Algodão doce em troncos


Recommended Posts

Bem, doce só para alguns, e são esses alguns que procuro...

 

Tenho o aqua com bastante videira e uma enorme camada do "algodão/fungos/cogumelos" típicos das 1ª montagem.

 

O que queria, era uma listinha das espécies que gosta disto para uma limpeza.

Meti lá um pleco, por falta de ancistrus, mas parece que não gosta de "doces".

 

Mandem lá algumas.

Editado por JCarneiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Crossocheilus, otocinclus, pleocostumos, ancistrus, corydoras. quanto a plecos resta saber de que aquário estamos a falar em termos de dimensões.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Preciso de ajuda que já estou a desesperar com isto!!!!

 

O meu aquario é um 120x40x50 e tem bastante tronco de videira, mas está nesta miséria:

 

doq4ci.jpg

 

A um mês mais ou menos que ando em luta para tirar esta porcaria dos troncos. Esperei 2 semanas a ver se passava, e nada estava cada vez pior.

Tirei, limpei com pistola de agua de pressão e voltei a meter, a 2 semanas que está outra vez como se vê.

Já lá meti SAE's, Otocinclus, Pleoco (por acaso até gosta), Ancistrus, e Corys. Curioso é que os Corys fazem a festa, põem ovos que se farta e andam por lá umas crias, enfim.

O pior é que tenho de fazer bastantes TAPs ou a coisa fica choca e com mau cheiro.

 

help!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foram cortados verdes, tirei a casca, 1 mês a secar junto à lareira, 1 mês de molho, limpeza com retirada de mais casca. O resto é o que está.

Não fervi nem dei tratamento devido ao tamanho deles.

Não penso que o algodão possa ser devido à falta de tratamento pois não é algo "prejudicial" à bicharada.

Preocupa-me o exagero de crescimento e o excesso de decomposição que possa fazer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Otocinclus e corydoras tem efeito, como já foi referido, na prevenção desse algodão, mas, nessa quantidade e densidade, será difícil, mesmo com uma "equipa de limpeza" eficiente. Acontece aparecer algum nos troncos recém-inseridos em aquários, acaba por desaparecer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas isso acontece porque os troncos não estavam

secos,estão ainda verdes,isso vai continuar a sim,

ate os troncos morrerem,seria melhor os troncos

levarem com uns dias de bastante sol,para eles

mirrarem ( secar)um pouco mais,tenta cozer os

troncos numa fogueira,vai passando no fogo,

para eles secarem,e ao mesmo tempo coserem .

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segui o conselho Álvaro :thumbup3:

 

Já não passava de 4 dias sem uma TPA, ou a água ficava choca mesmo.

Tirei para fora os troncos, se não morreram afogados, vou ver se morrem ao sol. Se não resultar vai à machadada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas JCarneiro

Agora esta a chegar o tempo quente,deixa os troncos

ao sol,ate eles secarem mais,mesmo depois de secos

e provável que depois de os colocares no aquário eles

criem ainda um pouco de algodão,mas nada daquilo

que tu tinhas,tem e que ficar bem secos,agora tens

que ter muita calma,tudo vai correr bem,boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

Também tenho um tronco de videira no aqua, começou com uma camada parecida à tua mas com umas aspirações e limpezas de escova, dentro do aqua melhorou um bocado.

O problema é que esse algodão vai desfazendo-se e acaba por se agarrar às folhas das plantas e junto das raízes, fazendo amontoados. A água têm bastantes dessas partículas em suspensão.

Como ficou esse tronco?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se está com uma camada como os meus estavam, é melhor começar com um bom banho de sol neles.

No meu caso desisti de os manter dessa maneira, as TPA já eram um exagero, e o filtro pouco durava com tanta porcaria lá dentro.

 

Os meus estão impecáveis, e podem ser vistos aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=250953

Link to comment
Partilhar nas redes sociais