Peixe Homicida à Solta?


salmão

Recommended Posts

Olá!

 

No meu primeiro aquario tinha: 1 beta, 2 coridora, 5 neons, 2 Guppy macho e 1 Guppy femea. Aparentemente os peixes co-habitavam em paz, cada um com o seu comportamento que lhe é caracteristico mas a tranquilidade reina no aquario em conjunto com as plantas que também têm crescido com bom aspecto.

 

Algo de estranho estava para acontecer... Aqui há dias os 2 guppys macho apareceram com a cauda um pouco comida, mas nada de especial, quase não se notava.

 

Ontém apareceu um guppy macho morto, poucas horas de eu o observar com saude para dar e vender. A cauda do cadáver pareceu-me estar em mau estado.

 

Hoje apareceu outro guppy macho morto, também com sinais de ter sido vítima de violência extrema...

 

As minhas perguntas...

 

Terá a violência ocorrida após a morte destes bichos e na verdade não se tratar de um homicidio?

Em caso homicio, quem terá sido? O beta anda lá na vida dele e não se mete com ninguem, os neons são muito activos, sempre à procura de comida, mas não me parecem ser maus com os outros peixes. Os 2 coridora só olham para baixo a chafurdar em toda a porcaria que possa haver no chão...

Como poderei investigar este caso antes que aconteçam mais mortes?

 

Quanto aos indicadores, de acordo com os testes que tenho são:

PH: 6.8

Nitritos: 0

Nitratos: 5

Temp: 27

 

Agradeço desde já a vossa ajuda mais experiente, uma vez que a única alternativa que vejo é montar um sistema de video-vigilância no aquario... não dá muito jeito.

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu apostava no beta sem duvida.

 

 

Já somos dois. Bettas e guppy normalmente não dá bom resultado para os guppy. Aquelas caudas coloridas e irrequietas são irresistiveis para o betta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu tenho a mesma opiniao!!

sem duvida o betta..

e eu tenho a má experiencia, seja bettas femeas adultas ou machos

os guppis machos acabam por ser comidos!

tens de optar por guppis ou bettas!!

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu tenho a mesma opiniao!!

sem duvida o betta..

e eu tenho a má experiencia, seja bettas femeas adultas ou machos

os guppis machos acabam por ser comidos!

tens de optar por guppis ou bettas!!

cump

 

 

por alguma razão os betas habitualmente sao mantidos sozinhos a maior parte do tempo....:drinking:

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vejamos, um guppy não morre com umas mordidelas na cauda.

 

Pode ficar sem uns pedaços de barbatana mas daí até morrer...

 

Toma atenção a essas "caudas mordidas". Será que é mesmo mordido ou ratado? Tem raios de sangue? Uma barbatana mordida é geralmente um corte limpo, em "U". Uma barbatana ratada é irregular.

 

De que tamanho é o aquário?

 

Só 5 de nitratos? Não acredito. Experimenta outro teste.

 

Entretanto muda a água e adiciona sal. Vai mudando a água com frequencia.

 

Tenho uma certa dificuldade em acreditar que o betta consiga apanhar um guppy de modo a matá-lo. Ambos têm barbatanas selecionadas artificialmente mas o betta é ainda mais paspalhão que o guppy.

 

Porém, se o aquário for muito pequeno... então o betta só tem que abrir a boca :drinking:

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toma atenção a essas "caudas mordidas". Será que é mesmo mordido ou ratado? Tem raios de sangue? Uma barbatana mordida é geralmente um corte limpo, em "U". Uma barbatana ratada é irregular.

 

De que tamanho é o aquário?

 

Só 5 de nitratos? Não acredito. Experimenta outro teste.

 

Entretanto muda a água e adiciona sal. Vai mudando a água com frequencia.

 

O que acho estranho é que nunca vi o Beta a atacar qualquer peixe, o que poderá dizer que estes ataques são muito raros e muito violentos, uma vez que mantive os guppies e betas durante algumas semanas sem nada acontecer.

 

Respondendo às tuas perguntas:

 

Acho que o que faltava na cauda do Guppy era é eu...

O aquario é de 60cm (80L).

Os valores dos nitratos devem ser reais, uma vez que no inicio do setup deste aquario tinha valores de 120, 160... O kit de testes é da JBL. O valor de 5 já se mantém há pelo menos 2 semanas.

Tenho feito mudas de água com frequência.

 

Para que serve a adição de sal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que acho estranho é que nunca vi o Beta a atacar qualquer peixe, o que poderá dizer que estes ataques são muito raros e muito violentos, uma vez que mantive os guppies e betas durante algumas semanas sem nada acontecer.

 

Respondendo às tuas perguntas:

 

Acho que o que faltava na cauda do Guppy era é eu...

O aquario é de 60cm (80L).

Os valores dos nitratos devem ser reais, uma vez que no inicio do setup deste aquario tinha valores de 120, 160... O kit de testes é da JBL. O valor de 5 já se mantém há pelo menos 2 semanas.

Tenho feito mudas de água com frequência.

 

Para que serve a adição de sal?

 

 

Boas, peço-te mais uma vez que completes os dados do teu perfil.

 

 

 

obrigado

 

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao ha problemas de manter Corydoras com Bettas.

 

Guppys sao incompativeis. Neons podem dar problemas, e so estarem distraidos.

 

Na minha opiniao qualquer aquario com um Betta macho - e por vezes femea - passa a ser um aqua de Betta. Portanto tudo tem de ser pensado em funcao do Betta para nao haver problemas. Nao e facil arranjar amigos cmpativeis, ate porque isso depende de cada peixe, mas e possivel mante-los em comunitarios, com o equilibrio certo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao ha problemas de manter Corydoras com Bettas.

 

Guppys sao incompativeis. Neons podem dar problemas, e so estarem distraidos.

 

Na minha opiniao qualquer aquario com um Betta macho - e por vezes femea - passa a ser um aqua de Betta. Portanto tudo tem de ser pensado em funcao do Betta para nao haver problemas. Nao e facil arranjar amigos cmpativeis, ate porque isso depende de cada peixe, mas e possivel mante-los em comunitarios, com o equilibrio certo.

 

 

Boas, mais uma vez peço-te que completes todos os campos dos teu perfil.

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com base na marca de mordidela na cauda e na boa qualidade da água que reduz as hipoteses de barbatanas ratadas, só resta mesmo um culpado: o betta.

 

Mas também te digo que isso não abona muito em favor dos pobres guppies. O betta é um peixe lento. Mesmo num ataque de emboscada, um viviparo não excessivamente selecionado tem tempo de fugir.

 

Provavelmente os machos guppy são mortos porque, com as suas barbatanas disparatadamente grandes, acabam por nadar tão mal como o betta. As fêmas guppy, com bartatanas pequenas, ainda conservam a sua mobilidade intacta e safam-se.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O mais votado, o betta, morreu hoje de manhã e na sua companhia levou a guppy femea, a última daquela espécie no aquario...

 

Nenhum apresentava sinais violencia e também não consegui descobrir qual morreu primeiro. O betta, o potencial assassino, caso tenha culpas no meio disto tudo agia de forma discreta, porque o seu comportamente foi sempre normal e eu NUNCA vi qualquer sinal de agressividade.

 

Posso efectivamente ter algum problema na água relacionado com algum indicador que eu não esteja a medir...

 

Restam-me 5 Neons e 2 Coridora...

 

Já agora, eu tenho uma gata em casa, será que foi a gata? O meu aquario é totalmente fechado em cima (tampa com luz incluída). A gata passa horas concentrada a olhar para o aquario a tentar pleanear um ataque... Mas não estou a ver qualquer hipotese de ele ter metido lá a pata, a não ser que tenha sido por telepatia...

 

Falando a sério, a gata deita-se muitas vezes na tampa do aquario por causa do calor. Como ela perde algum pêlo, reparei alguns acabam por entrar no aquario, ficando a boiar... Será que isso estraga a água de tal forma que os meus indicadores (PH, NO2 e NO3) não detectem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Falta-te a amónia (NH4). Os pêlos de gato, como são orgânicos, decompõem-se em amónia em 1º lugar, embora me pareça muito pouco provável.

 

Por outro lado, as barbatanas ratadas podem ser infecção bacteriana derivada ou não de excesso de amónia. Os sinais de violência a que um dos peixes foi submetido, como dizes no início, podem ter sido depois de morto.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta-te a amónia (NH4). Os pêlos de gato, como são orgânicos, decompõem-se em amónia em 1º lugar

 

quanto a isso tenho as minhas duvidas, quando sao abertos caixoes humanos passado anos de estarem debaixo da terra a unica coisa que encontram sao alguns restos de ossos partidos e..... cabelos!

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.