Ajuda sff-aqua 90l


Ricardo G.

Recommended Posts

Pois é pessoal, após muito tempo de ausência venho aqui para vos mostrar e pedir ajuda na progressão do meu novo aquário. Com as férias posso agora dedicar-me a ele.

 

Então é assim, as medidas do aquário são 60x45x45 (90L+\-), o aquário foi feito por um primo meu com a minha ajuda, e que por ter desistido do projecto deu-me o aquário. Caso venham a perguntar, o aquário já teve mais de um mês em teste e está estanque.

 

Porque os €uros não abundam, o meu primo tinha lá em casa uma biobox que não utilizava e acabámos por cola-la neste aquário. Actualmente já tenho a bomba para a biobox com respectivas tubagens para a saída da água, a potência desta é de 1200L\h mas vou regular para um pouco menos. Quanto ao conteúdo da biobox, já tenho uma esponja grossa azul e alguma daquela fibra branca que se mete nos exaustores. O termoestato irá ser de 150W, já está aqui em casa. Entretanto também vou ver se compro umas cerâmicas, um litro penso que chega?

 

A iluminação vai ser Diy e como não pretendo plantas muito rigorosas vou meter no máximo 40-50w de T8 ou T5.

 

Convém também dizer que quero um aquário comunitário, a minha ideia era talvez um casal de colisas lalia, umas corydoras, uns serpae e alguns caracois, depois o resto logo vejo bem assim que o ciclo do azoto esteja terminado.

 

Tenho algumas questões quanto ao substrato, o que eu queria mesmo era meter akdama, mas como estou a fazer este projecto com pouco dinheiro em principio vou á praia e trago uns kg de areão de granulometria entre 2-4mm e lavo bem. Queria meter algo por baixo deste areão para dar nutrientes ás raízes das plantas, o que aconselham? Vi numa loja laterite, mas mesmo assim era um bocado caro, se me puderem indicar uma alternativa mais barata agradeço.

 

A decoração serão algumas pedras de basalto\xisto, um tronco e plantas em principio.

 

Acho que para já é tudo, gostava agora de ouvir as vossas opiniões\sugestões para ver se isto arranca.

 

PS: No fim de semana posto umas fotos.

Editado por Ricardo G.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já que ainda estou por aqui a esta hora , vou opinar um pouco hehe.

 

Essa bomba tem um caudal muito grande para o aquario e penso que irá criar muito corrente dentro do aquario e limitar-te a peixes de aguas rápidas .

O termostato excede tb um pouco o necessario e pode tornar-se dificil de controlar , especialmente de verão

 

Quanto ao areão , alem de ser necessario lavar e ferver varias vezes ( pois a areia da praia na zona centro tem uma quantidade inacreditavel de fungos e bacterias que nem te passa pela cabeça, acredita que eu ja fiz a experiencia e fiquei espantado),

Deve ser dificil conseguires com essa granulometria , e como tal pode ser prejudicial para as raizes certas plantas.( embora não saiba a que praia o vais buscar e logo até pode ter essa granulometria)

Tens de ter em conta que pode tb elevar bastante o ph e o gh da agua , pois a nossa areia tem muitos elementos calcarios , mas nada como experimentar se ela reage com vinagre...

 

Logo , e com o que te disse acima , pode ser que um comunitario não seja a melhor opção

 

Epa claro que isto tudo é só uma opinião :(

ps- não percebi se estavas a pensar colocar peixes antes de terminar o ciclo do azoto , e se for não é o mais recomendavel ... deixa o aquario maturar

Cumprs Filipe

Editado por Filipe_cruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem já que ainda estou por aqui a esta hora , vou opinar um pouco hehe.

 

Essa bomba tem um caudal muito grande para o aquario e penso que irá criar muito corrente dentro do aquario e limitar-te a peixes de aguas rápidas .

O termostato excede tb um pouco o necessario e pode tornar-se dificil de controlar , especialmente de verão

 

Quanto ao areão , alem de ser necessario lavar e ferver varias vezes ( pois a areia da praia na zona centro tem uma quantidade inacreditavel de fungos e bacterias que nem te passa pela cabeça, acredita que eu ja fiz a experiencia e fiquei espantado),

Deve ser dificil conseguires com essa granulometria , e como tal pode ser prejudicial para as raizes certas plantas.( embora não saiba a que praia o vais buscar e logo até pode ter essa granulometria)

Tens de ter em conta que pode tb elevar bastante o ph e o gh da agua , pois a nossa areia tem muitos elementos calcarios , mas nada como experimentar se ela reage com vinagre...

 

Logo , e com o que te disse acima , pode ser que um comunitario não seja a melhor opção

 

Epa claro que isto tudo é só uma opinião :shocked028:

ps- não percebi se estavas a pensar colocar peixes antes de terminar o ciclo do azoto , e se for não é o mais recomendavel ... deixa o aquario maturar

Cumprs Filipe

 

 

 

 

 

 

Boas, penso que quanto ao termostato e á bomba é uma questão de regular.

 

 

Quanto ao areão conheço uma praia que tem dessa granulometria pois já lá tinha ido buscar antes para o meu outro aquário.

 

Quando falei em fotos referia-me ao aquário, materiais, etc, sei que tenho de cumprir o ciclo do azoto.

 

 

Obrigado pela opinião

Cumps Ricardo

Editado por Ricardo G.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, penso que quanto ao termostato e á bomba é uma questão de regular.

 

 

Quanto ao areão conheço uma praia que tem dessa granulometria pois já lá tinha ido buscar antes para o meu outro aquário.

 

Quando falei em fotos referia-me ao aquário, materiais, etc, sei que tenho de cumprir o ciclo do azoto.

 

 

Obrigado pela opinião

Cumps Ricardo

E não é muito calacário ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu é que sou o primo deste rapazote, a areia de que ele fala é neutra, já foi testada e é segura. A mesma é bem lavada e fervida. A granulometria é escolhida na altura da colecta onde é utilizado um crivo, mediante a granulometria desejada.

 

O facto de o termoestato ser de 150w penso que não será nenhuma desvantagem, o termoestato irá funcionar na mesma correctamente, e nos invernos rigorosos ajuda a manter a temperatura com mais facilidade.

 

O rapaz está cheio de vontade de montar o aquário mas queria ouvir outras opiniões para além da minha, e acho que faz muito bem. :D

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A desvantagem de um termo muito potente é que o aquecimento à volta dele ser muito elevado...

 

De resto funciona como os outros. Em todo o caso 150W para 90L é um bocado de mais, mas não é nada de louco.

 

O que me deixa mais apreensivo são os 1200L/h.... se limitas o caudal stressas a bomba, se não limitas, vais stressar os peixes com uma corrente fortissima.

 

PauloA :character0050:

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A desvantagem de um termo muito potente é que o aquecimento à volta dele ser muito elevado...

 

De resto funciona como os outros. Em todo o caso 150W para 90L é um bocado de mais, mas não é nada de louco.

 

O que me deixa mais apreensivo são os 1200L/h.... se limitas o caudal stressas a bomba, se não limitas, vais stressar os peixes com uma corrente fortissima.

 

PauloA :character0050:

 

 

Boa noite, como o aquecedor vai ficar na biobox penso que nao afectará ou queimará nenhum ser vivo.

 

Eu já tinha esta bomba a algum tempo, pois na altura eu não tinha muita a noção da potência do caudal, amador que sou pensava que esta era a bomba certa para o aquário.

 

Para já vou ter de me limitar a esta :( mas vou optar por reduzir o caudal.

 

Cumps Ricardo

Editado por Ricardo G.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

o meu aqua é de 54 litros e eu tenho lá um termostato de 150W.

o que acontece é que para ter a água a 27º eu tenho o termostato nos 22.

para isso comprei um termometro e depois foi só ajustar.

mas lá no termostato diz que é para 90 a 150 litros.

para o meu é de facto de mais mas como quando comprei não percebia nada disto achei que quanto maior, melhor.

de qualquer maneira serve para o efeito deste que tenha termometro.

anda lá com isso. E coloca fotos para ver o andamento.

Fica bem.

Editado por Sergio Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ainda não pus fotos devido ao facto dos meus troncos estarem a levar uma eternidade a "afundar". O que eu fiz foi pôr os ditos troncos no fundo do aquário com pedras basálticas por cima para incharem com água e não virem ao de cima. O problema é que eu já os pus dia 9 e até agora quando eu vou lá ver todo esperançoso há espera que não flutuem eles insistem em vir ao de cima.

Será normal eles ainda flutuarem ou estão a levar tempo demais?

 

Apesar de ainda nem estar decorado nem ter posto o papel de fundo nem nada, amanhã em principio devo pôr aqui uma fotos de como ele está agora.

 

 

Cumps Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Aqui vão umas fotos de como o aquário está agora, ainda com aquele problema dos troncos.

 

wuqsch.jpg

 

21mxlzm.jpg o interior da biobox

 

x4qlgm.jpg as pedras em cima dos troncos

 

2ilezrm.jpg a vista de cima do aqua

 

29g1r7q.jpg

 

 

 

 

Como vêm ainda não o decorei nem pus a calha. Desculpem lá a quallidade de imagem mas a minha camâra não é das melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ja está a ficar composto, e com 3 semanas de ciclo está quase pronto para receber os peixes. Já fizes-te alguns testes, se sim que resultados obtives-te?

 

Está na altura de começar a pensar nos habitantes, vamos lá ver se a malta te vem dar umas sugestões.

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os testes que já fiz foram os de PH, GH, KH e Nitritos.

 

Aqui vão os resultados:

 

PH= 7.4

GH=5

KH=5

Nitritos=0.1

 

Espero que me dêm conselhos e criticas para melhorar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podias colocar uma foto panoramica do aquario? de frente mesmo!

 

O ph tá bom para fazeres um comunitário, e com o tempo é capaz de descer um pouco mais com a ajuda desse tronco :naughty:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa, estive a rever o aquário e a ultiam foto é de frente.

 

Parecia de lado, dada a profundidade.

 

Está bem fixe, até parece o aquário mais "fundo" do que é :character0050:

 

Olha para fauna, eu começava por colocar umas duas corys.

 

E uns guppys... São peixes fáceis e resistentes .

 

São os que ando a usar para me iniciar.

 

Outro peixe interessante e colorido são os platys e os espadas, mas não se deve deixá-los juntos pois podem gerar hibridos .

 

Tens ainda os mollys, mas não escolhas os velifera.

 

São os que eu tenho, mas ficam muito grandes em comparação com as outras espécies que eu disse acima.

 

mas isso é a minha opinião, tu agora vê o que gostas ou se gostas do que eu disse.

 

São tudo peixes faceis, que arranjas bem coloridos (laranjas , vermelhos, amarelos) , e que resistem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, antes de mais queria agradecer os conselhos e dicas que me deram.

 

Então, em relação á fauna estou a pensar em pôr mais ou menos isto:

 

1ancistru

2 corydoras

1 ottocinclus affinis

1 casal de colisas ou gouramis

1 cardumezito( ainda não escolhi a espécie) talvez uns "nariz de Bêbado", uns tanictis ou outra espécie que se mantenha em cardume.

 

Se me puderem sugerir alguma espécie que forme cardume agradecia.

 

Em relação ao areão, como reparas se estiveres com mais atenção, ele é preto e não o temos nas praias de Portugal Continental, pelo menos que eu saiba, hehe. :character0050: Acabei por o arranjar de outro aquariofilista que desmontou o aquário.

 

 

Continuem e dar dicas e sugestões.

Cumps Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah eu adoro os tetras buenos aires para peixe cardumeiro.

 

São super activos, e passam horas a brincar, opu melhor a perseguirem-se, mas nada de muito grave.

 

E são bastante bonitos , com a cara tipo piranas.

 

Se lhes der umas minhocas de vez em quando eles vão adorar, e vais gostar de os ver com uma minhoca inteira na boca a engolir aos poucos, que é o que eu faço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, antes de mais queria agradecer os conselhos e dicas que me deram.

 

Então, em relação á fauna estou a pensar em pôr mais ou menos isto:

 

1ancistru

2 corydoras

1 ottocinclus affinis

1 casal de colisas ou gouramis

1 cardumezito( ainda não escolhi a espécie) talvez uns "nariz de Bêbado", uns tanictis ou outra espécie que se mantenha em cardume.

 

Se me puderem sugerir alguma espécie que forme cardume agradecia.

 

Em relação ao areão, como reparas se estiveres com mais atenção, ele é preto e não o temos nas praias de Portugal Continental, pelo menos que eu saiba, hehe. :tongue: Acabei por o arranjar de outro aquariofilista que desmontou o aquário.

 

 

Continuem e dar dicas e sugestões.

Cumps Ricardo

 

Reparei que era preto, sim. Também achei estranho, o último areão que vi dessa cor numa praia foi nos Açores na ilha de São Miguel. Mas não me pareceu bem trazer areia no avião, até porque na altura ainda não andava metido nisto...

Mas se costumas ir á areia numa praia, qual é ela?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o meu outro aquário fui buscar areão a uma praia perto da Nazaré. Julgo que se chamava praia do norte.

 

Tugz o teu cardume é composto por quantos elementos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.