Recommended Posts

Boas!Tenho um aqua de 120l com uns discus(5 que vao para um aqua novo de 450l )e uns cardinais e coridoras.

Acontece que já tive o aquario com as plantas mt saudaveis e verdinhas mas agora as algas castanhas e os pontos verdes estao a dominar...

 

Setup:

 

iluminaçao:3x39w T5(duas vermelhas e uma de 10000k) 6h por dia.

filtro - externo da tetra 700l/h

termostato de 250w acho eu

co2 caseiro

substrato:areao de rio sem substrato fertil

 

fauna:

 

-5 discus

-4coridoras

-uns 15 cardinais

 

flora:

 

bastantes especies mas n sei os nomes mas sao de facil manutenção excepto a hcc que n também nao cresce

 

-fertelizações fazia com jbl ferropol mas desisti por ver tanta alga..

 

tipos de algas:

 

pontos verdes

 

castanhas tipo veludo que se fixam ás folhas das plantas

 

Desde já agradeço as ajudas que possam vir!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Iluminação a mais não causa algas... o que causa algas são nível desregulados de nutrientes.

 

Óbvio que a iluminação tem um papel fundamental nesse campo, pois quanto mais luz tivermos, mais rápido os nutrientes são consumidos, logo mais difícil de estabilizar as fertilizações.

 

Dizes que deixaste de fertilizar... bad idea.

 

Faz os testes aos parâmetros da tua água (NO3 e PO4, e se possível ao Fe) e coloca-os aqui para te conseguirmos ajudar melhor.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de fazer os testes:

 

PO4- 4mg/l

 

No3- 15mg/l

 

Bom, segundo o que diz no livro dos testes o pO4 tá mt acima do nivel indicado...assim fico preocupado especialmente sabendo que hj já fiz uma tpa de cerca de 40% da agua...

 

 

Embora o problema possa nao estar relacionado com a luz, em relação às lampadas acham que tenho as certas ou aconselham a mudar??

 

Obrigado a qualquer ajuda!

Editado por competitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao ninguem me sabe ajudar?? qual será a fonte dos fosfatos??? eu n abuso na comida nem nada...costumo sifonar o areao etc... n tou a ver como poderei inverter a situação...

 

Continuo a aguardar sujestões...

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom desde já obrigado pelas respostas.

Penso que de plantas mortas n se deve tratar pq tenho tirado sempre as flhas e assim...n sei se tem influencia mas podei as cabombas(uma boa quantidade) porque estavam cheias de algas castanhas que apareceram de repente, e assim reduzi a quantidade de plantas... n sei se tem influencia..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao onde é k tá a malta PRO dos plantados???

 

Precisava mesmo de resolver este problema...

 

Como é que vou baixar os fosfatos???

 

Cumps

 

JBL PhosEx... metes-lo no filtro e baixa-te os fosfatos para 0,25mg/l em 12 horas, tive o mesmo problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora fiz uma calha de 1,5m com 5 lampadas T5 de 6500k...

Acham que devia mudar algumas??

 

O aqua é de 450l : 1,5Cx60Ax50L

 

Podias substituir 2 dessas lâmpadas, por outras com outra temperatura de cor, 1 com mais alta outra com mais baixa, de modo a garantir vários espectros de luz e podias também pensar em juntar uma HQI com essas a simular um período de sol intenso de 3 horas mais ou menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.