3ª fase - Preparativos e montagem


Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

Sou novo cá no forúm, mas já ia lendo umas coisas antes mesmo de me registar.

À alguns anos tive aquário, ainda que sem grandes conhecimentos, que por motivos de troca de casa tive que deixar de ter.

 

Passaram anos, mas o bichinho ficou cá, e neste momento estou novamente a procurar ter um aquário em casa. Neste momento, quero fazer as coisas bem, e com conhecimento de causa, pelo que estou na fase ainda das leituras e decisões. A 1ª, importante e difícil, é a configuração do aquário:

 

- Pensei "encastra-lo" num móvel do escritório. Para isso as medidas seriam 41compX32profX50alt, sendo que a ideia era ter filtros interiores e a iluminação ficar presa na prateleira superior do móvel. Ficaria +- com 65l e uma configuração vertical, que me atrai bastante.

 

- A outra hipótese era comprar um tamanho mais "standard" a rondar os 80cm de comprimento mas, visto que o móvel teria de ser novo, aqui teria mais flexibilidade. Aqui poderia também mais facilmente ponderar a compra em 2ª mão ou em grandes superfícies, onde normalmente conseguiria um preço muito melhor, correcto?

 

Para a 1ª configuração teria de mandar fazer o aquário, sugestões em Lisboa/Odivelas e/ou arredores? Prognósticos de preços?

Qual das soluções ficará mais em conta?

 

Falta referir que pretendo fazer um aqua de agua quente, doce, e provavelmente vou começar com vivíparos (segundo sei, mais fácil). Da vez anterior não tive plantas naturais, mas penso que desta quero ter esse desafio, até pela beleza que entrega ao aqua.

 

Desde já agradeço a vossa ajuda, que nesta fase vai ser crucial. Problemas ou soluções que vejam, sou todo ouvidos. :P

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antes de mais bem vindo ao forum!

 

- Pensei "encastra-lo" num móvel do escritório. Para isso as medidas seriam 41compX32profX50alt, sendo que a ideia era ter filtros interiores e a iluminação ficar presa na prateleira superior do móvel. Ficaria +- com 65l e uma configuração vertical, que me atrai bastante.

 

 

pois isso ja depende do gosto pessoal de cada um, neste caso teras de ser tu a decidir

 

 

- A outra hipótese era comprar um tamanho mais "standard" a rondar os 80cm de comprimento mas, visto que o móvel teria de ser novo, aqui teria mais flexibilidade. Aqui poderia também mais facilmente ponderar a compra em 2ª mão ou em grandes superfícies, onde normalmente conseguiria um preço muito melhor, correcto?

 

na subforum de classificados encontras muita coisa, o preço ja depende da pessoa ;)

 

 

Para a 1ª configuração teria de mandar fazer o aquário, sugestões em Lisboa/Odivelas e/ou arredores? Prognósticos de preços?

Qual das soluções ficará mais em conta?

 

 

dá uma olhadela aos varios patrocinadores do forum e pende uns orçamentos, so assim poderás fazer bem as contas

 

Falta referir que pretendo fazer um aqua de agua quente, doce, e provavelmente vou começar com vivíparos (segundo sei, mais fácil). Da vez anterior não tive plantas naturais, mas penso que desta quero ter esse desafio, até pela beleza que entrega ao aqua.

 

deves escolher os peixes de acordo com os parametros da agua que tens, ph, dureza, etc

 

quanto às plantas de plastico :(

 

 

Desde já agradeço a vossa ajuda, que nesta fase vai ser crucial. Problemas ou soluções que vejam, sou todo ouvidos. ::D:

 

n tens nada que agradecer! estamos ca pra isso!

 

um ultimo conselho, opta por um filtro exterior, sao de mt mais facil manutençao e aumentam a litragem do aquario ;)

 

 

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado William,

 

Bom eu sei que a configuração é sempre uma opção pessoal, mas o que eu queria saber é se vêm por exemplo, inconvenientes numa configuração vertical 41compX32profX50alt.

Vai influenciar depois as opções de fauna e flora?

 

No caso do filtro exterior, para um aqua de 65l, qual será +- o volume do filtro? Este ponto é importante por causa do ajuste do espaço em redor do aqua.

A ideia era ficar apenas com 1 superfície visível, e ter uma prateleira por cima do aqua onde seria fixada a iluminação e para por cima ter o filtro, bomba, etc.

Parece-vos bem?

 

deves escolher os peixes de acordo com os parametros da agua que tens, ph, dureza, etc

Então achas que devo começar por ver o ph e a a dureza da àgua da torneira para depois começar a pensar em que peixes posso/devo ter?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso do filtro exterior, para um aqua de 65l, qual será +- o volume do filtro? Este ponto é importante por causa do ajuste do espaço em redor do aqua.

A ideia era ficar apenas com 1 superfície visível, e ter uma prateleira por cima do aqua onde seria fixada a iluminação e para por cima ter o filtro, bomba, etc.

 

 

podes optar por ex por um eheim 2211

 

2211.jpg

 

 

Então achas que devo começar por ver o ph e a a dureza da àgua da torneira para depois começar a pensar em que peixes posso/devo ter?

 

 

nem mais :)

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes optar por ex por um eheim 2211

 

Pois, caso seja este vai limitar-me em termos de espaço, pois se for a opção de aqua vertical tinha pensado para a prateleira de cima prai 10cm...e este tem 30cm de altura! :P

Pode estar na horizontal a funcionar??

 

A opção tipo mochila/cascata, por exemplo, HAILEA SL-306, não é viável? Pros e contras? :)

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, caso seja este vai limitar-me em termos de espaço, pois se for a opção de aqua vertical tinha pensado para a prateleira de cima prai 10cm...e este tem 30cm de altura! :D

Pode estar na horizontal a funcionar??

 

A opção tipo mochila/cascata, por exemplo, HAILEA SL-306, não é viável? Pros e contras? :(

 

 

os externos são a melhor opção...e penso que não funciona, na horizontal.

 

ao optar pela configuração vertical vais poupar no filtro e na iluminação pois como tens uma prateleira para a fixar e podes fazer um DIY muito porreiro e barato.

 

agora é assim, se tens possibilidades para de aquário de 80cm para um filtro externo e para uma iluminação adequada, vale a pena investir, pois ficavas com melhores condições.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os externos são a melhor opção...e penso que não funciona, na horizontal.

 

ao optar pela configuração vertical vais poupar no filtro e na iluminação pois como tens uma prateleira para a fixar e podes fazer um DIY muito porreiro e barato.

 

agora é assim, se tens possibilidades para de aquário de 80cm para um filtro externo e para uma iluminação adequada, vale a pena investir, pois ficavas com melhores condições.

 

cumps

 

Hum...mais uma dúvida que me surgiu. Qual é a distancia máxima de tubagem, do aqua até ao filtro externo, assumindo que é um eheim 2211, por hipótese?

 

Tenho hipoteses do aqua de 80cm, mas não sei se prefiro isso a um aqua encastrado num móvel. Acho que esta segunda hipótese, embora mais limitada em volume de água, se bem, feita, ficaria muito fixe.

Vou fazer um desenho para colocar aqui!

 

Cumps!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

+- a minha ideia para o aqua encastrado.

Tentei fazer o desenho minimamente à escala para se perceber o espaço e detectar eventuais falhas! :P

 

aquadiyln0.th.jpg

 

Opinem sff! :oops:

 

p.s. O "preto" representa móvel. A prateleira por cima do aqua pode ser removivel e ajustavel em altura! ;)

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, sê bem vindo !

 

Agora, e se me permitem meter a colherada, gostaria de frizar que os filtros externos têm que trabalhar abaixo da cota do aqua e não acima, como me parece que aqui foi referenciado.

Este pormenor, prende-se com o facto do filtro externo trabalhar na aspiração com gravidade e ter uma bomba que devolve a água ao aqua.

 

O filtro externo não pode trabalhar deitado, visto que a filtragem é efectuada por patamares. Isto é, quando a água é aspirada por gravidade do aqua, dá entrada no filtro para a sua parte mais baixa, e é forçada a passar pelos diversos patamares graças à bomba do filtro que a puxa para enviar de volta ao aqua, bomba esta que está montada na parte superior do filtro.

Podemos também falar agora um pouco da montagem básica das matérias filtrantes dentro do filtro, em que é normal colocar uma esponja para a filtragem mecânica dos detritos maiores, logo seguida de material para a filtragem biológica e com espaço acabando numa matéria filtrante para retirar pequenas partículas que tenham passado até esta fase.

Como conclusão, julgo que assim é fácilmente perceptivel a "lógica da coisa" !

 

Quanto ao filtro de mochila, é uma opção viável (melhor que o interno), no entanto, parece-me que se queres encaixar o aqua no móvel, não te dê espaço !

Mega abração,
ALLEN

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como já foi dito só podes meter um filtro de cascata...a ideia é engraçada mas pensa bem pois ficas um pouco limitado em relação ao filtro e seria pena fazer investimento para daqui a uns tempos alterar tudo (acontece muitas vezes fazermos upgrades...)

 

tens possibilidade de colocar o filtro externo ao lado do móvel? resolvia o teu problema...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora só uma coisa...com a configuração vertical ficas com espaço para fazer manutenções no aqua?

 

tens de ter em atenção que é preciso espaço para aceder ao interior do aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como já foi dito só podes meter um filtro de cascata...a ideia é engraçada mas pensa bem pois ficas um pouco limitado em relação ao filtro e seria pena fazer investimento para daqui a uns tempos alterar tudo (acontece muitas vezes fazermos upgrades...)

 

Pois, essa é sempre uma boa questão, e que com a minha inexperiência não vou conseguir responder... à partida não estou a pensar em upgrades!

 

tens possibilidade de colocar o filtro externo ao lado do móvel? resolvia o teu problema...

 

Sim, tenho essa possibilidade. Num outro tópico já pergutei se o filtro podia ficar assim tipo 2m ao lado e 1m a baixo do aqua.

Resolvia o meu problema, pelo menos no que toca ao filtro! :(

 

ja agora só uma coisa...com a configuração vertical ficas com espaço para fazer manutenções no aqua?

 

tens de ter em atenção que é preciso espaço para aceder ao interior do aqua...

 

A prateleira da iluminação terá de ser montada de modo a permitir tirar sempre que necessário. Nesse caso ficaria ai com uns 30cm por cima do aqua, parece-vos insuficiente?

 

Cumps!

Editado por JaCk7

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos no primeiro projecto nunca pensamos devidamente no futuro (falo por mim), comecei à pouco e comprei o material todo... se fosse agora fazia tudo diferente, mas penso que estes "erros" são normais, temos de tentar minimiza-los...

 

no teu caso se calhar seria um erro não meter filtro externo pois daqui a dias provavelmente irias colocar um e isso seria um custo adicional...

 

em relação aos 30 cm devem de chegar perfeitamente (só tens de fazer um pouco de ginástica para chegar ao fundo) :(

 

agora força nisso e tenta optar já por uma boa iluminação ( tenta seguir a regra de 1w/litro só para teres uma ideia do que é "adequado").

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nos no primeiro projecto nunca pensamos devidamente no futuro (falo por mim), comecei à pouco e comprei o material todo... se fosse agora fazia tudo diferente, mas penso que estes "erros" são normais, temos de tentar minimiza-los...

 

Pois, é exactamente por isso que estou a pensar bem o meu projecto e sem pressas. Prefiro ter o aqua daqui a 3 meses do que ser em cima do joelho!

Esta pesquisa e o perguntar a membros mais experientes, é a minha tentativa de minimizar esses "erros" que falas e acredito que existam!

 

agora força nisso e tenta optar já por uma boa iluminação ( tenta seguir a regra de 1w/litro só para teres uma ideia do que é "adequado").

 

A iluminação, se a opção for mesmo o aqua "vertical" encastrado, provavelmente terá de ser DIY, correcto? Será que para estas dimensões de aqua se consegue fazer algo com led's? Pelo que li, conseguem a mesma luz com menor consumo (amigo do ambiente) e com menos transferência de calor para a agua...

 

Agora uma outra questão:

- Acham que existirá muita diferença de orçamento entre as 2 soluções que apresentei?

 

Desde já obrigado pela atenção e paciência!

 

Cumps!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A iluminação, se a opção for mesmo o aqua "vertical" encastrado, provavelmente terá de ser DIY, correcto? Será que para estas dimensões de aqua se consegue fazer algo com led's? Pelo que li, conseguem a mesma luz com menor consumo (amigo do ambiente) e com menos transferência de calor para a agua...

 

Agora uma outra questão:

- Acham que existirá muita diferença de orçamento entre as 2 soluções que apresentei?

 

Desde já obrigado pela atenção e paciência!

 

Cumps!

 

 

sim, a iluminação pode e deve (no teu caso) ser um DIY pois a nível de espaço tens umas condições especificas. em relação aos leds não te posso ajudar mas vai à secção dos patrocinadores e põe essa duvida ao Ramirezi da aquaden pois tem uma loja e sabe as necessidades que tens a nível de iluminação e vai dar-te uma boa ajuda...se fosse a ti optava talvez por por as lâmpadas pois tenho ideia de que é a solução mais eficaz. No teu caso penso que podes optar por montar a iluminação com lâmpadas compactas visto não teres muito espaço...

 

http://www.aquaeden-shop.com/

 

este é o link da loja que te falei...

 

fala com o ramirezi que depois até te faz a lista de tudo o que precisas...

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Depois de muito ter pesquisado, cheguei à conclusão que o aqua "encastrado", seria mais dispendioso e de manutenção mais difícil.

Vou optar por uma solução com 80cm de comprimento, já com móvel.

Pelo que tenho lido, talvez seja um sunsun...

 

Que me dizem?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos,

 

Depois de muito ter pesquisado, cheguei à conclusão que o aqua "encastrado", seria mais dispendioso e de manutenção mais difícil.

Vou optar por uma solução com 80cm de comprimento, já com móvel.

Pelo que tenho lido, talvez seja um sunsun...

 

Que me dizem?

 

bem que pena, ja estava ansioso por ver o outro projecto arrancar mas penso que é boa opção e facilita-te a vida...

 

em relação ao aqua ouço falar bastante bem dessa marca, tem excelente relação qualidade/preço...

 

o aqua já traz equipamento?? se fosse a ti optava por comprar tudo em separado...ou pelo menos tentar...jã te disse o que se passou comigo e acredita que pode acontecer-te o mesmo...por isso tenta minimizar custos logo de inicio, um filtro externo é sempre bom ter, e uma boa iluminação é indispensável.

 

podes sempre optar por um kit que seja barato e ir mudando calha e filtro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, aqua comprado! ;)

 

Comprei aqui na secção de usados do fórum, ao user soaresv (impecável, recomendo!).

Imagens do mesmo, montado pelo soaresv.

O aqua tem 84 cm x 35 cm x 45 cm. Um dos cantos é panorâmico. Tampa com iluminação – 2 lâmpadas T5 x 15 W. Vinha com 4 lampadas, 2 powerglo, 1 aquaglo e 1 phillips! ;)

 

PIC_0110.jpg

Aqurio-vistafrente2.jpg

 

 

Agora, preciso começar a pensar na fase seguinte. Resto do material:

Ando a ver hipóteses de filtros. Visto que o aqua tem +-130l de volume, acham que 400l/h seria pouco???

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ando a ver hipóteses de filtros. Visto que o aqua tem +-130l de volume, acham que 400l/h seria pouco???

 

Boas

 

o queres colocar como fauna?

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

o queres colocar como fauna?

 

Cpts

 

er....já? :s

Pelo que li, isso vai depender da agua da minha zona, do ph e da dureza. Depois de verificar isso é que tenho que começar a ver que tipo de fauna se adequa, correcto?

A ideia que tenho são peixes pequenos, e visto ser inexperiente, de trato fácil, mas nada de concreto.

Err....tens dicas/sugestões?

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

er....já? :s

Pelo que li, isso vai depender da agua da minha zona, do ph e da dureza. Depois de verificar isso é que tenho que começar a ver que tipo de fauna se adequa, correcto?

A ideia que tenho são peixes pequenos, e visto ser inexperiente, de trato fácil, mas nada de concreto.

Err....tens dicas/sugestões?

 

consoante a fauna , deves escolher o tipo de filtro !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

consoante a fauna , deves escolher o tipo de filtro !

 

Bom o tipo de filtro, estava decidido por um filtro externo.

 

Mas então, qual achas que deveria ser o meu próximo passo?

 

Thanks!

Diz o peixe para a peixa: - Estou apeixonado por ti!

A peixa diz ao peixe: - Não tens peixota para mim!

O peixe diz à peixa: - Dá-me a tua peixaxa e verás!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.