Leilões/vendas Em Benefício Do Fórum


Recommended Posts

Paulo desses 21995 membros quantos vêm cá ao forum ?

 

boas rodrigo!

 

pois, esse é um dos problemas no meu ponto de vista ...

 

os falso nicks/em duplicado .....

 

qtos desses 21995 são na realidade membros efectivos ??

 

um abraço,

 

paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Desculpem mas há uma coisa que não compreendo em algumas análises que foram feitas, até porque acho que só se está a analisar um dos lados da questão, e isso não é lá muito justo... senão vejamos...

 

É bom oferecer coisas aos membros. Isso não há dúvida, e nós próprios incentivamos os membros a fazê-lo, como provam as recentes alterações implementadas na área dos classificados. Óptimo, aqui estamos todos de acordo.

 

E só oferece quem nada quer em troca, certo? Ou seja, as pessoas que no seu espírito altruísta oferecem vivos/material aos outros colegas de "vício" :D não esperam absolutamente nada em troca deste seu nobre gesto.

 

Ora, se é bom oferecer aos membros, será que não é igualmente bom oferecer ao fórum em si? Ao fim ao cabo, não será o fórum o meio que todos os membros usam, de forma gratuita/voluntária, para aceder à informação, participar em concursos, ter uma vasta área de lojistas e de classificados onde podem comprar material novo/usado, vivos, etc.?

 

O que será melhor, oferecer a um membro em particular, ou a toda uma comunidade que, penso que sem qualquer dúvida, é das que mais dinamiza a aquariofilia em Portugal há mais de 5 anos? Para mim, a resposta é clara, são ambas importantes... não valorizo uma oferta mais do que a outra.

 

E será que os membros que sempre ofereceram coisas no fórum, se vão tornar nuns interesseiros por causa de uma caixa de MPs e área para fotos maior, bem como pelo estatuto de membro VIP? Eu sinceramente acho que não... quem sempre ofereceu, não deixará de o fazer, e se calhar umas vezes oferece aos membros, e outras ao fórum...

 

Parece-me que ver a oferta de valores de venda ao fórum como algo de mau para os membros, é uma visão um pouco restrita dos benefícios que podem proporcionar para toda a comunidade.

 

Mas tal como o Miguel já referiu, vamos acompanhar de perto a situação, e se virmos que algo não está a correr como esperado, então podemos perfeitamente alterar esta iniciativa.

 

Desde o início desta iniciativa, há 2 dias atrás, houve já:

 

=> 5 mensagens de ofertas a favor do fórum

 

...contra...

 

=> 4 leilões sem ser a favor do fórum

=> 5 ofertas aos membros, e não ao fórum

=> 63 mensagens de vendas, sem ser a favor do fórum

 

Parece-me que o rácio não está nada mau...

 

Sobre a hipótese de darem algo ao fórum, podem sempre comprar os nossos materiais de merchandise e ajudarem-nos na organização dos eventos... pois isto também é importante.

 

A possibilidade de impôr uma quota, é algo com que não concordo... pois é uma imposição... e pode constituir um obstáculo ao acesso à informação, coisa que sempre fui contra desde que criei o fórum. Esta será sempre, a última hipótese a ser implementada no fórum, pois só a faremos, se não houver mesmo outra possibilidade para a sobrevivência da comunidade.

 

Só quem não tem qualquer noção dos custos de manter um fórum deste online, nem quanto é que um lojista está disposto a pagar para patrocinar o fórum, é que pode achar que se gere uma comunidade destas com os valores dos patrocínios... Se nos limitássemos a ser um mísero fórum, com uma renda anual do servidor e com o pagamento do software, eu aceitava perfeitamente este comentário... agora, depois de sermos sempre o melhor/maior stand na Aquadecor, na PetFil, organizarmos eventos de aniversário para centenas de pessoas, promovermos eventos e exposições... parece-me que de facto não existe uma verdadeira noção dos valores que estamos a falar...

 

Parte da publicidade que podem ver no fórum, resulta de protocolos com associações, entidades ligadas à aquariofilia, revistas, etc... A publicidade paga, resume-se às áreas dos patrocinadores e a 2 ou 3 banners... nada mais...

 

Quanto aos custos, para além de estarmos alojados no melhor hosting de Portugal, pois era o único que tinha capacidade e experiência para alojar de forma profissional um fórum da nossa dimensão (5 bases de dados, 1 delas com 700 megas, transferência de dados ilimitada, 3 gbytes de espaço em disco, mysql ilimitadas, emails ilimitados, etc...), há que pagar o software do fórum, a galeria de imagens, a manutenção anual dos mesmos... a nível de eventos, em média gastamos cerca de 1.000€ em cada feira em que participamos, e no evento do nosso aniversário, o orçamento ronda os 20.000€. Investimentos em merchandise e apoio à publicação de livros pode ir dos 7,5€ aos 1.000€...

 

Só para quem está por dentro destes custos e de uma comunidade deste tamanho, é que compreende o que quero dizer... quem está de fora e acha que gerir o fórum é só fazer login na parte de administração e apagar uns tópicos, mandar umas bitaites e que ainda por cima ainda faz dinheiro com a publicidade que aqui temos, é mesmo porque não tem conhecimento destas... e não tem que ter.... mas sinceramente, acho que fica um pouco mal estar a sugerir isso sem haver um cuidado com o trabalho e preocupações de investimentos que temos no fórum....

 

Obrigado a quem sugere de forma construtiva e se preocupa em que a comunidade melhore, ou seja, à grande maioria dos membros desta grande comunidade cabecadura

 

Os vossos comentários estão a ser tidos em conta, disso podem ter a certeza, e estamos sempre prontos a ouvi-los, seja aqui seja num cafézinho ou jantar por esse país fora :D

 

Abraço,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

xiiiiiiiiiiiiiiii só agora vi o tamanho do tópico que escrevi... desculpem lá... mas quando me ponho a falar do fórum é sempre assim.... cabecadura

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem escrito, há pessoas que não sabem os valores com que "vocês" trabalham, e também não devem saber quanto custa a publicidade aqui no fórum.. Mas mesmo assim fiquei K.O. com isso do aniversario.... cabecadura 20mR é muita massa

 

 

 

Mas acho que a minha sugestão não foi respondida na totalidade.

 

Por exemplo um membro para se tornar vip em vez de fazer um leilão a favor do fórum faria logo uma doação.

Porque há pessoas que querem ajudar, mas não têm de estar ou a comprar os produtos do fórum "t-shirts, etc" e que preferiam enviar logo a pasta directamente.

 

 

e

 

 

 

Eu por exemplo já vi aí um leilão onde 5 ou 10% reverte a favor do fórum.

 

Como o MM já referiu,

Acerca dos membros que dão só 1 ou 2 euros, é 1 ou 2 euros a mais do que davam antes

Mas sim, há arestas para limar com o tempo.

 

Nessa do para "limar com o tempo" é que eu acho que encaixa bem a frase "mais vale prevenir que remediar". é certo e sabido que esses casos vão acontecer. Mas mesmo assim é preciso esperar que eles aconteçam para serem pensados?

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Mais uma vez e á boa maneira Portuguesa muitas questões são levantadas e porquê?

Pois bem sempre é mais fácil falar do que fazer, pois temos uma sèrie de (Malucos) perdoem-me a expresão que continuam a fazer com que nós tenhamos um espaço, pensão em algo benéfico para todos e lá vem a censura á e tal á e coiso , meus amigos conversa vejo muita ,atitudes poucas. Como já dito os leilôes estão abertos para poder-mos contribuir menos conversa e mais ajudas.

Peço desculpa se fui mal educado com alguem.

Visite meu site


Um Abraço
Paulo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas:

Mais uma vez e á boa maneira Portuguesa muitas questões são levantadas e porquê?

Pois bem sempre é mais fácil falar do que fazer, pois temos uma sèrie de (Malucos) perdoem-me a expresão que continuam a fazer com que nós tenhamos um espaço, pensão em algo benéfico para todos e lá vem a censura á e tal á e coiso , meus amigos conversa vejo muita ,atitudes poucas. Como já dito os leilôes estão abertos para poder-mos contribuir menos conversa e mais ajudas.

Peço desculpa se fui mal educado com alguem.

 

 

:D :D Que se dane o progresso vamos deixar tudo como está. Dá menos trabalho e não tem de se escrever nem nada..... cabecadura

Façam é leiloes

 

 

 

Acho que isto é importante e não é apenas a deixar andar que isto vai funcionar bem.

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem escrito, há pessoas que não sabem os valores com que "vocês" trabalham, e também não devem saber quanto custa a publicidade aqui no fórum.. Mas mesmo assim fiquei K.O. com isso do aniversario.... cabecadura 20mR é muita massa

 

 

 

Mas acho que a minha sugestão não foi respondida na totalidade.

 

Por exemplo um membro para se tornar vip em vez de fazer um leilão a favor do fórum faria logo uma doação.

Porque há pessoas que querem ajudar, mas não têm de estar ou a comprar os produtos do fórum "t-shirts, etc" e que preferiam enviar logo a pasta directamente.

 

 

e

 

 

 

Eu por exemplo já vi aí um leilão onde 5 ou 10% reverte a favor do fórum.

 

Como o MM já referiu,

 

 

Nessa do para "limar com o tempo" é que eu acho que encaixa bem a frase "mais vale prevenir que remediar". é certo e sabido que esses casos vão acontecer. Mas mesmo assim é preciso esperar que eles aconteçam para serem pensados?

 

Mas quem quiser contribuir sem vender nada nem comprar nada, é só mandar MP que nós mandamos o NIB da conta do fórum. É a isso que te referes? Trata-se já disso... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Editado porque o assunto escrito anteriormente não devia ter sido colocado aqui e os intervenientes chegaram a um consenso por mp"

 

 

João Branquinho: Embora concorde em parte com o que o João Branquinho disse continuo a achar que há muito ainda por acertar, e concordo plenamente com o facto de com o tempo se irem corrigindo os erros, porque realmente só assim se pode ver o que está a correr bem e mal.Concordo também com o facto de as quotas limitarem o acesso à informação mas se forem usadas na ofertas talvez não fosse assim.Tenho noção absoluta que o meu comentário foi ouvido e que é realmente difícil "gerir" esta grande comunidade.Boa sorte com a iniciativa, espero que corra bem e seja um sucesso...

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente varez,

 

Esse cenário das quotas só para as vendas também já foi pensado... sim... somos uma cambada de idiotas que se farta de pensar no fórum eheheh :tongue:

 

Agora mais a sério... mas só um bocadinho! :D

 

Imagina, por exemplo, uma pessoa que tem lá em casa um aquário (ou equipamento ou vivos ou qualquer coisa que se possa anunciar na oferta)que já não usa e que não quer voltar a montar ou que quer desmontar, mas que em vez de o deitar fora, gostava de vender ou eventualmente oferecer...

 

Não sendo um membro do fórum, se calhar a pessoa vai pesquisar na net e eventualmente encontra o fórum. Ora, sendo este um local de participação sem custos, é mais provável que o material seja anunciado aqui no fórum, sendo uma oferta para alguém da comunidade, ou eventualmente um bom negócio.

 

No caso de ser anúncios a pagar, então aí se calhar isso já não acontecia...

 

É só um exemplo... mas de facto a questão não é tão fácil quanto isso... passámos algumas das nossas noites de cafés e convívio a falar também deste tema, e acabamos sempre por não chegar a uma conclusão em concreto havendo sempre vários casos em que estariamos a dificultar ou limitar algo que pode ser bom para a comunidade, e isso não é o que pretendemos...

 

Mas pronto... mais uma vez, obrigado pelos vossos comentários :Fade-color

 

Abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho vindo a acompanhar este tópico e a ideia que é capaz de resultar:

 

Para venda e leilões e só para estes, os membros teriam de pagar uma cota anual.

Não sei se a nivel de programação é viavel.

 

Cump.

 

António Soares

 

EDIT: a cota anual a decidir pela admistração.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa que te diga mas é uma das piores ideias que já li..

 

Com todo o respeito isso era pessimo. Se tivexes lido o topico todo irias encontrar inumeras rasoes onde explica que essa ideia é mesmo má...

 

mas não prexisamos de ir muito atras, basta ler 2 posts antes do teu.

 

 

JB

Não sendo um membro do fórum, se calhar a pessoa vai pesquisar na net e eventualmente encontra o fórum. Ora, sendo este um local de participação sem custos...

Cumprimentos

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa que te diga mas é uma das piores ideias que já li..

 

Com todo o respeito isso era pessimo. Se tivexes lido o topico todo irias encontrar inumeras rasoes onde explica que essa ideia é mesmo má...

 

mas não prexisamos de ir muito atras, basta ler 2 posts antes do teu.

 

 

JB

 

Li.

No ponto de vista de que aparecem mais vendedores nos forum por não terem de pagar e que ás vezes até fazem bons negocios eu eté consigo comprender, mas o que é que esses "membros" que apenas pensam em negocio, dão em troca ao forum, nada. Não trazem nenhum beneficio para o forum, e depois não voltas a ouvir (ler) nada deles. Mantenho a minha opinião de que se querem vender, o forum devia beneficiar disso. Se não concordam é a vossa opinião.

 

Cump

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Li.

No ponto de vista de que aparecem mais vendedores nos forum por não terem de pagar e que ás vezes até fazem bons negocios eu eté consigo comprender, mas o que é que esses "membros" que apenas pensam em negocio, dão em troca ao forum, nada. Não trazem nenhum beneficio para o forum, e depois não voltas a ouvir (ler) nada deles. Mantenho a minha opinião de que se querem vender, o forum devia beneficiar disso. Se não concordam é a vossa opinião.

 

Cump

Não te tirando completamente a razão, discordo em parte com o que salientei a negrito.

 

É claro que não trazem benefício directo ao fórum, mas o facto de existir a possibilidade de efectuar negócios no fórum (eventualmente bons negócios), vai trazer mais utilizadores ao fórum, passa a ser um local onde "vale a pena" vir, não só para esclarecer uma dúvida.

 

Assim, o fórum torna-se mais conhecido, há mais actividade, mais "hits" na publicidade e, eventualmente, há mais gente a aderir ao "vício". (é necessário não esquecer que há muita oferta na internet, temos de pensar nos motivos que levam as pessoas a vir a este e não a outro fórum... há muitos motivos, mas um deles será, eventualmente, a possibilidade de fazer negócio, que complementa os outros motivos).

 

Isto, de forma indirecta, acaba por trazer benefício ao fórum e aos seus utilizadores em geral.

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

AGA, sou obrigado a dar o braço a torcer, para alem do que mencionas-te, estive a imaginar qual seria a reacção destes "membros de 1 tópico", e se tivessem limitações a colocar nas vendas ou nos leilões, como iriam contornar a coisa (como é apanágio do bom Portuga) e o mais provável seria aparecerem tópicos na "Procura" tipo "procura-se dono para este ...!"

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António,

 

Mesmo sem haver limitações no uso das vendas, já há mensagens dessas na Procura!!! lol Enfim... há sempre engraçadinhos em todo o lado.... banana rock

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

AGA, sou obrigado a dar o braço a torcer para alem do que mencionas-te, estive a imaginar qual seria a reacção destes "membros de 1 tópico", e se tivessem limitações a colocar nas vendas ou nos leilões, como iriam contornar a coisa (como é apanágio do bom Portuga) e o mais provável seria aparecerem tópicos na "Procura" tipo "procura-se dono para este ...!"

 

Cump.

EhEh! Nem me tinha lembrado dessa, de facto acho que a moderação iria ter de perder muito mais tempo a apagar posts e a tentar descobrir vendas disfarçadas.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

1º Membro VIP Jorge Gonçalves

 

Cump.

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como num outro tópico se falou deste facto, esqueci-me de informar aqui também... obrigado António!

 

Abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Jorge já não está sozinho!!!

 

Quero agradecer aos novos membros VIP:

 

Paulo J. Dias

joao luis

lacs

-OLIVEIRA-

NMCL

Luis saleiro

mpimentel

Chelas113

paulo_dgt

 

Bem como aos moderadores específicos VIP :D

ze carlos

Sara Garcia

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estimados,

 

É com muito gosto que informo que o nosso patrocinador Jardim Submerso aderiu a esta iniciativa!

 

A loja Jardim Submerso irá doar 10% das vendas em produtos definidos semanalmente pelos responsáveis da loja, e comprados pelos nossos membros, ao fórum! Estes membros, serão depois comunicados aos administradores do fórum, para passarem a ter o perfil de membro VIP.

 

Podem ver já o tópico do anúncio desta campanha na área da loja Jardim Submerso.

 

O meu muito obrigado pela ajuda e reconhecimento do trabalho que temos feito em prol da aquariofilia e da comunidade Aquariofilia.Net :D

 

Atentamente,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estamos a ter algumas dificuldades na identificação de 3 transferências.

 

Se os responsáveis pelas mesmas me puderem enviar uma MP a confirmar o nome completo, data e valor, agradecia.

 

Aqui estão os dados parciais das transferências em causa:

TRF. P/O MARIANA

TRANSF. NUNO

TRF. P/O NUNO ALEXANDRE

 

Obrigado,

João Branquinho

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

 

Eu também quero ser BIP.....

Estou a juntar o meu 1º euro e depois dou noticias....não perdem pela demora :arrow: .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Bom dia.

 

Eu também quero ser BIP.....

Estou a juntar o meu 1º euro e depois dou noticias....não perdem pela demora :( .

JPM

E não foi preciso esperar muito não...

 

Parabéns João! És nosso primeiro membro...

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

VIP GOLD

 

Obrigado! E parabéns! ;)

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.