Filtragem Química Ou Biológica


Recommended Posts

Boas! Comprei um Aqua numa grande superfície, infelizmente, para iniciar o meu “pequeno grande” projecto no mundo da aquariofilia.

 

Tenho lido algumas coisas neste óptimo fórum. (devia ter perdido mais tempo antes de comprar e montar o aqua).

 

Descrição do equipamento:

 

Aquapor de 54 litros (60x30x35) Vol.:60 dm3

Tampa com reflector - lâmpada florescente 15W

Filtro AQ-300 Aquapor (interior motorizado)

Bomba Aquapor (AC-9601)

Aquecedor Tetratec 75W

 

Fertilizante/Substrato por baixo do Areão (2 litros)

Areão grosso/fino 9 Kg

Tronco de Madeira (Bois Mopani)

 

Plantas

Microsorium

hygrophilla difformis

valisncria gigante

 

 

Prendendo um Aqua comunitário que contenha também alguns espécies de plantas.

 

Mas pelo que vou lendo surgem mais dúvidas do que certezas, embora compreenda que possam existir varias opções.

 

O filtro será adequando ao que prendo? Tive curiosidade e abri-o e encontrei uma malha com carvão lá dentro, suponha que era um filtro de acção química!

Na caixa indica filtração mecânica e biológica, que manutenção de ter?

 

Tenho uma “bomba ligado” a pedra difusora que faz umas bolinhas na aqua, isto é necessário? Provavelmente ajuda a “oxigenar a agua”.

 

Para acelerar o ciclo do azoto já li que posso coloca 1 ou 2 peixes, se sim quais me aconselham.

 

 

 

A funcionar e ligado desde 01-06-2008

temperatura a 25º/26º

ph 7,5 medido no dia 03-06-2008

colocado dia 04-06-200810 ml de nitrivec da sera (cultura de bacterias)

 

Pretendo colocar fotos aki já neste fim-de-semana.

 

Queria que me dessem sugestões e fizessem comentários

 

Obrigado desde já.

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

antes de mais, bem vindo ao forum e à aquariofilia.

 

agora respondendo às tuas perguntas:

 

O filtro será adequando ao que prendo? Sim. Por agora serve, mas o ideal é um filtro externo. No entanto acho que não vale a pena gastares mais dinheiro nisso, pois o mais certo é daqui a dias estares a comprar um aqua maior.

Tive curiosidade e abri-o e encontrei uma malha com carvão lá dentro, suponha que era um filtro de acção química!O Carvão retira os nutrientes da agua.

Na caixa indica filtração mecânica e biológica, que manutenção de ter? Lavar o filtro com agua do propio aquario. Na esponja do filtro estão as bacterias (filtragem biologica).

Tenho uma “bomba ligado” a pedra difusora que faz umas bolinhas na aqua, isto é necessário? Provavelmente ajuda a “oxigenar a agua”.Isso acho que não faz nada, mas sempre ajuda o filtro a movimentar a agua. Deixa estar para não estares sempre a mexer no aqua.

Para acelerar o ciclo do azoto já li que posso coloca 1 ou 2 peixes, se sim quais me aconselham. As "acelarações" e a aquariofilia, não são grandes "amigas".

colocado dia 04-06-2008 10 ml de nitrivec da sera (cultura de bacterias) Isto já está a acelar o ciclo do azoto. Por agora não metam peixes. Espera mais 2 semanas (até teres o amoniaco a Zero e os Nitritos comecarem a descer)

 

Não referes ter qualquer teste. Pelo menos o do Ph era importante para se saber quais os peixes que se adquam ao teu aqua.

espero ter ajudado

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei nitrivec quando montei o meu aquario, e nao tive grandes vantagens com isso.

Comvem usares um eliminador de cloro, porque eu deixava a água repousar uns dias, para não usar, e a dada altura voltei a ter amónia, e associei isso ao facto de a água da rede ter algum elemento nao evaporável que me tenha matado a colónia de bactérias.

 

Já agora, a chamada de introdução de peixes seja lenta, e espaçada de dez dias, que sera correspondente ao normal ciclo de amónia, se bem que devias monitorizar o teu aquário, para que so voltes a introduzir os peixes quando esta já estiver a zero. No meu caso nao fiz especificamente isso, mas apenas introduzi 2 peixes a cada semana, num aquario de 100l.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigado pelas sugestões.

 

Informo que já fiz o teste do PH e deu proximo dos 7,5 conforme o código de cores.

 

Vou provavelmente fazer outro hoje.

 

Tenho um Kit que faz 7 teste diferentes, embora só tenha ainda feito o do ph porque axo que devo fazer os outros após o aqua ter establizado um pouco mais, é que a agua está ainda um pouco turva.

 

 

Tenho a luz artificial ligada 9 horas, mas no priodo da noite, será o mais correcto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Não a luz artificial deve estar ligada no periodo diurno,como é natural. Mesmo não vendo luz os peixes sabem quando é dia e noite,sentem isso. Ao colocares luz de noite desregulas e stressas os peixes,o que pode provocar doenças.

 

Mas quanto a peixes ainda é cedo para pensares nisso,pensa primeiro em ciclares o aquário.Se colocares peixes ai agora era homicidio. Coloca uns caracois tipo Planorbis Corneus(Ampulárias não são boas para fazer o ciclo) ou deita uns flocos de comida (apenas 1 ou 2) para peixe dia sim dia não. Faz isto durante umas 3 semanas. Depois antes de colocares algum peixe faz uma tpa (troca parcial de água) de 25%.

 

Depois mete só 1 ou 2 peixes e espera mais 2 semanas. A partir daqui mete os peixes que queiras,mas com um intervalo entre eles,não os coloques todos juntos.E tenta não sobrepovoar o aqua.

 

Não te esqueças: à a maneira apressada,que te pode fazer perder os peixes e a maneira calma, que vai fazer com que uma colónia de bactérias suficientemente grande se instale no teu filtro de modo a lidar com os dejectos dos peixes,combatendo a Amonia.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão.

 

A questão da luz é lógica, mas para podermos ver o aqua quando estamos em casa é á noite, por isso é que o tinha nesse período.

Também verifiquei que existia condensação na tampa e como a lâmpada não esta protegida tive receio de a manter ligada quando não está ninguém em casa.

 

Como já o tenho plantado com algumas espécies estou a ver que tenho de comprar um fertilizante.

Achei que a camada de Fertilizante/Substrato por baixo do Areão era suficiente por agora.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário é novo, e tendo tu colocado substrato fertil, penso que não necessitarás de fertilização liquida de macros, durante estes primeiros meses.

Provavelmente iras apenas necessitar de uma fertilização de micros.

 

 

No meu caso, coloquei substrato inerte, e fertilizo desde as primeiras semanas apenas com "Ferrotabs", e só ao fim de 3 meses, é que comecei a sentir necessidade de fertilizar com potássio. Senti essa necessidade apenas porque me surgiram algas, e não por falta de crescimento das plantas.

 

Uma questão que ainda não reparei que tivesses comentado, prende-se com a volumetria do teu aquário e com a iluminação que tens. Não vale a pena gastares dinheiro com fertilização, se depois lhe falta elementos como: Iluminação, CO2, ... entre outros que me escapam de momento.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário é novo, e tendo tu colocado substrato fertil, penso que não necessitarás de fertilização liquida de macros, durante estes primeiros meses.

Provavelmente iras apenas necessitar de uma fertilização de micros.

No meu caso, coloquei substrato inerte, e fertilizo desde as primeiras semanas apenas com "Ferrotabs", e só ao fim de 3 meses, é que comecei a sentir necessidade de fertilizar com potássio. Senti essa necessidade apenas porque me surgiram algas, e não por falta de crescimento das plantas.

 

Uma questão que ainda não reparei que tivesses comentado, prende-se com a volumetria do teu aquário e com a iluminação que tens. Não vale a pena gastares dinheiro com fertilização, se depois lhe falta elementos como: Iluminação, CO2, ... entre outros que me escapam de momento.

 

É sempre importante receber a sugestões de alguém com experiencia, agradeço amabilidade demonstrada.

 

Características:

Aquapor de 54 litros (60x30x35) Vol.:60 dm3

Tampa com reflector - lâmpada florescente 15W

Filtro AQ-300 Aquapor (interior motorizado)

Bomba Aquapor (AC-9601)

Aquecedor Tetratec 75W

 

temperatura: 25º/26º

 

Quanto ao CO2 tenho pouca informação como funciona, mas já entendi que é um elemento importante para o equilíbrio do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.