Ajuda Na Identificação De Apistogramma.


Mandril_21

Recommended Posts

Olá.

 

Comprei os peixes na foto como sendo um casal de apistogramma cacatuoides.

 

O macho é, de certeza, um cacatuoide. A femea acho que não é.

 

Anexo a foto e peço ajuda para a identificar.

 

Os peixes têm cerca de um ano.

 

Obrigado a todos.

 

 

 

00hw8.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

como disse o Godlike isso são dois apistos de espécies diferentes e parece-me dois machos um cacutoide double red e o outro um viejita.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os dois convivem pacificamente e até andam sempre muito juntos. Os únicos «chega para lá» são com as cory que, volta e meia, ficam com uma barbatana «aparada» (além das cory (2), dividem o aquário com um LDA25, 2 barbos cereja e 5 albonubes)...

 

O cacatuoides tem o dobro do tamanho do outro (daí ter ficado com a ideia que o outro seria uma femea - quando os comprei, tinham sensivelmente o mesmo tamanho...).

 

Outro pormenor: O suposto viejita só ganhou cores mais vivas (os vermelhos e amarelos nas barbatanas) há pouco tempo (2/3 meses...).

 

Não fico aborrecido se forem dois machos, fico é desapontado com o logista - que se trata de uma loja tida em grande conta especialmente no que toca a ciclídeos...

 

Já agora, alguém tem apistogrammas e escalares jovens juntos?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Os dois convivem pacificamente e até andam sempre muito juntos. Os únicos «chega para lá» são com as cory que, volta e meia, ficam com uma barbatana «aparada» (além das cory (2), dividem o aquário com um LDA25, 2 barbos cereja e 5 albonubes)...

 

O cacatuoides tem o dobro do tamanho do outro (daí ter ficado com a ideia que o outro seria uma femea - quando os comprei, tinham sensivelmente o mesmo tamanho...).

 

Outro pormenor: O suposto viejita só ganhou cores mais vivas (os vermelhos e amarelos nas barbatanas) há pouco tempo (2/3 meses...).

 

Não fico aborrecido se forem dois machos, fico é desapontado com o logista - que se trata de uma loja tida em grande conta especialmente no que toca a ciclídeos...

 

Já agora, alguém tem apistogrammas e escalares jovens juntos?

 

Obrigado.

 

 

Pois não há duvida nenhuma que não é uma femea cacatuoides!!! e também ia jurar que nem sequer femea é! Também me parece um viejita.

Agora eu ia dizer-te precisamente para reclamares na loja! É uma grande falha mesmo venderem peixes dizendo que são uma coisa e depois não serem! As femeas apistogramas são em geral muito parecidas umas com as outras... e até pode acontecer que por exemplo uma femea agassizi acasale com um cacatuoides... mas os ovos não vão eclodir!! O problema de teres dois machos é que se agora comprars as repectivas femeas para haver reprodução quase que posso garantir que vai haver guerras!!!

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora deixo aqui duas fotos de duas femeas cacatuoides para te ajudar se decidirs comprar uma femea. A amarela acho que era uma cacatuoides orange (mas não tenho bem a certeza) e a laranja que é uma double-red! Se queres manter as cores do teu macho aconselho-te a escolher uma mais como a da segunda foto.

 

Já agora acho que também devias mostrar as fotos ao Sr/Sra da loja para que não voltem a fazer o que te fizerem a outras pessoas!!

 

gallery_20223_524_380895.jpg

 

gallery_20223_524_479366.jpg

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Agradeço a todos a ajuda que me têm dado (fotos e tudo... nice :rainbowafro: ).

 

Apesar de tudo, não vou reclamar na loja. Apenas vou deixar de a frequentar, de vez (e pensar que é uma loja referência em ciclídeos...).

 

Neste tempo que os tenho, aprendi a gostar dos dois. Quando os comprei, o propósito não era a criação, tentei comprar um casal porque achei o mais natural e para evitar «trolha» entre dois machos (neste caso, por caso, não acontece...). Só espero que se aguentem assim, pois não estou a pensar introduzir femeas neste aquário (que é pequeno - cerca de 70 litros).

 

Talvez venha a mudar um dos machos (o cacatuoides) para um aquário com escalares jovens. Vamos ver se nessa altura lhe arranjo uma femea (como a das fotos...).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo que não o devolvas (e acho que não deves devolver porque o viejita e muito giro) acho que deverias ir a loja dizer o que se passou!! Podem não ter feito por mal (embora tenham obrigação de saber que peixes vendem) e se os avisar pode ser que tenham mais cuidado para a próxima... Se ninguém se queichar ou eles fazem por mal e vão ficar a rir-se ou fazem por ignoância e continuam a enganar mais pessoas sem saber! Uma palavrinha nunca fez mal a ninguém e todos merecem uma segunda oportunidade! Dou-te o exemplo de uma vez que comprei uns peixes numa loja e em menos de 24h morreram... fui reclamar e disseram-me que devia ser da minha agua... uns dias depois rparei que tinham os aquas completamente vazios... morrem-lhes quase todos os peixes! Falei com eles pediram-me imensa desculpa e deram-me um vale. Confesso que fiquei com pouca vontade de voltar a ter peixes de lá mas como tinha o val encomendei um casal de cacatuoides! A verdade é que veio um casal lindo e saudável!

Enfim... boa sorte com as futuras femeas!!

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! É muito normal os logistas muitas vezes venderem peixes sem conhecerem minimamente as espécies... O forum é muito util para conhecer as espécies e aprender muito sobre a aquariofilia.. Aposto que muitos membros do forum muitas das vezes acabam por ir a uma loja e ainda tem de dar explicações aos logistas... Digam lá senão é verdade??

 

Por estas e outras razões semelhantes certas lojas estão num escalão superior!

 

Aproveito para salientar a loja NATURLINE por ser um caso destes, em que o atendimento é excelente, para não falar do conhecimento que todos os colaboradores da loja têm! Peca um pouco pelos preços, mas como sabemos a qualidade paga-se!!!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto já é a rossar o Off-topic. Pois quase nada tem a ver com objectivo principal do tópico, no entanto vem de encontro ao que se diz de A, B ou C, sempre com nomes ficticios ou sem nome mesmo.

 

Neste caso foste claramente "enganado" e entre áspas, pois os erros por vezes não são propositados, e se dizes que é uma loja de referência de ciclídeos, para mim que não percebo nada dos mesmos, a loja que conheço com tal "função/especialidade" é a Red Fish, isto porque és de Lisboa.

Assim sendo, e se for de facto, não tenho a minima dúvida que foi um erro não propositado.

Se de facto for, não tenho dúvidas que te aceitam a "reclamação".

 

Digo isto, pois tenho observado no forum, muitos comentários a lojas e users que no fundo ninguém diz quem são, acho que se deve mencionar sem receio e lógicamente com responsabilidade o que se passa com A, B ou C tendo os mesmos um nome próprio e verdadeiro, pois caso assim não seja, podemos começar ou continuar a olhar uns para os outros com ar de desconfiado.

 

Peço desculpa pelo desabafo, mas tenho visto isto e imensos tópicos, falando de lojas, pessoas, ...

Ilídio Cruz

The Dream One

 

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Quando digo que fiquei desapontado com a loja foi mais por me terem vendido o viejita como sendo uma cacatuoide. Por outro lado, sempre se poderá dizer que eu devia ter estudado a lição e estar mais informado.

 

Foi um lapso do logista. Só não acontece a quem não trabalha. Só acho estranho pois, segundo parece, a cacatuoide topa-se a milhas e é completamente diferente da viejita (no entanto não sei se há semelhanças quando jovens...).

 

Contudo nunca trocaria o peixe porque gosto do gajo (já as cory... eheheh).

 

Bom fim-de-semana.

Editado por Mandril_21
Link to comment
Partilhar nas redes sociais