xlifes Publicado Julho 7, 2004 Publicado Julho 7, 2004 Boa noite! Tenho uma Casal de Colisas lalia mas suspeito que o macho não esteja muito bem... Há uns dias reparei que estava um pouco "gordinho" na zona do peito (logo a seguir à cabeça) mas julguei que era mesmo do peixe... No entanto, hoje depois de ter observado outros Colisas na loja, começo a desconfiar que aquele inchaço não é normal... O inchaço é dos dois lados do corpo mas num dos lados tem um alto mais localizado... como se fosse um "galo" :D ... Não sei se consegui explicar bem... Procurei aqui no forum e encontrei um post em que falavam da Hidropsia e diziam que se poderia dever ao excesso de comida mas essa é outra coisa estranha no meu Colisa! ele nunca come, ou come muito pouco... quando os alimento é o unico que fica parado e só come se lhe passar um pedaço de comida mesmo frente á boca e mesmo assim... Há uns dias ele parecia estar bem, construiu um ninho de bolhas e andava a insinuar-se á femea, sempre muito activo... mas agoar está muito parado na mesma zona do aqua... não sei o que será... Alguém me pode ajudar?? Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
xlifes Publicado: Julho 9, 2004 Autor Publicado: Julho 9, 2004 Então, ningém me ajuda?? Não quero perder o meu peixe... Se for hidropsia que medicamento lhe devo dar? e de que forma? Posso por um anti-fungus na água? ajudará em alguma coisa? Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
nunomiguel Publicado: Julho 9, 2004 Publicado: Julho 9, 2004 Olá, Pelo que descreves não me parece ser hidropsia. Na hidropsia as escamas "levantam"... Pelo que descreves é apenas um "papo". Não tens fotos da colisa? Pode-se tratar de algum tipo de tumor... Não tenho ideia nenhuma. Cumprimentos, Nuno
xlifes Publicado: Julho 9, 2004 Autor Publicado: Julho 9, 2004 Não consigo tirar fotos boas com a minha maquina Pensei na hidropsia porque num outro tópico um colega referiu os mesmos sintomas: inchaço... mas também não sei Ele esta inchado no peito, não come quase nada e num dos lados tem uma bolha que parece mesmo um tumor De resto parece estar bem, está com boas cores, nada normalmente (mas pouco, está quase sempre paradinho...) Vou tentar arranjar fotos boas e entretanto espero por mais opiniões... Uma vez mais obrigado Nuno! pode-se sempre contar contigo! Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
nunomiguel Publicado: Julho 9, 2004 Publicado: Julho 9, 2004 Não existe nenhuma cura eficaz para os tumores. No entanto podes utilizar um antibiótico para ver se consegues melhoras.... Bactopur Direct parece-me uma boa opção para estes casos... Pensei na hidropsia porque num outro tópico um colega referiu os mesmos sintomas: inchaço... Sim, inchaço e escamas levantadas sintomas de hidropsia. Porém estes sintomas notam-se por todo o corpo do peixe... Cumprimentos, Nuno
JFS Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 Olá, Nuno: Não poderá ser obstipação? Se ele diz que ele nunca comeu muito bem, pode ser uma alimentação errada de a algum tempo para cá. Eu há tempos tive o mesmo problema com dois escalares e consegui resolver o problema usando durante 3 dias o sera ectopur e começando a dar um mix de comida congelada.
nunomiguel Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 Poderia ser... Ele esta inchado no peito, não come quase nada e num dos lados tem uma bolha que parece mesmo um tumorMas perante o que foi descrito aponto para outro tipo de problema e não esse...Se fosse o caso de obstipação o "inchaço" deveria ser "por igual" e não seria "no peito" (só se a xlifes estiver a indicar o local errado... :D). Ou é "peito" ou é intestinos... começando a dar um mix de comida congelada. É a melhor maneira de prevenir estes problemas... variar ao máximo a alimentação dos peixes... Às vezes fazer um diagonóstico de uma doença sem ver o peixe é difícil... Já agora, xlifes, houve melhoras? Ou está na mesma? Cumprimentos, Nuno
xlifes Publicado: Julho 12, 2004 Autor Publicado: Julho 12, 2004 Olá! Epá, nem sei explicar como mas o meu Colisa parece estar bem melhor! O alto que tinha de um dos lados foi reduzindo até que desapareceu! Assim, de um dia para o outro! (estava com receio que fosse um tumor mas pelos vistos não...) O inchaço no peito continua mas ele já está muita mais activo, e já come que nem um esfomeado! Quando digo peito refiro-me á parte imediatamente a seguir á cabeça... onde estão as barbatanas laterais Já agora aproveito para colocar outra questão: tenho vindo a reparar que na areia do aqua aparecem detritos vermelhos... (parecem intestinos em ponto pequeno e sao cor de rosa/vermelho) julgava que isto era normal mas pelo que li é sinal de parasitas intestinais, está correcto? Não tenho a certeza de qual dos peixes está infectado, devo fazer o tratamento a todos? Não vai fazer mal aos que estiverem saudaveis? Obrigado! Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Recommended Posts