Mais um curioso a querer fazer um aqua


Recommended Posts

Como já foi dito, a válvula de agulha dá o ajuste fino final que te permite dosear exatamente a quantidade de bolhas por segundo que queres. Claro que a solução que propus aqui, é a mais barata possível para CO2 pressurizado. Podemos aumentar muito o custo se utilizarmos material de boa qualidade e os "tais" preciosismos. No entanto, penso que qualquer solução "pressurizada" será sempre muito melhor do que CO2 biológico sobretudo se tivermos em conta que o "tempo" e o nosso "trabalho" também é dinheiro.

 

Já que estamos a falar de válvulas de agulha, deixa dar-te um exemplo. Uma agulha agulha de gama baixa custa, como já disse 7 a 10€. Regula bastante bem. Não é perfeita porque o fluxo pode variar ligeiramente de acordo com a temperatura ambiente, o espaço temporal, etc. No entanto funciona perfeitamente. Claro que podes comprar uma Nubro ou Swagelok (que andam em 150€ em novas) e que te permitem afinar, ao centésimo de volta, as bolhas por segundo. Dá inclusive para regular uma bolha por hora, tal é a precisão dessas válvulas. Vale a pena? Provavelmente não para a nossa aplicação mas também há muita gente por aí com iluminação LED, refrigeração Halea e outras coisas que não são "essenciais". É à vontade do freguês.

 

Quanto à duração da garrafa de 2Kg, depende muito da utilização (número de bolhas por segundo) e se é desligado (ou não) todas as noites mas posso dizer-te que a 3 bolhas por segundo (bolhas tamanho 4mm), a bombar 7 horas por dia, dá para 5 meses. A recarga pode custar a volta de 10 a 30 euros, dependendo do sítio.

 

Eu tenho duas garrafas. Uma de 2Kg e uma de 500gr que é a de recurso quando tenho que carregar a de 2Kg. Arranjei um sítio que me carrega a 11€ o que não é mau.

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Estou à espera de uns adaptadores para a minha válvula swagelok. Quanto montar essa válvula, vou ficar com uma válvula de agulha da aquaristik de sobra. Se estiveres interessado, manda MP.

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 150
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Obrigado a todos pela explicação, vou ver se encontro um regulador de pressão e as outras peças, depois vou precisar de ajuda a ligar tudo :)

 

Tive agora uma boa notícia (penso eu), a minha namorada tem em casa um extintor de CO2, segundo ela, fora de validade, posso usar?

Depois mostro fotos quando o "apanhar" :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive agora uma boa notícia (penso eu), a minha namorada tem em casa um extintor de CO2, segundo ela, fora de validade, posso usar?

Depois mostro fotos quando o "apanhar"

 

Podes sem problema algum. :)

 

Abraços

 

Tony

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho o extintor, ela veio me trazer a casa, se podessem ver se posso usar sem problemas..

 

img1935et.jpg

img1933s.jpg

Editado por João Vieira

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso mesmo!.... e andavas tu a tentar comprar aquela coisa biológica... pelo preço desse kit compras um regulador com manómetros decente em segunda mão e bemvindo ao mundo do CO2 pressurizado ;)

 

 

Abraços

 

Tony

 

PS: Uma namorada que me carregue um extintor até a a minha casa é para manter. Devia ter feito esse teste antes de casar :P :P

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa já tenho :D agora é arranjar o resto :)

 

Por acaso, no outro dia estava a arrumar a garagem com ela e vi-o lá parado, hoje lembrei e em cheio, mesmo o que precisava :)

Ninguém sabe quem tenha um redutor em segunda mão para despanhar :)

 

abraço

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vêm como é bom ter as mulheres a gostar de Aquariofilia? Ah pois é! xD

 

Se eu tiver digamos... Um amigo que me enche extintores na boa... Talvez deveria pensar em meter me em co2 pressurizado tbm xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho plantas de pouca exigência, mas vou fazer mais elaborado, visto já ter arranjado algumas peças :)

 

Última hora :)

 

Bem hoje o meu pai pregou me uma partida, como o aqua está no inicio ainda só tinha 3 peixes e ele estava sempre a dizer que ia arranjar um amarelo :) resultado trouxe me 2 mollys (macho e fêmea amarela) e 4 neos rosa.

 

Agora baralhou me as minhas escolhas, as mollys são compatíveis com guppys ou ramirezi? Já sei que há diferença de ph, está a 7, mas irá descer com o CO2, mas queria saber em termos de comportamento, ou quais são aqueles que as mollys não se dão.

 

As fotos não consigo nenhuma que fique focada :x

img1937m.jpg

 

img1954aa.jpg

 

img1955p.jpg

 

Espero que gostem e comentem :)

Abraço

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas que estão no fundo do aqua são cabombas, são plantas altas, já vinham quase da altura do aqua, só que antes de as por podei-as para crescerem mais :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fui hoje confirmar, afinal são Danios rosa e não neons, eu bem desconfiei :)

Vou ter que arranjar mais uma molly femea, senão a que tenho não tem descanso com o macho..

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Já arranjei peças para o meu sistema de CO2 e uma garrafa nova :) e afinal ficou mais barato do que pensava, o meu primo (com um aqua de 500l, lindo) ofereceu me um conjunto :)

 

Agora peço a ajuda de todos!! para montar tudo e ver se falta alguma peça, principalmente no regulador :)

Peças:

- Garrafa

- Regulador

- Válvula solenoide

- Tubo mais duro e um mais mole

- 1 conta bolhas

- 1 difusor

- 2 válvulas anti retorno

 

Fotos:

img1966h.jpg

 

img1964qr.jpg

 

img1965k.jpg

 

Obrigado a todos pela atenção e ajuda :)

Abraço

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a solenoide parece boa... será da baviera fluidtec?

 

Quanto ao regulador... é dificil de ver... mas tenho a certeza que devia ter ai um manómetro pelo menos não? Quanto ao gargal da garrafa de CO2, desde que tenha a medida correta, parece-me bem... falta a válvula de agulha no entanto... por falar nisso, acho que tenho uma disponível... apenas me falta confirmar que esta swagelok se aguenta bem durante mais uns dias.

 

estás a ver como é barato montar um sistema CO2? ;)

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O regulador vou tentar arranjar um com um manómetro, mas mais logo posso por mais fotos para verem bem como ele é, agora não posso porque não estou em casa.

 

Depois disto precisava de saber como montar bem as peças, relativamente a ligação dos tubos.

 

Abraço e mais logo ponho fotos do regulador

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa teflon nas ligações todas, aperta bem e depois testa, sob pressão com limpa vidros (borrifando tudo a procura de bolhas).

 

Pode ser que ajude:

 

co2-001.jpg

 

co2-002.jpg

 

co2-003.jpg

 

co2-004.jpg

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol... achas que tenho o aqua na sala? Está no escritório onde posso fazer o que me apetece (até furar a parede para montar uma sextupla lol). Se fosse na sala tinha que ter isso bem escondido dentro do móvel.

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu bem que vou ter na sala, mas os meus pais deixam, que remédio :)

 

Mais umas imagens do regulador, será que dá para usar este? aquilo cinza é a válvula agulha?

 

img1971t.jpg

 

img1968k.jpg

 

Amanha vou ver se arranjo um regulador diferente, mas caso não consigo, será que posso usar este?

 

Tony obrigado pelas imagens, já é uma boa ajuda :)

 

Abraço e a aventura do CO2 continua :)

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é possível mas se for parece-me bastante fraca.

 

Se o regulador não tiver nenhum problema interno, podes usar mas sem manómetros vai ser lixado de saber a que pressão estás para poderes ajustar a valvula de agulha. Além disso, não terás a mínima ideia quando é que o Co2 estiver a acabar... podes pensar que quando acabar acabou mas a maioria do reguladores que andam por aqui (e esse também está incluido) são de "single stage" ou seja, reduzem a pressão toda numa só operação... isso torna o regulador mais barato mas tem um pequeno inconveniente... quando a garrafa está mesmo a acabar, dá-se o fenómeno de "end of tank dump" que consiste num aumento exponencial da pressão regulada a medida que a pressão do cilindro cai para 0... esse aumento breve de pressão vai-te descarregar o que resta da garrafa para dentro do aquário... se andas no limite, os peixes vão sufocar. Se ainda por cima não tens manómetro para ires vigiando (mostra sempre a mesma pressão até que a garrafa esvazia e num espaço de poucas horas (ou alguns dias) a pressão no manómetro vai caindo rapidamente... é altura de trocar a garrafa imediatamente antes que aconteça o tal "dump".... os reguladores dual stage evitam esse problema MAS... custam mais perto da centena de euros... no EUA são muito populares, aqui nem por isso (será do preço?).

 

Abraços

 

Tony

Editado por TonyCh

_________
"Aut dosce, aut disce, aut discede"
O meu diário de bordo em Mais um potencial Novato/Curioso com Dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar amanha arranjar um, sempre fico de consciência tranquila. Assim que o tiver digo, para montar e saber a pressão mais indicada.

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia :)

 

Alguém sabe site de lojas onde se possa comprar um regulador a bom preço?

 

Pelas minhas pesquisas cheguei a estes, qual é o melhor?

http://www.trukesfishes.com/loja/product.php?id_product=204

http://wate-r-evolution.com/loja/pt/co2/878-redutor-de-pressao.html

 

abraço

João

________________________________________________________________

O meu projecto: Mais um curioso a querer fazer um aqua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.