Ramirezi, Macho Ou Femea?


Bernardoms

Recommended Posts

Boas,

 

Sei que este tipo de tópico se torna um pouco repetitivo, mas d facto não encontro outra maneira de chegar á conclusão se o ramirezi que possuo é um macho ou uma fêmea.

Agradeço desde já a todos os que me possam ajudar, pois assim ja posso adquirir o par correspondente, para formar um casal.

 

DSC05070.jpg

 

DSC05087.jpg

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aposto em fêmea também.. tem pintas azuis na bolinha preta e a barriga nota-se, muito levezinho, cor-de-rosa.

Cumprimentos,

Rodrigo Guimarães

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas no estado adulto a femea apresenta pintas azuis na grande pinta preta enquanto o macho tem a pinta toda preta...

 

tambem vi que a femea tem 2 riscas pretas nas barbatanas em baixo, mas disto não ha grandes certezas.

 

pela ultima foto diria femea mas n tenho certezas

For the Alliance!

 

Konqueror

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem se for um exemplar adulto, é um macho de certeza.

 

Se não for adulto, arriscav num macho, pois tem na barbatana dorsal os 1ºs ráios mais compridos, e não parace que a barriga seja rosada ainda.

 

Conclusão acho que é Macho.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fundamentando um pouco a minha resposta em cima, devo dizer que, comparando com o meu macho através de fotos que tirei, um mês depois de cá estar (não tenho fotos antes, pois escondiam-se). A foto que usei como referência foi esta

ram2.jpg

De facto a foto que o membro mostra, o peixe em questão não mostra o ventre rosado, mas outra coisa acrescento, tenho 2 fêmeas num outro aqua e só começaram a ter o ventre rosado à bem pouco tempo, porque até aqui eram muito semelhantes a machos, apresentando o segundo e o terceiro espigão grandes em relação ao primeiro e aos restantes, só a macha preta é que apresentava umas pintas azuis, coisa que nunca verifiquei nos dois machos que possuí e um deles ainda o mantenho.

Agora, esta teoria da macha preta com ou sem pontos azuis, vou ver se pode ser um ponto de referência enquanto eles forem novinhos, pois os meus filhotes estão agora a começar a adquirir cor e a partir daqui vou tentar observar com mais atenção para ver a sua evolução e diferenças para tentar perceber mais.

Outra coisa que já fizeram referência algures, é o facto de as fêmeas apresentarem uma lista negra nas barbatanas e os machos não, aqui discordo, pois o meu macho tem esta mesma lista negra, evidenciando-se mais quando se exibe!

 

P.S. Desculpem-me o testamento! :)

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões, embora não tenha ficado totalmente esclarecido. se for necessario, poderei mostrar mais umas fotos.

Ele de facto não apresenta qualquer parte rosa na sua barriga, e julgo que ele ja seja adulto. Pelas barbatanas poderá parecer um macho, mas as pintas azuis na mancha negra indicam fêmea. Pelo que não se torna fácil.

 

De facto na loja onde o comprei venderam-mo como sendo macho, mas também não me deram certezas.

Não vou adquirir ainda nenhum companheiro(a) para ele(a), correndo o risco de adquirir o par errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões, embora não tenha ficado totalmente esclarecido. se for necessario, poderei mostrar mais umas fotos.

Ele de facto não apresenta qualquer parte rosa na sua barriga, e julgo que ele ja seja adulto. Pelas barbatanas poderá parecer um macho, mas as pintas azuis na mancha negra indicam fêmea. Pelo que não se torna fácil.

 

De facto na loja onde o comprei venderam-mo como sendo macho, mas também não me deram certezas.

Não vou adquirir ainda nenhum companheiro(a) para ele(a), correndo o risco de adquirir o par errado.

Coloca mais umas fotos!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem a minha ajuda.

 

Macho de certeza, (tive posturas fertilizadas e alevins)

HPIM2040.jpg

Como se pode ver, também tem manchas azuis na marca preta.

 

Outra do macho, não parece ter tantas escamas azuis quanto a outra foto.

HPIM2467.jpg

 

Agora é que baralhei isto tudo.

Sinceramente á muito poucos dias é que li que havia teoricamente essa diferença no diformismo sexual deles.

Não sei até que ponto isso pode ser firmado com certeza.

 

Não teram aquelas escamas ou manchas azuis a ver com o estado de alerta, espírito do peixe?

Por exemplo os discus, umas vezes tem 4 riscas outras 7, outras ...

 

O que me dizem?

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Podes indicar as tuas certezas? (sempre ajudam)

 

Pelo que mostro abaixo e aqui podem verificar as tais riscas e manchas azuis, pretas e ás pintinhas.

 

IMGP0323.jpg

IMGP0257.jpg

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu macho em 20/02/2008

Ram%20M.JPG

 

O meu macho em 07/06/2008

Rampapa05.jpg

Tem as pintas azuis na mancha preta, mas não como aparece nas minhas fêmeas.

 

Uma de 2 Fêmeas

femearamirezi01.jpg

 

Quem tiver umas close-up de fêmeas, peço que coloque para podermos comparar.

Editado por Sara Garcia

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vão mais 4 fotos acabadas de tirar do dito individuo do qual o sexo se encontra em questão.

 

Peço desculpa pela má qualidade das fotos, mas de momento foi o melhor que consegui.

 

DSC05098.jpg

 

DSC05099.jpg

 

DSC05100.jpg

 

DSC05101.jpg

 

Mais uma vez obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um macho, não tem as pintas azuis que as femeas têm e não tem barriga rozada! Apesar de isso só aparecer mais tarde, as pintas não deixam enganar na minha opinião! abraço

Quantos às pintas, as fotos dos Rams do membro Anto_ mostra que isso é relativo, pois nota-se bem que o macho tens as ditas pintas assim como a fêmea. Já o meu e o do membro MeMySelfAndI têm, mas em menos quantidade.

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sara, é um Macho.

 

Em conclusão, é deitar por terra a teoria que li algures sobre as guias das barbatanas ventrais, serem pretas nas fêmeas (ver fotos do Anto)

E a mesma teoria diz que as fêmeas apresentam umas pintas\escamas azuis na mancha preta. Nos machos que foram aqui apresentados isso também está presente.

 

Arranja uma Fêmea e está limpo. De certeza.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas opiniões de todos, foram muito construtivas, vou tratar de arranjar uma femea para encantar o meu aqua, o rapaz anda ali meio solitario. Espero n haver problemas em saber se é mesmo uma femea. lol

 

Cumprimentos

Editado por Bernardoms
Link to comment
Partilhar nas redes sociais