Aqua De +- 55kg Num Apartamento?


Recommended Posts

Olá nyah

Eu vivo num prédio de construção recente e gostaria de saber se posso colocar um aquário cujo peso total é de +- 550Kg em cima da placa da sala.

A área de contacto com o chão será de 1.5mx50cm o que penso dar 0.75m quadrados.

O aquário ficará a+- 1.5m de uma viga e no BI do prédio diz que a placa é de betão armado e betumilha com espessura total de 30cm onde estão incluídos 6 cm de leca.

Já agora tudo isto é para um 5 andar.

 

Se puderem dar umas opiniões ficava muito agradecido

:( Espero que sejam positivas ou lá se vai o aquário banana rock

 

Obrigado Sérgio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehehe

 

Tenho um aquário de 400 litros, um de 260 e um cubo de 60 na minha sala e o vizinho debiaxo ainda não levou com nenhum na cabeça.

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha ha uma pessoa aqui do forum , fui ver o aqua espectacular dele de ciclideos africanos

e um aqua de 2 metros de 840 litros, com espessura de 1,5 cm ou mais, 2 filtros, o apartamento e recente

e aquilo pesa mais de 1 tonelada.

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo o predio recente não tens problema algum .... aguenta esse peso e muito mais.

Se reparares bem, por vezes num jantar de familia , podemos ter 15, 20 ou mais pessoas a volta de uma mesa .... e isso deve dar uns belos 2 mil kilos ou mais .... e os andares não caem .... :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tardes

 

20 pessoas da minha familia a volta de uma mesa .....

.... e mais peso.....

mlaurisoa

Pois, mas eles não estão lá permanentemente.

 

Eu tenho um aquário maior, mais pesado (já aqui foi referido). Está encostado a uma parede, tem outra parede por baixo. O Engº que projectou o andar deu o aval para colocar cá o aquário (o apartamento de baixo é dele...).

 

Mas isto não deve estar muito longe do limíte...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Obrigado pelas vossas respostas.

Tenho tentado também adquirir alguma informação e por incrível que possa parecer é do mais contraditório que possam imaginar.

Uma amiga Eng.Civil, chamou-me a atenção para que o que está estipulado por lei são no minimo 200Kg/m2, e relembrou-me que é pratica corrente os construtores fazerem tudo pelo minimo incluindo tirar um pouco no ferro e cimento em especial em obras grandes, pois não se nota nada as estruturas não caem e eles ganham mais

Ora isto foi tipo um balde de agua fria no meu sonho de ter um aqua de 1.5m, bigsmile isto porque moro num prédio de 8 andares + lojas e garagens, o que para mim é uma obra grande e pronto comecei com macaquinhos na cabeça. :crazyeyes:

Por outro lado um primo construtor garantiu-me que não havia qualquer problema e era na boa podes fazer isso que a placa aguenta até podia meter mais kilos o problema é quando a malta mete spas em casa pois aquilo leva 3.000/4.000L de aqua + a maquinaria do aparelho. ;)

Ora não estando ainda satisfeito recorri a outro amigo que trabalha numa câmara municipal e o eng. civil de lá simpaticamente fez as contas e afirma que um aqua de 1500x500x600 fará um pressão no chão de +-660Kg/m2 como a área deste aqua são 0.75m2 isto era brincar e muito com a sorte pois estaria mos a falar de+-550Kg uma carga constante e no mesmo sitio em anos continuados muito acima dos tais 200Kg/m2 em que eles se baseiam. :bad-words:cabecadura

Concluindo após ler os registos de quem apesar de tudo tem aquas deste género, tamanho e peso e alguns bem maiores em apartamentos, fiquei completamente indeciso sobre que decisão tomar.

Fazer ou desistir do sonho e continuar como pequeno de 80cm que tenho. :sad2::(

Editado por bassman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

O meu prédio deve ter uns 25 anos e tenho montado um aquário de +/- 900 lts o q deve dar uns 1300/1400 kg no geral ( movél em ferro, cobertura em madeira, próprio aquário, areão, troncos,... ).

Está para as curvas, por isso não deverás de ter problemas.

A dimensão do aquário é de 150 x 80 x 80 cm aprox.

Espero ter ajudado,

Cumprimentos e boa sorte,

 

Ricardo

 

P.S - Se quiseres mando foto a confirmar

Editado por rikasfonsas

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sinceramente continuo a pensar que nao existe o mais pequeno problema.

Quantos de nós não temos um daqueles movel de sala com 2 metros de altura e 2 de largura ou mais , em madeira macica e cheios de tralha e quinquilharia .... quanto é que não pesa um movel destes ???? Tenho a certeza que bem mais de 500 kilos.

Visto que moras num quinto andar preocupa-te é em saber se o aqua cabe dentro do elevador ... vê lá se tens angulo de entrada e saida para o aqua, passagem por portas , etc , porque senao vai ser "grandioso" fazer chegar o aqua ao quinto andar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Aqui ficam as fotos do primeiro enchimento do aquário - teste de resistência - enchi-o gradualmente com algumas paragens.

O aquário não coube no elevador pois foi-m oferecido montado.

Foram necessários 10 marmanjos sem espaço de manobra nas escadas para o trazerem literalmente aos trambulhões (controlados é claro) até ao sexto andar.

Isto deve-se ao facto dele próprio não ter ângulo p fazer as curvas nas escadas e o tecto não ser alto o sufiente para o carregarmos em peso ao alto.

Note-se só o aquário pesa por volta de 200kg.

Quero deixar o meu obrigado ao António Violante pelo móvel de ferro q me fez q neste preciso momento estou a forrar a aparite chapeada (madeira).

Se precisares de algo mais urgente, dicas ou alguma opinião manda MP.

Abraço e boa sorte

 

 

aqurio2008inicio.jpg

aqurioproporo.jpg

Editado por rikasfonsas

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bassman

 

Cá estou eu de novo a intervir sobre o assunto, só para te dizer que não fiques preocupado com o aquário nem com a laje.

O que foi anteriormente dito sobre as cargas por m2 ultrapassarem, no teu caso, as sobrecargas de calculo está correcto. No entanto faltou dizer que as cargas resultantes do aquário são redistribuidas por uma área de laje muito superior à área do aquário reduzindo fortemente os valores referidos.

Resumindo: não te preocupes!

Cumprimentos

Martins de Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para que fiques mesmo descansado tenho um aquario de 350 litros (350 kilos ,sem incluir armaio e maquinaria ) isto no 2 andar com cave....) mas ja foi referindo a tras que numa sala na ceia de natal por exemplo se reunem 20 pssoas , vamos faxer a conta a 60 kgs por pessoa qu e bem mais sao 1200 kgs fora cadeiras mesas pratos panelas sumos....enfim e nunca vieram a baixo ...por iso mesmo que fosse pra uma aquario de 2,5 x50x60 aguentava e sobrava....

 

 

 

(estou a estudar para arquitectura)lolo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para que fiques mesmo descansado tenho um aquario de 350 litros (350 kilos ,sem incluir armaio e maquinaria ) isto no 2 andar com cave....) mas ja foi referindo a tras que numa sala na ceia de natal por exemplo se reunem 20 pssoas , vamos faxer a conta a 60 kgs por pessoa qu e bem mais sao 1200 kgs fora cadeiras mesas pratos panelas sumos....enfim e nunca vieram a baixo ...por iso mesmo que fosse pra uma aquario de 2,5 x50x60 aguentava e sobrava....

(estou a estudar para arquitectura)lolo

Boas,

Agora basta prolongar a ceia de Natal por vários anos :o ...

 

Também não acho que 550 Kgs seja um problema. Já para cima de 1 tonelada e em prédios antigos eu já não me fiaria tanto.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo o predio recente não tens problema algum .... aguenta esse peso e muito mais.

Se reparares bem, por vezes num jantar de familia , podemos ter 15, 20 ou mais pessoas a volta de uma mesa .... e isso deve dar uns belos 2 mil kilos ou mais .... e os andares não caem .... :mrgreen:

 

O pior vai ser quando ao peso do aquario se juntar o do peso do jantar de familia!! hehehe

 

Bom, na minha opiniao basta um placa de madeira maciça , mais larga que o aqua. assim o peso distribui.se por mais metros quadrados. Existem placas dessas com 10 ou 20 ou 30 cm que servem de decoraçao, como que uma plataforma para meter plantas etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :crazyeyes:

Mais uma vez este forum voltou a mostrar em grande a boa vontade dos vários membros em dissipar duvidas a quem nada percebe sobre determinado assunto. :sad2:

As minhas ultimas pesquisas e conlusões cabecadura apontam para que os calculos defacto estejam correcto. A lei actual preve 200kg/m2 mas faltou o esclarecimeto mais tecnico sobre a dissipação da força pelos pilares. apesar da força localizada na base do aqua ser de 660kg/m2 (contas feitas por um eng muito respeitado de uma das nossas camaras municipais), essa mesma é redistribuida pelos pilares e resto da lage sendo a força resultante na area do aquario muito aligeirada em relação ao senso comum do mais que 200gk/m2 é arriscar muito.

Sendo assim vamo-nos voltar a ver em breve com um belo 150x50x60 para a minha primeira tentativa de ter discus. banana rock

A todos obrigado

Sérgio

Editado por bassman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá sérgio,

aqui ficam umas fotos do aquário ainda em começo de vida.

a água ainda está um pouco turva, a iluminação HQI está para vir e o resto seguramente virá.

o q não podem faltar são os disquinhos, aí com espaço de fartura para se perderem.

assim somos felizes, eu e os peixinhos.

espero q possas brevemente gozar connosco esta felicidade.

abraço e boa sorte,

 

Ricardo

 

aqurio2008inicio.jpg

SUR_0003.jpg

SUR_0008.jpg

 

PS- O forro do aquário ainda não estava totalmente acaba existiam umas madeiras muito grandes devido a más medições do artista. Agora, a partir de hoje, está completo e já foi inaugurado.

A aparite podes ver na última foto na mmadeira lateral q ainda não foi forrada lateralmente na zona do corte pq iria ser cortada posteriormente para ficar à face. só depois é q leva a tira mais escura para ficar igual ao resto do móvel.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.