Aquário 220L


Rui Granja

Recommended Posts

Boas!

 

Hoje à tarde juntamente com o João Lopes montei um aquário de 200L, um pouco maior que o que tinha até agora de 120L que neste momento está com os Disquinhos em crescimento.

 

Aqui fica o Setup:

 

Aquário: DIY 100x45x50. 225L nominal, 200L reais.

 

Filtragem: DIY balde de 55L com retorno a ser feito por uma Eheim 1260 (2300l/h). (este sistema ainda está em testes a ver se "vinga")

 

Iluminação: DIY Calha suspensa com 204w. 4x39w T5 10000k mais 2x24w T5 6500k. Tenho a possibilidade de ligar cada para de lâmpadas em separado, o que se torna uma mais valia no controle da iluminação.

 

Co2: Botija de 2k com válvula selenóide, comprada ao cfatelo.

 

Substrato: Power Sand 2L, mais Akadama especial.

 

Decoração: Raízes de videira e alguns Xistos ou Basaltos, nem sei bem! :laugh:

Flora:

Echinodorus Ozelot Green

Echinodorus Bleheri

Cryptocoryne Brown

Lotus Tiger

Eleocharis Accicularis

 

Em falta:

Anubias Barteri

 

Fauna ainda não tem, vai ciclar primeiro. Se os conseguir criar, serão 4 ou 5 Discus Solid Fire Red que estão no 120L. :D

 

Bom, passemos às fotos!

 

A encher o filtro de matérias filtrantes, possas nunca mais chegava ao cimo!

DSC02222.jpg

 

Começar a colocar o Power Sand. (nunca pensei que aquilo fosse assim, parecia cocó de ovelha! chainsaw )

DSC02230.jpg

DSC02231.jpg

 

Primeira camada de Akadama:

DSC02238.jpg

DSC02240.jpg

 

Agora o mais trabalhoso, o hardscape! :dry:

DSC02249.jpg

Este já era o hardscape final, depois foi so dar uns pequenos retoques que na nossa modesta opinião não estavam bem.

 

Começar a plantar!

DSC02257.jpg

 

Já com todas as plantas:

DSC02264.jpg

 

Começar a encher, a conta goas para não fazer porcariae com o belo do prato. :dry:

DSC02266.jpg

 

Já cheio, e o prato quase que por lá ficou a fazer parte do "quadro"

DSC02276.jpg

 

Com a água ainda um bocado turva:

DSC02285.jpg

 

O objectivo deste aquário é ser pouco mais exigente que um lowtech, visto que depois de entrar para a faculdade vai haver menos tempo disponível e assim penso que não preciso de me preocupar muito com ele. Como ele está agora ainda não é definitivo, ainda faltam as anubias e tenho que pensar se meto mais alguma planta ou não.

 

As pedras poderão ser engolidas pela Eleocharis, mas como tenciono manter o tapete rasteiro logo vejo se vai ser necesário subir mais as pedras ou não.

 

Espero que gostem, critiquem à vontade!

 

Abraço a todos

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma vez que ja te fiz os comentarios todos via messenger, fica apenas por comentar a toalha da tua mãe que é de muito bom gosto uma vez que tenho um conjunto igual ca em casa chainsaw

Muito bom Rui! A melhor das sortes no projecto!

 

PS: e fotos dos futuros habitantes? isso é que era!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelos comentários pessoal.

 

Diogo, aquela foto foi um bocado eu ser apanhado a limpar alguns pingos que estavam no vidro, mas obrigado pelo elogio! :P Olha o mané fartou-se de tirar fotos aos discus, umasmuito boas por sinal, a ver se posto algumas amanhã.

 

Smoot, obrigado pelo comentário. Também eu espero pelo seu desenvolvimento e espero sinceramente que não me apareça muitas algas...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bom sim senhor. O aquário tem umas medidas porreiras e o hardscape está bom. A eleocharis é que poderá demorar muito até formar tapete.

 

 

Devias era ter esperado mais algum tempo até colocar os peixes, não sei se esse discu laranja se aguenta! :D

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Obrigado pelos comentários. Seguem umas fotos do "gaijo" hoje já com a água limpinha, mas como equipamento todo, que ainda tenho que pensar se fica assim ou não. :mrgreen:

 

17072008.jpg

 

DSC02295.jpg

 

E um registo que achei interessante partilhar com vocês, tirada ontem:

DSC02289.jpg

 

Abraço

 

Edit: Esqueci-me de dizer, mas já devem ter visto que estão ali dois calhaus um bocado diferentes, para as raízes não flutuarem. :D

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem fixe, ficou uma boa "base" de desenvolvimento, da qual vou ficar bem atento... :D

 

So não gosto muito é daquele pau do meio, acho que ficou um bocado grosso em compraração com os outros, e chama muito a atenção... Mas não ligues, que eu de layouts não percebo muito. :wink:

 

Mas no geral acho que esta bastante bom, gostei muito!

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui

 

gostei bastante deste projecto , vou estar atento :D

 

E a fauna ? só Discus ?

 

Cpts

Editado por José Garcia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mete la fotos do serviço de pratos!

A gente não quer ver o discu das fotos da montagem :( queremos ver os verdadeiros :tongue:

Estive a analisar o teu aquario e acho que estás a precisar de uma boa dose de fetos (narrow e bolbitis) no centro da raiz e não escapas a pôr musgo nalguns dos troncos...

Tenho de ir ai compor isso ta visto :tongue:

Na brinca ;)

Tens é de vir ca a casa tirar umas fotos isso sim!

Abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Obrigado a todos pelos comentários.

 

Agora as respostas pendentes:

Bem fixe, ficou uma boa "base" de desenvolvimento, da qual vou ficar bem atento... ::D:

 

So não gosto muito é daquele pau do meio, acho que ficou um bocado grosso em compraração com os outros, e chama muito a atenção... Mas não ligues, que eu de layouts não percebo muito. bang

 

Mas no geral acho que esta bastante bom, gostei muito!

Esse pau que falas, foi o que melhor consegui arranjar, pois todas as raízes que encontrei por aqui não me enchiam o olho!

Além disso, não tinha disponibilidade de ir a uma boa loja comprar um tronco ramificado, nem me apetecia muito dar 30€ por um. :)

 

Boas Rui

 

gostei bastante deste projecto , vou estar atento bang

 

E a fauna ? só Discus ?

 

Cpts

 

Obrigado pelo elogio, é um prazer ter um bom feedback vosso.

A fauna vão ser os Discus, um cardume de cardinais que tenho num outro aqua, um casal de apistogramas cacatuóides e umas corys. Mas estou aberto a sugestões! :D

 

Um abraço

 

Mete la fotos do serviço de pratos!

A gente não quer ver o discu das fotos da montagem ;) queremos ver os verdadeiros ;)

Estive a analisar o teu aquario e acho que estás a precisar de uma boa dose de fetos (narrow e bolbitis) no centro da raiz e não escapas a pôr musgo nalguns dos troncos...

Tenho de ir ai compor isso ta visto ;)

Na brinca ;)

Tens é de vir ca a casa tirar umas fotos isso sim!

Abraço

Tenho andado um bocado ocupado e não tem havido tempo para postar umas fotos decentes... O filtro teve um pequeno problema e começou a verter água, mas já o desliguei e retirei as matérias filtrantes e estou a analisar o problema daquilo. Epá não é nada fácil despejar um filtro de 55L, nem quero pensar quando for para lavar!

Em relação aos fetos, já te tinha dito que na base da raiz vai ser a anubia que falta! Acho que os fetos depois iam crescer em demasia naquele espaço e retirar o protagonismo central da raiz e das echinodorus que estão por trás. O musgo, hum... tenho que pensar! Tu queres por este aquário em tudo menos lowtech! :evil:

Em relação ao resto, o que tu queres sei eu! nyah

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal!

 

Tenho andado a dar ao cabedal com o meu pai, e não tem havido tempo para tirar umas fotos ao bicho...

 

Hoje lá consegui ter um tempinho antes da hora de almoço e fica aqui um registo só para actualizar:

DSC02319.jpg

 

Já se nota algum crescimento das plantas, a eleocharis começou finalmente a agarrar e já se vêem alguns runners, as algas não estão a atacar em força, pelo menos até agora. Para ajudar no ciclo e para limpar a casa, pus ontem duas ampulárias, lá andam nas limpezas...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rui, gostei imenso do layout excepto dos inertes que usaste (rocha) têm uma coloração muito esbatida... Acho que se fossem mais escuros de certeza que ficavam melhores..

 

Podias ter optado por "Parvula" em vez da acciculáris, assim não corrias o risco de sobreposição das plantas!!

 

Vái actualizando o tópico...

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Obrigado pelos comentários José e Godlike. :snipersmile:

 

Eu queria umas pedras um bocado mais escuras, e estas até são! Mas por dentro... E partir aquilo?! Mesmo com a marreta até faz faísca! E não conseguiria dar-lhes a forma que pretendia. Como não encontrei mais escuras e com esta forma, olha foram estas. :D

 

Em princípio tenho quem me arranje Parvula, e se calhar ainda troco! Depois vejo... Mas pelo menos atrás não mexo nela, deixo estar Accicularis, para ficar maior atrás.

 

Vocês ainda não conseguem ver, mas está lá uma Lotus muito pequenina, quando crescer acho que vai dar um bom aspecto no meio de todo aquele verde! E depois nas laterais estão as Crypts, que vão novamente esbater o verde todo das Ozelot e da Eleocharis que fica atrás. É esta a minha ideia para o layout final...

 

Ah! E falta a Anúbia no tronco, jáme esquecia...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Viva pessoal,

 

Para actualizar o tópico...

130808.jpg

Continua a faltar o resto da flora. Dada como certa neste momento estão só ainda as anubias... Noto que falta ali algo em redor das pedras, junto à base do tronco, mas não consigo ter uma ideia de jeito, em relação a que planta lá meter. Mesmo na base das raízes será a tal Anubia, mas depois ali em redor da Anubia e das pedras,não sei que ponha. Agradecia umas ajudinha vossa! Ao mesmo tempo que gostava de uma planta verde, uma que desse um toque de vermelho também era uma boa opção. Digam de vossa justiça!

 

Ontem mudei para este aqua o cardume de cardinais que tinha noutro aquário, e já estavam um bocado debilitados. Prorém, éimpressionante como de ontem para hoje já recuperaram bastante do vermelho que tinham quando estavam em forma.

 

Ah! Já me esquecia. A Lotus, se calhar por ser tao pequena e não apanhar muita luz, acabou por definhar. A ver se arranjo outra, mas maior! :oops:

 

Entretanto, também tenho uma praga de caracóis cada vez maior, e não tenho forma de dar cabo dos gajos... Não me estorvam, mas estão por todo o lado e já chateia um bocado. Alguma opinião?

 

Abraço a todos,

Rui Granja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem mudei para este aqua o cardume de cardinais que tinha noutro aquário, e já estavam um bocado debilitados. Prorém, éimpressionante como de ontem para hoje já recuperaram bastante do vermelho que tinham quando estavam em forma.

ficam muito bem nesse aquário :oops:

Entretanto, também tenho uma praga de caracóis cada vez maior, e não tenho forma de dar cabo dos gajos... Não me estorvam, mas estão por todo o lado e já chateia um bocado. Alguma opinião?

Fluvermal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado José. Confesso que não procurei nada sobre como matar os caracóis. :(

 

Tenho que pensar na questão das plantas, para "vestir" mais um bocado o bicho...

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continua a faltar o resto da flora. Dada como certa neste momento estão só ainda as anubias... Noto que falta ali algo em redor das pedras, junto à base do tronco, mas não consigo ter uma ideia de jeito, em relação a que planta lá meter. Mesmo na base das raízes será a tal Anubia, mas depois ali em redor da Anubia e das pedras,não sei que ponha. Agradecia umas ajudinha vossa! Ao mesmo tempo que gostava de uma planta verde, uma que desse um toque de vermelho também era uma boa opção. Digam de vossa justiça!

 

Blyxa, tennelus, crypts... fetos mais acima, musgo nos troncos... tens tanta coisa que podes pôr... mas as blyxas e tennelus eram mesmo a melhor opção!

 

Entretanto, também tenho uma praga de caracóis cada vez maior, e não tenho forma de dar cabo dos gajos... Não me estorvam, mas estão por todo o lado e já chateia um bocado. Alguma opinião?

 

Vai um botia? Se quiseres faço-te um emprestimo a longo prazo do meu palhaço :tongue:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois Diogo, tudo isso são boas opções, mas vejamos:

 

- A Tennelus, depois de agarrar quem a apanha?! Começa a mandar runners por tudo quanto é sítio e no fim não está só naquele local que eu quero.

 

- A blyxa, já é diferente. Era capaz de assentar bem ali, mas não sei porquê, acho que destoa um bocado do tipo de aquário que idealizei. Tenho ali várias "couves", e depois espeto com Blyxas logo na frente, que até nem são plantas nada exigentes... Não sei...

 

Posso parecer muito esqusito, e no fim não fazer nada de jeito. Mas não gosto de simplesmente olhar para uma planta e metê-la dentro do aquário. Penso que as coisas têm que seguir uma determinada ordem, senão os aquários não tinham a mínima harmonia. Por exemplo, por vezes dizem-me mais aquários que nem têm muitas plantas, mas foram pensados para um propósito do que aquários tipo holandês em que enchem aquilo de plantas até não poder mais! :D Não estou a direccionar isto a ninguém, só a explicar o meu ponto de vista.

 

Em relação aos caracóis, Obrigado! Mas vou tentar primeiro o Fluvermal, de qualquer das formas já tinha que o comprar por causa dos Discus.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Aproveitei um tempo morto nestes dias de praia para partilhar umas fotos que aqui tinha para postar. Uma outra perspectiva do aqua! E também uma minúscula Cryptocoryne brown que nasceu a partir de um pedaço bem pequeno de raiz que deve ter ficado enterrado depois de arrancar a grande.

1308086.jpg

1308083.jpg

1308085.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.