Ajuda Na Primeira Montagem


celsoslec

Recommended Posts

Boa noite, a coisa de 2 semanas criei um tópico para que me pudessem ajudar no meu novo e primeiro projecto.

 

Ontem estive a montar o meu aquário mas agora surgiram mais duvidas (muitas), é que mesmo tendo teoria, qualquer coisa que faça fico cheio de duvidas.

 

A verdade é que fiquei ligeiramente desanimado com o resultado final por razões que vou citar a seguir ao setup e fotos de montagem.

 

Setup:

 

Aqua: 80x30x40

Substrato: fundo vivo da Prodac com areão de rio por cima.

Filtragem: eheim 2010

Termostato: Jaeger 100 w

Iluminação: 1x18 w que vinha com o kit

Decoração: 1 tronco e uma pedra.

Flora: fetos de java e musgo de java

 

material

dsc03995ie1.jpg

 

aqua com móvel feito à medida

dsc03999mp3.jpg

 

estudo da posição da decoração

dsc04001yx3.jpg

 

aqua montado

dsc04040kh8.jpg

 

hoje com agua turva (mais do que ontem)

dsc04047jh6.jpg

 

 

A quarta foto foi tirada umas horas depois da montagem...Nesta altura a agua esta mais clara um pouco...mas tinas alguns problemas que me trouxeram montes de duvidas...

 

tinha bocadinhos de espuma acastanhada na superfície (areão mal lavado? eu lavei bem axo eu, mas...).

tinha pequeno pedaços de musgo a "nadar" pelo aqua (musgo mal amarrado? eu amarrei mas sera que foi o suficiente? vejam nas fotos).

 

devo de confessar que esses "problemas" juntamente com o facto dos fetos estarem acastanhados, do layout não ter saído nada de especial e de hoje ao chegar a casa ver que a agua voltou a estar turva (bastante), deixaram-me um pouco desanimado por isso venho aqui pedir conselhos...ca vai:

 

*queria comentários sugestões e dicas para poder melhorar o aquario fazendo apenas pequenas e simples alterações

 

*o meu filtro só tem a esponja branca, ela esta furada no meio para encaixar num veio plástico do filtro. Acham que devo de cortar a esponja a meio para,consoante as necessidades, poder acrescentar filtração biológica (pensei no siporax mini da serra) ou carvão activo?

 

*em principio vou meter mais musgo do lado esquerdo para fazer tapete...como devo fazer para que não comece outra ver a "nadar" e que concelhos me dão para melhorar os fetos? fertilização liquida??? e para agarrar melhor o musgo do tronco e pedra?

 

*finalmente queria conselhos sobre um peixe para acelerar a ciclagem, qual escolher? ja meti sera nitrivec e hoje medi o ph e estava a 6,5

 

desculpem la tantas duvidas e questões mas digamos que precisava mesmo de ajuda e animo neste meu projecto.

 

obrigado e boa noite

Editado por celsoslec
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

é normal depois de montares um aquario que a agua fique um pouco turva.

com um pouco de paciencia e calma acaba por desaparecer.

 

falas que o teu filtro so tem esponja branca!!! nao levou massas filtrantes ( ceramicas ) ???? é issencial

 

mesmo para as plantas que tens 18w de luz é mesmo muito pouco tens de remediar isso.

 

a melhor maneira para se amarrar o musgo é com fio de pesca quanto menor a camada e quantidade no local desejado melhor se adapta e cresce. ( há sempre um ou outro bocado que se solta diverado a corrente na agua )

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

é normal depois de montares um aquario que a agua fique um pouco turva.

com um pouco de paciencia e calma acaba por desaparecer.

 

falas que o teu filtro so tem esponja branca!!! nao levou massas filtrantes ( ceramicas ) ???? é issencial

 

mesmo para as plantas que tens 18w de luz é mesmo muito pouco tens de remediar isso.

 

a melhor maneira para se amarrar o musgo é com fio de pesca quanto menor a camada e quantidade no local desejado melhor se adapta e cresce. ( há sempre um ou outro bocado que se solta diverado a corrente na agua )

 

abraços.

 

 

Boas, obrigado pela resposta

 

em relação ao filtro e â iluminação o que posso fazer? já tentei procurar soluções para a luz mas n encontrei o que queria. existem lâmpadas com mais potencia para substituir a que tenho? seria a opção mais fácil para mim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite malta.

 

mais ninguém tem ideias conselhos ou sugestões?

 

amanha vou fazer uma pequena alteração ao meu filtro, vou pegar na esponja branca que tem uns 15 cm e vou dividi-la em 3 para poder colocar cerâmicas...a ideia é por 3 camadas: esponja, cerâmica, esponja. futuramente posso vir a por uma esponja de carvão também, e nesse caso as camadas seriam: esponja de carvão, cerâmica, esponja branca

 

Que axam?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá deduzo que seja o teu 1 aquario plantado....

 

Não desanimes, pois os plantados são dificeis de perceber e muito dificil de os manter a 100%, acho que deves encarar isso como um desafio!

 

A agua turva é do substrato da prodac, vai fazendo TPAs de 30% de 2 em 2 dias, que também ajuda no ciclo..

 

Peixes para acelerar o ciclo não aconselho, pq estás a por um peixe em risco, e de certeza que não era esse o destino que ele escolheria...

usa comida tipo flocos, vai metendo.. que isso ajuda no ciclo, como já tens plantas elas tb vão ajudar.. metes todos os dias 4 ou 5 bocados de flocos.

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá deduzo que seja o teu 1 aquario plantado....

 

Não desanimes, pois os plantados são dificeis de perceber e muito dificil de os manter a 100%, acho que deves encarar isso como um desafio!

 

A agua turva é do substrato da prodac, vai fazendo TPAs de 30% de 2 em 2 dias, que também ajuda no ciclo..

 

Peixes para acelerar o ciclo não aconselho, pq estás a por um peixe em risco, e de certeza que não era esse o destino que ele escolheria...

usa comida tipo flocos, vai metendo.. que isso ajuda no ciclo, como já tens plantas elas tb vão ajudar.. metes todos os dias 4 ou 5 bocados de flocos.

 

CUMPS

 

 

obrigado godlike

 

bem nunca pensei que o substrato fosse fazer isto, pois a agua anda amarelada...amanha vou fazer uma TPA de 30% então.

 

aceito mais sugestões...assim amanha faço todas as alterações necessárias.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado godlike

 

bem nunca pensei que o substrato fosse fazer isto, pois a agua anda amarelada...amanha vou fazer uma TPA de 30% então.

 

aceito mais sugestões...assim amanha faço todas as alterações necessárias.

 

cumps

 

Olá Celso

 

Antes de mais quero-te dizer que a paciência é a melhor amiga do aquariofilista, depois perguntar que tipo de peixes queres meter nesse aquário, porque a pedra que tens aí é calcária e vai-te fazer subir o PH, que pode ser bom ou mau, repito, depende dos peixes que queres ter.

 

As mudanças de água quando está a ciclar não devem ser muito grandes e sempre podes por um ou dois peixes de água fria para ajudar a ciclar e depois devolves os peixes.

 

A água turva é normal e não te aflijas por isso, poi carvão activo no filtro e vais ver que isso desaparece mas depois retira o carvão.

 

É muito importante meteres ceramicas no filtro como já te indicaram e nunca deves lavar o filtro com água da torneira, lavar somente com água do proprio aquário.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Celso

 

Antes de mais quero-te dizer que a paciência é a melhor amiga do aquariofilista, depois perguntar que tipo de peixes queres meter nesse aquário, porque a pedra que tens aí é calcária e vai-te fazer subir o PH, que pode ser bom ou mau, repito, depende dos peixes que queres ter.

 

As mudanças de água quando está a ciclar não devem ser muito grandes e sempre podes por um ou dois peixes de água fria para ajudar a ciclar e depois devolves os peixes.

 

A água turva é normal e não te aflijas por isso, poi carvão activo no filtro e vais ver que isso desaparece mas depois retira o carvão.

 

É muito importante meteres ceramicas no filtro como já te indicaram e nunca deves lavar o filtro com água da torneira, lavar somente com água do proprio aquário.

 

Abraço

 

 

Boa tarde,

 

obrigado pela resposta, estou neste momento a fazer profundas alterações no aqua pois a agua já não estava turva mas sim colorida...estava num tom de castanho...eu sei que não se deve fazer alterações muito grandes mas teve de ser...vou voltar a fazer o ciclo desde o inicio...

 

em relação à pedra eu medi o pH e estava a 6,5 mas como peixes eu gostava de meter a equipa de limpeza com 3-5 elementos, um cardume, um casal principal e talvez mais um ou outro peixe...aceito sugestões...

 

logo vou colocar fotos do aqua logo antes e depois das alterações...

 

continuo a aguardar sugestões e concelhos

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo a este fantástico mundo que nos rouba umas horas, uns cobres e cria uns cabelos brancos.

Mas que para compensar, é uma das coisas mais relaxantes que podes fazer. ;)

 

Se estás a começar, não te dou muito tempo que:

:arrow: alteres a filtragem, por um filtro exterior. Ganhas no espaço, estética e performance/resultados do filtro.

:arrow: troques a calha de iluminação para por exemplo 3x24w T8 (aqui lá vai mais uns cobres valentes).

 

Isto se de facto gostares disto.

 

Em relação aos teus "problemas"

 

O musgo, é facil de prender com fio de pesca como o Godlike disse, mas há sempre uns restos que acabam por ser cortados involuntáriamente, vais lá com o camaroeiro e TUFA. - 1º problema resolvido/limpo. Só te volta a acontecer nas podas, mas isso é inevitável.

 

Em relação á água amarelada, eu tirava o tronco e apesar de ter quase a certeza que o compras-te numa loja, fervia-o bem 2 ou 3 vezes e voltava a meter dentro do aquário.

 

Mas agora vou ver as alterações que prometes.

Se precisares de alguma coisa, a malta está aqui para te ajudar.

 

Abraço e força

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo a este fantástico mundo que nos rouba umas horas, uns cobres e cria uns cabelos brancos.

Mas que para compensar, é uma das coisas mais relaxantes que podes fazer. ::D:

 

Se estás a começar, não te dou muito tempo que:

banana rock alteres a filtragem, por um filtro exterior. Ganhas no espaço, estética e performance/resultados do filtro.

:arrow: troques a calha de iluminação para por exemplo 3x24w T8 (aqui lá vai mais uns cobres valentes).

 

Isto se de facto gostares disto.

 

Em relação aos teus "problemas"

 

O musgo, é facil de prender com fio de pesca como o Godlike disse, mas há sempre uns restos que acabam por ser cortados involuntáriamente, vais lá com o camaroeiro e TUFA. - 1º problema resolvido/limpo. Só te volta a acontecer nas podas, mas isso é inevitável.

 

Em relação á água amarelada, eu tirava o tronco e apesar de ter quase a certeza que o compras-te numa loja, fervia-o bem 2 ou 3 vezes e voltava a meter dentro do aquário.

 

Mas agora vou ver as alterações que prometes.

Se precisares de alguma coisa, a malta está aqui para te ajudar.

 

Abraço e força

 

 

boas, obrigado pela resposta.

 

o problema do musgo é que também não estava bem amarrado, pois so o amarrei em 2 pontos em vez de dar varias voltas com o fio antes de dar o nó.

 

Em relação à agua tens razão, descobri que era o troco que me estava a fazer chá no aqua. ja o tirei e fervi, agora esta de molho.

 

Ando a ver um filtro externo para comprar mal possa...ja agora eu pensei num eheim 2211 ou 2213 o que axam? não são muito caros e parecem razoáveis...

 

Em relação á luz, esta vai mesmo ter de ficar assim um bom bocado visto que uma calha custa uma fortuna...podes colocar algum link de alguma que me recomendes e que tenha preço razoável com uns 50 a 75 w ?

 

Agora que o tronco esta a tomar banho estou a reorganizar a montagem do "bicho", amanha começo a encher colocando só pedra e plantas...o tronco vem depois de bem lavado...

 

vou dando noticias

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a diferença do preço entre o 2211 e o 2213 é muito pouco, e alias o 2213 é muito melhor.

 

CUMPS

 

 

ainda são quase 30 euros...depende onde compro mas vou ver qual a melhor opção.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

em relação ao filtro, e pelas dimensões do aquário, acho que a melhor escolha é mesmo o 2213, digo isto pois tenho um a funcionar num aquário de dimensões semelhantes ao teu e é impecável. Só acho que a flauta não te vai caber no vidro lateral, isto se ele tiver 30 cms, se tiver 40 cms dá na boa.

 

Quanto á iluminação, fazes como eu. Sem pensar muito, passas numa loja e compras uma calha se encontrares HSD com 3x24w T5 custa entre os 130€ e os 150€. Depois vais pensar que deste uma fortuna pela calha.

Mas quando os resultados te começarem a aparecer, nem te lembras do €€€.

Fotos da calha, podes ver neste meu tópico, que em breve vais ser desmontado.

 

MeMySelfAndI

Em relação ao tronco, ferve com Sal algumas vezes.

 

Agora uma opinião, não metas essa pedra enorme, ainda para mais sozinha, acho que é desproporcional ao tamanho do aquário. Arranja uns basaltos pequenos e médios.

 

Alguma coisa apita

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto á iluminação, fazes como eu. Sem pensar muito, passas numa loja e compras uma calha se encontrares HSD com 3x24w T5 custa entre os 130€ e os 150€

 

Oi Ilidio!

 

Eu tenho uma igualzinha e dei menos de 60 euros nova! :wink:

 

ve aqui aqui

 

 

abraço

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

em relação ao filtro, e pelas dimensões do aquário, acho que a melhor escolha é mesmo o 2213, digo isto pois tenho um a funcionar num aquário de dimensões semelhantes ao teu e é impecável. Só acho que a flauta não te vai caber no vidro lateral, isto se ele tiver 30 cms, se tiver 40 cms dá na boa.

 

Quanto á iluminação, fazes como eu. Sem pensar muito, passas numa loja e compras uma calha se encontrares HSD com 3x24w T5 custa entre os 130€ e os 150€. Depois vais pensar que deste uma fortuna pela calha.

Mas quando os resultados te começarem a aparecer, nem te lembras do €€€.

Fotos da calha, podes ver neste meu tópico, que em breve vais ser desmontado.

 

MeMySelfAndI

Em relação ao tronco, ferve com Sal algumas vezes.

 

Agora uma opinião, não metas essa pedra enorme, ainda para mais sozinha, acho que é desproporcional ao tamanho do aquário. Arranja uns basaltos pequenos e médios.

 

Alguma coisa apita

 

 

boas,

bem para ja vou começar com o meu eheim 2010 e mal possa vou adquirir um externo...em relação à calha essa vai esperar um pouco porque não posso comprar tudo de uma vez...

 

Em relação à pedra, vou pensar em troca-la mas onde é que arranjo basaltos?? já corri 2 hortos e nada...nas lojas de animais é carissimo 5, 10, 15 euros...

 

obrigado

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ilidio!

 

Eu tenho uma igualzinha e dei menos de 60 euros nova! :popcorn:

 

ve aqui aqui

 

 

abraço

 

William

 

 

boas william

 

posso saber de onde veio essa calha? é que uma dessas era porreiro...e visto o preço, melhor ainda... :multi:

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

bem para ja vou começar com o meu eheim 2010 e mal possa vou adquirir um externo...em relação à calha essa vai esperar um pouco porque não posso comprar tudo de uma vez...

 

Em relação à pedra, vou pensar em troca-la mas onde é que arranjo basaltos?? já corri 2 hortos e nada...nas lojas de animais é carissimo 5, 10, 15 euros...

 

obrigado

 

cumps

 

Boas Celso, em relação aos Basaltos, procura na "Mother Nature" vais dar uma voltinha por uma serra perto, recolhes ums basaltos, depois é só escolheres o que mais se adequa ao que pretendes.

Se as pedras forem menores, as dimensões do aquário, vam parecer maiores.

 

Mas vai com calma, estás no bom caminho.

 

Oi Ilidio!

 

Eu tenho uma igualzinha e dei menos de 60 euros nova! :popcorn:

 

ve aqui aqui

 

abraço

 

William

 

William, nem quero pensar nisso.

A minha calha, a única diferença que tem da tua é que a minha é de 80 cms, mas o material electrónico é igual.

Mas vou procurar a factura para ver.

É o mal de não procurar muito.

 

Obrigado.

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem malta obrigado a todos pela ajuda.

 

Este primeiro projecto esta a andar devagar...mesmo com alguns conhecimentos teóricos encontram-se muitas dificuldades.

 

Agora voltei praticamente à estaca zero visto que o aqua so tem substrato e areão...o tronco esta de molho, as pedras vou arranja-las amanha e depois sim, monto tudo.

 

Hoje coloquei um fundo em azul e alterei o meu filtro. removi a esponja e cortei em 3, agora vou poder utilizar o filtro com carvão ou cerâmicas...tenho siporax mini da sera, pois o mini é mais adequado à minha situação...

 

Agora em principio só 5ªfeira é que (re)começo a montagem, vou dando novidades

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas malta...

 

as alterações demoraram mais tempo que o esperado mas finalmente estão feitas...

 

o tronco deu-me luta pois esteve quase 2 semana de molho (com trocas de agua) depois de ter sido fervido 4 vezes.

 

ja consegui uma calha para o meu aqua de 2 x 24w (bem melhor que os 18w que tinha), deve de chegar amanha, foi-me vendida por um user cá do fórum...

 

:mrgreen:

 

tenho também umas planta novas que tive agora mesmo a plantar...o ciclo esta a decorrer desde sábado e vai continuar por mais 2 semanas...

 

troquei também a enorme pedra calcaria de 5 kg por umas pedras que fui buscar à natureza...fica bem mais barato :-D

 

bem malta vamos passar as fotos...comentem e digam o que axam...mais tarde vou deixar aqui o novo setup

 

aqua ante da alteração (parecia chá)...

dsc04056os6.jpg

 

depois da alteração

dsc04080rr3.jpg

 

dsc04078rk6.jpg

 

dsc04079je6.jpg

 

digão o que pensão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então cá vai o novo setup:

 

Setup:

 

 

Aquario: 80x30x40

 

Substrato: fundo vivo da Prodac com areão de rio por cima.

 

Filtragem: eheim 2010

 

Termostato: Jaeger 100 w

 

Iluminação: 1x18 w (chegou-me agora a calha de 2 x 24 mas veio com umas peças partidas :( )

 

Decoração: 1 tronco e 3 pedras.

 

Flora: fetos de java, musgo de java, Limnophila sessiliflora, Ceratophyllum Demersum e mais 2 pés que não sei identificar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até gosto do hardscape. Apesar de roubar muito espaço fica muito bonito.

 

Acho é que é necessário "florestar" mais um pouco.

 

 

obrigado pelo comentário, por agora vou deixar assim e ver como se desenvolvem estas plantas e depois vejo se planto mais ou não...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

olá Celso!

Eu estou interessada em ficar com o tronco, com termómetro e com os sacos de areão.

É que eu ontem vi num canal de televisão um aquário muito bonito e gostava de fazer um mais pequeno que o meu como me deste aqui à dias a ideia de fazer um mais pequeno. É que o que vi tinha peixes lindíssimos de várias cores e adorei. por isso também queria um assim, já que o que eu tenho só tem camarões e caracões.

Será que posso contar com a tua ajuda?

 

Beijos... Ana Sofia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Celso!

Eu estou interessada em ficar com o tronco, com termómetro e com os sacos de areão.

É que eu ontem vi num canal de televisão um aquário muito bonito e gostava de fazer um mais pequeno que o meu como me deste aqui à dias a ideia de fazer um mais pequeno. É que o que vi tinha peixes lindíssimos de várias cores e adorei. por isso também queria um assim, já que o que eu tenho só tem camarões e caracões.

Será que posso contar com a tua ajuda?

 

Beijos... Ana Sofia

 

?!

Já tive uma situação semelhante a esta ....

Mas como é que respondeste da conta dele ..?

Mas ele está a vender o aqua !?

:roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.