pedido de ajuda


Recommended Posts

boas

a questão é a seguinte queria passar para os salgados mudar este aquario

Pic_494_6.jpg

sei que esta é uma questão muito colocada no forum,mas pedia ajuda e desde já agradeço a quem contribuir com ideias de que material preciso poupando o mais possivel mas usando tambem já o minimo aconselhavel pois para não ter de gastar dinheiro duas vezes o que tenho é o seguinte

aquario 180*70*70

sump 80*40*40

resistencias 2 300w

hqi 2 70w

coluna seco humido 70*20*20

uv 15w

acho que é tudo

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carlos

Nao sou expert mas acho que posso dar a minha opniao,acho que precisas de bastante roch viva,nao referes bombas de circulacao,mas aconselho-te o maximo possivel e se houver"disponibilidade"compra uma tunze streem fical desde logo sevido.um bom substracto,areia de coral,argamax,areia viva etc,as hqi dependem do que estiveres a pensar la por,mas ja e bom as teres,a quem tenha algum sucesso so com flurescentes.um bom skimmer pois tens uma boa quantidade de agua,uma boa bomba de retorno.penso que isto e o essencial,por agora mas espera mais opnioes ,pois e sempre melhor que uma.

abracos

Bubbles

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Bubbles tem razão e apenas acrescentaria que poderás adquirir não apenas uma Tunze Stream, mas um Kit com controlador, pois aí sim estarás bem servido para o tamanho do teu aqua.

 

As HQI´s de 70W são fracas para manteres SPS´s mas serão concerteza suficientes para a maioria dos corais moles.

 

A coluna seco-húmido e a Sump (se me lembro das outras imagens que tens das traseiras) deverão estar desprovidas de toda e qualquer filtração mecânica (poderás colocar rocha viva ou rocha para colonização) e a aquisição de um bom escumador é essencial.

 

Muita rocha viva e um bom substrato e poderás concerteza ter um aqua de sucesso.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

70W para 70cm de altura é capaz de ser pouco. Eu punha no mínimo lampadas de 150W, três seria o ideal na minha opinião. De qualquer maneira, se estás a pensar em abraçar a sério esta vertente da aquariofilia, mas vale começares logo a sério e comprares equipamento como deve ser do que comprar agora para remediar e passado uns tempos ter que investir de novo gastando mais dinheiro. Posto isto, e em termos de iluminação, o ideal para esse aquário seriam 3 projectores de 250W.

Em relação às stream, o diogo esqueceu-se de dizer o modelo, 6100.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

abrigado pela ajuda,mas chateando mais um pouco :) será que preciso de uma osmose me disseram que era indespensavel e tambem um onozidador,nem sei se é assim que se escreve :wink: e um reactor de calcio

e o que queria agora era meter mesmo o mais facil de salgado depois com o tempo e experiencia eu chego lá não comecei a criar discus logo de inicio até lá dei muitas cabeçadas e fiz muitas asneiras que queria poupar agora :)

esqueci-me de dizer que tenho uma bomba da eheim 1260 acho que é muito pouco,será que o pessoal podia-me ir dando uma lista de todo o material que preciso para ir vendo onde comprar,mas tenham piadade da minha carteira pois estou tentando vender a maior parte do material de agua doce que tinha e pelos vistos vou ter de vender até a camisa cabecadura

então para já tenho de comprar o seguinte material

1 tunze streem 6100

1 skimmer (mas qual suguestões agradeço)

que quantidade minima de rocha viva

quantos cm de areia de coral

quantos de argamax

quantos de areia viva

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou-te dar uma das possibilidades:

 

2 x stream 6100 + multicontroler 7095 (aqui vende a camisa e as calças) :)

 

A bomba eheim com as stream serve.

 

Um escumador H&S, deltec, grothec ou shuran para o dobro da capacidade do aquário.

 

O máximo de rocha possivel. 50Kg é um bom começo e outro tanto de rocha morta como base.

 

Nada de areia, nem viva nem morta. Atenção, esta é uma das possibilidades e que traduz apenas a minha opinião

 

Reactor de calcio não vais precisar por enquanto. Safas-te perfeitamente com garrafas de soro e hidróxido de calcio com água de osmose inversa. Sim, osmose é precisa. Isso agora é mais barato.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Carlos

Osmose - sim

Oozonizador - não

Bomba 1260 um pouco curta para retorno embora talvez chege se usares um escumador Deltec ou Tunze e desde que uses as Stream 6100

Areia - 8 sacos de areia viva

Rocha viva - 150 Kg ( lamento mas é a verdade :);):shock: ); podes começar com metade de viva e metade de morta ,mas neste caso escolhe rocha de boa qualidade e bem curada .Leva um pouco mais de tempo e a introdução de peixes e corais terá que ser mais lenta mas no fim o resultado é o mesmo

Cump.

Rui

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos,

 

Quanto à iluminação aconselho no mínimo 2 projectores de 250 W sendo 3 o ideal.

 

Para reposição de água e aumento da concentração de cálcio o ideal é o osmorregulador da Tunze com o calcium dispenser. Um aquário dessas dimensões vai evaporar muita água e certamente não será cómodo fazer a sua reposição usando garrafões a gotejar! Mais tarde aconselho-te um reactor de cálcio - ideal para manter a alcalinidade e níveis de cálcio elevados.

 

Quanto ao substrato aconselho-te areia viva (Nature's ocean) - esta vem já com bactérias que ajudam o aquário a atingir o equilíbrio mais rápido, não necessita de ser lavada e passadas 2 horas da sua colocação a água fica cristalina.

 

A escolha de um bom escumador é muito importante aconselho-te o Nautilus Te da Kent Marine com a tua bomba Eheim 1260. Para bomba de circulação (sump > aquário) o melhor é a Eheim 1262.

 

Quanto à rocha viva podes começar com 100Kg. Se optares por colocar uma parte de rocha morta atenção que esta deverá ser de natureza calcária.

 

A coluna seca deve estar vazia e servir somente para a passagem de água do aquário para a sump.

 

Boa sorte,

Ricardo Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depende de quanto queres gastar . ;)

o setup do manklit é muito bom mas dispendioso mas garante uma qualidade muito boa em termos de circulação e de filtragem.

opta por rocha viva indonesia e n precisas de areia viva dada a multiplicidade de vida contida na rocha viva da indonesia.

é so uma maneira de gastares mais dinheiro nessa treta da areia viva :!:

é verdade que a argamax é mas bonita do que a areia de coral normal mas tb muito mais cara.

:) 3 hqi 250 watts (dada a altura) BLV 10000 K se possivel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu cá optava antes por 3 HQi's de 150 w acho que ao longo de um ano por exemplo poupas um bom bocado em eletricidade em relação ás de 250 w e penso que o efeito é o mesmo, pois a unica coisa que terás de fazer é colocar os corais que necessitam de mais luz na parte superior da parede de rocha que irás colocar.

 

Um escumador bom, MUITO BOM MESMO, è sem duvida nenhuma 50% de sucesso.

 

Quanto á rocha viva, bem, quanto mais melhor, mas.... o dinheiro que é necessário para por exmplo comprar 150 kilos é muito realmente...

 

Eu sou como o Alexandre, anti areão no aqua, só no refugio !

 

Utiliza água natural no teu aqua se possivel, até mesmo para o primeiro enchimento, é duro, mas vale bem a pena.

 

Poupa o dinheiro do reactor de calçio, e aproveita para gastares no BOM ESCUMADOR, e na rocha viva, o reactor é bom para quem já não tem onde gastar o dinheiro, senão utiliza os garrafões com agua de Osmose Inversa e kalk acredita que faz o mesmo efeito.

 

Atenção ás lampadas que vais comprar... ás vezes certas lampadas mais baratas são tão ou mais eficazes que as caras, e tendo em conta que elas duram um ano, ano e meio + ou -

 

Por fim quero dizer que mesmo com 500 opniões aqui no forum, irás ter sempre de ter a tua própria experiênçia, é sem duvida a que mais conta.

 

Boa sorte e tou ancioso de ver fotos desse belo aqua de parede transformado em Reef.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

nonnu não percebi bem o que querias dizer encher com agua natural

seria por acaso ir buscar agua ao mar é que se for não vai ser facil trazer 1000 litros

Carlos Mota

Contactos: Mail: carlos.mota@netvisao.pt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exactamente, encher com agua natural é agua do mar, e quando fizeres as trocas de agua , fazeres tb com agua natural..

bem se o teu aqua leva mil litros, vai ser duro, mas nao enches todo de uma vez, enches em tres ou quatro vezes, eu tb tive de ir buscar 350 litros para encher o meu aqua, é duro mas vale bem a pena.

se nao quiseres encher com agua natural, entao usa agua de osmose inversa e sal reef crystals acho que é o melhor pois ja vem enrriquecido com calçio, mas se poderes usa agua natural...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Carlos...

O maior concelho que te dou e que leias bastante de inicio...

Depois, estou de acordo com o Nelson. Depende do dinheiro que queres gastar, dos animais que queres ter e ainda depende mais de como o queres manter o aqua a longo prazo.

Dependendo disso existem varias maneiras de montar um aqua de reef e varias maneiras de gastar dinheiro com o teu aqua...

:twisted:

 

De qualquer das maneiras ja tens aqui boas dicas... :evil:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais