Fertilizantes


kevin 69

Recommended Posts

Olá! Os nutrientes dividem-se:

Macro Nutrientes -. Nitrogénio (N) , Fósforo (P) , Potassio (K) ; Macro Nutrientes secundários - Magnésio (Mg) , Cálcio (Ca) ;

Micro Nutrientes - Ferro, Cobre, Boro,etc,etc.

 

Depois para fertilizarmos: Potassio, Ferro e Micros. Nitrogénio e Fósforo caso o aqua esteja com carências de Nitrato e Fosfato.

 

No inicio as plantas necessitam mais de Micro-nutrientes. Passado um tempo devemos dar-lhes também Potassio e depois Ferro. Dar estes 3 nutrientes e passado alguns meses caso o aqua não tenha algas começar a adicionar Nitrogénio (Nitrato) e Fósforo (Fosfatos),isto se for necessário,o que é necessário testes de modo a saber os valores.

 

Um substrato fértil ajuda bastante.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Os nutrientes dividem-se:

Macro Nutrientes -. Nitrogénio (N) , Fósforo (P) , Potassio (K) ; Macro Nutrientes secundários - Magnésio (Mg) , Cálcio (Ca) ;

Micro Nutrientes - Ferro, Cobre, Boro,etc,etc.

 

Depois para fertilizarmos: Potassio, Ferro e Micros. Nitrogénio e Fósforo caso o aqua esteja com carências de Nitrato e Fosfato.

 

No inicio as plantas necessitam mais de Micro-nutrientes. Passado um tempo devemos dar-lhes também Potassio e depois Ferro. Dar estes 3 nutrientes e passado alguns meses caso o aqua não tenha algas começar a adicionar Nitrogénio (Nitrato) e Fósforo (Fosfatos),isto se for necessário,o que é necessário testes de modo a saber os valores.

 

Um substrato fértil ajuda bastante.

quanto ao substracto, pûs um pouco de floredepot(1.5l) com um pouco de turfa granulada,areão de lava e depois areão de rio.

que fertilizantes bons conheces, que contenham apenas micro nutrientes???

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha os Micros da Horizonte Aquático e da SEACHEM Flourish já usei e são muito bons. Certifica-te que os Micros que comprares trazem Magnésio. Estes dois que enumerei trazem. Caso encontres uns Micros que não tenham (é raro mas já tive), terás de fazer uma solução de Sulfato de Magnésio,comprado na farmácia.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha os Micros da Horizonte Aquático e da SEACHEM Flourish já usei e são muito bons. Certifica-te que os Micros que comprares trazem Magnésio. Estes dois que enumerei trazem. Caso encontres uns Micros que não tenham (é raro mas já tive), terás de fazer uma solução de Sulfato de Magnésio,comprado na farmácia.

para depois meter K(potassio)que fertilizante uso???

Para o ferro,vou utilizar um da rpodac,este aqui:

http://www.aquaricamp.com.br/images/nferro.jpg

achas que é bom???

se não,qual utilizar???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,há muitas marcas que possas usar.Certifica-te que é só Ferro,porque por ex. o FERROPOL tem Ferro,Micros e Potassio também...

 

Quanto ao Potassio vai à farmácia e compra Cloreto de Potassio (KCl). Dissolve 200gr. em 1L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água. De inicio em aquas bem plantados,com boa luz e com CO2,eu punha 5ml/dia por cada 100L de água. Aumentar ou diminuir a dose conforme as condições do aqua:luz,litragem,quantidade de plantas,se há sistema de CO2 ou não,etc.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,há muitas marcas que possas usar.Certifica-te que é só Ferro,porque por ex. o FERROPOL tem Ferro,Micros e Potassio também...

 

Quanto ao Potassio vai à farmácia e compra Cloreto de Potassio (KCl). Dissolve 200gr. em 1L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água. De inicio em aquas bem plantados,com boa luz e com CO2,eu punha 5ml/dia por cada 100L de água. Aumentar ou diminuir a dose conforme as condições do aqua:luz,litragem,quantidade de plantas,se há sistema de CO2 ou não,etc.

afinal vou talvez pôr o da tropica agora com flourish exell ou easy carbo todos os dias(mistura caseira de co2,não chega), a partir de quando começo a fertilizar com ferro???e potassio???nitrato e fosfato???

tendo em conta que o meu aquario tem 0.6W/l (T5) com reflestores e vai ser plantado com plantas que necessitam de muito ferro:

HCC,eustralis stelleta...entre outras

 

obrigado pela tua atenção :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor pores o setup do aqua: litragem,iluminação, co2,substrato fértil,Flora,etc, de modo a sabermos o que tens ai.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É melhor pores o setup do aqua: litragem,iluminação, co2,substrato fértil,Flora,etc, de modo a sabermos o que tens ai.

aqua:80*30*38

filtro:cascata da sunsun(600l/h)eu ponho u pouco mais devagar

iluminação:2*28(4200+9200)com reflectores

CO2:caseira

substracto:floredepot+areão de lava+turfa+areão de rio

flora:HCC,eustralis,pogostemon,hydrocotile,microsorum narrow,echinodorus tennelus(talvez),eleocharis(talvez),valisneria nana,rotala rotundifolia,rotala najenshan,musgo X-mass

fauna:15 cardinais;6 matogrosso,1 casal de ranirezis e talvez adiccone + isto:

eossa8ue9.th.jpg

decoração:tronco red more wood,rochas e areia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá CrazyBony! Depende do aqua.Se o aqua for densamente plantado,com boa luz e um sistema de CO2, pode não chegar o Ferro presente no fertilizante de Micros,pelo que deverá ser administrado um reforço de um fertilizante só de Ferro. O Magnésio se houver nos Micros não ponho mais à parte.

 

Kevin 69, o aqua terá uns 80L, e tens 58W de luz. Eu colocaria mais uma lâmpada de modo a ficar com uns 70, 75W +-.

 

O filtro de cascata poderá fazer com que a maior parte do CO2 se evapore,não sendo aproveitado eficazmente pelas plantas...

 

Quanto ao fertilizante da Tropica certifica-te que sabes o que estás a meter no aqua,lê os ingredientes. Nesta altura o que as plantas precisam mais é de Micros e eu colocava também um pouco de Potassio diariamente. Observa os novos rebentos das plantas e se estiverem atrofiados aplica um pouco de Ferro também. Eu não colocava para já nada de Nitrato nem de Fosfato,só daqui a uns meses.

 

Eu fertilizo com todos os nutrientes diariamente,os Micros por ex. reparto a dose semanal por pequenas doses diarias.

 

Portanto Micros,um pouco de Potassio e também um pouco de Ferro. Mas vai com cautela,fertiliza com pouca quantidade de inicio.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá CrazyBony! Depende do aqua.Se o aqua for densamente plantado,com boa luz e um sistema de CO2, pode não chegar o Ferro presente no fertilizante de Micros,pelo que deverá ser administrado um reforço de um fertilizante só de Ferro. O Magnésio se houver nos Micros não ponho mais à parte.

 

Kevin 69, o aqua terá uns 80L, e tens 58W de luz. Eu colocaria mais uma lâmpada de modo a ficar com uns 70, 75W +-.

 

O filtro de cascata poderá fazer com que a maior parte do CO2 se evapore,não sendo aproveitado eficazmente pelas plantas...

 

Quanto ao fertilizante da Tropica certifica-te que sabes o que estás a meter no aqua,lê os ingredientes. Nesta altura o que as plantas precisam mais é de Micros e eu colocava também um pouco de Potassio diariamente. Observa os novos rebentos das plantas e se estiverem atrofiados aplica um pouco de Ferro também. Eu não colocava para já nada de Nitrato nem de Fosfato,só daqui a uns meses.

 

Eu fertilizo com todos os nutrientes diariamente,os Micros por ex. reparto a dose semanal por pequenas doses diarias.

 

Portanto Micros,um pouco de Potassio e também um pouco de Ferro. Mas vai com cautela,fertiliza com pouca quantidade de inicio.

~

quanto ao adiccionar uma lampada,vou talvez, mas mais lá para o final(uma de 25W)

por enquanto, vou Pôr ou o fertilizante da tropica ou micros da HA + easy carbo ou flourish exell+potassio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,há muitas marcas que possas usar.Certifica-te que é só Ferro,porque por ex. o FERROPOL tem Ferro,Micros e Potassio também...

 

Quanto ao Potassio vai à farmácia e compra Cloreto de Potassio (KCl). Dissolve 200gr. em 1L de água. Cada 1ml desta solução aumenta em 1ppm o K por cada 100L de água. De inicio em aquas bem plantados,com boa luz e com CO2,eu punha 5ml/dia por cada 100L de água. Aumentar ou diminuir a dose conforme as condições do aqua:luz,litragem,quantidade de plantas,se há sistema de CO2 ou não,etc.

O que me aconcelhas desear(por dia)????

Editado por kevin 69
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reparei neste produto(elos planta 1) No site, dizem que é rico em:

-macro e micro nutrientes

-ferro

-potassio

Pelos vistos, faz tudo, achas que posso utilizar este fertilizante logo no inicio????

visto o meu substracto não ser muito rico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para depois meter K(potassio)que fertilizante uso???

Para o ferro,vou utilizar um da rpodac,este aqui:

http://www.aquaricamp.com.br/images/nferro.jpg

achas que é bom???

se não,qual utilizar???

 

Podes tirar mais informações no site da PRODAC, mas a sensação que me dá é que se trata de um fertilizante com vários componentes e rico em Ferro. Não tenho a certeza que seja só constituido por Ferro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu começava com 2.5ml/dia de K, e aumentava já a luz.

 

Quanto aos fertilizantes eu gosto de os ter em separado. Não gosto de fertilizantes que tenham tudo,porque assim não sei o que estou a pôr de cada coisa.

 

Eu comprava para já o Cloreto de Potassio na farmacia, os Micros e o Ferro. Tens Micors e Ferro da SEACHEM,da Horizonte Aquático,da AZOO,etc. Em Lisboa arranjas na Aquaplante,ou manda vir da Horizonte Aquático.

 

Depois de futuro pensa em arranjar Nitogénio e Fósforo,para fertilizares com Nitrato e Fosfato se o aqua tiver com estes valores a zero.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais