[FICHA] Sciaenochromis Fryeri - Electric Blue Ahli


Recommended Posts

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classe: Actinopterygii

Ordem: Perciformes

Família: Cichlidae

Género: Sciaenochromis

Espécie: S. fryeri

Nome binominal: Sciaenochromis fryeri Konings, 1993

 

 

Fotos

 

ahli1df1.jpg

ahlibj5.jpg

 

Descrição

Tal como acontece com muitas espécies de ciclídeos Africanos, também esta espécie ocorre em vários locais e em biótipos diferentes do seu lago de origem, o Malawi.

Uma das características desta espécie, é o magnífico colorido azul metalizado dos machos, comum a todas as variantes existentes. No entanto, de acordo com o local do lago de onde provem apresenta ligeiras alterações, principalmente no colorido da barbatana anal que pode variar de um alaranjado quase vermelho a um amarelo discreto. Outra característica que pode variar de local para local é a faixa branca da barbatana dorsal, que pode ser apenas localizada na barbatana como ser prolongada ao longo da parte superior da cabeça.

A tonalidade de azul varia de acordo com o humor do peixe apresentando desde um azul metálico intenso a uma tonalidade ligeira intercalada com faixas verticais cinzentas.

Uma terceira característica que pode variar de local para local é o comprimento que nuns locais fica pelos 12/13 cm podendo noutros locais chegar ao 20 cm. Em aquário e, com a alimentação correcta, quase todos os exemplares atingem facilmente os 15 cm. As fêmeas tem em geral variantes de tonalidade de cinzento com um ligeiro brilho azulado sendo de dimensões menores que os machos e rondando os 12 cm.

 

Habitat

A origem desta espécie é o lago Malawi, um dos maiores lagos do mundo com uma extensão de 30 800 Km2 e com uma grande diversidade de habitats e de alterações químicas da sua água.

A diversidade de paisagens aquáticas, vai de planaltos plantados, a areais de grande extensão, zonas rochosas ricas em algas e margens de vegetação aquática abundante.

Com esta diversidade de locais é normal que as espécies, de acordo com a sua propagação, sofram alterações externas que caracterizem a população a que pertencem, justificando-se dai as características morfológicas de que falámos acima.

Após a sua identificação na natureza, detectou-se que não eram muito abundantes apesar da sua larga distribuição por todo o lago. Nas primeiras recolhas a quantidade de fêmeas por local de incidência não ultrapassava os 5/6 que se juntavam nas zonas rochosas para caçarem juvenis de mbunas.

60967vb4.gif

Kazembe, J., Makocho, P. & Mailosi, A. 2006. Sciaenochromis fryeri. In: IUCN 2007. 2007 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 24 June 2008.

 

Manutenção

É um peixe que pelo seu colorido e movimentação se destaca de imediato em qualquer aquário.

Esta, como quase todas as espécies de ciclídeos, é territorial, apesar de, pela minha experiência, não a achar excessivamente agressiva. Para manter este peixe, tal como os outros, deveremos tentar reproduzir o seu biótipo de origem, apesar de que essa preocupação, neste caso particular, não ser muito preocupante porque é quase impossível consegui-lo.

Na natureza os machos constróem grandes montes cónicos em forma de vulcão, utilizando sedimentos, de forma a atrair as fêmeas para esses locais, o que em aquário, dada as reduzidas dimensões dos mesmos e o tipo de substratos utilizados é quase impossível conseguir-se. A capacidade de adaptação destes animais, no entanto, permite que os mesmos se adaptem bem a zonas rochosas, preferencialmente com superfícies planas e grandes, ficando assim, também reduzida a agressividade do macho, devido à dificuldade dele conseguir dominar um território, mantendo-se o mesmo nas proximidades de uma caverna ou de um canto escuro. Quanto aos parâmetros da química da água os correctos serão um PH de 8.5 a 8.6. Há quem utilize uma solução de carbonato de Cálcio para aumentar o PH e a dureza, eu normalmente limito-me a utilizar na decoração materiais calcários e faço filtragem com areia de coral.

 

Alimentação

Reparando com atenção na forma da cabeça e mais em pormenor na forma da boca e lábios, detectamos que são muito diferentes, por exemplo, dos Mbunas, pelo que verificamos de imediato que a sua alimentação deverá ser também diferente da destes. A forma que apresentam é característica dos peixes que se alimentam principalmente de insectos aquáticos e de outras pequenas presas. Tenho alimentado os meus com flocos ricos em proteínas, acompanhados com camarões secos (utilizados para alimentar tartarugas), artémia e algumas vezes larvas de mosquito, obtendo excelentes cores e robustez nos meus exemplares.

 

Reprodução

Tal como a maioria dos ciclídeos do lago Malawi, os Sciaenochromis fryer são incubadores bucais.

Curiosamente os machos não apresentam ocelos na barbatana anal. Das minhas observações, tenho reparado que nos mbunas as fêmeas recolhem os ovos na boca, de imediato, logo após os terem largado recolhendo o sémen dos machos ao querem recolher o falso ovo da barbatana anal destes. A fecundação, nesses casos, dá-se dentro da boca da fêmea.

Nesta espécie, existe uma ligeira diferença, ou seja, a fêmea larga o ovo que é de imediato fecundado pelo macho e só depois é recolhido pela boca da fêmea, havendo assim a fecundação externa dos ovos. Após a fecundação de cada ovo o macho volta a fazer uma dança em volta da fêmea até que esta largue um novo. Este processo dura entre 20 e 30 minutos, podendo em fêmeas corpulentas corresponder a cerca de 50 / 60 ovos. Nos meus exemplares de menores dimensões e a coabitarem em aquários com superpopulações as ninhadas pouco ultrapassam a quinzena de exemplares. Tenho notado que estes peixes são muito susceptíveis à falta de oxigenação levando a que as fêmeas que estão a incubar, por vezes larguem os ovos por esse motivo. A incubação dura cerca de 20 dias, estando a partir dai os alevins prontos a viverem fora da boca da mãe.

Nos primeiros dias artémia recém nascida ou microvermes são boas opções de alimentação. Alimento em pó, utilizado para crias, normalmente não é muito bem aceite sendo os pequenos peixes atraídos pelos movimentos do alimento vivo.

 

Observações e Notas Pessoais

O meu primeiro contacto com esta espécie ocorreu há já vários anos, tendo ficado de imediato apaixonado pela beleza da mesma.

Tinha começado a interessar-me pelos CA quando uma amigo conseguiu uma reprodução e ofereceu-me um macho que tinha em excesso.

De imediato tentei arranjar fêmeas mas não havia disponíveis em lado nenhum. Tinha no aquário um trio de Aulanocaras Baenchi. O meu Ahli não sossegou enquanto não matou o macho Aulanocara, fazenda danças apaixonadas às duas fêmeas viuvas. Não tardou muito que as duas fêmeas apresentassem o característico papo próprio da incubação. Esta experiência inicial alertou-me para o perigo da hibridização fácil entre estas duas espécies dadas as semelhanças evidentes nas fêmeas.

Embora as características destes magníficos peixes os apontem como excelentes habitantes de aquários de Haplochromios sempre preferi manter um trio nos aquários dos meus mbunas, dada a sua beleza e contraste conseguido com espécies como Labidochromis Caeruleus e outros como os meus Astatotilapias Callipteras, como também pelas suas características próprias que os evidenciam dos restantes coabitantes. As particularidades alimentares não tem sido relevantes ficando os meus exemplares com dimensões menores possivelmente devido á falta de uma alimentação exclusivamente proteica mas que continuam a demonstrar a sua magnifica cor e a reproduzir-se abundantemente.

 

Status IUCN Red List

LC - Least Concern / Pouco Preocupante - Ver Informação Detalhada

 

Kazembe, J., Makocho, P. & Mailosi, A. 2006. Sciaenochromis fryeri. In: IUCN 2007. 2007 IUCN Red List of Threatened Species. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 24 June 2008.

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.