Duvidas Do Manuel C.


Manuel C

Recommended Posts

Ola a todos,

 

Sendo um membro novo deste forum, gostaria de apresentar desde ja as minhas felicitações por um forum bastante coerente, e deveras "viciante"!!!!!

Passo entao de seguida a apresentar o meu desafio:

 

 

No passado, tive um aquario, o qual mantenho, mas sem peixes neste momento. APesar de gostar muito dele, irei apostar num novo desafio:

 

 

-> Um nano! Sim vou apostar num aquario bastante simples, e que seja de facil arrumo. Estou a planear coloca-lo numa comoda, com cerca de 50x50 cm. Escusado será dizer que será no meu quarto. Posto isto, gostei bastante do modelo Wave Cubo de 30L. Gostava de saber o que me podem dizer deste modelo, e onde o poderei encontrar!!!!

 

Gostava de obter algumas orientações quanto a fauna e flora a colocar, mas estava a pensar num invertebrados, e por exemplo numa especie de peixe. Quanto a flora, apresentarei aqui um esboço do que quero fazer. (neste momento nao estou em casa, e tenho la a minha "maqueta").

 

Desde já os meus melhores cumprimentos !!!!!!

Editado por Manuel C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ola

 

estes parecem-me os melhores para aquarios pekenos:

 

Barbo cereja

 

Rásbora

 

Betta

 

Iriatherina werneri

 

talvez uns guppys de endler k são mais pekenos k os normais... acho k outros viviparos ficariam demasiado grandes e desproporcionais ao aquario.

 

se kiseres fazer só de camareos podes por uns crystal red e outros mais sensiveis...se nao podes por red ou caridinas japonicas ou outros resistentes do género

 

o ké k achas?

 

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

estes parecem-me os melhores para aquarios pekenos:

 

Barbo cereja

 

Rásbora

 

Betta

 

Iriatherina werneri

 

talvez uns guppys de endler k são mais pekenos k os normais... acho k outros viviparos ficariam demasiado grandes e desproporcionais ao aquario.

 

se kiseres fazer só de camareos podes por uns crystal red e outros mais sensiveis...se nao podes por red ou caridinas japonicas ou outros resistentes do género

 

o ké k achas?

 

cumprimentos

 

 

Desde já um obrigado pela ajuda na fauna. Vou analisar essas especies!!! Dei uma escapadela do jantar para ver como estava o topico.

Tenho uma pergunta poderei juntar camaroes com alguma dessas especies indicadas?

 

Este fim de semana deverei ver o ph da agua a utilizar (poço), para dar uma ideia dos peixes que poderei ter.

 

 

Obrigado pela respota rapida!!!

 

 

 

- EDIT: gostei principalmente das 3 ultimas especies. Tendo uma preferência pelos Bettas. Que acham da ideia? De facto os rasbora também parece ser uma boa opçao, pois acho poder adicionar uma pequeno cardume, correcto? A ultima especie talvez seja um pouco grande para o aquário, não sei digam-me os mais entendidos.

Editado por Manuel C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo ao fórum.

 

Vou-te já contrariar com essa "nano, um aquário simples". Porquê? Os nanos, embora sejam mais pequenos, são muito mais difíceis de estabilizar e de cuidar. Qualquer pequeno erro que cometas num nano, pode resultar num grande problema. Enquanto que num aquário de dimensões já grandes, uma TPA semanal seja o suficiente, num nano, duas TPA's por semana possam ser poucas (varia de aquário para aquário).

 

Em termos de vida, a flora depende da tua experiência e da qualidade do "material" que lhes disponibilizes. Se quiseres plantas de baixa manutenção tens as Anúbias, Fetos de Java e Musgos.

 

A fauna já um pouco mais complicado. Para 30L, não há grande escolha, talvez umas boraras, pseudomugils, danios zebra, por aí...

No caso dos invertebrados, aqui também vai consoante a tua experiência. Para iniciantes, aconselho red cherrys pois são bastante resistentes e reproduzem-se facilmente. Após te aperceberes das necessidades dos invertebrados e saber manter "tudo em ordem" podes evoluir um pouco mais e passar para crystals red/black ou outros do mesmo género.

 

Bom, já me alarguei com a escrita.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, de facto também tenho isso em conta. Li algo, e reparei que os aquarios menores sao mais dificeis de manter que os seus irmaos maiores. Devio a menor tolerencia em termos de erro. Mas actualmente, um aquario pequeno é a unica alternativa que eu tenho se quero dar asas a uma paixao que sempre tive.

 

Conto com a vossa ajuda para ir mantendo o aquario bem, e tal como disse, quero ter o aquario, e nao tenho pressa nisso. Prefiro demorar 3 meses ate ter as coisas minimamente "prontas" do que fazer a pressa e sair tudo mal.

 

 

Eu tenho maiores dificuldades quanto a flora. Miguel obrigado pela resposta.

 

E quanto ao aquario em si, alguem me pode dar umas impressoes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi...eskeci-me de falar na flora :P

 

depende de varias coisas...mas normalmente o condicionante é a luz...ainda para mais nos aquas pekenos

 

as anubias como ja disseram sao muito resistentes... se kiseres fazer tipo moita existem algumas de crescimento rapido e faceis de cuidar...a cabomba..rotalas.. tb ha as elodeas...isto sao plantas altas de facil/médio cuidado e rapido crescimento e bonitas!! tens é k podar de vez em quando...plantas mais pekenas e de facil cuidado tb tens os cryptos...as ditas anubias...sagitarias... se kiseres tentar tapete...e tiveres uma boa iluminaçao...a riccia tem um bom crescimento mas fica muito bonita...tens é k po-la numa caixinha de arame inox pq se nao ela solta-se e ficar à deriva. e claro k um fertilizante convém aplicar.

 

quanto ao aquario... vai às lojas e vê o k mais te agrada...tb podes mandar fazer por medida.

cumprimentos

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O colega UFish, tem este conjunto, e de facto referiu que o aquário tem uns acabamentos muito bons. Um ou dois pontos menos bons, mas que facilmente são resolvidos.

 

Sendo assim a base de aquário está pronta. Será mesmo o Wave Box Cubo de 30 Litros.

 

Passando agora a perguntas de iniciante,

 

FLORA

 

1ª - O substrato, qual é a sua principal função?

 

2ª - Podemos utilizar substrato mais um solo a nossa escolha por cima do substrato?

 

3ª - Genericamente, ao plantarmos, a nossa flora, devemos espalhar as raízes pelo substrato (solo), ou apenas enterrar e deixar a própria planta crescer a sua vontade?

 

4ª - Gostaria de para primeira ideia, efectuar um tapete verde ao longo de quase toda a área de fundo (onde se encontra o solo) do aquário. Alguma sugestão quanto as espécies a utilizar?

 

Por ultimo, hoje vou me dedicar, a procura e troncos e pedra, depois faço um post com os resultados.

 

 

FAUNA

 

Estou penar introduzir, a espécie Betta splendens,

 

Ou seja um Betta, o que acham?

 

Será que se iria ar bem com um peixe do género "limpa-fundos"?

 

E com invertebrados??

 

 

 

Desde já um muito obrigado a todos,

 

Cumps,

 

Manuel C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem dei uma ronda cá pelas pets de Braga. Vi realmente aquários, outros, sem ser o que indiquei aqui, e a preços bastante apetitosos. Fiquei um pouco fascinado pelo BOYU (marca chinesa e tal, mas até nem eram maus. Claro que os acabamentos nao eram como os do Wave)

 

Mas o que e certo é que por cerca de 30€ trazia o modelo Boyu MB-40 de 29L. Agora a minha pergunto, alguém tem aquários desta marca?

 

O aquário que vi era este:

 

MB-40.jpg

 

Dimensões: 400Lx270Wx275H

 

Estava pensar ter um setup mecânico deste tipo: (Espero sugestoes, criticas, etc)

 

Aquário: 29L Acima referido

Filtro: EHEIM LIBERTY 100

Termostato: 50 W, marca a definir

Iluminação: Também tenho grandes duvidas e pretendia ajuda ?!

 

Caso Opte pelo da Wave, o kit já tráz tudo o que é necessário.

Editado por Manuel C
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

meu aqua

 

45 40 15

iluminaçao-18w da blau 20€

filtro -boyo mochila da marca chinesa 10€

substrato-aqua soil africana-mais escuro e fertil 20€ 3litros

plantas mantenho -fetos, echinodorus tenneleus, musgo crysmas , hidropila e estou a espera de riccia

co2 -caseiro

termostato 25 w jg

 

pedras e um tronco como decorativos

 

 

este aqua foi feito a medida como efeito especial para camaroes apenas

 

 

os aquas que mais gosto e mais acessiveis que vejo ai sao os da blau tens varios tamanhos e muitos cubos todos eles com arestas curvas a frente e tampa

 

o que tenho em mente custa 91 € e tem 45 45 45 um de 40 25 20 (acho que é este tamanho custa te uns 20€) sao muito baratos e bonitos com um filtro como o meu iluminaçao como a minha e co2 ja consegues fazer tapete de echinodorus e mais uma coisas

 

nao te esqueças do desconto o aqua tem 30 litros mas com 0.5 kilos de pedras e 250 gramas de tronco mais 3 litros de substrato ficas com uns 25 litros ou menos se nao encheres ate acima

 

 

espero ter ter dado uma ideia visto tere a mesma litragem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu tenho um de 17 litros úteis e acredita que não é assim tão difícil de manter limpo e saudável. O meu é C 25xL 25x Alt 30, fitro wave cascata de 190 l/h. Todo equipado para água fria ficou-me em € 60,00 (o aquecedor de 50 W tinha-o lá para uma canto). A ilumunação (9 Watts) e a filtragem têm a disposiçao da foto do pos#7.

 

Pic_15207_22.jpg

 

Pic_15207_25.jpg

Cumps.

 

P.S.: não liguem à categoria do fotógrafo.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas.

 

De facto hoje fui fazer mais uma visita e de facto os 32 euros do Boyu, e o possível orçamento sub 100 euros de todo o equipamentos faz me a cabeça pensar!!

 

 

Bem quanto a peixes, digam-me de vossa justiça:

 

Um Mikrogeophagus ramirezi (macho) sentir-se-ia bem no meu futuro nano-aquário, tendo este entre 25 a 28 litros reais?

 

 

Se não der podiam-me indicar uns peixes para lá que se sentissem bem? tirando aquelas hipóteses já apresentadas!

 

 

Obrigado,

 

Manuel Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem apos pedir uns orçamentos, estou bastante inclinado para:

 

Calha HDD 360C 1x24WPL 30,23 €

Eheim Liberty 100 18.63€

JAgger 50W 12.84€

Natural Aqua Cube 35C (35*35*35) 20.50€

 

 

Posto isto e fazendo contas:

 

92,2 € Total

 

 

Digam o que pensam, e o que devo corrigir.

Em principio proxima semana vou encomendar o material, pelo menos termostato, filtro, e aquario

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, estou a poucos passos de comprar tudo, mas hoje lembrei-me de algo:

 

Acho que não tenho tomada com terra, aqui no meu quarto. O que fazer?

Quanto custará uma instalação de uma tomada com terra, e um disjuntor de 30 mA??

 

Digam-me coisas, pois desanimei um pouco, devido aos riscos de não ter ligação a terra.

 

 

Cumps,

 

 

Manuel C

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, estou a poucos passos de comprar tudo, mas hoje lembrei-me de algo:

 

Acho que não tenho tomada com terra, aqui no meu quarto. O que fazer?

Quanto custará uma instalação de uma tomada com terra, e um disjuntor de 30 mA??

 

Digam-me coisas, pois desanimei um pouco, devido aos riscos de não ter ligação a terra.

 

 

Cumps,

 

 

Manuel C

 

 

Boas Manuel, :lol:

 

Antes de mais quero te dizer que acho em que te procupes com esse facto de não teres terra nas tomadas pois em ultima analise pode ser a diferença entre um electrocutanso :P ou a vida. Mas....

 

 

Alem dos conhecimentos de electricidade, tb tenho em casa da namorada 2 aquas, e posso-te dizer que as unicas tomadas dos equipamentos do aqua que tem terra é a da calhe da iluminação; as restantes, termostato e filtro interno são de ligação normal, sem terra.

Agora visto que as tomadas que tens não tem terra, acho, que não é necessario andares preocupado muito com isso, apenas tens de seguir uma regra simples que eu sigo : SEMPRE QUE MEXO NO AQUA DESLIGO TODOS OS EQUIPAMENTOS DA CORRENTE

 

Assim sendo, evitas alguns (muitos) problemas....

 

 

Podes ver alguns exemplos, por exemplo supostamente os Pc Desktop, tb tem obrigatoriamente ligação a Terra, mas muitos dos que conheço estão ligados a fichas normais, e não é por isso que não funcionam; o unico senão são as avarias inexplicavis e as ligeiras comichoes quando la nos encostamos....

 

Quanto a questão de valores dijuntor + tomada + cabo unifiliar de terra, para passar dentro da parede juntamente com os que ja tens, isso varia, mas acho que deves de gastar por volta do 30 a 50€ mais o trabalho que não dá, isso claro dependo das condiçoes da habitação, da existencia de terra em mais alguma tomada proxima, da distancia da tomada ao quadro, enfim...

 

PS: No meu quarto eu tinha um daqueles aquecedores de parede electricos e como o desmontei fiquei com fios da alimentação disponiveis, e nesses fios existia

um de terra, pois esses eram obrigados por lei a ter terra na sua instalação.

 

JosMatos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Manuel, :lol:

 

Antes de mais quero te dizer que acho em que te procupes com esse facto de não teres terra nas tomadas pois em ultima analise pode ser a diferença entre um electrocutanso :P ou a vida. Mas....

 

 

Alem dos conhecimentos de electricidade, tb tenho em casa da namorada 2 aquas, e posso-te dizer que as unicas tomadas dos equipamentos do aqua que tem terra é a da calhe da iluminação; as restantes, termostato e filtro interno são de ligação normal, sem terra.

Agora visto que as tomadas que tens não tem terra, acho, que não é necessario andares preocupado muito com isso, apenas tens de seguir uma regra simples que eu sigo : SEMPRE QUE MEXO NO AQUA DESLIGO TODOS OS EQUIPAMENTOS DA CORRENTE

 

Assim sendo, evitas alguns (muitos) problemas....

 

 

Podes ver alguns exemplos, por exemplo supostamente os Pc Desktop, tb tem obrigatoriamente ligação a Terra, mas muitos dos que conheço estão ligados a fichas normais, e não é por isso que não funcionam; o unico senão são as avarias inexplicavis e as ligeiras comichoes quando la nos encostamos....

 

Quanto a questão de valores dijuntor + tomada + cabo unifiliar de terra, para passar dentro da parede juntamente com os que ja tens, isso varia, mas acho que deves de gastar por volta do 30 a 50€ mais o trabalho que não dá, isso claro dependo das condiçoes da habitação, da existencia de terra em mais alguma tomada proxima, da distancia da tomada ao quadro, enfim...

 

PS: No meu quarto eu tinha um daqueles aquecedores de parede electricos e como o desmontei fiquei com fios da alimentação disponiveis, e nesses fios existia

um de terra, pois esses eram obrigados por lei a ter terra na sua instalação.

 

JosMatos

 

JosMatos,

 

Um muito obrigado!

Em termos de instalação talvez tenha a vida facilitada pois um (futuro)cunhado meu é electricista. Mas claro antes de falar com ele queria ouvir as vossas opiniões...

 

 

Em termos de trabalho da montagem, não deverá ser muito difícil, pois uma das paredes do meu quarto é efectivamente divisão entre exterior e interior.

A duvida, que tenho é a seguinte:

 

O disjuntor pode ser montado imediatamente antes da tomada? Se sim era muito bom. Distancia ao quadro é que é o caraças. Isto é uma habitação meia estranha e de facto, estou muito longe do quadro ;)

 

 

Obrigadissimo,

 

Em ultimo caso, fico como estou e utilizo a regra do mexer no aquário com tudo desligado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu nesse aquário não meteria ramirezis, visto que devem ser postos em casal (pelo menos é assim que eu sei...), e o minimo dos minimos para eles são uns 40l.

 

Se quiseres um betta...podes esquecer companheiros! alguns bettas dão-se mas outros não...mais vale prevenir, mete uns red cherrys, mais uns rasboras ou assim....

 

Os barbos cereja também são bonitos...mas naquela foto ficaram nhanha... :-D lol

 

Cumo, e boa sorte! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia Manuel C :)

 

 

Se tens um parede de aceso ao exterior, ai em termos de terra tens a vida facilitada, agora, não faças como já vi muita vez o fio de terra ligado ao tubo da agua; para teres uma "boa terra" deves de enterrar uma vara de cobre uns bons metros abaixo do nivel terreo, so assim garantes a correcta descarga de tensoes; e já agora se vais fazer essa alteração aproveita e verifica também as outras tomadas que tens disponiveis no teu quarto, ou seja se mais algum dispositivo necessita de terra (Computador; aquecedores; todos os aparelhos que trbalhem com agua necessitam de terra )

 

Quanto a tua duvida,

 

" O disjuntor pode ser montado imediatamente antes da tomada? Se sim era muito bom. Distancia ao quadro é que é o caraças. Isto é uma habitação meia

estranha e de facto, estou muito longe do quadro "

 

Apesar de não ser muito comum isso acontecer, sim é possivel e em ultimo caso se é mesmo essa a tua pretenção de "protegeres" a linha que alimenta o aquario, sim, é possivel de ser montado antes da tomada, agora tens é que dimensionar o dijuntor para a corrente que vais "usar". Aconselho-te a falares com um entendido na materia para fazeres a correcta escolha. Em ultimo caso, se fores tu aa fazer essa alteração, na loja onde fores comprar o material, contando que não é um AKI ou afins, pede uma opiniao ao vendedor.

 

Estava a lembrar-me de um coisa que te pode ajudar, ;) a APC SurgeArrest Home, tem umas tomadas já com dijuntor, isto para PC's, assim poupas no dijuntor, e sempre fica um trabalho mais apresentavel, mas se optares por esta solução aconselho-te a já teres TERRA na tomada.

 

Ve este topico http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=227693 ;que apesar de ser brasileiro as tomadas encontram-a tambem a a venda em Portugal, na versão SPAIN/Portugal

 

Espero que não tenha sido muito confuso, mas hoje tb acordei com os olhos ainda fechados :P

 

JosMatos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigadíssimo. Vou falar então com os meus pais, sobre colocarmos aqui terra no meu quarto.

Essa questão da APC é a ver, mas penso que caso tenha os cuidados que me indicaram não devo ter problemas.

Vou contactar o mestre da electricidade a ver o que ele me diz.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.