Apistogrammas


psaudade

Recommended Posts

Tenho procurado imenso aqui no forum e ainda não consegui encontrar informação nenhuma a respeito dos conjuntos ideais ou adequados a determinado tipo(dimensão) de aquário.

 

Do que já consegui saber quase todos os ciclideos americanos anões são relativamente pacíficos entre eles e vivem em estado natural, em ambientes similares ou iguais, sem quaisquer problemas.

 

Mas considerando que não vou comprar a amazónia e apenas tenho 120cm de aquário com 320litros brutos, que espécies se poderiam consiliar de forma a que, aos pares (casais), pudessem permanecer pacificamente no aquário.

 

Tudo indica, nos testes realizados à água, que o aquário irá ter condições para os alojar. O Aquário tem montagem de uma semana, mas continuarei a verificar o estado da água e terminar o ciclo para então decidir que espécies realmente irei colocar.

 

Obrigado,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero agradecer ao José Carlos pela ajuda prestada.

 

Conclusão:

 

Fauna a introduzir

 

- 2 a 3 Discos (1 já existente, red pigeon)

- apistogramma viejita, 2 femeas 1 macho

podia ter optado pelos apistos cacatuoides, mas escolhi o viejita.

- casal de ramirezis

- 40 a 50 neons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero agradecer ao José Carlos pela ajuda prestada.

 

Conclusão:

 

Fauna a introduzir

 

- 2 a 3 Discos (1 já existente, red pigeon)

- apistogramma viejita, 2 femeas 1 macho

podia ter optado pelos apistos cacatuoides, mas escolhi o viejita.

- casal de ramirezis

- 40 a 50 neons

 

 

Olá! Só uma questão: não seria melhor optares por um casal que fizesse posturas escondidas como os cacatuoides em vez dos ramirezis? Nunca tive ramirezis num comunitario mas como colocam os ovos à vista são capazes de stressar depois com os outros peixes! Eu sei que o aqua é grande mas mesmo assim tenho as minhas dúvidas!

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

- apistogramma viejita, 2 femeas 1 macho

podia ter optado pelos apistos cacatuoides, mas escolhi o viejita.

 

Boas,

 

Excelente escolha. Eu próprio me debati com esta questão há pouco tempo. Acabei por optar pelos cacutoides, já que, em teoria, dão-se melhor em PHs altos.

 

3 discus não será pouco? Eu poria 6.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Excelente escolha. Eu próprio me debati com esta questão há pouco tempo. Acabei por optar pelos cacutoides, já que, em teoria, dão-se melhor em PHs altos.

 

3 discus não será pouco? Eu poria 6.

 

Tambem gosto muito desses apistogramas, é uma exelente esolha, de momento estou a tentar a minha sorte com outro tipo de apistograma, que para mim tambem são muito bonitos de se ver num aquario, apistograma macmasteri

 

Olá! Só uma questão: não seria melhor optares por um casal que fizesse posturas escondidas como os cacatuoides em vez dos ramirezis? Nunca tive ramirezis num comunitario mas como colocam os ovos à vista são capazes de stressar depois com os outros peixes! Eu sei que o aqua é grande mas mesmo assim tenho as minhas dúvidas!

 

Já tive muitas ramirezis e muitas posturas e nunca meteram os ovos a vista, meteram sempre em sitios escondidos assim como os outros apistogramas que tive

Editado por Tiago Proença

EX-Naysel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão de ter optado pelos ramirezis é o facto dos cacatuoides poderem entrar em conflito com os viejita. Parece que os ramirezis já não é bem assim.

 

De qualquer das formas sempre gostei muito dos ramirezis, por toda a sua beleza, não desmerecendo os outros. Vou criar abrigos de forma a que as espécies se possam acomodar da melhor forma. Acompanhem o meu aquário no link da assinatura.

 

NCR2007,

 

Em relação a mais discos. Não quero colocar demasiados peixes (grandes) no aquário. Sei que o aquário comporta perfeitamente os 6 discos sem problema, considerando já as espécies que quero introduzir, mas não tenho essa ideia. Quero algo simples sem grandes avarias, pode ser que mais tarde equacione mais discos, a ver.

 

 

Obrigado a todos pelas opiniões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho um bocado arriscado juntar os ramirezi com apistos. Pois são espécies muito parecidas e isso vai gerar algum conflito.

Tal como podia acontecer com os cacatuoides.

Mas não á regra sem exepção e até pode resultar pelo tamanho do aquário, assim dá para fugirem e se esconderem.

 

Os neons podem não ser boa escolha se tiveres posturas, pois gostam muito de ovos. Mas é importante a presença de uns "dither fishs".

David Salvador

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação a mais discos. Não quero colocar demasiados peixes (grandes) no aquário. Sei que o aquário comporta perfeitamente os 6 discos sem problema, considerando já as espécies que quero introduzir, mas não tenho essa ideia. Quero algo simples sem grandes avarias, pode ser que mais tarde equacione mais discos, a ver.

 

Boas,

 

Fiz referência ao número de discus porque, em teoria, sendo um peixe de cardume, sentem-se melhor em números grandes.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fiz referência ao número de discus porque, em teoria, sendo um peixe de cardume, sentem-se melhor em números grandes.

 

 

Sim, tens toda a razão. Será algo a equacionar mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho um bocado arriscado juntar os ramirezi com apistos. Pois são espécies muito parecidas e isso vai gerar algum conflito.

Tal como podia acontecer com os cacatuoides.

Mas não á regra sem exepção e até pode resultar pelo tamanho do aquário, assim dá para fugirem e se esconderem.

 

Os neons podem não ser boa escolha se tiveres posturas, pois gostam muito de ovos. Mas é importante a presença de uns "dither fishs".

 

Boas

 

com o tamanho do aquário não têm esse problema , uma casal dá para estar no aquário na boa :mrgreen:

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

A minha experiência com os Viejita(tenho um casal á quase um ano com posturas regulares) e com os Ramirezi penso que o convivio de ambos não é dos melhores porquê tornam-se agressivos quando estão na altura da postura ,no meu caso o macho ramirezi acabou por morrer pelo stress causado pelas investidas do macho viejita(que se tornou maior),ambos estavam num aqua de 75*45*45, mas também penso que o que conta realmente é o tamanho do aquário, pois o importante e ambos terem espaço e esconderijos para poderem fixar o seu território.

Quanto á questão das duas femêas, penso que não será boa ideia visto o macho escolher sempre uma o que faz com que a outra seja escorraçada.

Psaudade se queiseres ficar com o meu casal de Viejita diz me qualquer coisa pois vou fazer um reset a um dos meu aquas e queria ver este casal a deixar descendência pois são peixes fantásticos e de excelente qualidade genética.

 

Cumprimentos

Gonçalo Veiga

Eu acho um bocado arriscado juntar os ramirezi com apistos. Pois são espécies muito parecidas e isso vai gerar algum conflito.

Tal como podia acontecer com os cacatuoides.

Mas não á regra sem exepção e até pode resultar pelo tamanho do aquário, assim dá para fugirem e se esconderem.

 

Os neons podem não ser boa escolha se tiveres posturas, pois gostam muito de ovos. Mas é importante a presença de uns "dither fishs".

Editado por Dopamind
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

A minha experiência com os Viejita(tenho um casal á quase um ano com posturas regulares) e com os Ramirezi penso que o convivio de ambos não é dos melhores porquê tornam-se agressivos quando estão na altura da postura ,no meu caso o macho ramirezi acabou por morrer pelo stress causado pelas investidas do macho viejita(que se tornou maior),ambos estavam num aqua de 75*45*45, mas também penso que o que conta realmente é o tamanho do aquário, pois o importante e ambos terem espaço e esconderijos para poderem fixar o seu território.

Quanto á questão das duas femêas, penso que não será boa ideia visto o macho escolher sempre uma o que faz com que a outra seja escorraçada.

Psaudade se queiseres ficar com o meu casal de Viejita diz me qualquer coisa pois vou fazer um reset a um dos meu aquas e queria ver este casal a deixar descendência pois são peixes fantásticos e de excelente qualidade genética.

 

Cumprimentos

Gonçalo Veiga

 

Desde já agradeço a tua oferta, mas vou aguardar ainda mais 3 semanas para concluir o ciclo. Hoje, faz uma semana de montagem irei colocar guppies (a remover naturalmente quando entrarem os ciclideos).

 

Uma vez que informar que os viejita já são adultos, penso que poderei vir a ter problemas, mesmo com novo habitat, em relação aos ramirezis. A minha ideia será mesmo incluir ambos os casais ao mesmo tempo para se poderem ambientar do mesmo modo e ao mesmo tempo definir territórios. Se possivel quero casais jovens.

 

A minha ideia para já é tê-los no aquário, a criação é para mais tarde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

A minha experiência que tenho não é das melhores com Discus e Apistogrammas Agasazis pela seguinte razão, porque eu já possuia os Discus e pus a cerca de 3 semanas os Apistogrammas e eles agora atacam os Discus e os outros peixes do aqua por isso eu não aconselho a por estes peixes junto com Discus porque os Reis dos Aquàrios ficam stressados e se escondem destes, são muito bonitos mas para ter noutro tipo de fauna.

 

Abraço,

Editado por Jose Ribeiro

Visite a nossa comunidade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais