Apresentação - Inicio de projecto (Aqua 54L Comunitário)


Recommended Posts

Boa tarde,

 

chamo-me João e vou iniciar o meu hobbie em aquariofilia, desde sempre tive essa "paixão" mas nunca me iniciei até que me surgiu a oportunidade de adquirir um aquário em segunda mão já com algum equipamento e não hesitei. Antes de começar a montar o aquário tenho lido imenso e tirado algumas ideias deste fórum e de vários sites da especialidade, no entanto tenho ainda algumas dúvidas e gostava que me pudessem ajudar a iniciar este projecto.

 

Ainda não pensei na fauna do aquário, pois quero montar primeiro tudo e só depois, de acordo com as condições da água pensarei nos peixes a introduzir.

 

Vou deixar uma lista do material que tenho e agradecia que me dessem a vossa opinião:

 

Aquário:

Aquapor Sirius 60 (60x30x30 5mm espessura ~54L)

 

Bomba:

Elite799 (500c.c/min)

 

Filtro:

Aquapor AQ-300 (300L/h)

 

Iluminação:

T8 - 15W já na tampa do aquário (aqui é que penso ser muito fraco, deveria ter no minimo 30W, que me aconselham a fazer? Já vi aqui algumas modificações, colocando novos balastros e mais lâmpadas T8, mas tinha pensado em ter um candeeiro à parte com uma lâmpada de 40W por exemplo, que dizem? Não seria depois demasiada luz?)

 

Termóstato:

Não tenho mas estava a pensar adquirir este: Boyu Heater HT-275 | 75 W

 

 

Acho que a bomba é um pouco ineficiente para o aquário em causa, não?

 

 

A flora que estava a pensar era (de fácil manutenção, sem necessidade de sistema de CO2, e caso encontre a venda):

Anúbias Anã (Anubias nana)
Musgo de Java (Vesicularia dubyana)
Eleocharis "Mínima" (Eleocharis parvula)
Pinheirinho D'Oeste (Myriophyllum hippuroides)
Substrato:
Inerte - areão claro (qual a espessura mais recomendada?)
Fértil - Com as plantas indicadas não sei se irá haver a necessidade, se sim qual indicam?
Decoração:
Tronco tratado (a pensar adquirir em loja)
Pedras tratadas (a pensar adquirir em loja)
2 Cocos (a pensar comprar e tratar em casa)
Fauna: só começo a pensar quando o aqua já tiver ciclado e com parâmetros ideias para começar a introduzir os peixes, mas apenas vou optar por peixes pequenos, e alguns camarões para fundo.
Com estas indicações agradecia imenso a vossa ajuda, pois no fim de semana que vem vou comprar o substrato, plantas, decoração e termóstato, bem como o móvel que ainda me falta e assim usava já as vossas dicas para o que me falta e no caso de ter que comprar outro material para substituir o que vinha com o aqua.
Desde já o meu muito obrigado.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, bem vindo a este hobbie.

 

Quanto ao material, parece-me bem. O filtro é que me parece "curto", o ideal é fazer >=5X o volume do aqua, mas é uma questão de veres como o mesmo se comporta (ao equacionares mudar o filtro, pensa num exterior, vai te permitir ter maior volume no aqua). O aquecedor parece-me adequado.

 

Primeira coisa que deves de comprar é um teste de pH (se comprares um kit com todos ainda melhor). Digo-te o de pH, porque para mim este teste é que te "determina" quais as espécies que vais utilizar, os restantes podes adquirir depois.

 

Quanto a loja, vê as opinioes do ppl para as lojas na tua area, e vai aquela que te inspirar mais confiança. Consulta também os classificados cá no forum, podes provavelmente encontrar algumas coisas que te agrad€€€m.

 

Depois mta paciência e mta sorte.

  • Votar + 2

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Ricardo,

 

para já vou ver como se comporta o filtro, depois se vir que é "curto" opto então por um exterior.

 

Relativamente ao pH, e como vou colocar troncos naturais e côcô, apenas vou fazer o teste depois de ter estes elementos no aquário e ao fim de alguns dias a ciclar, pois pelo que li poderão ter influência no pH.

 

Em relação à loja, acho que vou à ornimundo que há ali retail de Sintra, já lá fui algumas vezes antes de iniciar o hobbie e sempre me causou boa impressão ;).

 

Não me podias ajudar nestes dois temas: substrato? (coloco fértil ou não é necessário para as plantas que pretendo?), iluminação? (devo investir numa melhor iluminação?).

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Substrato e Iluminação, não são o meu "forte.... Quanto a iluminação, procura no forum na parte mais relacionada com luz que certamente encontras a informação que precisas. Podes é fazer sempre um ratio de quantos wats tens. Se as tuas plantas forem de manutenção baixa penso que estas bem.

 

Substrato o fertil vai sempre disponibilizar mais nutrientes as plantas, pelo que não vejo porque não. Quanto ao inerte e a sua granulometria, depende das espécies que escolheres. Por exemplo, um inerte com muitas pedras com bicos, corres o risco de "cortar" bigodes as corys, se tiveres espécies que gostem de escavar, tb pode causar feridas... Tenta que na loja, te deem algum conselho acerca desse assunto.

 

Quando testares a água do aqua, testa também a da tua "fonte" para teres uma ideia das diferenças de valores.

 

De resto, vai sempre lendo cá pelo forum.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a iluminação de 15W pode ser pouco, mas vou ver depois de colocar as plantas se elas se vão desenvolvendo e sem problemas, caso não se verifique invisto depois numa iluminação melhorzinha.

 

Quanto ao substrato o meu medo é que ao meter substrato fertil sejam depois demasiados nutrientes para as plantas que quero por e acabe por estar a alimentar as indesejadas algas com esses nutrientes. O inerte estava a pensar numa areia mais clara e não muito granulada (0,5~2mm), não estava a pensar colocar nada com bicos ;). Mas neste tema, visto que não estás muito a vontade neste tema, vou aguardar que alguém com conhecimento em plantas me posssa dar uma ajuda.

 

Quanto ao pH, obrigado pela sujestão, assim poderei saber qual a diferença que o conteudo do aqua está a provocar no pH, e tem em atenção nas TPA's.

 

Obrigado pela ajuda.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas pessoal,

 

este tópico não ficou esquecido :). Ora já tenho o aquário ciclado, e vou aqui colocar umas fotos para saber a vossa opinião. O status actual é:

 

Aquário:

Aquapor Sirius 60 (60x30x30 5mm espessura ~54L)

Bomba:

Elite799 (500c.c/min)

Filtro:

Aquapor AQ-300 (300L/h)

Iluminação:

2xT4 - 12W 1600 lumen (tive que substituir a T8 que vinha com o aqua pois o balastro não funcionava e alterei a tampa do mesmo para colocar as 2 t4 de 40cm. Ligadas das 10h às 18h.

Armário:

Mesa LACK do IKEA (http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/00095036/) por cima coloquei um protector para a mesa impermeável para evitar os pingos na mesa, sendo que este é constituído por bolhas de borracha que permite uma adaptação do aqua em termos de pressão,

Termóstato:

Boyu Heater HT-275 | 75 W

Flora

7 Anúbias Anã (Anubias nana)
Musgo de Java (Vesicularia dubyana)
5 Elódea (Egeria densa)
Lentilha D'água (Lemna Sp.)
+ 2 plantas que não sei quais são, uma ofericida e outra comprada num pack de 4 pés (alguns já foram a vida, sobram 2)
Substrato:
Inerte - areão claro
Fértil - NA
Decoração:
Tronco
Pedra (encontra-se em cima do tronco pois este começou a flutuar)
Fauna:
9 camarões Red Cherry (já tenho duas fêmeas breve a darem mais uns novos membros ao aqua :) )
3 Ottos (fazem hoje 5 dias no aqua)
Parâmetros:
pH - 6.8
NO3 - 10mg/l
NO2 - 0
GH - <3ºd
KH - 6ºd
Amónia - 0
Produtos utilizados:
PlantaMin TetraPlant
Potassium Aquaflorin
Flora 1 carbo Sera
Shrimps natural Sera
Deixo algumas fotos, dêem as vossas opiniões/sugestões/conselhos:
1ª Foto antes de colocar água
2014-06-01%2012.20.23.jpg
Após montar:
2014-06-01%2022.23.05.jpg
Com 3 dias (Se alguem me souber dizer quais as plantas que se encontram atrás e as que se encontram a frente do filtro agradecia):
2014-06-04%2000.17.10.jpg
A chegada dos Ottos:
2014-06-23%2020.09.15.jpg
2014-06-23%2020.23.19.jpg
Otto de volta das algas:
2014-06-23%2020.24.35.jpg
No final da 2ª semana tive um boom de algas castanhas e green spot, coloquei os ottos para resolveram, as castanhas desapareceram, mas as green spot continuam nas folhas das plantas, alguma sugestão?
Infelizmente, comprei umas anubias e musgo de java no OLX e vinham com BBA, coloquei-as a mesma no aquario pois na altura pensei que fossem umas anubias diferentes e só depois vi que era a BBA, ela não se alastrou por mais nenhuma planta nem fundo do aqua, inclusive tinha comprado musgo de java numa loja e em contacto com o outro musgo de java infectado este continua verdinho e com muito bom aspecto, pensei em comprar um SAE para tentar resolver isto, acham que ajuda? (quando ficasse grande devolvia à loja, ou doava a quem quisesse pois o aqua é pequeno para o SAE)
Obrigado pela ajuda e fico a aguardar o vosso feedback.
Cumprimentos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

fui hoje para comprar o SAE mas não havia, só daqui a 2 semanas, como não havia comprei 4 novos habitantes Corydoras Pygmaeus,deixo aqui mais umas fotos, ia também comprar mais umas plantas mas só amanha a loja recebe novas plantas.. Se alguém me pudesse ajudar nas questões do post anterior agradecia :).

 

2014-06-30%2019.16.04.jpg

 

 

Um camarão carregadinho de ovos, deve estar prar breve :).

 

2014-06-30%2019.38.47.jpg

 

 

Panorama geral.

2014-06-30%2020.10.38.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

seguem aqui um update deste aqua, já estou a iniciar mais um projecto e vou iniciar um novo topico para o mesmo, para já fiquem com umas imagens e um video:

*Adicionei um CRS que são para migrar para o novo aqua, mas para já vão vivendo aqui no comunitário

2014-08-10%2012.24.11.jpg





2014-08-10%2012.22.57.jpg




2014-08-10%2012.20.39.jpg




2014-08-10%2012.19.08.jpg





2014-08-09%2012.48.36.jpg




2014-08-06%2022.18.13.jpg




2014-08-06%2022.17.04.jpg



IMAG0121.jpg


https://www.youtube.com/watch?v=Te2IynnEjEk&list=UUrE9wWcVg03tJ56sjsGqbAw

 

 

[media][/media]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João gostei muito do layout do teu aquario, boa sorte para os teus projetos..

 

Cumps

@TheTalentBoy Obrigado :)

 

O musgo está com bom aspecto!

@jfrcr - Obrigado, mas acho que tem um pouquinho de BBA, tenho feito bastantes podas do musgo e tenho guardado o mesmo, mas acho-o um pouco escuro quando fica aglomerado, penso que seja BBA.. Mas em termos visuais está bom :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas caro amigo, digo lhe desde ja que tem um projeto bastante bonito, diga me uma coisa, tem a bomba de ar instalada? abraço

 

@maverick88 - Desde já obrigado, inicialmente tinha a bomba instalada, mas depois de ler algumas coisas cheguei a conclusão que não valia a pena a ter a funcionar, o que tenho é uma boa circulação de água à superficie o que permite uma boa oxigenação da água (segundo o que li seria o que a bomba auxiliava, para além das bolhas no aquário).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

vou-vos deixar aqui umas actualizações do meu aquário. Infelizmente acho que estou a passar pela doença do leite nos meus red cherry's ando sempre a controlar o aqua à procura de baixas, a ver se consigo controlar.. Continuo a ter fêmeas ovadas e introduzi uns novos amigos: Crystal Black Shrimp. Estou a aguardar por algum dos meus CRS ou CBS tenham uns bonitos filhotes. :)

 

 

2014-09-24%2019.11.05.jpg

 

 

2014-09-24%2019.42.08.jpg

 

 

 

 

2014-09-24%2019.46.10.jpg

 

 

 

 

2014-09-29%2001.25.16.jpg

 

 

 

 

2014-09-29%2001.28.07.jpg

 

 

 

2014-09-29%2001.28.15.jpg

 

 

 

2014-09-29%2001.28.23.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.