Akadama é Suficiente Para As Plantas?


CFM

Recommended Posts

Boas!!!!

Gostava de saber se a akadama especial é suficiente para o bom desenvolvimento das plantas, ou é preciso por algum substrato??

Cumps

Carlos

Editado por CFM
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!!

Gostava de saber se a akadama especial é suficiente para o bom desenvolvimento das plantas, ou é preciso por algum substrato??

Cumps

Carlos

 

boas a akadama já é um substracto.

se é fertil ??? sim, por isso é akadama ( especial ) Rica em micro nutrientes

pode tambem ser complementada com macros nutrientes.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!!

Gostava de saber se a akadama especial é suficiente para o bom desenvolvimento das plantas, ou é preciso por algum substrato??

Cumps

Carlos

 

Boas,

 

Tudo depende das plantas que pretendes ou tens.

Ha aqui no forum varias discuções sobre qual o melhor substrato para as plantas por isso da um olhinho na pesquisa.

 

Ao nivel da akadama, eu tenho no meu aqua de 60 cm, mas apenas fornece micronutrientes ao plantado. Como tenho plantas de pouca manutenção, elas têm se aguentado sem problemas.

 

Se as tuas plantas forem mais exigentes, não é a melhor opção.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao nivel da akadama, eu tenho no meu aqua de 60 cm, mas apenas fornece micronutrientes ao plantado. Como tenho plantas de pouca manutenção, elas têm se aguentado sem problemas.

 

Se as tuas plantas forem mais exigentes, não é a melhor opção.

 

Abraço

 

João

 

Mesmo com plantas mais exigentes e desde que haja depois fertilização líquida (Co2 e iluminação mais intensa se for o caso) elas até se aguentam.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas a akadama já é um substracto.

se é fertil ??? sim, por isso é akadama ( especial ) Rica em micro nutrientes

pode tambem ser complementada com macros nutrientes.

 

Boas olha que a akadama é inerte pelo menos como foi discutido anteriormente penso que foi a conclusão final!!!

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas olha que a akadama é inerte pelo menos como foi discutido anteriormente penso que foi a conclusão final!!!

 

cumps

 

boas

 

entao qual é a difrença em:

 

Akadama

 

Akadama " especial "

 

????

 

eu penso que a pergunta no topico foi sobre a akadama especial essa é rica em micro nutrientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É a granulometria! A especial é mais "miúda"!

 

:mrgreen:

 

fui confirmar com algumas pesquisas e tens razao quanto a granulometria mas continuo a afirmar que é rica em micronutrientes .

 

se sao de longa duração ??? isso já é outra historia.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tanto a akadama "normal" como a especial são ricas, por isso quando se pergunta se é suficiente, acho que tanto é suficiente com a dita "normal" como com a especial.. Claro que serão necessários fertilizantes líquidos em casos mais exigentes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:mrgreen:

 

fui confirmar com algumas pesquisas e tens razao quanto a granulometria mas continuo a afirmar que é rica em micronutrientes .

 

se sao de longa duração ??? isso já é outra historia.

 

Eu uso akadama e com e sem substrato fertil e noto que não tem.... e em alguns topicos os mais entendidos referiram que a akadama é inerte, somente baixava um pouco o ph

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o tempo qualquer substrato fica fértil. Se colocarmos areão de rio ao fim de algum tempo com a oxidação do aqua, com o acumular dos dejectos,comida,etc, fica com nutrientes que podem ser assimilados pelas plantas.

 

Se calhar a Akadama,por si só já terá alguns Micros,que ficarão também disponiveis com a maturação do aqua,(não imediatamente)mas não a considero um substrato fértil no verdadeiro sentido da palavra,apesar de que,se tem Micros é fértil...Porque fértil quer dizer que tem nutrientes.

 

Para mim um substrato fértil é um Floredepot,um Tropica Plant Substrate,um Power Sand da ADA ou um substrato da ELOS.

 

A Akadama e o areão de rio são quanto a mim substratos para colocar por cima do substrato fértil.

 

Agora se é possivel ter um plantado só com Akadama ou areão de rio...é,completamente.Embora eu se quisesse montar um aqua luxuriante,complantas mais exigentes, colocaria sempre uma camada de substrato fértil,porque é uma mais-valia.

 

São opiniões,cada um tem a sua maneira de fazer as coisas.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tanto a akadama "normal" como a especial são ricas, por isso quando se pergunta se é suficiente, acho que tanto é suficiente com a dita "normal" como com a especial.. Claro que serão necessários fertilizantes líquidos em casos mais exigentes!

 

assim ja concordo.

mas em casos mais exigentes ai ja aconcelho tambem a adiçao de mais um substracto fertil por baixo.

 

Eu uso akadama e com e sem substrato fertil e noto que não tem.... e em alguns topicos os mais entendidos referiram que a akadama é inerte, somente baixava um pouco o ph

 

compriendo até onde queres chegar mas nao concordo de todo que é inerte

eu acho que contem micronutrientes issencias no arranque do aquario.

 

para um aquario com plantas acho que so a akadama serve perfeitamente, começando por fertelizar mais tarde pela coluna de agua, os restantes nutrientes em falta.

 

ja se falarmos num plantado ao extremo com plantas exigentes e algumas que necessitem de ser fertelizadas pela raiz um substracto fertil já é uma mais valia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o tempo qualquer substrato fica fértil. Se colocarmos areão de rio ao fim de algum tempo com a oxidação do aqua, com o acumular dos dejectos,comida,etc, fica com nutrientes que podem ser assimilados pelas plantas.

 

Se calhar a Akadama,por si só já terá alguns Micros,que ficarão também disponiveis com a maturação do aqua,mas não a considero um substrato fértil no verdadeiro sentido da palavra,apesar de que,se tem Micros é fértil...Porque fértil quer dizer que tem nutrientes.

 

Para mim um substrato fértil é um Floredepot,um Tropica Plant Substrate,um Power Sand da ADA ou um substrato da ELOS.

 

A Akadama e o areão de rio são quanto a mim substratos para colocar por cima do substrato fértil.

 

Agora se é possivel ter um plantado só com Akadama ou areão de rio...é,completamente.Embora eu se quisesse montar um aqua luxuriante,complantas mais exigentes, colocaria sempre uma camada de substrato fértil,porque é uma mais-valia.

 

São opiniões,cada um tem a sua maneira de fazer as coisas.

 

 

nao podia estar aqui uma melhor resposta.

 

contudo quero deixar claro que nao considero a akadama um substracto totalmente fertil em comparaçao aos outros aqui mencionados tais como o Zogli mencionou.

 

apenas nao a considero um substracto inerte.

 

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto a akadama especial como a normal têm micronutrientes.

 

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...91192&st=25

 

exactamente zlatan9 dai nao a considerar inerte.

 

contudo penso que mesmo assim a expecial é um pouco melhor e mais enrriquecida.

pois da akadama normal já vi uns 3 tipos de granulometria difrentes mas tambem nao digo que nao seja

de todo inerte tambem contem micronutriente mas estes já demorao a aparecer com a maturaçao do aquario.

 

corrige-me se estiver enganado mas sao as informaçoes que tive e pelas pesquisas que tenho feito. :silly:

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu a nível de solo o que me interessa é a granulosidade do mesmo, para permitir a correcta fixação das plantas.

Agora se é fértil ou infértil é para mim totalmente indeferente, visto que com a fertilização adequada e as condições correctas para as plantas que se tem (temperatura, mas muito mais importante luminosidade e a qualidade da mesma) se faz crescer seja o que for de forma saudável.

 

Agora se me dizem que com um solo fértil se conseguem obter resultados mais depressa e, que até pode ajudar caso ainda não se domine muito bem a fertilização liquida, então ai concordo, mas por amor à santa, metam na cabeça que o solo é um dos factores e não é o factor de sucesso, isso não existe, existe a conjugação de vários...

Editado por Jatbas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

exactamente zlatan9 dai nao a considerar inerte.

 

contudo penso que mesmo assim a expecial é um pouco melhor e mais enrriquecida.

pois da akadama normal já vi uns 3 tipos de granulometria difrentes mas tambem nao digo que nao seja

de todo inerte tambem contem micronutriente mas estes já demorao a aparecer com a maturaçao do aquario.

 

corrige-me se estiver enganado mas sao as informaçoes que tive e pelas pesquisas que tenho feito. :wink:

 

abraços

 

Penso que os micros fiquem logo disponíveis ou então após pouco tempo.

 

Entre a especial e a normal, têm uma diferente granulometria e há pessoal diz que a especial não se desfaz tanto. Quanto há quantidades de nutrientes entre uma e outra não sei.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais