3 Escalares Mortos


bracaros

Recommended Posts

Olá amigos, à 3 dias deitei um produto para clarear a agua e para meu espanto hoje encontrei 3 escalares mortos, será que foi do produto, visto que a dureza e o ph da agua está correcto. Aos outros peixes e a 1 escalar não aconteceu nada.

Obrigado e abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

;) Realmente, disse tudo mas não disse nada, o aquario tem 255l e já tem mais ou menos 3 meses e os valores são: RH 3 e o PH em 7,5. O produto que deitei foi clear particulate da nutrafin, deitei as doses recomendadas pelo fabricante. Relembro que mais nenhum dos outros peixes (Tubarão bala, tubarão martelo, tubarão negro, botias palhaço, mollys, platys, guppys, plecostumos e 1 escalar nada sofreram). Eles andavam nuns rituais muito estranhos pois andavam todos juntos à volta do termoestato.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tubarão bala, tubarão martelo, tubarão negro

 

Tens a certeza que não foram esses montrinhos? ;)

 

Tens uma grande salgalhada de peixes, comportsmentos incompativeis, valores diferentes, habitats diferentes... Se fosse a ti pensava em reorganizar a fauna desse aqua...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que não foram esses montrinhos? :rainbowafro:

 

Tens uma grande salgalhada de peixes, comportsmentos incompativeis, valores diferentes, habitats diferentes... Se fosse a ti pensava em reorganizar a fauna desse aqua...

 

Cumps

 

Será? Mas o homem da loja sempre me disse os peixes que podia colocar, tenho amigos que têm mais ou menos os mesmos que eu e não têm problemas, o ultimo escalar aínda lá anda sem problema nenhum e é muito mais pequeno do que aqueles que morreram. Pelo que vejo os tubarões não ligam muito aos escalares, mas se calhar tens razão tenho que falar com o homem da loja, obrigado

Bracaros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ofensa e não quero dizer mal de inguem, mas neste caso tem de ser: esse tal "homem da loja", daz duas uma:

 

- ou, infelizmente, so quer é vender e até é capaz de te dizer que o peixe x dá-se muito bem com o peixe y quando se podem matar ...

 

- ou então não percebe nada do assunto e está a dar maus concelhos...

 

Atenção que não estou a dizer para parares de frequentar a loja ou qualquer coisa do género, mas que convem sempre confirmar outras opiniões para além dos lojistas, tirando as lojas que são mesmo de confiança (que infelizmente são cada vez menos)...

 

Nesse aquário, como é consideravelmente grande, para já não tens problemas, mas daqui a uns meses, quando eles começarem todos a crescer e a querer defenir territorios vais ter... Existem também os "casos que são casos", ou seja, embora normalmente os tubarões sejam agressivos e os escalares se deêm mal com guppys, há sempre exepções.... Vai vendo como as coisas evoluem...

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje morreu-me o último escalar, será que é do PH ele neste momento está entre os 7,5 e 8 o que é muito alto, não é?

Como se baixa o Ph, pq que é que os outros peixes estão todos bem?

Será que devo fazer uma muda de água?

Peço desculpa por todas estas questões mas aínda sou novo nisto.

Obrigado amigos

Bracaros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

boas,

1º o ph dos escalares e entre 6.5/7.0 e o ph dos tubaroes e 7.5/8.0 logo nao sao comptativeis nos parametros da aguas aconselho-te a separar e para os escalares comprares um tronco que ajuda a baixar e nivelar o ph,so deves juntar peixes criados num habitat natural dentro da mesma zona geografica para que nao haja problemas com os parametros da agua,para baixar o ph compra acido da avipar e poe as medidas indicadas na embalagem ate atingir os valores de 6.5 que e o ideal,uma vez atingido o valor a agua estabiliza visto que o tronco tem tendencia a baixar o ph.os tpa´s devem ser feitos com agua previamente tirada da rede e deixar a descansar de um dia para o outro sem adicionar qualquer aditivo.se preferires meter a pedra difusora demora cerca de 2h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

1º o ph dos escalares e entre 6.5/7.0 e o ph dos tubaroes e 7.5/8.0 logo nao sao comptativeis nos parametros da aguas aconselho-te a separar e para os escalares comprares um tronco que ajuda a baixar e nivelar o ph,so deves juntar peixes criados num habitat natural dentro da mesma zona geografica para que nao haja problemas com os parametros da agua,para baixar o ph compra acido da avipar e poe as medidas indicadas na embalagem ate atingir os valores de 6.5 que e o ideal,uma vez atingido o valor a agua estabiliza visto que o tronco tem tendencia a baixar o ph.os tpa´s devem ser feitos com agua previamente tirada da rede e deixar a descansar de um dia para o outro sem adicionar qualquer aditivo.se preferires meter a pedra difusora demora cerca de 2h.

 

Concordo com o darkdevil menos num ponto não metas químicos na agua para baixar o ph!

Já ouviram falar de efeito tampão?

O melhor é comprares escalares de produtores nacionais que já os tenham habituado a Ph e durezas mais semelhantes aquelas que te saiem da torneira. já agora ph8 é como a agua te sai da torneira?

Para manteres o Ph mais baixo por volta dos 6.5 , 7 visto que é aquele em que se sentem mais confortáveis até para se reproduzirem mete um pouco de turfa (tipo 1 moeda de 2 euros dentro de uma meia de vidro no filtro.

para alem do tronco conforme disse o darkdevil.

Eu evito ao màximo a utilização de químicos no aquario e não tenho tido qualquer tipo de sobressaltos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já se falou em muitos dados e certos, mas nunca disseste quais os sintomas que os Escalares tinham quando morreram- se tinham alguns visiveis.

 

Geralmente quando diversos peixes morrem ao mesmo tempo indicia algum problema na água, pois por doença os peixes tem níveis de defesas naturais diferentes e podem morrer em entrevalos de diversos dias ou horas.

 

Por doença começam a esconder-se a 1 canto e deixam de comer - o que em Escalares é um mau sinal pois eles são uns devoradores.

 

Se fosse a tí antes de mais nada , fazia uma grande muda de água já tratada e á temperatura certa.

 

Os escalares são peixes resistentes mas por experiência não toleram alguns quimicos, quando já com alguma concentração, tipo adubos para plantas e afins.

 

Quanto a possíveis tratamentos se fôr alguma doença, tens aí um possível problema devido á grande diferença de peixes que tens.

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais