Habitos de segurança / Segurança electrica - Votação


Segurança electrica / Votação sobre habitos de segurança  

135 votos

  1. 1. A tomada onde liga os componentes do seu aquário possui ligação a terra?

    • Sim
      97
    • Não
      39
  2. 2. Ao efectuar as tarefas normais de manutenção do aquário, desliga todos os componentes electricos do mesmo?

    • Sim
      35
    • Não
      101


Recommended Posts

Com este tópico pretendo ter um panorama, que pode servir de titulo ilustrativo, sobre as condições de segurança presentes na nossa casa e se de facto seguimos as regras de boa conduta de manutenção de um aquário.

Gostaria que descrevessem, com um pouco de detalhe o porque das vossas escolhas, e se se sentem a vontade com isso!

 

 

Este tópico vem em seguimento, de um duvida que eu tinha (podem verificar neste tópico Link!!) , e quando procurei sobre este tema no fórum, de facto encontrei algumas soluções, mas onde não ficava muito clara a ideia sobre a segurança. Espero que este tópico sirva para aprendermos da experiência dos utilizadores, e felizmente não efectuar erros que possam causar acidentes menos bons.

 

*EDIT - Adicionada a votação múltipla. Sendo assim os utilizadores que tiverem aquários em que um tenha ligação a terra, e outro não podem votar nas duas opções.

 

**EDIT - Quanto a votação sobre a manutenção, mantenho a votação numa só opção.

 

 

Gostava que transmitissem o porque das vossas escolhas. É interessante e também educativo, pois pode levar a que tomemos consciência de factores que por vezes nem nos passam pela cabeça, passando a expressão.

 

 

-----------------------------------------------

INFO IMPORTANTE

 

O tópico tem o seu quê de interessante, mas pode induzir em erro, principalmente a primeira questão. Passo a explicar! O facto da tomada ter ligação à terra, não implica que os aparelhos que estão ligados também o estejam! Como uma imagem vale por mil palavras, cá vai disto:

 

Steckdose.jpg

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Schuko

- Tomada dupla tipo Schuko, com ligação à terra. A ficha preta também é tipo Schuko com ligação à terra.

 

 

047-0107.jpg

Fonte: http://www.mauser.pt

- Ficha tipo Schuko com ligação à terra.

 

 

 

019-3715.jpg

Fonte: http://www.mauser.pt

- Ficha "normal", sem ligação à terra.

 

 

Regra geral, a grande parte dos aparelhos eléctricos que se utilizam nos aquários, possuem fichas do tipo "normal", da última foto. Esse tipo de ficha não tem fio terra! Mesmo que esteja ligado numa tomada tipo Schuko, a da primeira imagem, a ligação à terra não está feita. A tomada tem, mas a ficha não. A ficha da imagem do meio, a ficha tipo Schuko, contempla a ligação à terra, e se for ligada a uma tomada com terra, aí podemos dizer que esse aparelho está ligado à terra. Como é óbvio, as tomadas terão de ter mesmo o fio de terra ligado no seu interior! O fio de terra para quem não sabe, é sempre o fio verde e amarelo.

 

Agora vão ver as fichas dos equipamentos do(s) vosso(s) aquário(s), e digam-me quantas têm aos todo, e quantas são do tipo Schuko? Ao meu lado tenho dois aquários, perfazendo um total de seis fichas, ( 2 termostatos, 2 filtros e duas calhas de iluminação ), ligadas a duas tomadas tipo Schuko, com o fio terra devidamente ligado. Todas essas seis fichas são do tipo "normal"! Nem uma é do tipo Schuko! Logo, estes seis equipamentos não estão ligados à terra, mesmo com as tomadas com ligação à terra! Isto aqui no quarto, no resto da casa não fui ver os equipamentos eléctricos dos seis aquários que por lá andam...

By David Cabete

 

Acho muito bem o que dizes mas aqui estas enganado um choque numa instalação com terra e igual a um choque numa instalação sem terra.

a vantagem de ter a terra ligada só serve em aparelhos que tenham carcaças condutoras (por isso que alguns aparelhos que a ficha não tem ligação de terra), que deverão estar ligadas a terra e ai sim se houver uma passagem de corrente fará disparar o disjuntor de imediato desligando o aparelho e tudo que estiver pendurado nesse circuito, obrigando a uma intervenção de um técnico e evitando surpresas desagradáveis.

 

 

 

Importante testar o diferencial de casa pois este põe em causa toda a família e todos os circuitos de casa.

By PDI

 

Recomendações para evitar acidentes:

 

1- Verificar o disjuntor diferencial de casa.

2- Efectuar todas as tarefas de manutenção do aquário, com os equipamentos desligados da corrente electrica.

(3- Instalar disjuntores diferenciais na "zona" do aquário.) - MEDIDA EM ESTUDO.

4- Em caso dos equipamentos possuirem fichas com ligação de terra, ligar os mesmos a tomadas com ligação de terra.

Editado por Manuel C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 66
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bem vou ser o primeiro a dar o testemunho.

Na primeira pergunta podia responder sim e não, tenho 2 triplas para o aquário 1 tem ligação a outra como é mais velha não tem :P

Normalmente nunca retiro nada, as extensões ficam sempre um bocado escondidas debaixo do móvel e não vejo grande necessidade de isso. E quem me conhece sabe a outra razão...Dá um bocado de trabalho, tirar tudo e voltar a ligar tudo... :lol:

Editado por João Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acabei mesmo agora de votar pois pareceu-me uma votação pertinente e importante.

Votei sim na primeira pergunta visto ter uma tomada protegida contra picos e descargas (fusível) - protecção do equipamento.

Em relação à segunda pergunta respondi não simplesmente pq é verdade. Sei q faço mal e corro alguns riscos visto electricidade e água não serem os melhores amigos juntos.

Faço-o pq sou demasiado perguiçoso para desligar todo o material e pq o próprio material eléctrico dentro do aqua não me inspira desconfiança - q é quase nenhum. - NÃO DEIXA DE SER ERRADO!!!!!!

Cumprimentos

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sim na primeira, não na segunda mas penso que deveria haver uma 3ª escolha "ás vezes/depende", porque consoante a manutenção a fazer assim desligo ou não os aparelhos.

 

Mas é de facto uma questão pertinente e gostaria de deixar aqui um alerta. A grande maioria das casas tem tomadas com terra (a não ser que já sejam antigas) mas os aparelhos que temos dentro dos aquas não têm ligação terra, portanto ter ou não ligação terra é indiferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Primeira pergunta respondi que sim. As tomadas cá de casa todas têm ligação à terra.

 

Segunda pergunta respondi não, se bem que alguns aparelhos desligo-os, porque tem mesmo que ser. Não querias que fosse lavar o filtro e as mangueiras, com aquilo ligado à corrente :( .

 

 

O tópico tem o seu quê de interessante, mas pode induzir em erro, principalmente a primeira questão. Passo a explicar! O facto da tomada ter ligação à terra, não implica que os aparelhos que estão ligados também o estejam! Como uma imagem vale por mil palavras, cá vai disto:

 

Steckdose.jpg

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Schuko

- Tomada dupla tipo Schuko, com ligação à terra. A ficha preta também é tipo Schuko com ligação à terra.

 

 

047-0107.jpg

Fonte: http://www.mauser.pt

- Ficha tipo Schuko com ligação à terra.

 

 

 

019-3715.jpg

Fonte: http://www.mauser.pt

- Ficha "normal", sem ligação à terra.

 

 

Regra geral, a grande parte dos aparelhos eléctricos que se utilizam nos aquários, possuem fichas do tipo "normal", da última foto. Esse tipo de ficha não tem fio terra! Mesmo que esteja ligado numa tomada tipo Schuko, a da primeira imagem, a ligação à terra não está feita. A tomada tem, mas a ficha não. A ficha da imagem do meio, a ficha tipo Schuko, contempla a ligação à terra, e se for ligada a uma tomada com terra, aí podemos dizer que esse aparelho está ligado à terra. Como é óbvio, as tomadas terão de ter mesmo o fio de terra ligado no seu interior! O fio de terra para quem não sabe, é sempre o fio verde e amarelo.

 

Agora vão ver as fichas dos equipamentos do(s) vosso(s) aquário(s), e digam-me quantas têm aos todo, e quantas são do tipo Schuko? Ao meu lado tenho dois aquários, perfazendo um total de seis fichas, ( 2 termostatos, 2 filtros e duas calhas de iluminação ), ligadas a duas tomadas tipo Schuko, com o fio terra devidamente ligado. Todas essas seis fichas são do tipo "normal"! Nem uma é do tipo Schuko! Logo, estes seis equipamentos não estão ligados à terra, mesmo com as tomadas com ligação à terra! Isto aqui no quarto, no resto da casa não fui ver os equipamentos eléctricos dos seis aquários que por lá andam...

 

 

Não quero de modo algum tirar o valor deste tópico, nem sequer foi essa a minha ideia! Faz-me parecer que alguns de "nós" pensamos que pelo simples facto de uma tomada ter ligação à terra, implica que o equipamento a que ela está ligada, esteja ligado à terra! Como mostrei com as fotos acima, essa regra não é válida.

 

 

Cumps e desculpe lá o testamento.

 

 

 

:D

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro amigo!!!

É óbvio que o simples facto de se ter terra, não significa que os aparelhos suportem esta "aplicação".

Mas podemos ter uma ficha sem terra e por exemplo um aparelho com terra, e o facto de quando isto acontece ser mais perigoso, do que se a mesma ficha estivesse ligada a terra. Era mais neste sentido que estava direccionada a votação.

 

Todas as impressões são bem vindas, e aposto que o Sr. colocou algo que muitos utilizadores não sabiam, e passaram a saber!

 

 

O importante do tópico é mesmo alertar para os perigos..

Editado por Manuel C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu votei sim na 1ª e não na 2ª... Também sei que é errado, até porque dos aparelhos do aqua os únicos que tem terra é a iluminação e o filtro UV... Mas também é verdade que, na minha inocência pouco ligo porque confio 100% no disjuntor que tenho, sei que mesmo com ou sem terra este dispara á minima "subcarga" energética...

 

 

PedroC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mas podemos ter uma ficha sem terra e por exemplo um aparelho com terra, e o facto de quando isto acontece ser mais perigoso, do que se a mesma ficha estivesse ligada a terra. Era mais neste sentido que estava direccionada a votação.

Não quererás dizer Tomada?

 

 

 

Todas as impressões são bem vindas, e aposto que o Sr. colocou algo que muitos utilizadores não sabiam, e passaram a saber!

O Sr. está no Céu. É tu e mai nada!

 

 

 

O importante do tópico é mesmo alertar para os perigos..

E há muitos agregados à aquariofilia. Apenas temos de estar atentos e saber identificá-los.

 

 

 

Venham de lá mais respostas. chainsaw

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha tomada feira por mim, não tem ligação à Terra, pois o disjuntor está a funcionar bem não tem necessidade disso...

Quanto aos camaradas que responderam sim à primeira e não à segunda, é uma situação bem mais perigosa do que a contrária, escusado será dizer que respondi que não tenho ligação à Terra e que desligo todos os aparelhos durante a manutenção.... :P

 

Bons aquas e principalmente seguros aquas......

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :P

 

Conforme já disse no outro topico, que o Manuel C abriu, relativamente a questão desligar a electrecidade dos aparelhos do aqua, na realidade tambem no meu aqua só o a lampada iluminação tem terra, o filtro interno, e o termostato e a comba de ar, não tem terra, assim estarem ligadas a tomadas com ou sem terra é indiferente, mas visto a calhe ter terra, optei por trocar as tomadas e fazer uma ligação a terra, visto ser um dispositivo que esta muito proximo da agua.... ( alias como todos os equipamentos que tabalham com agua.. )

 

Quanto a segunda votação, sim custumo desligar TUDO, ou seja filtro, bomba, termostato, e iluminação quando mexo no aqua, para esse efeito comprei uma tomada com um botao de ligar/desligar luminoso, ( que é possivel de comprar em qualquer hiper / chinoca ) , para a parte de ligar/ desligar se mais facil, sem ter de andar sempre a mexer nos cabos..... ;)

 

 

JosMatos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

O inquérito é interessante e acho importante, que se façam mais, ajuda a pôr o pessoal a pensar!!!

São pequenos gestos que podem evitar situações desagradáveis, ás quais é frequente ouvir dizer, se eu sabia tinha desligado isto, ou feito aquilo.... Mas como era só para ver uma coisita rápida, facilitei.... e não raramente corre mal, pois é!!!!!!!!

Além disso com estes pequenos gestos referenciados no inquérito e outros, podemos prolongar a vida dos nossos equipamentos.... Ah, e a nossa carteira agradece, claro....

 

 

Cumps

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :lol:

 

Conforme já disse no outro topico, que o Manuel C abriu, relativamente a questão desligar a electrecidade dos aparelhos do aqua, na realidade tambem no meu aqua só o a lampada iluminação tem terra, o filtro interno, e o termostato e a comba de ar, não tem terra, assim estarem ligadas a tomadas com ou sem terra é indiferente, mas visto a calhe ter terra, optei por trocar as tomadas e fazer uma ligação a terra, visto ser um dispositivo que esta muito proximo da agua.... ( alias como todos os equipamentos que tabalham com agua.. )

 

Quanto a segunda votação, sim custumo desligar TUDO, ou seja filtro, bomba, termostato, e iluminação quando mexo no aqua, para esse efeito comprei uma tomada com um botao de ligar/desligar luminoso, ( que é possivel de comprar em qualquer hiper / chinoca ) , para a parte de ligar/ desligar se mais facil, sem ter de andar sempre a mexer nos cabos..... ;)

 

 

JosMatos

 

 

Boas

Tá tudo mt certo, mas tem atenção a essas tomadas "baratas" que podem sair caras... Atenção quer á quantidade de equipamentos, quer á potencia dos mesmos e a potencia máxima que aguenta a tomada para evitar situações desagradáveis.... Mt desse material vem com fios demasiado finos nas ligações interiores podendo queimar!!!!

 

Cumps

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Tá tudo mt certo, mas tem atenção a essas tomadas "baratas" que podem sair caras... Atenção quer á quantidade de equipamentos, quer á potencia dos mesmos e a potencia máxima que aguenta a tomada para evitar situações desagradáveis.... Mt desse material vem com fios demasiado finos nas ligações interiores podendo queimar!!!!

 

Cumps

JC

 

 

Sim é verdade as dos chinocas, principalmente vem com fiozinho..... que ate medem medo ao susto :lol:;) , e se calhar foi mal ter dito Hiper/chinoca, convem ser uma tomada de qualidade.

 

Ps: referi Hiper/chinoca, pois a minha mal chegou a casa levou logo tratamento foi aberta e os fios trocados/ soldados ;)

 

JosMatos

Editado por josmatos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

respondi sim à 1ª e não à 2ª.

 

1ª sim porque fui eu que "construi" a extensão.

2ª não apesar de ter uma regua de tomadas com botão de pressão para ligar e desligar. Quando construi pensei nisso, mas não desligo.

O termoestado desligo 15 minutos antes de proceder à TPA (para arrefecer e não partir). O filtro desligo para fazer limpezas. A iluminação tenho uma calha externa (lifetech) e o aqua tem tampas logo nunca a desligo porque nunca chega agua suficiente à calha para ter um curto-circuito.

 

NOTA: o correcto é desligar sempre todos os equipamentos electricos antes de mexer na agua.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu meti a água ligada à terra, isto num aquário salgado (conduz melhor a corrente), se houver alguma coisa de errado e esteja em contacto com a água tem terra...

 

O móvel também tem terra logo tudo o que está ligado ao movel em metal tem terra...

:lol:

 

com água doce não sei se resulta...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

respondi não a ambas.

 

a primeira questão não está ligado à terra pq apenas o que tem terra é o quarto das maquinas e o aquario não está lá.

 

a segunda respondi não na mesma pois a tripla onde está o aquario ainda não têm interruptor.

existem à venda umas fichas triplas (ou mais) com interruptor que se pode utilizar e não é preciso desligar uma por uma é apenas um botão que se prime.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

( que é possivel de comprar em qualquer hiper / chinoca )

JosMatos

 

 

CUIDADO com a tomadas compradas nos chinocas a maior parte são em plástico e com 4 ou 5 aparelhos ligados simplesmente derretem, podendo provocar um incêndio, optem por gastar mais um pouco e comprem em baquelite... aquele material que parte quando cai no chão.

(assim prega pregos e assim parte) :) quem foi à tropa percebe esta parte, lol foi um aparte.

Editado por alcaide

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até agora as votações surpreendem-me um pouco.

Muita gente de facto faz manutenção, não desligando o material eléctrico. Eu não votei, pois ainda não tenho o aquario, mas vou de certeza efectuar um manual de segurança que diz respeito a manutenção do aquário.

 

Está certo que os equipamentos são isolados de fabrica, mas pode acontecer um acaso e algo correr mal.

 

 

Acham que desligar a corrente aos aparelhos eléctricos, antes de efectuar a manutenção é assim tão incomodo?

 

Soluções apontadas para quem tem de desligar muitas fichas, as já referidas réguas com os interruptores de pressão.

 

 

Cumps,

 

 

Manuel C

Editado por Manuel C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De certa forma não é um incomodo, mas falo por mim assim deixo de poder fazer as minhas manuntenções-rapidinhas, que consistem em tpa's de 5 minutos e limpezas de 10 :twisted:

 

Mas fora de brincadeiras, é mais um habito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.