Postura De Esacalares Inesperada


Ruy81

Recommended Posts

Boas pessoal

 

Recordam-se de eu num dos meus ultimos topicos ter falado num escalar que sobreviveu a 4 meses no filtro?

 

Pois é, esse escalar é uma caixinha de surpresa...esta manha começou a seguir o irmao zebra...(abreviando) agora à tarde, qdo estava a acabar de enfiar umas pedras com um musgo que me ofereceram no aqua, quando olho lá para dentro para ver como estava o layout, né que vejo os escalares a fazerem uma postura...

 

O escalar marmore farta-se com fazer linhas na folha, acho que é a femea, mas ainda não a vi por ovos, tem um tubo grosso e virado para a frente, enquanto que o zebra está ao lado, afugenta os outros escalares, come alguns ovos que caem da folha por cha não caberem mais, mas nao lhe vi o espermoduto, nem em jeito de fertelizar ovos, mas que esta muito agressivo está (maxo pela certa???)...

 

 

Enfim, tudo isto no comunitarios provisorio de 60l...como é que faço para ver se safo isto???

 

Corto a folha e tento levar eu adiante num nano de 7l a coisa...e o azul de metileno...e onde compro ou arranjo...

 

pessoal tou á nora...sem a vossa ajuda não sei dafar isto...estou completamente inesperiente nisto...esperava criar mas so qdo tivesse condições....

 

 

malta preciso da fossa ajuda desesperadamente!

 

 

Preciso de um metodo...para safar isto, aguardo respostas urgentemente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Recordam-se de eu num dos meus ultimos topicos ter falado num escalar que sobreviveu a 4 meses no filtro?

 

Pois é, esse escalar é uma caixinha de surpresa...esta manha começou a seguir o irmao zebra...(abreviando) agora à tarde, qdo estava a acabar de enfiar umas pedras com um musgo que me ofereceram no aqua, quando olho lá para dentro para ver como estava o layout, né que vejo os escalares a fazerem uma postura...

 

O escalar marmore farta-se com fazer linhas na folha, acho que é a femea, mas ainda não a vi por ovos, tem um tubo grosso e virado para a frente, enquanto que o zebra está ao lado, afugenta os outros escalares, come alguns ovos que caem da folha por cha não caberem mais, mas nao lhe vi o espermoduto, nem em jeito de fertelizar ovos, mas que esta muito agressivo está (maxo pela certa???)...

 

 

Enfim, tudo isto no comunitarios provisorio de 60l...como é que faço para ver se safo isto???

 

Corto a folha e tento levar eu adiante num nano de 7l a coisa...e o azul de metileno...e onde compro ou arranjo...

 

pessoal tou á nora...sem a vossa ajuda não sei dafar isto...estou completamente inesperiente nisto...esperava criar mas so qdo tivesse condições....

 

 

malta preciso da fossa ajuda desesperadamente!

 

 

Preciso de um metodo...para safar isto, aguardo respostas urgentemente

Olá

Viste algum a fertilizar?

Deixa os treinar uns tempinhos..

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Viste algum a fertilizar?

Deixa os treinar uns tempinhos..

o macho entre a protecçao da folha e o afastamento dos outros da uma passsagem rapida pelos ovos...parece-me que seja para fertilizar...

 

o auqua é minusculo(60L) a postura esta a ser feita numa folha e em cma das grelhas do fitro...(filhas da mãe, com tanta folha decente). Os outros escalares estão borrados de medo e colados ao vidro no aldo oposto...se descolam do vidro, o macho vem logo linxa-los... estão tramados. mesmo assim o que é mais acertado fazer??? deixar eles treinarem e por certo daqui a anda vão comer os ovos por falta de condições ou faço uma incubação artificial?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o macho entre a protecçao da folha e o afastamento dos outros da uma passsagem rapida pelos ovos...parece-me que seja para fertilizar...

 

o auqua é minusculo(60L) a postura esta a ser feita numa folha e em cma das grelhas do fitro...(filhas da mãe, com tanta folha decente). Os outros escalares estão borrados de medo e colados ao vidro no aldo oposto...se descolam do vidro, o macho vem logo linxa-los... estão tramados. mesmo assim o que é mais acertado fazer??? deixar eles treinarem e por certo daqui a anda vão comer os ovos por falta de condições ou faço uma incubação artificial?

tens tempo para fazer a incubaçao tu próprio?

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens tempo para fazer a incubaçao tu próprio?

tempo não me falta... ja andei aqui a ler algumas coisas...o que é que é necessario para se fazer a incubação artificial? ou qualquer outra sugestão para safar isto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tempo não me falta... ja andei aqui a ler algumas coisas...o que é que é necessario para se fazer a incubação artificial? ou qualquer outra sugestão para safar isto!

então sacas os ovos pa um recipiente, bomba de ar, azul, time, comida (devias ter artémia, eu safei uns alevins de jóia a dar nobil fluid, da JBL)...

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então sacas os ovos pa um recipiente, bomba de ar, azul, time, comida (devias ter artémia, eu safei uns alevins de jóia a dar nobil fluid, da JBL)...

 

Pessoal, onde é que posso arranjar o azul metileno? Farmacias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao é bem rosadinhos é mais com um olhinho preto..nota se o escurecimento dos ovos!

 

 

como tinha lido no tópico "uma aventura escalar" que os ovos ficavam rosadinhos, etava todo convencido que iam rosar...marinheiro de primeiras aguas...o que se esperar...

 

agora apaguei a luz do aqua, para nao safrificae a restante malta, mas deixei a luz do candeeiro do estirador ligada e apontada a cerca de 2m para os ovos... tem luminosidade muito fraca, mas acho que dá para safar!

 

Amanha, se os ovos tiverem resistido, posto fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal...

Mesmo sabendo que se nascesse alguma coisa, não teria qualquer hipotese, sendo logo sugada pelo filtro, aAcabei por não tirar os ovos e dar a opurtunidade aos pais de "curtirem" a sua primeira postura.

 

Mas a "curtição" não se demorou muito e esta manha, a folha estava limpinha...nem um unico ovo que sobro!

 

Agora reta esperar agora pela proxima postura, aquando penso seguir o método do Cristovão.

Obrigado

Editado por Ruy81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Estive como tu e nem 1 me deu para amostra em 3 posturas.Só agora me safei com a postura de sabado,tive que separar os ovos para um aqua á parte senão no meu caso era evitado,um casal das posturas que tinha comia os ovos o outro casal espancava toda a malta,faziam 1 metro pra ir afugentar o pessoal.Mas prepara-te já para a próxima postura daqui a 15 dias,farmácia para o azul metileno,compra já artémia para depois ecolodires,arranja o filtro de esponja e por poucos que se safem é uma enorme alegria,eu que o diga que só vejo 9 nascidos mas já me dou por contente :D força contigo e não desistas,só custa é apanhar o jeito :bad-words:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maldito Azul de Metileno...

 

Hoje corri acabei de correr quase todas as farmacias e Lagos e arredores, fui a um veterinário bem conceituado cá na zona e nada.

Por fim, corri telefonicamente as famácias de Portimão e de Silves e nada...Toda a gente diz que está fora de mercado por ser um fármaco pouco utilizado actualmente.

 

Acho que daqui a nada estou a matar por umas gramas do precioso pó azul :) ..será?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sei o que é isso já que hoje tambem andei a procura de azul de metileno e notei que já nao é nada comum terem nas farmacias mas se eles quizerem arranjam.Tive a sorte de ir a uma que por acaso ate adivinhou logo para o que era e que ate ja tinha levado uma vez para os peixes da filha e começou a ligar para os armazens e no segundo arranjou tive sorte a tarde ja la estava.

Aperta com eles porque se quizerem podem arranjar é só ter um bocado de boa vontade.

 

Cumprimentos

 

Paulo Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais