no3 nao baixa ajuda urgente cada vez mais peixes mortos


Pestynha

Recommended Posts

o n03 dos meus aquas nao baixam

 

ja limpei o areao ja tou farto de mudar aguas ja adicionei um produto que é o cycle e nada

 

ja estou farto de gastar dinheiro em medicamentos e nao consigo baixar a agua q eu tenho tem cerca de 20 mg/l de no3

 

estou seriamente a pensar acabar com tudo tenho 5 aquas so um é q tem peixes e cada vez menos

 

estou mesmo desiludido e farto de gastar dinheiro

 

ja nao sei o que fazer

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pestynha

 

Em principio os Nitratos deveriam baixar com as trocas parciais.

Por isso o meu conselho é que teste a agua de reposição, sendo que pode ser que os reagentes do produto tambem possam não estar em condições.

O Facto de usar o Cycle não mudará nunca o valor de NO3 pois ele é o resultado do metabolismo das (nitrosomas e nitrobacter) que contém o Cycle.

O Mais que pode experimentar depois de verificar o que lhe disse anteriormente são as resinas de diminuição de NO3, mas verifique antes.

 

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pois... :D

Da última vez que falaste do NO3 o pessoal deu umas dicas...

O problema está na tua água...

 

Sendo assim acho que não tens muitas hipóteses... ou começas a ir a uma fonte buscar água para as TPA's ou então tens de investir num aparelho para "tratar" essa água.

 

É capaz é de ficar um pouco caro. A Sera tem um desses aparelhos que removem os nitratos da água (http://www.sera.de/English/autoframe.htm?u...-Denitrator.htm).

Ou optas por um aparelho de osmose... São sempre investimentos algo caros... :roll:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coloquei o post sem ver o do Hugo...

 

Hugo:

O problema já está na água de reposição pois já leva um valor de NO3 elevado.

 

Já dissemos ao Pestynha para recorrer a essas resinas... não sei se já o fez...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pestynha

 

De qualquer forma , eu não acho que um nível de nitratos de 20 mg/l num aquário de água doce seja problemático . O nitrato é muito pouco tóxico para os peixes (ao contrário da amonia e nitritos ) e eu só me preocuparia com concentrações acima dos 50 mg/l.

 

Se tens peixes a morrer crónicamente ,de certeza qua não se deve ao teu nível de nitratos. Terás que buscar outras causas, nomeadamente amonia, nitritos, baixa concentração de O2 dissolvido, cloro/cloramina na água ,parasitas etc.

 

Quais os peixes que morrrem e quais os sintomas que apresentam ?

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 mg ja e bastante.

e n os ocmeça a matar logo mas vao morrendo aos poucos com lesoes nas branquias etc.

 

tb tive o mm problema

 

ve se os teus filtros estao com o debito bom. no meu caso foi mm ma filtragem mecanica que o meu filtro estava a debitar metade do que devia. devia fazer 300 reais e estava a fazer 140 para ai.

 

usa carvao activo que ajuda bastante.

tb m safou uma vez que ocmeçaram a subir no aqua hospital. assim que usei o carvao baixou de um dia para o outro e foi baixando ate estabilizar

agora esta optimo

smflogo.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 mg ja e bastante.

e n os ocmeça a matar logo mas vao morrendo aos poucos com lesoes nas branquias etc.

 

20mg/l não é suficiente para alimentar as plantas.

Pessoalmente não me preocupo com menos de 150mg/l e começo a perder o sono a partir do 300mg/l, mas como isso nunca aconteceu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

300mgl?!?!?!

Desculpa lá Tafinho...mas deve haver algum equivoco.

Num aquário com esse valor de NO3 as algas são uma constante e não deve ser referência para ninguem, já que não fazes a manutenção ao teu aquário.

Mais, concentrações desse tipo são prejudiciais para todos os peixes senão toxicas.

Não me vou alongar mais pois acho que é mesmo um equivoco...

 

Pestinha, os 20mg não são de facto o problema das tuas mortes, mostra até que o aqua está cuidado.

Tenta sempre ter o mais baixo possivel com Tpa´s frequentes e ainda que esse Valor não suba as 50mgl.

Mesmo assim em peixes amazónicos (em todos :wink: ) o teor deve ser mais baixo, pois atrofia o crescimento e provoca patologias crónicas devido à constante presença de excesso de Nitratos.

Mas, dá-nos mais informação :lol:

 

Abraço

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

NO3 está optimo pois dificilmente conseguirás abaixo dos 10 (a não ser que tenhas muitas plantas).

NO2 está um pouco alto. Se calhar é por teres andado a mecher demais no aquário. Faz apenas mudas e não andes a remexer o areão nem a colocar produtos.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Pestinha, dá-me a sensação que o teu aquário tem um problema que de facto é criado por ti, repara, os peixes estão a sofrer com o excesso de nitritos provavelmente intoxicados.

Mas o problema não será o excesso de Cycle?

O excesso de bactérias, leva à morte de muitas, por falta de amónio para consumirem no seu metabolismo , por consequência essa pode ser a causa da doença das plantas a falta de amónio!

Bem esta é a minha interpretação pelos dados que deu.

Espere que ajude a compreender talvez uma das causas do problema.

Mas especialmente para que não desistas deste Hobbie! :) :D

 

 

Abraço e boa sorte!

frame.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as espécies de peixes que tens?

Quais os que morrem ?

Quais os sintomas?

Qual o valor de O2 dissolvido?

Tamanho do aquário ?

Filtração ?

O que fazes de manutençaõ? TPA,s ; água da torneira? usas anti-cloro ?Como é que lavas o filtro ?

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

300mgl?!?!?!

Desculpa lá Tafinho...mas deve haver algum equivoco.

Num aquário com esse valor de NO3 as algas são uma constante e não deve ser referência para ninguem, já que não fazes a manutenção ao teu aquário.

Mais, concentrações desse tipo são prejudiciais para todos os peixes senão toxicas.

 

Tens razão, a documentação dos meus testes de NO3 é um bocado duvidosa, a dose máxima segura de NO3 é de 100mg/l para água doce tropical. Embora para quem tenha uma quantidade mínima é complicado lá chegar...

No meu caso nunca passa dos 60 mg/l mesmo que tente, as elódeas não deixam 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quais as espécies de peixes que tens?

Quais os que morrem ?  

Quais os sintomas?

Qual o valor de O2 dissolvido?

Tamanho do aquário ?

Filtração ?

O que fazes de manutençaõ? TPA,s ; água da torneira? usas anti-cloro ?Como é que lavas o filtro ?

 

Cump.

Rui

 

guppys mollys platys

sintomas sao começam a emagreçer e as barbatanas a ficar esfarripadas

o valor do 02 nao sei ;(

60x30x30

tpas e lavo o filtro e por vezes aspiro o areao

uso agua de uma fonte perto de casa e nao uso anti-cloro pq a fonte nao tem agua tratado axo nao sei necessario

como lavo o filtro ???? com agua da torneira

filtro interior

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que estás a cometer alguns erros:

O filtro não deve ser limpo com água da torneira. Deve ser lavado (a esponja) num pouco de água retirada do aquário. Deves limpar a esponja de modo a que retires a maior parte da sujidade. Não convém esfregar em demasia.

Já agora, qual é o débito do filtro que tens?

 

estão a sofrer com o excesso de nitritos provavelmente intoxicados.

Hugo, já pusemos esta hipótese noutro post. No entanto, segundo sei, este é o valor mínimo na escala que o Pestynha tem.

Se o valor for inferior (mesmo que seja 0) penso que a cor continua a ser igual... não achas/acham? 8)

 

estou mesmo desiludido e farto de gastar dinheiro  

ja nao sei o que fazer

Tens certos aspectos que deves corrigir. Se quiseres tornas a começar do 0!. Não desistas porque com o tempo e calma vais lá. ;)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como lavo o filtro ???? com agua da torneira

 

Julgo que aqui podera estar um problema

Ao lavares o filtro com agua da torneira que contem substancias que matam as bacterias( cloro entre outros) estas a reduzir a capacidade de conversao de NO3 e logo aumentas a sua concentraçao....

Uma coisa....a agua quando lavas o filtro nao fica turva, tipo pastosa?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Pestynha

 

Penso que o mistério está resolvida : é suicidio tentar manter vivíparos com um pH de 6,5 e com um Kh de 4 . Eles adoram aguas duras e até ligeiramente salobras. De outro modo andam sempre doentes com Columnaris .Sobe o Kh até 10 -12 º e coloca o pH entre 7 e 8 , com um aditivo à base de bicarbonato de sódio e junta 1 gr por litro de sal para lago ou para aquário e vais ver que deixas de ter problemas com os vivíparos.

Escolhe plantas que gostem de águas duras como Microsorum e valisnérias .

De resto faz o que o Nuno disse em termos de manutenção.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

]
como lavo o filtro ???? com agua da torneira

 

Julgo que aqui podera estar um problema

Ao lavares o filtro com agua da torneira que contem substancias que matam as bacterias( cloro entre outros) estas a reduzir a capacidade de conversao de NO3 e logo aumentas a sua concentraçao....

Uma coisa....a agua quando lavas o filtro nao fica turva, tipo pastosa?

 

sim ao lavar o filtro a agua fica turva a agua com q lavo o filtro é agua do poço e n tem cloro

se a esponja do filtro esta suja e natural q a agua fique suja ou tou enganado

 

 

ja agora explica la como lavo um filtro int e um ext

Link to comment
Partilhar nas redes sociais