Recommended Posts

Comecei agora com o aquariofilismo e comprei um aqua, com todo o equipamento, pus uns neons, uns bettas, mas queria acertar o PH, eu gostava de saber como é que se vê se o PH está alto ou está baixo? Como é que eu ponho o PH mais alto ou mais baixo?

 

Agradeco

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ver qual o ph do teu aqua tens que comprar o teste de ph que se vende nos hipermercados ou em qualquer loja de aquariofilia.

para acertar o ph existe produtos quimicos que sobem ou baixam o ph, podes por tambem pedras calcarias para aumentar o ph

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ver qual o ph do teu aqua tens que comprar o teste de ph que se vende nos hipermercados ou em qualquer loja de aquariofilia.

para acertar o ph existe produtos quimicos que sobem ou baixam o ph, podes por tambem pedras calcarias para aumentar o ph

 

Obrigado naysel

 

Alguém sabe alguma coisa que não seja um produto quimico para baixar o PH?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há prdutos tanto para baixa rou subir o pH

para o fazeres naturalmente:

 

:lol: AUmentar o pH---» introduzir algo calcário no aquario( pedras calcarias, conchas, areia coralina..)

 

:lol: Diminuir o pH------» troncos, turfa, introdução de CO2....

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem produtos para fixar o Ph!!

 

O bicarbonato de sodio faiz um otimo ewfeito tampao,mais com um problema,sobe um pouco o Ph,portanto aconselharia você a comprar um produto que mantenha o Ph num,a determinada faixa!

 

Até mais

 

Caio

" Acaras disus e Banderas,minha paixão!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

klaro um tronco so tem efeito forte no pH se o seu tamanho for muito grande em relação ao aquario

se forem troncos de 10 cm para um aquario de um metro nao há problema nenhum mas se o mesmo tronco for colocado num aquario de 20 cm....ai a coisa muda de figura

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]klaro um tronco so tem efeito forte no pH se o seu tamanho for muito grande em relação ao aquario

se forem troncos de 10 cm para um aquario de um metro nao há problema nenhum mas se o mesmo tronco for colocado num aquario de 20 cm....ai a coisa muda de figura

 

O meu aqua tem 63C X 32L X 40.50A cm, isto quer dzr, eu queria por um tronco para esconder o meu filtro/bomba (são as 2 coisas juntas) e para dar de esconderijo aos peixes.

 

O tronco é mais ao menos deste tamanho( como se pode ver bem na foto, o tronco é grande)

 

Pic_616_8.jpg

 

 

PS: Peco desculpa ao autor desta foto, mas foi a única que me serviu para explicar mais ou menos o tamanho do tronco que eu queria,desde já agradeco sem incomodos

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sugiro ao colega Black Dragon que evite tentar alterar constantemente as características da água e que opte por escolher espécies que sejam adequadas ao pH que tem. Por exemplo néons e barbos para águas mais ácidas, guppies e platis para águas mais alcalinas.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sugiro ao colega Black Dragon que evite tentar alterar constantemente as características da água e que opte por escolher espécies que sejam adequadas ao pH que tem. Por exemplo néons e barbos para águas mais ácidas, guppies e platis para águas mais alcalinas.

 

Como comecei a pouco com o aquariofilismo, ainda só tenho o aqua, os equioamentos e a decoracao ainda não acabei por isso ainda não tenho peixes, eu estava a pensar comprar os seguintes peixes

 

:wink: neon

:cry: betta

:wink: guppy

:wink: pleco

 

Penso que para manter estes peixes devo ter um PH neutro, que acham?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens sempre duas hipoteses:

 

1- Adaptar a água que tens aos peixes que queres

2- Comprares peixes adaptados à tua água.

 

Pessoalmente acho a hipotese 2 sempre melhor e menos stressante tanto para o dono do aquário como para os peixes.

Os peixes têm limites inferiores e superiores de tolerancia tal como qualquer espécie, mas o que eles não toleram bem são variações bruscas.

 

Antes de mais deves testar a água que te sai da torneira!

Pode acontecer que tenhas água ácida, neutra ou alcalina. Se vais ou não conseguir variar o PH vai depender da dureza da água.

Se a água for muito dura será muito dificil alterares o PH sem recurso a quimicos e mesmo assim se inserires água da torneira vais alterar tudo de novo.

Se for muito mole qualquer coisinha minima te altera o PH.

 

Portanto e antes de qualquer outra coisa deves testar:

- PH

- KH (dureza de carbonatos)

- GH (dureza geral)

Estes 3 parametros vão decidir tudo o resto.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens sempre duas hipoteses:

 

1- Adaptar a água que tens aos peixes que queres

2- Comprares peixes adaptados à tua água.

 

Pessoalmente acho a hipotese 2 sempre melhor e menos stressante tanto para o dono do aquário como para os peixes.

Os peixes têm limites inferiores e superiores de tolerancia tal como qualquer espécie, mas o que eles não toleram bem são variações bruscas.

 

Antes de mais deves testar a água que te sai da torneira!  

Pode acontecer que tenhas água ácida, neutra ou alcalina. Se vais ou não conseguir variar o PH vai depender da dureza da água.  

Se a água for muito dura será muito dificil alterares o PH sem recurso a quimicos e mesmo assim se inserires água da torneira vais alterar tudo de novo.

Se for muito mole qualquer coisinha minima te altera o PH.

 

Portanto e antes de qualquer outra coisa deves testar:

- PH

- KH (dureza de carbonatos)

- GH (dureza geral)

Estes 3 parametros vão decidir tudo o resto.

 

Antes de mais obrigado a todos

 

Podem m dzr como é que eu vejo o KH e GH?

E que água me sugerem a comprar?a água dos garrafoes k se compra nos hipermercado?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Para medires o GH e o KH tens á venda nas lojas esses testes.

 

Não necessitas de comprar água de garrafão :twisted: basta arranjares uns baldes, passar a água da torneira para esse balde, deixá-lo repousar durante 1/2 noites (para o cloro de evaporar) e depois fazer uma troca parcial de água. Utilizando para encher novamente o aquário a água do balde.

 

Fica bem!

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que água me sugerem a comprar?a água dos garrafoes k se compra nos hipermercado?

Acho que não percebeste bem o que eu te quiz dizer...

 

Primeiro arranjas os testes. O de PH existe em qualquer hipermercado. Os de KH e GH já só em lojas da especialidade (existem de diversas marcas e não tem nada que enganar... as embalagens dizem mesmo KH ou dKH e GH ou dGH)

Depois tiras um copo de água da torneira em tua casa e testas seguindo as instruções que vêm com os testes.

 

Comprar água engarrafada para meter no aquário é uma solução de ultimo recurso e bastante dispendiosa.

 

Quando te falei em comprar peixes para a água que tens era no sentido de depois de fazeres os testes e veres ph e durezas ires procurar os peixes que vivem bem com esses parametros de água.

 

Não faças o mesmo erro que eu fiz... comprei a tralha toda e só depois testei a água!

Resultado, a minha água é apropriada para ciclideos africanos que têm necessidades completamente diferentes dos restantes peixes. Este erro de iniciante implicou que tivesse que comprar um filtro diferente, que tivesse que alterar as minhas ideias para a decoração, etc...

Felizmente não me ficou muito caro porque o aquário é pequeno, mas deu para aprender a lição.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E que água me sugerem a comprar?a água dos garrafoes k se compra nos hipermercado?

Acho que não percebeste bem o que eu te quiz dizer...

 

Primeiro arranjas os testes. O de PH existe em qualquer hipermercado. Os de KH e GH já só em lojas da especialidade (existem de diversas marcas e não tem nada que enganar... as embalagens dizem mesmo KH ou dKH e GH ou dGH)

Depois tiras um copo de água da torneira em tua casa e testas seguindo as instruções que vêm com os testes.

 

Comprar água engarrafada para meter no aquário é uma solução de ultimo recurso e bastante dispendiosa.

 

Quando te falei em comprar peixes para a água que tens era no sentido de depois de fazeres os testes e veres ph e durezas ires procurar os peixes que vivem bem com esses parametros de água.

 

Não faças o mesmo erro que eu fiz... comprei a tralha toda e só depois testei a água!

Resultado, a minha água é apropriada para ciclideos africanos que têm necessidades completamente diferentes dos restantes peixes. Este erro de iniciante implicou que tivesse que comprar um filtro diferente, que tivesse que alterar as minhas ideias para a decoração, etc...

Felizmente não me ficou muito caro porque o aquário é pequeno, mas deu para aprender a lição.

 

Então o k eu tenho de fazer é ver vários tipos de água(da minha casa, garrafoes,etc) e depois ver as que coincidem com o PH da lista dos peixes que eu quero né?E depois como é que eu mantenho o PH sempre igual?

 

E pelo que eu entendi para ver o PH tenho que comprar um kit para ver o PH e para subir ou baixar o PH tenho de comrpar um kit para baixar ou subir o PH né?E a mesma coisa acontece para o KH e GH né?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xiiiiiiiiiiiiiiii tanta confusão que anda na tua cabeça rapaz...

 

Vamos por partes...

 

Primeiro tens que ver que tipo de água tens na tua casa.

Queres saber 3 valores da água: PH , Kh e GH.

 

Para já apenas precisas de 3 testes... um de PH , um de KH e um de GH (não gastes dinheiro em mais nada! só queres os testes!!! )

 

Só depois de saberes os valores é que poderás tomar mais decisões.

 

Aconselho-te vivamente a que leias estas faqs : http://faq.thekrib.com/pt/

 

Estão em português e são a "biblia dos iniciados". Lá tens tudo o que precisas de saber para o inicio na aquariofilia... Se queres ter uma "viagem" sem sobressaltos este link é fundamental.

 

Boas leituras :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xiiiiiiiiiiiiiiii tanta confusão que anda na tua cabeça rapaz...  

 

Vamos por partes...

 

Primeiro tens que ver que tipo de água tens na tua casa.

Queres saber 3 valores da água: PH , Kh e GH.

 

Para já apenas precisas de 3 testes... um de PH , um de KH e um de GH (não gastes dinheiro em mais nada! só queres os testes!!! )

 

Só depois de saberes os valores é que poderás tomar mais decisões.

 

Aconselho-te vivamente a que leias estas faqs : http://faq.thekrib.com/pt/

 

Estão em português e são a "biblia dos iniciados". Lá tens tudo o que precisas de saber para o inicio na aquariofilia... Se queres ter uma "viagem" sem sobressaltos este link é fundamental.

 

Boas leituras :?

 

Darius bem o dizes, tem k ser mesmo boas leituras, tenho muito pa ler :)

 

Inda só n percebi uma coisa que voces podem-me explicar, kal é a diferenca de GH de KH

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inda só n percebi uma coisa que voces podem-me explicar, kal é a diferenca de GH de KH

Já te respondi no outro post.

 

Não devias fazer o mesmo tipo de pergunta em posts distintos! Dificulta a quem te quer responder e para quem está a ler é um pouco chato também porque se perde o fio condutor :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dito de um modo simples, a minha sugestão é a seguinte, tire a medida de pH da água da torneira do local onde reside e compre peixes de acordo com o pH obtido. Se o pH é ácido, opte por espécies de águas mais ácidas. Se o pH é alcalino, opte por espécies de águas mais alcalinas.

 

Mexer no pH, especialmente para quem se está a iniciar na aquariofilia, é um processo melindroso, basta uma alteração abrupta de 0.2 valores no pH para os peixes entrarem em choque.

 

Alguns exemplos de combinações para águas mais ácidas:

 

- Tetra néon

- Tetra cardinal

- Barbo Sumatra

- Néon negro

- Rásbora Arlequim

- etc.

 

Alguns exemplos de combinações para águas mais alcalinas:

 

- Espada

- Platy

- Guppy

- Molinésia

- Labeo bicolor

- etc.

 

Depois tem ainda algumas espécies que se adaptam relativamente bem a uma aplitude de pH mais larga:

 

- Betta

- Otocinclus affinis

- Corydoras

- etc.

 

Combinações que não recomendo:

 

- Espécies de águas ácidas com espécies de águas alcalinas (por motivos óbvios)

- Bettas com Guppies (arrisca-se a ver o betta atacar os guppies)

- Barbos com Bettas ou Guppies (arrisca-se a ver os barbos atacar os bettas ou guppies)

- Mais do que um Labeo bicolor macho no mesmo aquário (extremamente agressivos entre si)

- Mais do que um Betta macho no mesmo aquário (extremamente agressivos entre si)

- Plecos em aquários pequenos

 

Espero de algum modo ter ajudado a criar condições no seu futuro aquário. Boa sorte.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora mais uma sugestão, ou aliás várias

1 - Ciclar a água do aquário. O que isto quer dizer? Muito simples meter a água, ligar o filtro, os ornamentos (pedras, tronco, areia, etc., ligar o aquecedor.

2 - Deixar tudo a funcionar pelo menos 15 dias sem meter qualquer peixe.

3 - Ao fim destes dias medir:

1º- o PH

2º -o NO2 (Nitritos)

4 - Ler com atenção as instruções que vêm com os testes para assimilar bem as cores dos reagentes pois aí é que se define o PH e os nitrites (NO2). Nas instruções normalmente indica o que se deve fazer para corrigir estes valores.

5 - Como o mais certo é ter um NO2 um pouco elevado, será talvez aconselhado um liquido para ajudar a baixar o NO2 que é bacterias biológicas que qualquer loja de venda peixes pode aconselhar e que eu por uma questão de cumprir com as regras este forum não meciono. Existem várias e para diversos preços.

6- Só depois é que metia alguns peixes, eu aconselhava os gupys pois sao mais resistentes e normalmente quem inicia e por estes que começa.

7 - E finalmente não aconselho os neons pois estes querem uma água ácida (PH 6,5 a 7) e são mais exigentes nos parametros a água. Quanto aos outros normalmente dar-se-ão bem.

E entretanto vá colhendo informações de acordo com o andamento do aquário.

Estas ideias não são de um que sabe tudo, mas antes pela experiência no ninicio deste hobby pelo menos há mais de 15 anosque comecei e que aprendi fazendo asneiras.

No entanto "SO SEI QUE NADA SEI E QUE ESTOU SEMPRE A APRENDER"

Até sempre

Rui[/b][/u]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A lista de peixes que eu queria era... K acham?é possível?

 

Acho que o colega Black Dragon está a fazer muita resistência à opinião dos membros do fórum. :oops:

 

Infelizmente não lhe podemos dizer aquilo que o colega quer ouvir porque na realidade a escolha de peixes que fez, como já deveria ter verificado pelos posts anteriores nomeadamente o meu, não é aconselhável para quem se inicia na aquariofilia, obrigando a manobras de pH constantes.

 

Não leu o meu post? :?:

 

Repetindo os pontos essenciais de forma (ainda) mais clara:

 

1- Antes de comprar ou escolher qualquer espécie de peixe, deve medir pelo menos o valor de pH da água que tem em sua casa. Compra um kit de teste de pH numa loja de aquariofilia, enche o copo com água da torneira e... mede o valor de pH.

 

2.1- Se o resultado indica um valor inferior a 7, a sua água é tendencialmente ácida. Logo deve optar por espécies de águas mais ácidas, como por exemplo Tetra néon, Tetra cardinal , Barbo Sumatra, Néon negro, Rásbora Arlequim, etc.

 

2.2 - Se o resultado indica um valor superior a 7, a sua água é tendencialmente alcalina. Logo deve optar por espécies de águas mais alcalinas, como por exemplo Espada, Platy, Guppy, Molinésia, Labeo bicolor, etc.

 

3 - Existem, no entanto, espécies que se adaptam relativamente bem a uma amplitude de pH mais larga, pelo que pode optar por estas espécies com alguma segurança quer tenha valores de pH inferiores ou superiores a 7. Exemplos dessas espécies são, Otocinclus affinis, Betta, Corydoras, etc.

 

Na sua lista refere guppies e néons. Ora como pode verificar os primeiros pertencem a águas mais alcalinas e os segundos pertencem a águas mais ácidas, logo será impossível agradar a gregos e a troianos. Com pH 7 (neutro) será teoricamente possível reduzir o desconforto de cada espécie a um valor residual mas nunca me verá aconselhar um iniciado em aquariofilia a fazer malabarismos com os valores de pH da sua água corrente. A menos que o pH da sua água seja exactamente 7 (o que a bem da verdade é algo raro), não tente juntar guppies e néons.

 

Por outro lado os bettas são conhecidos por, ocasionalmente, se incompatibilizar com os guppies.

 

Assim, resumindo, o colega Black Dragon deve antes de mais conhecer as características da água da sua residência e só depois deve começar a pensar nos peixes. Muito antes dos peixes também terá que se preocupar, como referiu o colega ruitaborda e muito bem, com o ciclo da água por exemplo.

 

Se mesmo assim ainda tiver dúvidas :D faça um post com o valor de pH da sua água e nós tentaremos dar algumas sugestões adequadas à água que tem.

 

:?:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inda só n percebi uma coisa que voces podem-me explicar, kal é a diferenca de GH de KH

Já te respondi no outro post.

 

Não devias fazer o mesmo tipo de pergunta em posts distintos! Dificulta a quem te quer responder e para quem está a ler é um pouco chato também porque se perde o fio condutor :?:

 

Desculpa Darius e aos outros,

 

Digam só se isto está certo:

 

:D PH - É se a água está ácida,neutra ou alcalina

:oops: GH - É a dureza da água

:?: KH - É se a água tem cloro ou cloramina

 

Isto está certo?

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa Darius e aos outros,

 

Digam só se isto está certo:

 

:D PH - É se a água está ácida,neutra ou alcalina

:oops: GH - É a dureza da água

:?: KH - É se a água tem cloro ou cloramina

 

Isto está certo?

 

Ph : sim

GH: sim

Kh: não.

 

Vê no outro post que abriste. Coloquei lá a diferença entre GH e KH.

 

E devias ter em consideração as opiniões do restante pessoal! Todos nós fazemos n asneiras quando começamos e pelo que tenho visto o pessoal está todo a tentar orientar-te para fazeres o minimo de asneiras possivel.

 

Estamos a lidar com seres vivos e não com bonecos. Como tal temos que respeitar as suas necessidades e lembrarmos-nos que os erros que fizermos vão ser pagos pelos peixes e o preço a pagar é muita vezes a vida do peixe :?:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.