Gourami


Marco P. Silva

Recommended Posts

Viva a todos!

 

Venho aproveitar este cantinho para responder ao desafio feito pelo fórum e, apresentar o meu aquário aqui à comunidade.

 

Antes de mais chamo-me Marco e sou dos Açores, ilha de S. Miguel, conselho de Ponta delgada.

 

O meu aquário foi montado há mais de um ano, tendo por isso passado por dias bons e por dias ruins, contudo encontra-se estabilizado, desde que foi montado as baixas que sofri foram poucas e ainda mantenho os mesmos peixes desde que foi montado, o mesmo já não posso dizer da flora que nos últimos meses… :confused4: coitada… (falta CO2 e fertilização)

 

Todos os comentários são bem vindos, Gosto também de críticas e sugestões...

 

Deixo então aqui os dados técnicos e Setup aquario:

 

Nome: Gourami, porque são a espécie que eu mais gosto.

 

Aquário dimensões – 100*40*30 (C*A*L) – 120 litros

 

Luminária – 3*39W lâmpadas T5

 

Filtragem – Eheim Ecco pro 2036

Eheim Classic 150

 

Aquecimento - Termostato tetra 150W

 

Outros - CO2 pressurizado com garrafa de 2Kg e válvula solenoide.

 

- Reactor CO2 ligado à saída do filtro Eheim ecco pro

 

- Filtro UV ligado à saída do filtro Eheim Classic

 

- Substrato - Tanto fértil como inerte JBL

 

Fauna - 2 Gouramis Azul

- 2 Gouramis Pérola já não os tenho, mas quero voltar a ter

- 13 Rásboras Arlequim eram 15 no início

- 2 Ram´s

Equipe Limpeza:

- 4 Ottos eram 7 no início

- 3 SAE eram 4 no início

- 4 Caridinas eram 6 no início

Flora - Rotala índica

- Rotala green

- Rotala macambra

- Rotala rotundifolia;
- Rotala Wallichii Green;
- Hygrophila polysperma sunset.
- Heteranthera zosterifolia

- Hygrophila polysperma;

 

Eis uma foto que foi tirada há uns meses atrás...

526231_161132337373924_154051874_n.jpg

 

 

 

Estado actual... :blush:

 

gpmc.jpg

 

Andei às voltas com o layout foi o melhor que consegui, este sempre foi o meu maior problema, construir o layout :blush2:

 

É mais fácil ver os outros a construir o seu...

 

Alguma sugestão para melhorar o seu aspecto, é bem vinda

 

 

Casa das máquinas ... :smokedrag:

 

8z89.jpg

 

 

Aguardo então as vossas críticas e sugestões.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Marco

É assim mesmo a dar exemplo ao responder ao desafio!... :smile2:

O aquário à uns meses parecia que ia florescer bem... disseste falta de co2 e fertilização?

Na descrição já aparece sistema de co2 e areão fértil, recente é? Fizeste as tpas religiosamente? Colocaste alguma fertilização liquida?

Arranja também algumas plantas com crescimento mais lento, se maioria for de crescimento rápido e existir pouca fertilização e poucas trocas de agua rapidamente drenam a coluna de agua dos nutrientes...

Bem de resto eu reduzia as rochas, deixava os troncos e começava a plantar tudo novamente. daqui a uns tempos queremos ver vida e cor novamente nesse aquário! :popcorn:

 

Ideias de Layout... podes sempre ver uma porrada de fotos na net e logo se vê se gostas de alguma coisa, um detalhe aqui outro ali... Mas acho que o teu maior desafio é voltar a reorganizar e voltar à carga com as plantas...

Cumprimentos

Editado por Limafish

"Onde existe uma vontade, existe um caminho."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Limafish

 

Sim, foi falta de fertilização e CO2.

 

Tudo o que está descrito acima eu já tenho desde o início da montagem, mas a partir de junho andei com pouco tempo para me dedicar a isto, era o trabalho, exames à porta, trabalhos para entregar a tempo e horas, e a coisa chegou a este ponto, limitava-me apenas a fazer TPA´s e dar comida aos peixes.

 

Como ando agora mais liberto decidi voltar a dar vida a isto.

 

Ando agora a fertilizar com produtos da SERA, e as plantas já estão a dar de si, Estou à espera de uma encomenda de plantas que fiz a um membro daqui do forum, deve chegar lá para 4ª feira, uma vez que ficou combinado ele enviar as plantas na 2ª feira. Vou aproveitar e ver o que faço com o raio das rochas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que não fazes um estilo triangulo ou ilha?
As nossas rochas são boas para suporte :)

Com tanto peixinho de limpeza não admira o aquário estar tao limpo \o/

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez amanhã dê um jeito nisso, estou à espera das plantas de um membro daqui do fórum e depois vejo o que faço.

 

Gostava de fazer uma ilha e colocar areão branco à volta, mas não estou a ver-me a desmontar isso tudo, por enquanto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma actualização...

 

Recebi ontem as plantas que encomendei a um dos membros aqui do forum não perdi tempo a plantá-las.

r

Aproveitei para dar um jeito no harscape , agora é ver como a coisa corre...

 

 

pj8y.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiveste dificuldade em plantar já com a água toda posta?

Foi só com a pinça e enterrar as raizes?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tiago olha que com a cuba deves ter só um pouco de água é bem melhor para plantar.

Marco adorei o teu primeiro setup, não gostei do seguinte, mas este ultimo está muito bom vamos ver no que vai dar.Parabéns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Atualização:

 

Imagem geral do aquário:

 

9tbw.jpg

 

 

Em pormenor do lado esquerdo:

 

5bpt.jpg

 

Ao fundo:

Ludwigia Repens

Rotala Wallichi Gren

 

Ao centro:

Hydrocotyle tritpartita

 

Tapete:

Marsiela Hirsuta

 

 

 

Pormenor centro:

 

r289.jpg

 

Fundo:

Alternanthera rosaefolia

Rotala Macambra

 

Centro:

Hygrophila sp. "Araguaia"

Bacopa autralis

Pogostemon Helferi

 

 

Pormenor lado direito:

c0za.jpg

 

Ao fundo:

Rotala rotundifólia - à espera que cresça para cobrir aquela zona descoberta

 

Ao centro:

Hydrocotyle tritpartita

 

Tapete:

Marsiela Hirsuta

Quanto à fauna...
Amano
77fo.jpg
Amano e um SAE

9gaa.jpg

 

 

Gourami Dourado

itjt.jpg

 

 

r8uj.jpg

 

 

Gourami azul:

8n7a.jpg

 

3nq9.jpg

 

 

O ram:

5y7h.jpg

 

 

Parte do cardume das rásboras

bdqr.jpg

 

 

Otto

88sv.jpg

Editado por Marco P. Silva
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem bonito, gosto deste novo layout!

Estou a iniciar um aqua de 60l onde em principio irei tambem ter um casal de gouramis ou de ramirezi, qual aconselhas, qual a tua experiencia, já que tens ambos? (os restantes companheiros serão corys e neons ou rasboras ou tetras ember)

[hr]
 
Zeisses | Aqua 60l

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ficar com isto bem plantado :)

 

Vai á reefbox no CCS, que eles vendem fertilizantes feitos por eles e vais ficar surpreendido com o preço :)

O amano ta bem grande, pensei que fossem pequenos, este é mesmo o Caridina Multidentata?

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica da fertilização, estive lá na semana passada, penso que na sexta e os gouramis dourado vieram de lá.

 

Gostei do espaço, e o funcionário ou proprietário pareceu-me excelente pessoa.

 

Sim são caridina multidentata, estes mendem entre 4 a 5 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Nem um mes passou e tem muita diferença, ta bem bonito :D

Raio do amano é grande! vou mesmo colocar so uns 3 e o resto é Reds :)

Gosto das tuas Reinickii minis, bem bonitas :)

 

As mais altas no fundo á esquerda parecem as plantas que temos em infestação das lagoas, são da mesma espécie??

Editado por Tiago Nicolau

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que já custa ver os amanos no meio deste mato todo, andam sempre pelo fundo, são mais amigos de trepar o tronco é quando as luzes se apagam.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredito que todas as semanas mandas bastantes podas destas plantas fora!

 

Já usas os fertilizantes da Reefshop? vou la daqui a pouco comprar mais umas coisas que tenho em falta :)

Projecto de um mundo submerso

15lt Shrimp Booty Camp

 

"You think you're the only ones who matter. You think you can put off death. But that peace made you foolish and thoughtless. If you kill someone, someone else will kill you… this hatred binds us together."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, comprei os fertilizantes deles mas não tenho usado porque a água da minha torneira já é rica em fosfatos, o fertilizante deles têm fosfatos, por isso parei de usar assim que vi os vidros do aquario a ficarem verdes.

 

Comprei na éfish fourish excel e não estou nada arrependido, desde há umas 3 semanas que ponho todos os dias 3 ml de fourish excel e o resultado é este, até deixei de ter problemas nos vidros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.