O Nilo


Recommended Posts

o rio Nilo é o 2º. maior do mundo; nasce no Lago Vitória e desagua no Mar Mediterrâneo.

a sua bacia hidrográfica abrange 10 países do leste africano, sendo o Egipto, o último a ser atravessado por ele.

 

LAGO NASSER

 

na década de 60 foi construída a gigantesca barragem de Assuão, com vista a resolver o problema da seca no Nilo.

este lago é resultante dessa construção, abrangendo uma vasta extensão, em território egípcio e sudanês.

actualmente é o único local no país onde é possivel encontrar o crocodilo do Nilo, extinto em todo o seu restante percurso.

 

01-3.jpg

 

ABU SIMBEL, Templo de Ramsés II

 

com a ajuda da UNESCO, este complexo de templos (20km a norte do Sudão, numa região denominada Núbia) foi transladado, evitando assim a sua submersão com a construção da barragem;

encontra-se agora 60m acima do seu local de origem.

 

02-1.jpg

 

ILHA PHILAE, Templo de Ísis

 

08-1.jpg

 

09-1.jpg

 

 

ASSUÃO

 

2a.jpg

 

como não alinho no turismo de massas, nunca fez parte dos meus planos embarcar num daqueles enormes 'cruzeiros' carregados de gente, para descer o rio até Edfu...

preferi uma viagem muito mais 'low profile', que me deu oportunidades únicas de conhecer o Nilo mais profundo durante 4 dias!

assim, escolhi esta feluca (barco típico à vela), onde pude 'saborear' verdadeiramente o rio.

os únicos desembarques faziam-se para visitar aldeias e templos nas suas margens ou jantar sentados na areia à volta duma fogueira.

em baixo o Abdul ultima os preparativos da partida.

 

03-1.jpg

 

04-2.jpg

 

ILHA ELEFANTINA

 

05-2.jpg

 

06-3.jpg

 

Aldeia Núbia

 

7a.jpg7b.jpg

 

07-3.jpg

 

10-1.jpg

 

a componente principal das refeições era peixe (tilapia e perca do Nilo) comprado directamente aos pescadores com quem nos íamos cruzando (depois do tradional regateio), peixe esse que o Abdul magistralmente cozinhava.

 

16-2.jpg10a.jpg

 

12.jpg

 

11-2.jpg

 

KOM-OMBO

 

13-1.jpg

 

14.jpg

 

15.jpg

 

17.jpg

 

18-2.jpg

 

por incrível que pareça, o papiro encontra-se extinto no seu habitat (margens do Nilo), tal foi a apanha desenfreada para o fabrico de quadros pintados, talvez a peça de artesanato mais vendida aos turistas, em todo o país (e de gosto muito duvidoso...)!...

actualmente é cultivado em locais específicos, para esse fim.

 

EDFU, Templo de Horus

 

19-2.jpg

 

19a.jpg19b.jpg

 

 

cumprimentos

JM

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava a ver que de tantas viagens que fazes nunca tinhas ido ao egipto! Mais uma vez fizeste outro excelente artigo com fotos fantásticas!

 

Essas esculturas da segunda foto que tamanho têm?

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

É a primeira vez que comento uma das suas viagens, mas tenho acompanhado todas sem excepçao e estão todas E-X-C-E-L-E-N-T-E-S.

 

PS: Estou a dar isto a Geografia e o maior rio do mundo é mesmo o Nilo. O 2º maior e o Amazonas.

Mas a maior bacia hidrográfica é a do Amazonas por causa das chuvas abundantes todo o ano.

 

Cumprimentos e continue a mostrar-nos estas foto-reportagens.

Jaime Dias

 

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mais uma vez muitos parabéns, deve ser um espectáculo ter o prazer de viajar tanto e pelo que se percebe fugindo das viagens padrão.

 

Já pensaste criar um livro fotográfico com as tuas viagens? Seria uma excelente obra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

 

Finalmente, uma viagem que eu também fiz!!! ;)

 

Realmente, o Egipto é magnífico, foi claramente dos países que mais gostei de conhecer até agora. As famosas pirâmides, apesar de serem majestosas, foi talvez o que menos me impressionou no Egipto... Tens opinião idêntica ou não aparecem fotos apenas porque não estão na margem do Nilo?

 

As fotos, como é normal, estão excelentes!

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Proponho à Administração que bloqueie o acesso ao Fórum ao autor deste Tópico! Não há pachorra! Será que não tem mais nada que fazer, do que andar para aqui a encher o Fórum com tópicos destes? Não há paciência!

 

Agora a sério! Excelente :grab:

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelos comentários! fico contente por saber que gostaram :)

 

Essas esculturas da segunda foto que tamanho têm?
os 'Colossos de Ramsés II', o mais importante faraó de sempre, medem 20 metros, em altura.

foram construídos há 3.200 anos, para intimidar todos aqueles que chegassem de outras partes de África, viajando pelo Nilo.

 

a precisão dos cálculos na construção foi tal que, em todos os aniversários do seu nascimento e da sua coroação (21/2 e 21/10), e só nestes dias, os raios do sol atingiam o fundo do interior do templo, incidindo no altar aí colocado;

este pormenor foi estudadíssimo aquando da transladação do complexo, mas apesar do avanço de toda a tecnologia actual, cometeu-se um erro, e hoje há um atraso de 1 dia na incidência desses mesmos raios...

 

essas margens do templo de issis estava carregado de crocodilos ou era impressao minha?!?!?!? :grab:#musica :D

não! são pedras... :) não cheguei a ver nenhum crocodilo no lago Nasser...

 

 

Estou a dar isto a Geografia e o maior rio do mundo é mesmo o Nilo. O 2º maior e o Amazonas.

 

essa questão é muito controversa, pois tudo depende dos níveis de medição e da altura do ano em que é efectuada, mas tanto quanto sei, o Amazonas bate o Nilo nuns quantos Kms...

consulta isto que te deve interessar: http://www.apolo11.com/invencoes_descobert...1220-065154.inc

 

Mas a maior bacia hidrográfica é a do Amazonas por causa das chuvas abundantes todo o ano.

 

as chuvas não são abundantes todo o ano, pelo contrário, existe até uma época seca em que os caudais baixam tanto que é muito difícil navegar nalguns rios (eu estive lá nessa altura) e os peixes chegam a morrer aos montes, porque ficam presos em locais que acabam por secar...

 

 

 

... fugindo das viagens padrão.

 

essa é a melhor parte! :)

 

Já pensaste criar um livro fotográfico com as tuas viagens?

 

chegou a passar-me isso pela cabeça e até tenho várias crónicas escritas, mas depois de ler os livros do Gonçalo Cadilhe, desisti logo da ideia!... lol!

esse sim, é um verdadeiro viajante e conhece, literalmente, o mundo todo!...

 

 

As famosas pirâmides, apesar de serem majestosas, foi talvez o que menos me impressionou no Egipto... Tens opinião idêntica ou não aparecem fotos apenas porque não estão na margem do Nilo?

exactamente, Jorge!

neste tópico limitei-me ao Nilo, desde o Lago Nasser até Edfu... tudo o resto que conheci e visitei, está desviado do rio e portanto, não incluí...

 

 

Proponho à Administração que bloqueie o acesso ao Fórum ao autor deste Tópico! Não há pachorra! Será que não tem mais nada que fazer, do que andar para aqui a encher o Fórum com tópicos destes? Não há paciência!

querem ver, mais um candidato a dar-me um enxerto... LOL!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:)

#cool

:snipersmile:

:snipersmile:

:snipersmile:

:snipersmile:

:snipersmile:

 

 

 

 

 

 

EDIT: já agora que tamanho tens? ... para saber quantos marmanjões são precisos !!!!! e cursos de saber bater? kick boxing, kung fu, karaté .... alguma coisa destas?

Editado por Marco Teixeira

entremargens6hc1.png
Grupo Entre Margens
Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha e levares-me dentro de uma das tuas malas, não??

Pah!! Excelente!! Estás de parabéns!! Continua que a malta gosta e sempre aprende alguma coisa (que é o meu caso)!!

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os 'Colossos de Ramsés II', o mais importante faraó de sempre, medem 20 metros, em altura.

foram construídos há 3.200 anos, para intimidar todos aqueles que chegassem de outras partes de África, viajando pelo Nilo.

 

a precisão dos cálculos na construção foi tal que, em todos os aniversários do seu nascimento e da sua coroação (21/2 e 21/10), e só nestes dias, os raios do sol atingiam o fundo do interior do templo, incidindo no altar aí colocado;

este pormenor foi estudadíssimo aquando da transladação do complexo, mas apesar do avanço de toda a tecnologia actual, cometeu-se um erro, e hoje há um atraso de 1 dia na incidência desses mesmos raios...

 

:P

 

Uauuu, conseguiram fazer com que no dia x e y os raios de sol fizessem isso?! Espantoso! Nunca fui ao egipto, mas adorava la ir. Sempre gostei muito a arquitectura e das "lendas" sobre o egipto.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os egípcios antigos eram avançadíssimos, tinham enormes conhecimentos a nível matemático, físico, astronómico, etc.

sabiam conjugar as várias ciências de forma exemplar! se assim não fosse, nunca poderíamos hoje, 3 ou 4.000 anos depois, observar as suas obras...

 

o mesmo se passou com outras civilizações hoje extintas, como os maias ou os incas no continente americano, por exemplo.

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os egípcios antigos eram avançadíssimos, tinham enormes conhecimentos a nível matemático, físico, astronómico, etc.

sabiam conjugar as várias ciências de forma exemplar! se assim não fosse, nunca poderíamos hoje, 3 ou 4.000 depois, observar as suas obras...

 

o mesmo se passou com outras civilizações hoje extintas, como os maias ou os incas no continente americano, por exemplo.

 

banana rock

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais