Potássio E Ferro


JOTAJOTA

Recommended Posts

Olá a todos,

tenho usado, semanalmente, no meu aquário potássio e ferro nas quantidades recomendadas para o volume de água que são aprox. 240 litros. Noto que apesar de respeitar as doses não obtenho qualquer tipo de informação sobre a quantidade de ferro presente na água após efectuar o teste repectivo. Hoje fiz uma experiência que me deixou a pensar e que passo a descrever: despois de ter misturado os reagentes no tubo de ensaio (5ml de água) adicionei uma gota de ferro e a mudança de cor para o azul (% elevada) foi rápida, em seguida adicionei uma gota de potássio e o azul desapareceu ficando o conteúdo do tubo de ensaio quase transparente. A minha dúvida é: o potássio anulou o ferro? o potássio (ADA) e o ferro (SEACHEM) não são compativeis ou o teste (NUTRAFIN) não presta?

Qualquer informação que me possam fornecer é bem-vinda, qualquer informação adicional que eu possa dar estarei ao dispor.

Desde já agradeço

Joaquim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de não veres o Ferro nos testes tem a ver com o que foi dito pelo Just Me,a maior parte dos testes reagem ao Ferro livre e Ferro Gluconado com EDTA, mas o fertilizante de Ferro da SEACHEM e da HA têm-no sob a forma gluconada.

 

Mas não tem qualquer problema em fertiizar com Ferro e de seguida com Potassio.O que costumo fazer é colocar os Fosfatos alguns minutos depois de tudo o resto.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajudou e de que maneira!

 

A minha grande dúvida ou receio passava pela hipótese de estar a fazer uma sopa quimica que no final só iria prejudicar os peixes. Tive o cuidado de ler todos os posts que o link continha e fiquei muito mais tranquilo por ver que afinal não sou o único com as mesmas dúvidas.

Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo que há muita falta de informação por parte dos fabricantes dos testes e que essa falta de informação pode levar a exageros na utilização dos fertilizantes, mas esta "guerra" para conseguir aquários bem plantados não é fácil.

Obrigado pela explicação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais