Em ciclo -Emotions Nature 80- primeira praga??


ricardorodz

Recommended Posts

Boas pessoal, hoje acordei e tenho o vidro frontal cheio de pequenos bichos brancos a passear de um lado para o outro.

 

Li aqui num topico que poderia ser cyclops?

tenho o aquario em ciclo á 8 dias, tem substrato fertil e é plantado, ainda não tenho testes de ph ...etc.

 

tenho tb a agua ligeiramente turva/branca.

 

 

http://www.aquariofi...howtopic=101390

 

 

o problema é o mesmo,

não tenho feito tpas, devo me preocupar? é grave?

 

nbe2_c95_u4ree.jpgUploaded at Picoodle.com

 

 

Material

Aqua Ciano Emotions 80, C78xL37xA56 cm. 128 Lt.

 

Iluminação, 2 x T5 24w , 6500k, 8500k, total de 1683 lumens a 600mm altura. (possivelmente 10horas diárias)

 

Filtro API Rena Nexx, 500L/h, segundo a marca.

 

Filtro UV 9w Jebo. (possivelmente 6 horas diárias)

 

Termostato Resun de 200w.

 

Bomba de ar Eheim 100 com difusor.

 

base: Elos terra zero

intermédio:JBL aquabasic, Elos botton mineral

final: JBL Manado

 

PRIMEIROS TESTES:

 

NH3- 0

NO3- 10

GH- 7

KH- 6

PH- 7.2

Editado por ricardorodz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o aquario em ciclo á 8 dias, tem substrato fertil e é plantado, ainda não tenho testes de ph ...etc.

 

O que é isso de ter o aquário em ciclo há 8 dias?! Será que foi montado há 8 dias?

 

Qual é o set-up do aquário? Tamanho do tanque, filtro, iluminação, fauna, flora... parametros também dava jeito.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O... parametros também dava jeito.

 

Cumps.

 

teste ainda não tenho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

teste ainda não tenho.

 

Ok... e fauna e flora? E há quanto tempo está o aquário montado? 8 dias?

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enchi ao aquario com agua á 8 dias.

estou a fazer o ciclo para criar bacterias, com Api filter activ.

Fauna, zero.

 

Flora:

 

Ophiopogon japonicum

 

Echinodorus rigidifolius

 

Eleocharis parvula

 

Anubias

Limnófila sessiliflora

e uma que não sei identificar,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

enchi ao aquario com agua á 8 dias.

estou a fazer o ciclo para criar bacterias, com Api filter activ.

Fauna, zero.

 

Vamos lá esclarecer uma coisa... não é por teres um aquário com água e um filtro montado há um mês que ele vai fazer o ciclo. Nem é por adicionares bactérias que vais criar uma colónia de bactérias (parece-me um belo desperdício de dinheiro).

 

As bactérias são seres vivos. Precisam de alimentação para sobreviverem. E as bactérias nitrificantes (que são as que nós queremos no filtro) alimentam-se da amónia e dos nitritos produzidos pela fauna do nosso aquário. E a colónia de bactérias multiplica-se conforme a quantidade destes compostos que existem no aquário (mesmo sem adição de bactérias, até porque elas existem em todo o lado na natureza).

 

O que precisas para iniciar o ciclo no aquário é de um habitante que produza amónia/nitritos (há quem use comida... mas eu acho um desperdício, nada como um peixe relativamente resistente). Ao colocares um habitante ele vai produzir amónia (vais ter um pico de amónia) que vai levar a que as bactérias nitrificantes se multipliquem proporcionalmente e decomponham a amónia em nitritos (desce a amónia, sobem os nitritos) que por sua vez são decompostos em nitratos (descem os nitritos e sobem os nitratos) que por sua vez são assimilados pelas plantas (ou retirados pelas TPA's). Isto é o ciclo do aquário e vai-se repetir sempre que introduzas um novo habitante (motivo pelo qual deve-se introduzir poucos peixes de cada vez).

 

Quanto ao teu problema, penso que se deva ao facto do aquário ser novo. Como meteste substrato fértil, é normal nos primeiros dias haver uma grande passagem de nutrientes para a coluna de água antes de se desenvolver uma camada de biofilme que previne essa passagem. Nada que não resolvas como umas TPA's.

 

Cumps.

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá esclarecer uma coisa... não é por teres um aquário com água e um filtro montado há um mês que ele vai fazer o ciclo. Nem é por adicionares bactérias que vais criar uma colónia de bactérias (parece-me um belo desperdício de dinheiro).

 

As bactérias são seres vivos. Precisam de alimentação para sobreviverem. E as bactérias nitrificantes (que são as que nós queremos no filtro) alimentam-se da amónia e dos nitritos produzidos pela fauna do nosso aquário. E a colónia de bactérias multiplica-se conforme a quantidade destes compostos que existem no aquário (mesmo sem adição de bactérias, até porque elas existem em todo o lado na natureza).

 

O que precisas para iniciar o ciclo no aquário é de um habitante que produza amónia/nitritos (há quem use comida... mas eu acho um desperdício, nada como um peixe relativamente resistente). Ao colocares um habitante ele vai produzir amónia (vais ter um pico de amónia) que vai levar a que as bactérias nitrificantes se multipliquem proporcionalmente e decomponham a amónia em nitritos (desce a amónia, sobem os nitritos) que por sua vez são decompostos em nitratos (descem os nitritos e sobem os nitratos) que por sua vez são assimilados pelas plantas (ou retirados pelas TPA's). Isto é o ciclo do aquário e vai-se repetir sempre que introduzas um novo habitante (motivo pelo qual deve-se introduzir poucos peixes de cada vez).

 

Quanto ao teu problema, penso que se deva ao facto do aquário ser novo. Como meteste substrato fértil, é normal nos primeiros dias haver uma grande passagem de nutrientes para a coluna de água antes de se desenvolver uma camada de biofilme que previne essa passagem. Nada que não resolvas como umas TPA's.

 

Cumps.

 

Muito esclarecedora a tua resposta, obrigado.

entretanto andei a googlar e a pesquisar aqui no forum, e pelo que vejo dos bichos, parecem planarias.

 

já agora, uma boa explicação com métodos de eliminação de planarias:

http://www.sekaiscaping.com/2009/06/planarias-ameaca-silenciosa.html

Editado por ricardorodz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entretanto andei a googlar e a pesquisar aqui no forum, e pelo que vejo dos bichos, parecem planarias.

 

Planárias num aquário recém-montado?! Tens a certeza? São achatadas e têm a cabeça triangular?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a certeza não tenho, são realmente pequenos, já avistei pelo menos 3 minhocas brancas com 1mm de comprimento.

não vejo as cabeças triangulares, é realmente muito chato se forem planarias.

 

mas achas que por ser recém montado dificilmente serão planarias?

 

tenho mantido o filtro uv ligado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não se vê a cabeça triangular, não são planárias (pelo menos daquelas que causam preocupação). Há diversos organismos que habitam os nossos aquário e que nem nos damos conta. E todos eles fazem falta e dão a sua contribuição para manter o eco-sistema controlado. As planárias são carnívoras... sem habitantes no aquário duvido que sejam planárias, principalmente nessa quantidade.

 

Eu já tive uns vermezinhos brancos a passear pelo vidro de um aquário onde tinha alevins de escalar... como dava comida em excesso e poucas TPA's começaram a aparecer esses vermezinhos. E os alevins de escalar adoraram!!! Comida grátis! Se forem os mesmos (cilindricos, os maiores tinhas por volta de 1cm) então nã ohá qualquer problema. Como eu disse, umas TPA's e isso dasaparece.

 

Cumps.

 

P.S.: Não gosto de UV's... Isso mata as bactérias que causam doenças, mas também todos os outros tipos de bactérias. E além disso, mesmo as bactérias que causam doenças (desde que em pequenas quantidades) servem para os peixes ganharem resistências. Se os habituas a estarem num ambiente esterilizado, qualquer doença que por lá apareça é fatal. Mas isto é um desabafo e uma opinião pessoal! :)

Editado por Micro-Chip

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, entretanto os bichos brancos passaram a minhocas/larvas brancas com cerca de 1mm.

 

parametros:

 

NH3 - <0.6

NO3 - 25

NO2 - 0.5

GH - 14

KH - 6

PH - 7.2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais