Guaru, Espada...


prprank86

Recommended Posts

  • 1 mês depois...
gostaria de saber qdo que as femeas estao gravidas...

abraco

 

Alô prprank86 ( desculpa-me tratar-te assim ),

 

Guaru é o nome vulgar de várias espécies, sobretudo as encontradas no Sul do Brasil e países limítrofes.

Tanto as fêmeas de Guaru, como as de Cauda-de-Espada ( Xiphophorus hellerii ) têm algo em comum... dão à luz crias plenamente desenvolvidas após uma gravidez.

A gestação destes peixes varia em função de factores ambientais e da alimentação mas é observável pelo aumento progressivo do ventre ( barriga ) das futuras mães, ( tal como acontece com os seres humanos ).

Algumas espécies possuem ainda um ponto escuro, logo acima da barbatana anal, o qual é denominado pelos aquariofilistas como “ mancha da gravidez “.

Essa alcunha advém do facto de que à medida que o ventre se vai dilatando, a dita mancha vai também crescendo.

Em algumas espécies, é mesmo possível observar os olhos dos embriões a partir de umas 72 horas antes de um parto ( se tudo correr bem ).

E para terminar dois conselhos de amigo :

 

a) NUNCA uses uma dessas pequenas caixas de plástico chamadas maternidade para salvar os filhotes.

 

b) prprank86... usa o motor de pesquisa deste fórum antes de colocares uma questão, pois esta dúvida por certo já teve muitas respostas no passado.

 

Boa sorte com as criações e quando souberes a espécie de Guaru que tens no aquário ( nome científico ) manda-me uma mensagem. Eventualmente posso ajudar atravez de uma foto.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais