados depois de falar com um amigo que trabalha em uma fabrica de plasticos onde fazem material para rega de jardins.

Algumas peças parecem bem grandes mas tem de ser mesmo assim pois a bomba leva tubo de 20mm .

Mas isto tb não é para ficar bonito e sim funcional.
De qualquer das formas irá tudo ficar escondido atrás do aquário.


Material:
Passa muros com vedante interno 4x
União 4x
Canhão macho para tudo de 20mm 4x
curvas 90º 4x
TÊ simples 1x
Valvula 1x
Tubo cristal 3m
Posso dizer que gastei cerca de 15 euros nisto tudo.

Os 2 frascos acrílico de esparguete ja tinha mas andam há volta de 6 euros cada.
A bomba SeaStar Q-2500 tb ja tinha de um sistema de hidroponia desactivado e custa há volta de 40 euros.

Silicone Preto saudal próprio para aquários, 1 tubo que sobrou da montagem do meu fundo 3D 5.90 euros.
Não precisava utilisar silicone poruqe as uniões têm vedantes de borracha e as roscas levam 3 voltas de fita de teflon (recomendação do fabricante das peças de rega), mas eu preferi utilizar o restante silicone porque só paranóico quanto a fugas de agua kkkkkkk

28239095_t_material_usado.jpg



Furação foi feita com broca de pua de 21mm por causa da rosca ficar mesmo apertada.
Mas cuidado ao furar para não rachar o acrílico.
É preferível ir lentamente fazendo o desbaste o que provoca o derretimento do acrílico evitando rachar.
Utilizar uma parafusadora electrifica é suficiente para quem não tem um berbequim regulável (rpm).
28239094_t_furao_22_frascos_de_esparguew

A montagem dos passa muros levou silicone até mesmo entre os vedantes e roscas e com uma cobertura generosa por cima depois de tudo apertado.

OBS; cuidado ao apertar peças roscadas em cima de vidro acrilico. PODE RACHAR.
28239093_ja_colado_os_passa_muros.jpg


OK VAMOS AO RESTO

Agora vamos ás minhas duvidas que tem a ver com a sua ligação.

1º Será melhor fazer a entrada da agua por cima ou por baixo? (Tendo em vista a eficiência da filtragem)

2º A saída do 1º que alimenta o 2º pote e a que vai para o aqua, deveria levar tubo mais largo?
(Levando em consideração que o tubo que sai do TÊ e alimenta o FBF tem uma torneira para reduzir o fluxo)

3º Pensando que o resto estará tudo bem.
Aquele sitio será o melhor para o TÊ?
Ou o TÊ deveria ser ligado há saída do 2º pote que vai para o aquário para evitar a entrada de detritos para o subsolo do FBF?

(ou seja debaixo das placas de plástico)


Ora bem estas são as minhas opções.

Tendo em conta que pretendo por a bomba, não no aquário mas em um canister externo aberto que será alimentado por um overflow, qual será a melhor opção em termos de filtragem, facilidade de limpeza e esforço da bomba.

( visto que a bomba já trabalhou bastante no sistema de hidroponia)


28239854_1.png


28239855_2.png


28239856_3.png


Desculpem lá este testamento mas estou com algumas duvidas, pois nunca fiz nada deste género e preciso poupar nos custos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o tê fica bem na 3ª hipotese, para mim tem mais logica, porque podes precisar de mais fluxo pro aqua, se fechas o fluxo pró FBF, aumentas o fluxo pró aqua. Ao colocares no principio corta o fluxo para os dois lados.

 

Nos classic da eheim, entra a água por baixo e sai limpa por cima, portanto está respondido.

 

a 2ª questão é que não sei. PS: Quer dizer no caso de ires para a 3ª hipótese, não se põe não é?? :eusathink:

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para mim devias colocar as matérias neste sentido:

 

43967d1276600853-eheim-classic-canister-

No primeiro colocavas cerâmicas e esponja e no segundo o resto.

 

E a furação, de lado para entrar água e furo no topo para a saída, igual nos dois filtros.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jdhome,

 

Quando eu fiz o filtro do link que disponibilizas-te, a minha inspiração foi mesmo os da eheim, ou seja, a entrada de água por baixo e saída por cima, por lógica a sujidade tem tendência a fica logo em baixo, embora exista quem diga que pela lógica da gravidade deveria ser o inverso o que também não discordo :)

 

No teu caso como vais utilizar dois frascos, sugeria a entrada nos dois por baixo e saída por cima, em relação às matérias filtrantes o exemplo da Vera é o aconselhado, não coloques é demasiada matéria filtrante para não te prejudicar muito o caudal.

 

De resto parabéns pela montagem dos frascos! ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois o tê fica bem na 3ª hipotese, para mim tem mais logica, porque podes precisar de mais fluxo pro aqua, se fechas o fluxo pró FBF, aumentas o fluxo pró aqua. Ao colocares no principio corta o fluxo para os dois lados.

 

Nos classic da eheim, entra a água por baixo e sai limpa por cima, portanto está respondido.

 

a 2ª questão é que não sei. PS: Quer dizer no caso de ires para a 3ª hipótese, não se põe não é?? :eusathink:

Não mesmo pondo o TÊ e a válvula no principio só corta o fluxo para o FBF, pois a válvula está montada depois do TÊ e no tubo que vai para o FBF, mas realmente faz mais sentido a agua já sair filtrada para o FBF

 

assim ligando o TÊ com a válvula há saída do 2º pote que vai para o aquário e evito a entrada de detritos para o subsolo do FBF (ou seja debaixo das placas de plástico).

para mim devias colocar as matérias neste sentido:

 

43967d1276600853-eheim-classic-canister-

No primeiro colocavas cerâmicas e esponja e no segundo o resto.

 

E a furação, de lado para entrar água e furo no topo para a saída, igual nos dois filtros.

Obrigado pela ilustração assim torna tudo mais simples.

 

Boas jdhome,

 

Quando eu fiz o filtro do link que disponibilizas-te, a minha inspiração foi mesmo os da eheim, ou seja, a entrada de água por baixo e saída por cima, por lógica a sujidade tem tendência a fica logo em baixo, embora exista quem diga que pela lógica da gravidade deveria ser o inverso o que também não discordo :)

 

No teu caso como vais utilizar dois frascos, sugeria a entrada nos dois por baixo e saída por cima, em relação às matérias filtrantes o exemplo da Vera é o aconselhado, não coloques é demasiada matéria filtrante para não te prejudicar muito o caudal.

 

De resto parabéns pela montagem dos frascos! ;)

 

Cumps,

 

Pois também já reparei nisso, e em minhas pesquisas por vários fóruns para tirar esta duvida, o processo é o mesmo.

Eu estava a dar mais prioridade á facilidade de limpeza, ficando os detritos logo em cima, mas pelo que ja vi não é o correcto.

 

Por isso alterei a disposição e aproveitei para lhe adicionar (mais tarde) um vaso de recolha um pouco mais alto que o aqua (o tal canister aberto)

alimentado por um tipo de overflow/ ou sifão com a agua que vem do aquário.

 

Ficando mais ou menos assim, eliminando a bomba do visual do aqua e ainda fico com espaço para termostato (caso mais tarde queira peixes tropicais) e as mudanças de agua.

 

Retirado do google, não sei qual o site:

 

28245890_vaso_de_recolha_do_overflow.jpg

 

Este depois tem de ser bem estudado pois não sei se o overflow terá força para sugar os detritos do findo do aquário.

(por agora vou manter a bomba dentro do aquário e só o canister duplo)

.

 

 

 

Também adicionei mais uma válvula de pois do TÊ para controlar o fluxo de retorno para o aquário, flauta/ chuveiro etc.

Isto já a pensar na adição do canister aberto e do overflow/ ou sifão que vem do aquário.

 

Fica ai a foto.

 

28245857_Projecto_canister_final.png

 

 

Mais sugestões para melhorar isto são sempre bem vindas.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok pessoal fiz o 1º teste de fugas e por incrível que pareça só tive uma fuga e foi logo em uma peça que supostamente isso nem deveria acontecer, pois elas vedam por pressão.

Mas nada que umas voltas de teflon e umas abraçadeiras não resolva.

2º teste feito e tudo resolvido.

Aproveitei para ir fazendo os cestos para por o material de filtragem.

aproveitei o antigo tubo do fbf onde fiz ums buracos e onde vou enrolar a fibra sintética.

O 1º cesto ficou esponja, fibra e esponja com esfergão verde por cima não vá ele deixar passar algo,

O 2º ficou com duas camadas de ceramicas (esfregão verde, cerâmicas, esponja, cerâmica, esponja com esfregão verde) ,

assim quando tiver que as lavar só lavo as debaixo e mudo as de cima para baixo, mantendo vivas metade das bactérias

 

 

28247434_SAM_1358.jpg

 

Fica ai o vídeo do teste a vazio, mais logo vai ficar a trabalhar durante 24 horas na banheira com as matérias filtrantes

e com a válvula meio fechada para testar possíveis fugas por pressão da agua.

É que esta bomba é muito forte e já tive um vazamento no sistema de hidroponia


https://www.youtube.com/watch?v=XKgrd9HlYV4&feature=youtu.be

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utiliza lã de vidro que funciona muito bem, no topo do segundo boião. Não precisas furar as esponjas, aliás não deves. Está com óptimo aspecto! :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o 2º teste de 24horas depois de montar toda a tubagem e uma flauta artesanal e encher os filtros tb correu bem, o caudal é mais é bom e não necessito de mais uma torneira.

Depois de montado atras do aqua acredito que ainda haverá mais circulação de agua pois tenho que encurtar as tubagens para ficar tudo arrumadinho.


Fica ai mais um video deo final do teste agora é só ir buscar umas cerâmicas e umas esponjas que estão no aquaclear e botar lá dentro para ajudar na colonização das bactérias.



Saude e obrigado a todos os que me esclareceram algumas duvidas



https://www.youtube.com/watch?v=paNNw_24vMM&feature=youtu.be

Link to comment
Partilhar nas redes sociais