kuhli


Bernardoms

Recommended Posts

Boas,

 

gostava que alguem que entenda de kuhlis se manifestasse acerca deste video que fiz do meu aqua, é normal as kuhlis andarem assim tao alegres pelo aqua, ou poderá tratar-se de um ritual d acasalamento?

 

http://www.youtube.com/watch?v=NwTZsPQLPXs

 

Obrigado

Editado por Bernardoms
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao sou um entendido em kuhlis mas tenho varias no meu aquario, e acho que elas estao um pouco stressadas. Tenta apagar as luzes ao maximo que puderes e arranjar mais esconderijos para elas, como cocos ou grutas. Nao sei se a corrente as afecta em alguma coisa, mas parece me que tambem pode ser um factor de tanta agitaçao. Mas para um aquario de kuhlis esta muito bom! tens varias, o que e muito importante, espaço e plantas! Nao te esqueças de lhes fornecer comida que va ao fundo como pastilhas ou flocos, como os da Tropica. Boa sorte!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo durante a noite, com as luzes todas apagadas elas continuam assim agitadas, ja substitui a luz por uma mais fraca, e continuam na mesma agitação. Não sei se será sinonimo de stress ou de felicidade, uma vez que n têm outros tipos de peixes no aqua que as possam incomodar, talvez se sintam mais livres, tenho 7 kuhlis com alguns camarões neste nano.

Vou tentar baixar a corrente para ver se será esse o motivo. Em termos de alimentação nunca tive problemas com elas, têm areia de silica do qual elas gostam, vou tentar arranjar mais uns esconderijos, apesar de ja terem alguns e alguma vegetação. Não deixa no entanto de ser interessante ve-las interagir, e não tao paradinhas e escondidas como costumam estar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fazes bem, mas eu tambem nao as costumo ter paradinhas, ate vejo varias a andarem dum lado po outro no areao, mas tenta baixar a corrente do filtro, deve ser isso... Tens os parametros da agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desliguei o filtro durante 1 hora e pouco, e elas parece que ainda ficaram mais animadas, continuam no seu ritual.

os parametros da agua acabei de verificar, ph 7, Tº 26ºC, fiz uma Tpa esta semana, pelo que aparenta estar tudo bem.

Não me canso de olhar para elas, embora um pouco agitadas, parecem-me felizes.

Se há algo de errado, n faço ideia do que possa ser, vou arranjar um coco, para terem mais um esconderijo. embora elas ja tenham uns com xistos e não os usem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao desligues o filtro, isso alem de te matar muitas bacterias, faz com que ela fiquem mais agitadas. E exactamente quando desligo o filtro que ela ficam assim, tambem pensei que fosse algum ritual, talvez devido as aguas terem acalmado... mas duvido.

 

Arranja lhes esconderijo, plantas e pouca luz. E o que elas mais precisam.

 

So uma coisa, como estao as guelras delas? muito vermelhas? Elas nao vao respirar a superficie nem ficam deitadas com a cabeça no ar a respirara pois nao?

 

Mete o setup do aquario se nao te importares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So o desliguei durante aquela hora, para ver o resultado, liguei-o logo d seguida. a luz está fraca têm bastante plantas, e acabei d colocar um coco.

 

As guelras delas estão aparentemente normais, n aparentam um tom vermelho mt acentuado. Elas n vão muito ate a superficie, nem ficam deitadas com a cabeça no ar a respirar.

 

Ja coloco o setup completo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Setup:

 

Aquario:40x25x25

Iluminaçao: Flora sun 15W

Filtro: Resun 200L/ H

Aquecimento: Tº ambiente, 26ºC

Ph: 7

Dureza: não sei

 

Sustracto: Areia de silica

 

Decoração: um tronco d arvore, previamente cozido e algumas pedras de xisto.

 

Fauna:

 

7cobrinhas pangio kuhli,

uns 20 Blue pearl de varios tamanhos

 

 

Flora:

 

3 fetos de java

varios pes de cabombas

varios pes de Hygrophila polysperma

mais uns pes de um algumas plantas q não sei o nome.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva tenho cerca de 8 . a maioria de cor escura , e outras de cores claras ( iguais a essas ) .

É normal elas andarem de um lado para o outro , agistadas , nao gostam de luz , barulho ( tipo colunas e isso , se eu aumento o som parecem malucas a nadar a 200km/h ) , para acasalarem é um pouco complicado nao ? .

 

Arranja varios esconderijos para elas , e zonas com pouca luz ( as minhas tem um coco com uma abertura em cima , tipo boca ).

Andam sempre todas la dentro , so saiem para vir comer qq coisa de vez em quando , e tambem se metem nas plantas :).

 

Nunca vi uma kulih a morrer por agitaçao a mais , alias uma delas anda sempre a " brincar " com um guppie de 3cm que tenho bue colorido.

Para onde o guppie vai , ela vai atras e anda a volta dele lol , so visto :mrgreen:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá bernardo!

 

vi agora o teu vídeo e digo-te que esse comportamento não é nada normal... por vezes vê-se o mesmo em algumas lojas, onde os animais estão stressadíssimos e possivelmente numa água de qualidade inferior.

 

aconselho-te a verificares os parâmetros, nomeadamente amónia, nitratos e fosfatos, porque isso nada tem a ver com a iluminação (tens bastantes zonas de sombra) ou o fluxo do filtro... pode ser um envenamento lento e se não tens o aquário tapado, elas irão saltar!...

 

há a mania de chamar khulis a todos, mas de facto esses tratam-se somente de uma espécie de pangio, dos quais há uma infinidade (alguns muito identicos) disponível no mercado.

independentemente da espécie, o comportamento é idêntico, muito bonacheirão, dando eventualmente uma corrida ou outra.

 

actualmente tenho vários exemplares de 3 espécies, que não se misturam a não ser na hora da comida; cada uma tem o seu território no fundo ou perto do fundo e por lá andam enquanto a luz está acesa. adoram 'entalar-se' nos rizomas das anúbias e dos fetos de java, mas estão quase sempre visíveis e NUNCA vi nenhuma perto da superfície...

estão gordas e anafadas, por isso sei que estão bem, com o comportamento que lhes é típico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, ja verifiquei os parametros e encontra-se tudo normal.

 

No entanto por via das duvidas realizei uma TPA de 25%, para o caso de haver algo errado, vou ver se ha algum tipo de evolução, arranjei tb um coco que coloquei lá para o caso de estarem a precisar de mais esconderijos.

 

Vou mantendo aqui os desenvolvimentos.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após fazer mais umas TPA's, e deixar passar uns dias.

Verifiquei que a agitação delas diminuio, no entanto elas continuam a percorrer o aqua de um lado para o outro, agora mais perto do areão e não tão frequentemente.

 

Penso que finalmente estabilizaram. Tenho este aqua apesar d tudo pequeno, 20L, dedicado a elas. Queria tentar a sua reprodução( sim, sei que é bastante complicado). Mas alguem tem que tentar, lol

 

Se alguem tiver alguma sugestão/conselho. Serão muito bem recebidos.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais