Recommended Posts

Olá,

 

Tens alguns tópicos no fórum sobre overflow. Podes por exemplo ver o tópico do António Vitor que creio ter sido um dos últimos a comentar este tema.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...amp;hl=overflow

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tens alguns tópicos no fórum sobre overflow. Podes por exemplo ver o tópico do António Vitor que creio ter sido um dos últimos a comentar este tema.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...amp;hl=overflow

 

O overflow poderia ser construido pelo efeito sifão, mas cuidado, tem de existir contingencias várias para o caso de falhar.

O meu falhou e não tive nem uma gota no chão!

 

esqueci-me de ligar a bomba que retira o ar do sifão...

funcionou uns dias, até a acumulação do ar fazer parar este.

 

a bomba da sump enviou a agua do seu compartimento para cima ficando seca, não tive problemas porque o compartimento era minusculo e o aquario aguentou a maior carga em cima...

 

tinha boias de reposição na mesma divisão da tal bomba

que pediram logo água...

mas eu pensando num possivel problema, estas só estão ligadas 15 min em 4 em 4 horas, suficiente para repor a água de osmose (elas ligam a osmose inversa), liguei estas a um temporizador...

 

conclusão tudo falhou e nem um pingo entornado, mesmo estando 2 dias fora de casa...

:wacko:

e nenhuma perda de peixe ou coral!

 

isto que eu imaginei deveria ser também concebido para uma coluna seca, porque embora mais seguras, podem falhar...

construi o overflow com uma tubagem extra larga que pode provocar um decrescimo de velocidade da água, isso pode provocar uma maior acumulação de ar (se a bomba estiver parada)...mais nem sempre é melhor...

 

existem no entanto overflows mais seguros que não usam o efeito sifão, são parecidos com o meu projecto só que existe um buraco lateral no aquário, e a água cai apenas por gravidade...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, tens a alternativa de furar o aquario com um dremel, e acredita que ficas muito mais descansado e sem gastar num overflow, estive alguns meses a ponderar as duas hipoteses e acabei com um furo no aquario feito em hora e meia, ficando o furo, passa muros e tubagem por menos de 15€, conpensador e menos arriscado pelas experiencias que tive com um overflow.

O furar o aqua é muito mais simples que parece se nos precavermos de certos riscos de quebra.

Se quiseres posso explicar o procedimento embora seja igual ao que muito já fizeram.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais