Acho que o meu Colisa está doente...


xlifes

Recommended Posts

Boa noite!

 

Tenho uma Casal de Colisas lalia mas suspeito que o macho não esteja muito bem... :cry:

 

Há uns dias reparei que estava um pouco "gordinho" na zona do peito (logo a seguir à cabeça) mas julguei que era mesmo do peixe...

No entanto, hoje depois de ter observado outros Colisas na loja, começo a desconfiar que aquele inchaço não é normal... :cry:

 

O inchaço é dos dois lados do corpo mas num dos lados tem um alto mais localizado... como se fosse um "galo" :D ...

Não sei se consegui explicar bem...

 

Procurei aqui no forum e encontrei um post em que falavam da Hidropsia e diziam que se poderia dever ao excesso de comida mas essa é outra coisa estranha no meu Colisa! ele nunca come, ou come muito pouco... quando os alimento é o unico que fica parado e só come se lhe passar um pedaço de comida mesmo frente á boca e mesmo assim... :?

 

Há uns dias ele parecia estar bem, construiu um ninho de bolhas e andava a insinuar-se á femea, sempre muito activo... mas agoar está muito parado na mesma zona do aqua... não sei o que será...

 

Alguém me pode ajudar??

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, ningém me ajuda?? :wink:

Não quero perder o meu peixe...

 

Se for hidropsia que medicamento lhe devo dar? e de que forma?

Posso por um anti-fungus na água? ajudará em alguma coisa?

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Pelo que descreves não me parece ser hidropsia. Na hidropsia as escamas "levantam"... Pelo que descreves é apenas um "papo".

Não tens fotos da colisa?

 

Pode-se tratar de algum tipo de tumor... :wink:

 

Não tenho ideia nenhuma. :lol:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo tirar fotos boas com a minha maquina :)

Pensei na hidropsia porque num outro tópico um colega referiu os mesmos sintomas: inchaço... mas também não sei

 

Ele esta inchado no peito, não come quase nada e num dos lados tem uma bolha que parece mesmo um tumor :lol:

De resto parece estar bem, está com boas cores, nada normalmente (mas pouco, está quase sempre paradinho...)

 

Vou tentar arranjar fotos boas e entretanto espero por mais opiniões...

Uma vez mais obrigado Nuno! pode-se sempre contar contigo! :wink:

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não existe nenhuma cura eficaz para os tumores.

No entanto podes utilizar um antibiótico para ver se consegues melhoras.... Bactopur Direct parece-me uma boa opção para estes casos...

 

Pensei na hidropsia porque num outro tópico um colega referiu os mesmos sintomas: inchaço...

Sim, inchaço e escamas levantadas sintomas de hidropsia.

Porém estes sintomas notam-se por todo o corpo do peixe...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Nuno: Não poderá ser obstipação?

 

Se ele diz que ele nunca comeu muito bem, pode ser uma alimentação errada de a algum tempo para cá. Eu há tempos tive o mesmo problema com dois escalares e consegui resolver o problema usando durante 3 dias o sera ectopur e começando a dar um mix de comida congelada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Poderia ser...

 

Ele esta inchado no peito, não come quase nada e num dos lados tem uma bolha que parece mesmo um tumor
Mas perante o que foi descrito aponto para outro tipo de problema e não esse...

Se fosse o caso de obstipação o "inchaço" deveria ser "por igual" e não seria "no peito" (só se a xlifes estiver a indicar o local errado... :D).

Ou é "peito" ou é intestinos... :twisted:

 

começando a dar um mix de comida congelada.

É a melhor maneira de prevenir estes problemas... variar ao máximo a alimentação dos peixes...

 

Às vezes fazer um diagonóstico de uma doença sem ver o peixe é difícil... :lol:

 

Já agora, xlifes, houve melhoras? Ou está na mesma?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Epá, nem sei explicar como mas o meu Colisa parece estar bem melhor!

 

O alto que tinha de um dos lados foi reduzindo até que desapareceu! :) Assim, de um dia para o outro! (estava com receio que fosse um tumor mas pelos vistos não...)

 

O inchaço no peito continua mas ele já está muita mais activo, e já come que nem um esfomeado! :shock:

 

Quando digo peito refiro-me á parte imediatamente a seguir á cabeça... onde estão as barbatanas laterais :?

 

Já agora aproveito para colocar outra questão:

tenho vindo a reparar que na areia do aqua aparecem detritos vermelhos... (parecem intestinos em ponto pequeno e sao cor de rosa/vermelho) julgava que isto era normal mas pelo que li é sinal de parasitas intestinais, está correcto?

Não tenho a certeza de qual dos peixes está infectado, devo fazer o tratamento a todos?

Não vai fazer mal aos que estiverem saudaveis?

 

Obrigado! :P

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais