"Lima`s Aquaworld"


Limafish

Recommended Posts

Boas

Finalmente fica o tópico do meu aquário “Lima`s Aquaworld”.

O aquário sofreu muitas alterações ao longo dos últimos anos (para melhor acho eu) e finalmente acabou por ganhar o nome do escalar “Lima” (que acabou por dar também o meu nick aqui no fórum), passado algum tempo de montagem sem nome. O “Lima”, ainda sobrevivente, foi oferecido e nada em águas mais profundas num outro aquário maior.

O nome do aquário mantenho enquanto o meu nick estiver activo...

Quase que arriscava a chama-lo de plantado, pelo menos tentei ao longo dos tempos reduzir os elementos artificiais e dar mais atenção à disposição geral do aquário com a flora que ia arranjando e experimentando do que propriamente à fauna (fauna essa que por agora vou alterando conforme necessidades de realojar inquilinos de outros aquários).

Sei que ainda pode melhorar e muito, especialmente na disposição nas plantas de fundo e do lado direito, mas de vez em quando faço umas mudanças aqui e ali, experimento uma planta nova, vejo o efeito e mantenho ou retiro, deixo crescer tudo ao granel e depois faço podas e mudo mais um pouco... ou seja é uma "tela de trabalho" e eu vou "pintando" quando tenho disponibilidade, na esperança de ir melhorando sempre, nem que seja um pouco de cada vez...

 

Fica a descrição do aquário com as respectivas fotos na sua última versão (para ver a evolução desde os seus primórdios podem ver na minha galeria de fotos):

Data de Montagem: Algures em 2009 Ultimo "upgrade": 31-08-2013

Dimensões: 100Cx30Lx40A
Filtragem: Eheim 2213
Iluminação: calha de origem 1x T8 30w+ 1 calha T5 21W + 1 calha T5 14W
CO2: Garrafada DIY (Gelatina)

Substratos:

Húmus de minhoca+Areia de Gato (fiz teste durante uns meses e parece tudo ok)

JBL Manado

Areão inerte preto

Hardscape:

1 Tronco (não sei especificar qual o tipo pois comprei há uns anos em conjunto com os fetos)

Rochas decorativas tipo vulcânicas

Flora:

Fetos de java no tronco

Eleocharis Parvula
Limnophila sessiliflora

Naja Guadalupensis

Bacopa Australis

Rotala Rotundifolia

Hygrophila Pinnatifida

Anubias nana

Fauna:

Tanichthys albonubes (uns juvenis e algumas crias para acrescentar ao meu White Cloud River)

Vários Red cherry (perdi a conta, agora nem sei o numero certo)
Crias Guppys endler (uns 7 ou 8 )

Physas e Planorbis (uns corneus, outros leopardos)

Ficam as fotos:

 

kon4.jpg

 

 

w5fr.jpg

 

 

8hn5.jpg

 

 

2y5x.jpg

 

Que acham?

Venham dai os comentários!

Cumprimentos

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem conseguido.... podes começar a podar.

Pensa em introduzir plantas vermelhas para dar mais cor, porque de resto está muito bom.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece um jardim autentico ! Só de mudanças de agua e podas.... Jesus ! Que trabalho !! Jardinagem mesmo !!!

 

Obrigado "Menano". Realmente na história de manutenção (para ser bem feita, incuindo podas, limpeza frontal do aqua, restos de folhas a flutuar, tpas, limpeza do filtro se necessário) não posso simplesmente tirar uma meia hora, ligo a musica e duas ou mais horas no minimo, nas calmas para apreciar...

 

Muito bem conseguido.... podes começar a podar.

Pensa em introduzir plantas vermelhas para dar mais cor, porque de resto está muito bom.

 

Obrigado "Robintiago". Já tive "hygrophila polysperma" e são umas "Chupa Cabras" de nutrientes da coluna de agua... precisava de um plano de fertelização à maneira (coisa que anda em estudo mas que não tenho tempo diario/semanal para fazer) Já tive "ludwigia repens rubin" mas não gostei do crescimento delas na altura (pode ser que regressem para mais uma tentativa mas duvido). Mas também sinto a falta de mais vaiações nas cores para além das rochas... ou peixes avermelhados ou plantas vermelhas... logo se vê...

 

Está excelente muitos parabéns!

 

Obrigado "Dariomgsilva". Ainda não está excelente mas... a caminhada continua em direcção a esse horizonte inalcançável...

 

Abraço a todos!

:smile2:

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus parabéns!

Um aquário plantado que brilha, de fazer inveja ! :fart004:

 

 

:blink: Que inveja....

 

Tenho um com as mesmas dimensões, a única diferença é que está todo depenado... :sad2:

 

Obrigado pelos comentários

Não surgiu de um dia para o outro... e existem muitos aquários melhores que o meu...

Mas se eu consegui evoluir no aquário (que no inicio era extremamente artificial) ao longo do tempo para algo parecido com um plantado, entre afazeres familiares e profissionais, vocês também conseguirão fazer com os vossos o que quiserem. Força ai!..

 

Ainda acho-o muito caótico em termos de arrumação nas plantas... mas tem faltado inspiração... enfim...

Amanhã no mínimo vou ter que entrar para a poda chainsaw .

Abraço

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poda feita... apesar de não parecer muito... :rolleyes:

Coloquei provisoriamente mais um tronco na direita (provisoriamente porque tenho que renovar os fetos de java dele e ainda não decidi se fica ali, logo se vê):

wplr.jpg

 

Mexi só um pouco nas anubias e ficou mais em escada (gostei bastante mais assim):

 

de44.jpg

 

Faltou alguma manutenção mas não tive tempo. Aspecto final após as "aparadelas":

 

t64e.jpg

 

 

p1pr.jpg

 

Cada vez mais fico com a ideia de passar todos os meus tanichthys albonubes no White Cloud River para este aquário, em vez do inverso, e fazer um mega cardume aqui!

Já tenho cerca de 30 mas não parece nas fotos porque muitos ainda são pequenos... e ontem retirei mais 8 pequenitos do White Cloud River recém nascidos para acrescentar... biggrin.png' alt=':biggn:'>

Abraço e até o próximo update.

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação à cor sugiro a rotala rotundofilia, macrandra ou wallichii, são todas sugestões de cor, deste um ligeiro vermelho a um tom da ludwigia que tinhas.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lindíssimo, parabéns

 

Muito obrigado, os parabéns do pessoal são um enorme incentivo para continuar a pensar nas melhorias a fazer. :happy:

 

em relação à cor sugiro a rotala rotundofilia, macrandra ou wallichii, são todas sugestões de cor, deste um ligeiro vermelho a um tom da ludwigia que tinhas.

 

Obrigado pelas sugestões .

Na flora existente estão as rotala rotundifolia ... todas as plantas têm se safado bem mas a cor vermelha não tem surgido como deve ser...

Já comecei a matutar no assunto e cheguei à conclusão de que antes de escolher mais plantas vou ter que pensar num esquema de fertilização decente e um esquema de luz mais adequado (ou no mínimo reforçado em termos de lúmens). Também pode ser do Co2 que anda a "garrafada" mas, quando puder, começo pela luz (com uma tampa diy por exemplo) e depois vejo se resultados são melhores...

 

 

Um erro no inicio da montagem foi não ter dado mais declive (pelo menos ao centro). Vou pensar numa solução para isso também...

Cumprimentos a todos.

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o fertilizantes liquido que usas e com que periodicidade?

Quais as TPA's que fazes?

Se puderes faz uma fertilização separada de ferro e mede os nitratos, para aumentares o vermelho da rotala.

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qual é o fertilizantes liquido que usas e com que periodicidade?

Quais as TPA's que fazes?

Se puderes faz uma fertilização separada de ferro e mede os nitratos, para aumentares o vermelho da rotala.

Boas robintiago,

Como a maior parte das plantas neste aquário não é muito esquisita na fertilização vou colocando ferropol mas não tenho sido muito periódico nas doses, apenas quando me lembro... bang o mesmo com as trocas de agua... mas isso vai mudar pois estou determinado a conseguir fazer um calendário correto para melhorar os resultados... e cumpri-lo!

Vou continuar a apostar numa fertilização liquida puxada para o ferro e micros assim como vou começar a dar no K (enquanto não tiver de diy vou alimentando a industria e vou comprar). O que também fica em falta e vou fazer os possíveis de cumprir é trocas a 50% pelos domingos...

Para plantas novas já andei a magicar mas vou esperar que ganhe vida a Hygrophila Pinnatifida.

Já fiz um rearranjo e se as fotos não falharem coloco no post a seguir...

Cumprimentos

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Rearranjo rápido de fim de semana... alem de trocar a t8 por uma Silvania Aquastar perdida cá em casa, e de ter "plantado" mais um tronco achei que agrupar as plantas seria melhor do que combinações meio ao granel. Reservei espaços para as plantas que ando a magicar inserir para compor o layout na transição da frente para o fundo... por agora vou deixar recuperar das mudanças, monitorizar e poda para a semana....

 

Que acham do arranjo?..

0uzk.jpg

 

Esquema das plantas:

 

0xe2.jpg

1 Limnophila sessiliflora

2 Anubias nana

3 Rotala Rotundifolia

4 Hygrophila Pinnatifida

5 Naja Guadalupensis

6 Bacopa Australis

7 Ceratophyllum demersum

8 Fetos de java no tronco

9 Eleocharis Parvula

estrela vermelha local para planta tons vermelhos

estrelas verdes locais para plantas de transição

 

Cumprimentos

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Acho que este aquário tem muito potencial mas há uma ou duas coisas que mudaria: Tem muita planta com características semelhantes e não existe muito contraste entre elas, não me referindo só á cor mas mais ao facto de serem muitas delas altas e "farfalhudas". Além disso, talvez surpreenda ao dizer isto, mas não sou grande fá da parvula como tapete. Acho que mostrar bastante o chão, principalmente quando é preto fica bem e cria contraste com tudo o resto, principalmente com os camarões. e falta também aí mais um tronquinho na zona das plantas 5/6 :P Sou esquisito eu sei :)

 

De positivo destaco os fetos de java que estão absolutamente espectaculares!

 

Bom trabalho!

Editado por Axebitten
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas!...

Actualização rápida do meu projecto de plantado... não ficaram grande coisa mas aqui ficam as fotos :photo:

 

4c6n.jpg

 

 

qdbh.jpg

 

cix1.jpg

 

 

f9gr.jpg

 

A hygrophila pinnatifida não quis esperar por uma dieta de nutrientes mais decente e não vingou. Vou tentar novamente assim que a encontrar.

Saída das "foxtail" e das "najas".

Entrada de novas plantinhas na lista biggrin.png' alt=':biggn:'> :

Mais Anubias!..

Hydrocotyle tripartita

Hygrophila sp. "Araguaia"

Nymphae Zenkeri (Lotus Tigre, pequenina, não sei se aguenta)

Heteranthera Zosterifolia

Cryptocoryne Wendtii Brown (tb um pé pequeno a ver se arranca bem)

Hygrophyla Polysperma var. Rosanerving (poucos pés escondidos atrás das bacopa até crescerem em altura)

 

Que acham?

Cumprimentos

 

edit: Faltou na lista a que por acaso até se destaca mais :blush2: : "Alternanthera rosaefolia"

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gosto muito do teu aqua ta muito bem conseguido parabens muito bom mesmo

Obrigado Mc_boy. :smile2:

 

De resto não tenho muitas mais novidades... ainda não comprei outras hygrophila pinnatifida. Vou manter o arranjo assim durante um tempinho para ver se a Cryptocoryne Wendtii Brown cresce (antes de decidir se a deixo no layout ou não), esperar que as Hygrophila sp. "Araguaia" ganhem a sua cor e esperar que a Lotus Tigre desenvolva. Entretanto espero aumentar a zona das Heteranthera Zosterifolia no canto direito.

Estou na duvida no que toca a aumentar o numero de pés na zona das Alternanthera rosaefolia, ou colocar mais pés dela noutra zona (esta ultima talvez seja uma ideia menos boa, visto que ali estão em destaque como ponto focal, e depois iria afectar a "composição" toda)

 

Cumprimentos a todos.

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bonito , com as plantas a respirarem saúde , é dai que vem as minhas próximas aquisições ? :naughty::drool3:

biggrin.png' alt=':biggn:'> Umas sim outras não...

Se pudesse mantinha tudo num só aquário mas o projecto de um aquário plantado maior talvez lá para 2014... Entretanto vou aumentando a colecção de plantas... para a semana espero ter mais umas quantas incluindo a hygrophila pinnatifida #cool para uma segunda tentativa...

 

Abraço

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa pinnatifida que tinhas era crescida fora de agua. Nao se conseguiu adaptar...

O aquario esta famtastico... Essa sessiflora tu tens que estar sempre a podar nao é? No meu aquario nascia muito rapido por isso tirei.

Parabens, esta mesmo muito giro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa pinnatifida que tinhas era crescida fora de agua. Nao se conseguiu adaptar...

O aquario esta famtastico... Essa sessiflora tu tens que estar sempre a podar nao é? No meu aquario nascia muito rapido por isso tirei.

Parabens, esta mesmo muito giro

Boas Diogo,

Realmente a pinnatifida que tinha já sabia que vinha na forma emersa... também fui mauzinho e não a deixei adaptar como deve de ser... a culpa fui minha. Sim, a sessiliflora é sempre a cortar chainsaw, mas não me importo muito.

Vamos lá ver como as tuas plantinhas se safam aqui no arranjo! :P

Abraço

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.