Lago 3000/4000 litros


Recommended Posts

Olá

 

Há cerca de um ano construí um lago á volta de 2000 litros para as minhas carpas...podem ver aqui:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=67400

 

Infelizmente abusei dele, pus muitos peixes e de inverno tive muitas baixas de plantas, a água começou a perder qualidade e perdi quase todos os meus meninos

 

Depois chegou o Verão e resolvi restaurar esse lago, aumentei em profundidade, largura e comprimento.

Para meu espanto ao esvazia-lo encontrei 3 alevins(um já morto) de kinguio(penso eu) um kinguio e uma carpa que cresceram bastante, estavam escondidos no lodo.

 

Coloquei-os com os outros sobreviventes num lago pré-fabricado da gardena em quarentena e tratamento para os voltar a por mais tarde no lago lago novo, perdi o kinguio que encontrei mas os outros estão todos bem.

 

Setup:

 

Comprimento:4.50 metros

 

Largura:2 metros

 

Profundidade:

Parte baixa:30 cm

Parte média:50 cm

Parte funda:110 cm

 

Litragem:algo entre 3000/4000 litros

 

Impermeabilização:3 camadas de lona(daquela grossa) com uma camada de tecido por baixo para evitar qie alguma raiz ou pedra fure o lago

 

Filtragem:Muitas plantas

 

Substracto:Seixos de rio

 

Flora:

- Muitos Jacintos-aquáticos

- Muitas Valisnérias

- Muitas Elodeas

- 1 Pinheirinho-aquático

- 1 Sagitaria sulubata

-Muitas salvineas

 

Em breve um nenufar, juncos, lentilhas, e (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

 

Era para por azolas mas deixei-as em quarentena num balde mas um familiar pensando que se tratava de água regou umas plantas com elas biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Fauna:

Pimpões/kinguios:

1 cometa de 15/20 cm

2 normais de 10 cm

1 cometa de 5 cm

2 alevins de pimpão

 

Carpas

1 koi castanha de 15 cm

 

Peras

1 (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] de 10 cm

 

Vamos ás fotos da sua construção passo-a-passo:

 

Buraco escavado:

 

08072008.jpg

 

A verificar se está nivelado:

 

05072008.jpg

 

Lago a encher:

 

08072008005.jpg

 

08072008006.jpg

 

08072008018.jpg

 

Lago cheio:

 

10072008.jpg

 

Plantas em quarentena:

 

10072008002.jpg

 

O lago já com plantas e seixos:

 

13072008002.jpg

 

13072008003.jpg

 

13072008009.jpg

 

13072008010.jpg

 

13072008012.jpg

 

13072008011.jpg

 

Os alevins de kinguio e os girinos que foram introduzidos:

 

13072008004.jpg

 

13072008007.jpg

 

Os peixes que vão ser introduzidos:

 

13072008013.jpg

 

13072008019.jpg

 

O lago na actualidade já com os peixes:

 

13072008021.jpg

 

13072008022.jpg

 

13072008023.jpg

 

13072008024.jpg

 

13072008025.jpg

 

13072008026.jpg

 

13072008027.jpg

 

13072008028.jpg

 

13072008031.jpg

 

13072008030.jpg

 

13072008029.jpg

 

Vista geral:

 

13072008.jpg

 

Nesta foto ainda não tinha peixes e podem ver uma das minhas tartarugas a nadar lá, coloquei-a para ver a reacção dela

 

Espero que gostem

 

Comentem, digam o que acham e deem sugestões

 

Cump.

Editado por pedromelao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 camadas de lona? Ena.

 

O lago parece bem estruturado, com diferentes profundidades.

 

Agora tens que fazer alguma coisa para cobrir as margens e esconder a lona.

 

Como é normal num lago novo, irás provavelmente ter água verde mas não te preocupes. Mais cedo ou mais tarde as plantas irao estoirar e a água ficará transparente.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uoaah! Isto sim é o sitio ideal para ter estes peixes! Quais aquários qual carapuça! Quem quer ter estes meninos tem de proporcionar-lhes condições e este lago tem todas as condições para ficar um espanto!

 

Deve ser fixe daqui a uns tempos,com o lago estabilizado,colocares uma cadeira e no Verão beber uma jeca a admirar a paisagem! :lol::P

 

Força com isso,e plantas para a frente!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelos comentários

 

Miguel Migueiredo, sim leva 3 camadas de lona e ainda uns cobertores por baixo, isto para evitar furos

Tem diferentes níveis divididos por degraus, 30 cm , 50 cm e 110 cm

 

Espero que a água não fique verde porque depois as algas ao morrerem formam um lodo no fundo e vou ter de aspirar...

 

A ver se compro mais seixos para por na parte baixa, pois como podes ver ainda não está completamente coberta

 

Para encobrir a lona vou colocar mais terra e uma fila de pedras á volta do lago

 

Zogli, no outro que construí cometi um erro grave que foi exagerar na fauna, mas agora isso não vai acontecer , assim a água mantem-se com mais qualidade e os peixes saudáveis todo o ano, esbanjam saúde, estão com umas cores, a ver se compro uma maquina fotográfica de jeito para por aqui fotos com mais qualidade

 

Beber uma cerveja é que vai ser dificil só tenho 15 anos e não aprecio ::D:

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelos comentários

 

Miguel Migueiredo, sim leva 3 camadas de lona e ainda uns cobertores por baixo, isto para evitar furos

Tem diferentes níveis divididos por degraus, 30 cm , 50 cm e 110 cm

 

Espero que a água não fique verde porque depois as algas ao morrerem formam um lodo no fundo e vou ter de aspirar...

 

A ver se compro mais seixos para por na parte baixa, pois como podes ver ainda não está completamente coberta

 

Para encobrir a lona vou colocar mais terra e uma fila de pedras á volta do lago

 

Zogli, no outro que construí cometi um erro grave que foi exagerar na fauna, mas agora isso não vai acontecer , assim a água mantem-se com mais qualidade e os peixes saudáveis todo o ano, esbanjam saúde, estão com umas cores, a ver se compro uma maquina fotográfica de jeito para por aqui fotos com mais qualidade

 

Beber uma cerveja é que vai ser dificil só tenho 15 anos e não aprecio ::D:

 

Cump.

 

Onde compraste os seixos? E qual o preço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Aqueles brancos pequeninos comprei numa loja de trezentos, custam +/- 1 euro um saquinho pequenino(que roubo), os grandes fui buscar a um rio e apanhei alguns aqui pelo terreno!

 

Penso que podes encontrar em centros de jardinagem, areais, etc

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Beber uma cerveja é que vai ser dificil só tenho 15 anos e não aprecio :-D

Eu disse daqui por uns tempos... :roll: e claro referia-me à cerveja sem alcool claro! :tongue:

 

Muito fixe o lago,agora é só esperar a Natureza ''abraça-lo'',que é como quem diz maturá-lo!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está fantastico e parabesn com 15 anos tens mesmo jeito.Fizeste sozinho ou com ajuda??? E estou a refazer o meu e mais pequeno, mas hoje estive a escavar mais um pouco e tenho bolhas nos dedos. Mão de senhora sebes :) !!!! mas vou continuar. Que pedras vais por a roda??? tens filtro???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, obrigado pelo comentário

 

Não tenho filtro, só plantas, mas ando a ver se arranjo uma bomba a energia solar

 

Só tive ajuda a retirar a tela do antigo e a colocar a tela nova, o resto fui tudo eu

 

Para plantar as plantas e ajeitar as pedras tive de mergulhar hehe

 

Boa sorte com o teu

 

Ps:Noutro tópico pediste a outro membro para ficares com as carpas que ele tem para dar, tem cuidado pois as carpas crescem muito e as dele já estao com tamanho consideravel, qual vai ser a litragem do teu lago?

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelos comentários

 

Ecavaco, em 1000 litros eu não colocaria carpas, já que a longo prazo não poderão viver lá e terás de arranjar outro sitio

 

Eu nesse lago criaria kinguios/pimpões, oa vulgares peixes vermelhos, igualmente belos mas crescem menos, são muito coloridos

 

Ruiseta, já pensei e já tinha decidido que ia fazer isso, estou só a ver se arranjo tempo e pedras, vou colocar terra até ao cimo e depois uma fila de pedras a toda a volta do lago, talvez pedras de granito

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um truque simples: demarca o lago e depois molha o terreno, deixa a água a correr até teres uns 5 cm de altura. Depois é muito mais facil escavar. Repete cada vez que encontrares o terreno já seco, em profundidade.

 

Convém teres pelo menos 1 m na parte mais profunda do lago. Aconselho-te a tirares ideias do modelo de diferentes profundidades do Pedro Melão, está bem conseguido.

 

Miguel

 

está fantastico e parabesn com 15 anos tens mesmo jeito.Fizeste sozinho ou com ajuda??? E estou a refazer o meu e mais pequeno, mas hoje estive a escavar mais um pouco e tenho bolhas nos dedos. Mão de senhora sebes :lol: !!!! mas vou continuar. Que pedras vais por a roda??? tens filtro???
Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um truque simples: demarca o lago e depois molha o terreno, deixa a água a correr até teres uns 5 cm de altura. Depois é muito mais facil escavar. Repete cada vez que encontrares o terreno já seco, em profundidade.

 

Convém teres pelo menos 1 m na parte mais profunda do lago. Aconselho-te a tirares ideias do modelo de diferentes profundidades do Pedro Melão, está bem conseguido.

 

Miguel

 

O meu já estava um pouco cavado , aproveitei o buraco do outro mas ainda tive muito de cavar, e também molhei um pouco a terra, assim é mais fácil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem gostei muito do teu lado bastante simples mas muito muito eficaz....

 

Gostava de perguntar umas coisas pois isto dos lagos já anda a ser uma ideia á muito tempo....

 

Essa lona é plástico preto ou existe mesmo lona assim para lagos??! Onde se compra??! Foi caro??!

 

E as plantas são caras?! Eu gosto do conceito de as plantas filtrarem porque não tenho energia no espaço em que ficaria o lago....

 

 

Ao todo (mais ou menos) em quanto ficou o lago?? Sem peixes.....

 

abraço e parabens!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns! Grande lago! sem duvida, quem me dera poder ter espaço pa fazer um monstrinho como esse.. e local ja agora XD (num apartamento -.-) muitos parabéns, está um trabalho conseguido, a meu ver so falta tapar essa lona à volta, com terra e pedras dispersas "atabalhoadamente" e umas plantas, fica a matar :P

Abraço

Pedro M. Leal de Almeida

- Design e Ilustração -[b]

www.simcreative.blogspot.com[/b]

2582re4.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelos comentários

 

Luís Ferreira, esta é lona daquele plástico preto mesmo, mas atenção isto é um asolução provisória...se queres um lago que dure é melhor com tela para lagos, não é barata mas fica mais barato que se fizeres em cimento

 

 

As plantas saem mais caras se comprares nas lojas, ao comprares aqui no forum sai mais em conta

 

O lago ficou :

 

20 euros lona preta com 4 metros por 8

 

15 euros 2 lonas pretas de 3 metros por 6(para por antes)

 

30 euros as plantas

 

E uns seixos que andavam cá por casa de projectos antigos(o resto apanhei na margem de um rio)

 

O lago ficou á volta de 65 euros mas é uma solução provisória(para variar )

 

Pedro Almeida, ainda vou ver se encontro umas telas vendidas a tiras de meio metro ou um metro para por nas partes submersas inclinadas, mas tá dificil

 

Do resto só falta mesmo a terra e pedras a volta

 

Cump.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho o meu quasa pronto agora queria fazer um filtro tenho bomba e vou ver se encontro alguma coisa no diy para me inspirar por enquanto só tem agua e uns papiros. Tenho de me apressar senão em 2 dias e larvas de mosquitom que farta

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro e que estou com muitas duvudas e o jeito não e muito mas vamos ver se arranja-se um baratucho deixava-me de aventuras em Diy

 

Se tens duvudas... não coloques filtro :)

 

A sério: O filtro é útil quando tens uma carga de peixes tal que o lago não a conseguirá absorver.

 

Ora se fizeres pesquisas na net parece que um filtro é obrigatório em lago...

 

É sabes porquê? Porque, lá fora (States, Holanda, Alemanha...) o pessoal que instala lagos quer manter carpas koi. Já viste o tamanho de uma carpa koi adulta? Pode ter mais de um metro!

 

Uma só carpa koi adulta pode ter mais biomassa que todos os peixes que mantive no lago nos ultimos 2 anos.

 

A não ser que pretendas mesmo manter esses monstros não tens qualquer necessidade de filtros.

 

Essa é uma das grandes diferenças entre um aquário e um lago: num lago o equilibrio é completo, não precisas de outros filtros nem de outra oxigenação que não sejam as plantas.

 

Os filtros em lago dão mais trabalho que os de um aquário: entopem com mais facilidade (devido a restos de algas, plantas e folhas) e matam o zooplanction que alimenta os alevins e que contribui para o equilibrio biológico do lago.

 

Ainda esta tarde fiquei surpreendido com a quantidade de dáfnias, ciclops e outros pequenos crustaceos que, com um simples copo de água, posso apanhar junto à margem. Provavelmente não teria metade deste zooplancton se usasse filtro.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais