Termoestatos


Recommended Posts

Boas

Uma dúvida, num aquário em que um aquário de 75W seja suficiente um de 100W gasta o mesmo? ou seja, compensará a potência despendida com horas em stand by, ou outra coisa qualquer?

 

Pergunto isto porque comprar um termoestato de 75 ou 100 o preço por vezes é o mesmo.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Se o termostato de 75 W é suficiente para que queres o de 100 W, mesmo sendo ao mesmo preço?

 

Respondendo à tua pergunta, o de 100 W passará menos tempo ligado pois atingirá a temperatura escolhida mais depressa. Se isso compensa o dispêndio de energia extra enquanto está ligado já não te sei dizer mas estou em crer que será uma diferença mínima a favor do de 75 W.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma dúvida, num aquário em que um aquário de 75W seja suficiente um de 100W gasta o mesmo? ou seja, compensará a potência despendida com horas em stand by, ou outra coisa qualquer?

 

Litros do aqua?

 

Vou dar a minha opiniao

 

Teoricamente:

E exactamente igual, o mais potente vai aquecer mais depressa, mas estara ligado menos tempo, o consumo seria +- o mesmo.

O mais potente vai condicionar mudancas mais bruscas de temperatura.

 

Na - minha e so minha - experiencia pessoal (na pratica)

O termostato mais potente vai ser mais dificil de estabilizar para uma dada temperatura, dependendo da temp ambiente e vol de agua.

Nao sei porque, mas depois do termostato disparar o calor gerado pode ser de mais para o volume de agua, causando um hiperaquecimento.

Na pratica e so baixar o termostato e esquecer a escala, ate se obter a temp pretendida; geralmente regular 3-5 graus abaixo chega.

 

Eu, para um aqua de 70L reais colocaria um termostato de 50W. Para 90L colocaria um de 75W.

Neste momento tenho um Hydor de 150W para 120L reais e penso reduzir para 100W, se conseguir vender este.

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não sei os litros do aqua. Eu apenas queria saber isto porque se tivesse um aqua de 90L podia pôr um termoestato de 100w ou 75w, se depois comprasse mais um aqua de 120L poderia usar um de 100w ou 150w, ou seja, o termoestato de 100w poderia ser o mesmo se desse baixa do aqua de 90L.

 

Era só para ficar mais informado, mas também concordo com vocês, o consumo deve ser o mesmo.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.