Como Fazer Um Tapete De Cladophora Aegagrophila


Dário Santos

Recommended Posts

Boas pessoal!

 

Estou a montar um aquário com exedentes cá de casa.

O aquário tem as dimensões de 60*30*30 e tem uma lampada T8 de 15W, penso eu. Mais para a frente irei modificar a iluminação e colocar doas lampadas economizadoras de 11 ou 15W cada..

 

Como o objectivo é não gastar € todo o material a usar assim como os vivos já existem aqui por casa..

 

Já disse em cima que a luz é fraca, por isso as plantas vão ser das menos exigentes.

Como tenho uma bola de Cladophora aegagrophila já bem grandinha, estou a pensar cortala ao meio, e usar metade para fazer um tapete.. Será que a luz é suficiente? esta planta não precisa de muita, pelo que sei, pelo menos no formato de bola.

Como prendo a planta ao chão?

Será uma boa hipotese usar pequenas pedras e atar com um pouco de linha a planta e distribuir pelo fundo do aquário?

 

Desde já obrigado pelas ajudas!

A ver se hoje o aquário fica montado, assim que ficar pronto coloco fotos :wink:

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maneira mais eficaz é arranjares pequenas pedras vulcânicas ou outras que sejam porosas, cortares a Cladophora em lascas e com linha de pesca atares a alga à superficie da pedra. Com o tempo ela acaba por envolver a pedra,mas demora muito tempo...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas dicas, mas entretanto tive de me desenrascar :crazyeyes:

Optei por cortar a bola em bocados tipo cone e ir espetando pelo areão. A ver vamos se resulta, aquilo parece bem preso, e como o aquário não vai ter peixes, tenho esperanças.

 

Tive a ideia de fazer um tapete desta planta porque num outro aquário, onde nunca tive esta planta, começou a crescer um mólho de algas na entrada de água para o filtro, e em 1 mês aquilo já está consideravelmente grande, consistente e o aspecto é igualsinho a de uma bola de cladophora.. Deve ter sido algum fiosinho que foi atrás de alguma planta e ao ser sugado pelo filtro, ficou lá preso e começou a crescer..

 

A ver se consigo tirar foto :)

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm... não sei se te safas assim...é que essa alga naturalmente tende a crescer e formar uma bola,a certo tempo terás apenas várias bolas no substrato,pois ela não cresce para os lados a fazer tepete.

 

Se tiver agarrada às pedras ela acaba por crescer envolvendo a pedra,mas formando uma bola à mesma.

 

Mas não há nada como tentar!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como fiquei curioso e me informei fazeres tapete de Cladophora Aegagrophila nao consegues pois para já temn um crescimento lento o que poderás evntualmente fazer é comprares cerca de algumas bolas pequenas (exemplo: 5 a 10) e com o co2 deixares crescer mas mesmo assim é demorado:/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais