Salta para conteúdo

• Ligar-me com Facebook Ligar-me com Twitter Ligar-me com Windows Live Log In with Google      Ligar   
  • Criar conta

Informação

Estimado Visitante, para tirar proveito de todas as funcionalidades e conteúdos que estão à disposição dos nossos membros, recomendamos que se registe no fórum. Pode fazê-lo através dos links disponíveis no canto superior direito da nossa página. O registo pode ser feito via: Facebook, Twitter, MSN ou formulário de registo, indicando todos os dados necessários. Obrigado!

A Administração

Foto
- - - - -

Água Turva

• Please log in to reply
10 respostas a este tópico

#1 Kosuta

Kosuta
  • Membro
  • 351 Mensagens
    • Time Online: 1h 30m 58s
  • País:Portugal
  • Concelho:Sintra (Lisboa)

Publicado 28 Abril 2007 - 01:46

Olá a todos.

Voltei recentemente a este mundo a aquariofilia e montei um aquário de 180L à cerca de 12dias. #cool

À uns dias atrás coloquei um tronco que tinha de outras andanças (dei-lhe os devidos tratamentos de fervura) e fiquei com o aquário completamente turvo, tipo chá. :bad-words:

Como o tronco não era vital ao meu layout, decidi retirá-lo, mas a água continua bastante turva. Já realizei duas TPA (total 50L) mas continua tudo negro :cry:

Venho-vos pedir ajuda para resolver este problema sem o recurso a filtros UV. help

Obrigado,
Sérgio Costa

Ps: resolvi curtir um pouco com os icons banana rock
  • 0

#2 Luis Rodrigues

Luis Rodrigues

Gerente da Loja AquaHobby

• Registo Particular de Lojista
  • 4123 Mensagens
    • Time Online: 2h 31m 5s
  • Concelho:non portuguese
  • Interesses:...

Publicado 28 Abril 2007 - 02:23

Boas

eu ia na paciencia e mudas de agua.

podes tambem tentar com carvão activado.

abraço
  • 0

#3 Kosuta

Kosuta
  • Membro
  • 351 Mensagens

Publicado 28 Abril 2007 - 03:11

Obrigado Luís, vou carregar o meu filtro com um disco de carvão activo para acelerar o processo.

Mas tenho uma dúvida acerca das TPA.
O pH da minha canalização ronda os 7.8.
Estou neste momento no meu aquário com pH a 7.3 e kH 3, e estou a usar em gerador de CO2 da Hailea
http://www.aquariofi...showtopic=62102

O meu objectivo é baixar o pH para níveis mais baixos (pH7) para depois conseguir introduzir um valente cardume de Tetras Cardinal ("Paracheirodon axelrodi") biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':cry:' /> e ter um bom índice de CO2 na água para as plantas.

Quando faço as TPA aqueço a água com uma resistência e coloco "JLB Biotopol" para condicionar a água, mas não faço nada em relação ao pH.
Devido à falta de efeito tampão (kH baixo) no fim de cada TPA o pH volta novamente para valores que rondam os 7.5. banana rock

Sei que o problema passa pelo aquário ser muito novo e da sua química ainda não estar estável, mas gostaria de saber se quando se faz TPA se existe algum truque ou mezinha para solucionar estas variações. :bad-words:

Obrigado,
Sérgio Costa
  • 0

#4 krushandkill

krushandkill
  • Membro
  • 1004 Mensagens
    • :
  • Concelho:Vila Franca de Xira (Lisboa)
  • Interesses:Além de vários jogos de cartas, BDs e jogos de PC, aquários
  • Feedback:  Reputação nos negócios

Publicado 28 Abril 2007 - 08:05

Podes sempre colocar o tronco numa bacia e ir trocando a água para sair menos chá e depois colocas o tronco no aqua. Acabas por baixar o pH muito facilmente.

Mas se estás assim com tanta pressa, não auguro nada de bom:
"Obrigado Luís, vou carregar o meu filtro com um disco de carvão activo para acelerar o processo." - é, vais no bom caminho, quereres APRESSAR as coisas....

"Quando faço as TPA aqueço a água com uma resistência e coloco "JLB Biotopol" para condicionar a água, mas não faço nada em relação ao pH." - muito trabalho, muito gasto desnecessário.

Eu cá faço como um membro que certa vez li aqui: "desde que os peixes não fiquem com os olhos baços por causa do cloro, levam sempre com água directa da torneira."

Nestas andanças, a paciência além de ser uma virtude, poupa-te muitos desgostos, trabalho e €uros.
  • 0

#5 Kosuta

Kosuta
  • Membro
  • 351 Mensagens

Publicado 28 Abril 2007 - 08:32

Por acaso estou a ir com calma desta vez.
Quando tive aquários em tempos cometi muitos erros estúpidos :) , como comprar logo um monte de peixes e plantas no início... e como já sabemos, as consequências foram bastante trágicas... morte de peixes e plantas, algas, etc.

A minha urgência em resolver este "chá turvo" é que já não consigo ver mais de 10cm para dentro do aquário. E com este nível de opacidade da água não prevejo um final feliz para as plantas que já tenho. :)

Mas como sugeres krushandkill, este hobby é para se levar com calma ;)
  • 0

#6 João Abóbora

João Abóbora
  • Membro ******
  • 3078 Mensagens
    • Time Online: 3d 6h 29m 32s
  • Mail:janita2745@hotmail.com
  • Concelho:Lisboa (Lisboa)
  • Interesses:Coisas interessantes

Publicado 29 Abril 2007 - 12:42

Se o tronco não for muito grande coloca-o no reservatório do autoclismo. Daqui a uns tempos deixa de escurecer a água.
Em relação ao ph, eu preferia escolher uns peixes mais adequados ao ph da água que tens acesso. Mas se fizeres mesmo questão, turfa e troncos baixam-te o ph naturalemente, mas costumam acastanhar um pouco a água. As tpa´s podes usar um produto para baixar o ph. Mas a longo prazo sai caro. Ou então teres um recipiente onde deixas água a repousar com troncos lá dentro...
  • 0

#7 Kosuta

Kosuta
  • Membro
  • 351 Mensagens

Publicado 29 Abril 2007 - 01:05

João grande dica bowdown.gif' class='bbc_emoticon' alt=':P' />

Ainda não me tinha lembrado dessa do autoclismo, e assim ainda vais poupando uns litros nas descargas biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

Estive a ver nos produtos da JBL, eles têm dois químicos o "Tropol" e o "Clearol" para tornar a água mais cristalina.
Não sou muito adepto de químicos, mas como a situação não está a melhorar, pelo contrário :blush: (e o tronco já não está dentro do aquário à 4 dias) gostaria da vossa opinião e ajuda em relação a estes químicos (ou de outras marcas).

Editada por Kosuta, 29 Abril 2007 - 01:09 .

• 0

#8 João Abóbora

João Abóbora
  • Membro ******
  • 3078 Mensagens
    • Time Online: 3d 6h 29m 32s
  • Mail:janita2745@hotmail.com
  • Concelho:Lisboa (Lisboa)
  • Interesses:Coisas interessantes

Publicado 29 Abril 2007 - 01:20

Se montas-te o aquário á 12 dias, ainda não deves ter muitos peixes. Retira os peixes e depois faz uma troca total da água. Vai-te voltar quase á estaca zero no ciclo, mas ficas logo despachado. Atenção quando voltares a colocar os peixes para fazeres uma boa aclimatização.
  • 0

#9 Kosuta

Kosuta
  • Membro
  • 351 Mensagens

Publicado 29 Abril 2007 - 01:47

Sim, realmente ainda só tenho um Espada Fêmea (Xiphophorus hellerii) e um casal de Mollys (Poecilia Latipinna).
Nesta montagem já tive uma baixa, o par do Espada Fêmea e uma pequena ninhada de Mollys que foram devorados de um dia para o outro :D

Se calhar em vez de gastar dinheiro em químicos e andar a arrastar este problema, mais vale fazer uma muda de água total, mesmo assim não se perde tudo, pois já devo ter a colonia de bactérias instalada no filtro externo.

Vou dormir (literalmente) sobre o assunto :blush:

Obrigado a todos pela ajuda bowdown.gif' class='bbc_emoticon' alt=':P' />
  • 0

#10 Kosuta

Kosuta
  • Membro
  • 351 Mensagens

Publicado 29 Abril 2007 - 10:32

Resolvi tirar todas a pedras e troncos de dentro do aquário e voltei a ferver tudo.
Agora tenho a certeza que foi aquele maldito tronco que me tingiu a água toda chainsaw.gif' class='bbc_emoticon' alt=':-?' />

Também fiz uma TPA de 50%
Já consigo ver o fundo do aquário :-P mas mesmo assim ainda não está a 100%
  • 0

#11 Kosuta

Kosuta
  • Membro
  • 351 Mensagens

Publicado 05 Maio 2007 - 03:33

O aquário já está bom. :)

Após ter detectado o problema e de ter colocado Lã de algodão dentro do filtro, a água voltou a estar cristalina.

E assim se encerra mais um episódio desta aventura :silly:
  • 0

0 Membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 anónimos utilizadores