O Factor I : Imprevisibilidade


Vasco Matos

Recommended Posts

Fiz este tópico por uma razão que é por certo comum aos amantes de plantados: um súbito ataque de algas.

 

No meu aqua ''Nova Helenaa'', ainda há coisa de um par de semanas tirei fotos e postei aqui,o aqua apresentava-se sem ponta de algas,só o normal e indispensável para a alimentação dos Ottos,etc.

 

De um dia para o outro (literalmente), surgiu um ataque de algas pretas,aqueles cabelos mais grossos,negros.

 

O aqua apresentava-se estável,com uma fertilização definida e tudo esteve bem durante meses.Os Nitratos estão a 10ppm,os Fosfatos a 0.5ppm.

 

Não é nada que eu não possa controlar,mas é chato. O que me faz pensar que há factores que me passam despercebidos,e que parecem que não podem ser controlados...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz este tópico por uma razão que é por certo comum aos amantes de plantados: um súbito ataque de algas.

 

No meu aqua ''Nova Helenaa'', ainda há coisa de um par de semanas tirei fotos e postei aqui,o aqua apresentava-se sem ponta de algas,só o normal e indispensável para a alimentação dos Ottos,etc.

 

De um dia para o outro (literalmente), surgiu um ataque de algas pretas,aqueles cabelos mais grossos,negros.

 

O aqua apresentava-se estável,com uma fertilização definida e tudo esteve bem durante meses.Os Nitratos estão a 10ppm,os Fosfatos a 0.5ppm.

 

Não é nada que eu não possa controlar,mas é chato. O que me faz pensar que há factores que me passam despercebidos,e que parecem que não podem ser controlados...

Boas Zogli,

como estás de CO2 nesse aqua? houve alguma mudança a nivel de inhecção de CO2 ou de agitação superficial da agua?

Experimenta começar a fertilzar com um composto rico em carbono (tipo flourish exel)...

 

Pelo menos a mim essas algas começam a aparecer quando algo como CO2 está a flhar e este está presente em quantidade mais reduzidas.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

exacto

 

eu tive que fazer mais uma garrafa de co2.

no momento tenho duas garrafas de litro e meio a bombar para poder dar vasao ás plantas para assimilarem melhor os nutrientes na coluna de agua e nao sobrar nada para as algas se alimentarem.

 

abraços e melhoras para isso primo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas! Pois realmente troquei de garrafa caseira à pouco tempo... Eu costumo trocar quando vejo que o fluxo de CO2 está a diminuir,se calhar demorei mais tempo a trocar e isso refletiu-se.Pode bem ter sido isso.

 

O problema do CO2 caseiro é não haver um fluxo constante. Começa por sair muito CO2,depois vai diminuindo o que é mau.

Tenho mesmo de arranjar uma botija...

 

Olá Primo! Como sabes neste aqua tenho uma garrafão de 5L,que ésuficiente para este aqua.Dura-me sempre mês, mês e meio no max.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Murkas! Pois realmente troquei de garrafa caseira à pouco tempo... Eu costumo trocar quando vejo que o fluxo de CO2 está a diminuir,se calhar demorei mais tempo a trocar e isso refletiu-se.Pode bem ter sido isso.

 

O problema do CO2 caseiro é não haver um fluxo constante. Começa por sair muito CO2,depois vai diminuindo o que é mau.

Tenho mesmo de arranjar uma botija...

 

Olá Primo! Como sabes neste aqua tenho uma garrafão de 5L,que ésuficiente para este aqua.Dura-me sempre mês, mês e meio no max.

 

sim sei ;)

 

eu optei por maneira difrente 2 de litro e meio e quando uma começa a murchar carrego e ainda tenho a outra a bombar e assim sucessivamente a quebra de co2 nunca é assim muita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viste aqueles guias das algas que andam por aí em Inglês?

Sim,acho que já li em tempos.Mas foi de certeza o CO2.Eu é que nem me lembrei disso,mas antes de aparecer o surto de algas tive de trocar o garrafão porque o fluxo de CO2 estava fraco.Lentamente já estão a ir embora!

 

É que eu tenho medo de usar muito o Flourish Excel neste aqua por causa das Ampulárias,ouvi dizer que elas são sensiveis a este produto...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais