Espadas com coloração selvagem


Recommended Posts

Boas,

 

Adquiri hoje numa loja um trio de espadas (Xiphophorus hellerii) cuja coloração me interessou por parecer bastante próxima da variedade selvagem, evidentemente sei que não são exemplares selvagens, pois para além de ser impossível encontrar disso numa loja de animais aqui em Portugal, na própria loja estes estavam misturados com exemplares laranja dos que normalmente se vêem no comércio. Porém já tinha visto fotos de exemplares selvagens e estes pareceram-me bastante semelhantes, e como as formas selvagens dos vivíparos interessam-me muito mais do que as apuradas por reprodução selectiva não pensei duas vezes e comprei um trio. No entanto gostava de ouvir a opinião, especialmente de alguns colegas de fórum que tenham mais experiência com vivíparos "selvagens", acerca da semelhança destes exemplares com a variedade selvagem.

 

Deixo aqui umas fotos:

 

DSC_0047.jpg

 

DSC_0049.jpg

 

 

Obrigado.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é essa a coloração selvagem, no entanto, duvido que o sejam nos dias que correm=P Vê-se muitos exemplares com essa coloração á venda cá na minha zona. São lindos sem duvida=) Já tive 1 macho e várias femeas assim há uns anos atrás no entanto, há coisa de 3 anos caí de amores pelos cauda de lira=) Essa Variedade é muito jovial, bastante sociavéis, embora alguns machos sejam mais territoriais que o costume, atacando mesmo platies, gupies e outros peixes presentes no tanque. As femeas dessa variedade, e de minha experiencia é uma alegria durante as posturas... Largam montes e montes de alevins, e raramente me comeram algum=) O meu sonho era conseguir apurar caudas de lira mantendo esta coloração=)

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu de facto nunca pus a hipótese de que fossem selvagens, pois pelas razões que apontei no primeiro post isso pareceu-me muito pouco plausível, todavia, desde ontem andei a investigar melhor esta questão do fenótipo dos espadas selvagens e estou inclinado a pensar que estes exemplares (e eventualmente outros que os colegas de fórum dizem ter visto e adquirido em tempos) sejam simplesmente uma reversão para o fenótipo selvagem, que pelo que percebi é relativamente fácil de ocorrer em muitas espécies de peixes e nos espadas em particular, bastando que uma população seja deixada a procriar sem intervenção humana. Deixo aqui um exemplo que me parece pertinente:

 

http://fishbase.sinica.edu.tw/Photos/Pictu...s&TotRec=10

 

Este exemplar provém de uma população selvagem introduzida na Austrália, provavelmente a partir de espécimes de aquário de linhagens apuradas por reprodução selectiva, pois penso que é pouco provável que tenham sido introduzidos exemplares selvagens, intencionalmente, fora dos seus países de origem, à imagem do que sucedeu com os gupis e as (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b].

 

Por outro, lado na loja onde comprei os meus exemplares existia um tanque de criação com espadas de cerca de 5x5 m onde estes estavam à vontade e donde, pelo que percebi, seguiam posteriormente para o aquário de venda. Também é certo que na loja os espadas para venda estavam misturados com exemplares laranja em quantidade considerável - pelo que tenho alguma curiosidade em ver, quando os meus se reproduzirem as percentagens dos diferentes fenótipos.

 

Conclusão: se o genótipo de certeza que está bastante "poluído" por linhagens de aquário não deixa de ser interessante este fenómeno (provável) da reversão. O raio dos bichos são lindos... :)

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é essa a coloração selvagem, no entanto, duvido que o sejam nos dias que correm=P Vê-se muitos exemplares com essa coloração á venda cá na minha zona. São lindos sem duvida=) Já tive 1 macho e várias femeas assim há uns anos atrás no entanto, há coisa de 3 anos caí de amores pelos cauda de lira=) Essa Variedade é muito jovial, bastante sociavéis, embora alguns machos sejam mais territoriais que o costume, atacando mesmo platies, gupies e outros peixes presentes no tanque. As femeas dessa variedade, e de minha experiencia é uma alegria durante as posturas... Largam montes e montes de alevins, e raramente me comeram algum=) O meu sonho era conseguir apurar caudas de lira mantendo esta coloração=)

 

Obrigado pelas informações que adiantaste, já agora, tens tido sucesso com os cauda de lira? já ouvi dizer que essa variedade era especialmente difícil de conseguir a reprodução... e sem dúvida que um cauda de lira com estas cores era algo digno de se ver. :)

 

 

Cumprimentos.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os selvagens são narealidade bastante identicos aos teus com umas pequenas defrenças,as femeas são practicamente olivaceas e as cores dos machos practicamente nulas mas visiveis.

 

Boas,

 

Os machos será mais tipo isto?

 

DSC_0032.jpg

 

É que as fotos anteriores foram com flash, e o flash realça sempre muito as cores em comparação com aquilo que normalmente vemos, a menos que tenhamos alguma luz directa a incidir sobre os peixes. Não é que estas sejam também as cores naturais porque a temperatura de cor da lâmpada do aquário influi sempre um bocado, bem como a própria câmara, mas anda mais ou menos lá perto. Já as fêmeas são da mesma cor que o macho é na zona acinzentada nesta foto.

 

 

Cumprimentos.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Gostaria de dizer que esses exemplares não são selvagens, podem ter cores parecidas com o padrão base da core das espadas selvagens, para mais as espadas que temos descendem de vários cruzamentos entre as varias espécies Xiphophorus Helleri/Xiphophorus Maculatus.

ver

As tuas espadas podem ser Xiphophorus hellerii grün, ou Xiphophorus hellerii neon.

ver

 

As verdadeiras espadas selvagens são estas Xiphophorus montezumae.

xiphophorus%20montezumae.jpg

 

Mas é apenas um membro ancestral da vasta família, as espadas que são introduzidas na natureza tendem em varias gerações assumirem a cor verde pois e esta cor e fruto da selecção natural que mas se adapta a natureza selvagem do meio que foram introduzidas, mas não são verdadeiramente selvagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Montezuma e o Helleri são ambos espadas, e existem em estado selvagem. O Verdadeiro Espada não é o Montezuma, mas sim o X. helleri. O Montezuma foi catalogado mais tarde cronologicamente, sendo também um espada, mas o dito Espada de Montezuma.

Mas Espada Espada, é mesmo o Xiphophorus helleri. São espécies diferentes, com características ligeiramente diferentes.

 

Quanto aos selvagens que vemos introduzidos são maioritariamente hibridos, mas posso te dizer que também se encontram espadas com este padrao de cor que são descendentes de selvagens á venda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só para dizer que eu nunca disse ou pensei que os peixes fossem selvagens, o que achei foi interessante o seu fenótipo ser semelhante ao selvagem, em termos genéticos evidentemente que estarão distantes dos selvagens, mas aqui também me interessou a possibilidade da regressão de exemplares de linhagens de reprodução selectiva para o aspecto selvagem. Mas penso que isso ficou claro o suficiente nos meus posts anteriores.

 

Subscrevendo o que o Gervas disse, os montezuma são uma espécie de espadas, há várias dentro do género Xiphophorus, o que são é raras no comércio, e normalmente o que se vê é Xiphophorus hellerii mais ou menos cruzado com outros Xiphophorus que são os platies.

 

Eu já tive o privilégio de ter espadas 100% selvagens. São grandes e brutos.

 

Que sorte a tua, já agora conta aí como foi isso, como os obtiveste e isso. :music_singguitar:

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu pessoalmente gosto muito de espada alias troco 2 vezes um guppie por meio espada!! xD acho que sao peixes muito interessantes e os seus cruzamentos podem dar espadas com aspectos muito interessantes como esse ... o cruzamento desse com o espada mais comum Xiphophoru deve ser interessante se conseguires o cruzamento dele com outra espécie de espada depois diz alguma coisa estou mesmo curioso por ver!!! :music_singguitar:

Green Island

 

10za4ae.jpg

Visite meu site

João Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu diria assim a espada Montezuma é um Xiphophorus hellerii, como todas as espadas queiram elas selvagens ou domesticas todas são Xiphophorus hellerii.

A espada Montezuma e uma variedade selvagem que foi baptizada com o nome Montezuma, e ainda existe em estado selvagem.

Ver

Como tinha dito existem mais variedades selvagens em espaços geográficos distintos, o cruzamento das varias variedades Xiphophorus hellerii resulta no que é hoje as espadas domesticas.

Ver

 

Agora duvido que se tenha introduzido exemplares selvagens geneticamente puros semelhantes as populações selvagens existente ainda no espaço geográfico original da espécie Xiphophorus hellerii.

Com isto quero dizer que as varias espadas introduzidas no resto do mundo tem vários níveis de cruzamento o que conferiu aos exemplares resultantes um poder adaptativo superior do que os exemplares geneticamente puros.

Diria mais a cor dos exemplares selvagens parecem-me mais cinzenta do que verde.

Não digo com isto que não se consiga através do cruzamento das varias variedades Xiphophorus hellerii a cor semelhante aos exemplares selvagens neste caso ao Montezuma bang

Editado por clik
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Eu diria assim a espada Montezuma é um Xiphophorus hellerii, como todas as espadas queiram elas selvagens ou domesticas todas são Xiphophorus hellerii.

 

Permite-me discordar de ti.... O montezuma é uma especie totalmente distinta do X. helleri, nem sequer é uma sub-especie. O Montezuma é Xiphophorus montezumae. Com Caracteristicas semelhantes mas mesmo assim ocupa um lugar diferente na familia Xiphophorus.

 

O ramo dos "espadas" da familia Xiphophorus tem criado muito confusão entre os menos atentos. Tanto o X. cortezi como o X. montezumae são comumente chamados de montezuma, no entanto o primeiro não é o verdadeiro Montezuma. E depois tens a grande confusão entre o Xiphophorus montezumae, o Xiphophorus cortezi (Espada de Cortez, bastante raro no comercio), e o comum Xiphophorus helleri, estas 3 especies parecem semelhantes á primeira vista, mas são na realidade distintas com fundos genéticos diferentes, muito embora sejam filogénicamente aparentados e muito próximos daí a possivel hibridação viável, no entanto o facto de os seus hibridos serem reprodutivamente viáveis, não significa que são a mesma especie.

 

Está na hora de as pessoas se começarem a capacitar que os Hibridos inferteis como por exemplo as mulas e os machos, são excepções e não regras na Natureza. Só porque os hibridos de espécies diferentes se cruzam e são ferteis não significa que as duas especies sejam a mesma na realidade.

Editado por gervas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais