Lâmpadas - Quanto Tempo


Recommended Posts

Boas

 

Depende um pouco mas em media de 1000 em 1000 horas, por norma as lampadas duram entre 1500 a 1800 horas mas apartir das 1000 ja começam a ter niveis de luminusidade muito baixos não respeitando as necessidades das plantas e podendo começar a aparecer algas do tipo castanho e verde no aquario.

 

Acho que não disse nenhuma bacurada mas espera por mais opiniões....

Editado por barman_dani
28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

As lâmpadas de aquariofilia da JBL duram até 5000 horas, pelo que podem ultrapassar um ano de duração. Claro que isto tem o seu preço.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu troco as minhas uma vez por ano alternadas como tenho 4 lampadas troco uma a cada 3 meses

tenho a iluminação ligada 10 horas por dia o que soma um total minino de duração de 3650 horas

aqs lampadas que uso são as da glo :crazyeyes:

Cumps

Délio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Depende um pouco mas em media de 1000 em 1000 horas, por norma as lampadas duram entre 1500 a 1800 horas mas apartir das 1000 ja começam a ter niveis de luminusidade muito baixos não respeitando as necessidades das plantas e podendo começar a aparecer algas do tipo castanho e verde no aquario.

 

Acho que não disse nenhuma bacurada mas espera por mais opiniões....

 

Para uma utilização diária de cada lampada de cerca de 10horas isso quer dizer que á cada 100 dias teria de trocar de lampadas.

Se a cada 3 1/2 meses trocar de lampadas o fundo da carteira aparece depressa.

 

De acordo com as diferentes opiniões apresentadas acho mesmo que o melhor seria apontar para um valor em torno dos 8 meses (aproximadamente 2400hr).

 

Saudações aquariófilas

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para uma utilização diária de cada lampada de cerca de 10horas isso quer dizer que á cada 100 dias teria de trocar de lampadas.

Se a cada 3 1/2 meses trocar de lampadas o fundo da carteira aparece depressa.

 

De acordo com as diferentes opiniões apresentadas acho mesmo que o melhor seria apontar para um valor em torno dos 8 meses (aproximadamente 2400hr).

 

Saudações aquariófilas

Luis

Boas

 

Fui verificar e passo a citar o nosso amigo Ramirezi da Aquaeden...

 

"T8

Lâmpadas fluorescentes tubulares com 26mm de espessura. Existem no mercado nacional em diversas potências entre os 14 e os 58w. As modernas lâmpadas trifósforas equipadas com balastro electrónico de pré-aquecimento apresentam uma duração média de 20000 horas e uma vida útil de 18000. Em aquários plantados este tipo de lâmpadas deve ser mudado de 10.000 em 10.000 horas. Estas lâmpadas porque existem em diferentes temperaturas de cor e com vários índices de restituição de cor permitem ao aquariofilista criar um leque infindável de ambientes e criar um conjunto eficaz de espectros para qualquer aquário plantado. O único senão nestas lâmpadas é mesmo o tamanho. São fáceis de utilizar em aquários pequenos, mas dificilmente são utilizadas em aquários plantados maiores. Num aquário com 60x30x30 é fácil usar 3 ou 4 lâmpadas de 15w inseridas numa calha, mas num aquário de 120x40x50 já é complicado usar 5 ou 6 lâmpadas de 30w. Nestes casos há que procurar alternativas e uma dessas alternativas são as lâmpadas fluorescentes compactas."

 

Pelo que o meu erro ficou por um zero que faz muita diferença....

 

Mais uma vez desculpem pelo meu lapso.

 

Dani

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dani,

 

Eu utilizo lampadas de 25watts (aquaglo) e já não as mudava há cerca de 1 ano.

Neste momento o aquário já está a funcionar com as lampadas novas. O que me fez alterar as lampadas é que me parece que o aquário ganhou algumas algas castanhas e a cor da luz das lampadas já não era a mesma doque quando as comprei. Também reparei que nas extremidades da lampada esta estava muito escura, e geralmente quando isso acontece é porque a lampada já não está a funcionar da melhor maneira.

 

Estou aberto a mais sugestões mas acho que alterar lampadas cada 2 1/2 anos é mutio tempo.

 

Saudações aquariofilas,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dani,

 

Eu utilizo lampadas de 25watts (aquaglo) e já não as mudava há cerca de 1 ano.

Neste momento o aquário já está a funcionar com as lampadas novas. O que me fez alterar as lampadas é que me parece que o aquário ganhou algumas algas castanhas e a cor da luz das lampadas já não era a mesma doque quando as comprei. Também reparei que nas extremidades da lampada esta estava muito escura, e geralmente quando isso acontece é porque a lampada já não está a funcionar da melhor maneira.

 

Estou aberto a mais sugestões mas acho que alterar lampadas cada 2 1/2 anos é mutio tempo.

 

Saudações aquariofilas,

Luis

 

Concordo contigo aquando referes que esta na altura de mudar as lampadas quando começam a aparecer algas castanhas e a luz começa a enfraquecer, e por ter cometido a gafe inicial é que transcrevi o texto, mas temos sempre de atender que da teoria a pratica existe sempre diferenças que podem ser causadas por exemplo se temos o aquario fechado ou não se a lampada tem contacto directo com a humidade libertada pelo aquario factores esses que podem determinar um periodo de via das lampadas mais curto, ora isto tudo para dizer que não temos um tempo certo para mudar as lampadas propriamente dito, temos sim referencias, o melhor é ver e como referes quando surgem os factores indicadores de que a lampada esta fraca temos de mudar.....

 

Desculpem o testamento....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não convém trocar todas ao mesmo tempo, porque vai haver variações grandes de intensidade luminosa! O esquema de ir mudando uma de cada vez em rotação é bom. Eu mudo 1 vez por ano... mas de 6 em 6 meses ou de 8 em 8 talvez fosse melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso as lampadas estão sugeitas há humidade e o aquario está fechado.

Provavelmente estas desgastam mais devido ao calor que se cria dentro do aquario. Por isso a necessidade de as trocar com mais frequência

 

Saudações aquariófilas,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso as lampadas estão sugeitas há humidade e o aquario está fechado.

Provavelmente estas desgastam mais devido ao calor que se cria dentro do aquario. Por isso a necessidade de as trocar com mais frequência

 

Saudações aquariófilas,

Luis

 

 

Boas

 

É exactamente a mesma situação do meu aquario e como tal somos obrigados a trocar as lampadas em espaços de tempo menores do que os referênciados, é que aquela humidade envolta nas lampadas que se gera durante a noite não traz nenhum beneficio reduzindo o periodo de vida desta...

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boas tardes

 

 

eu mudo as minhas de 13 em 13 meses

nos aquarios com 2 ou 3 lampadas mudo uma de cada vez com intervalos de um mes

ex- aos 12 meses ,outra aos 13 e a ultima aos 14.

tenho o cuidado de tirar as lampadas todos os meses e limpar com

um producto de qualquer marca (ph-) misturado com agua.

 

 

mlaurisoa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boas tardes

eu mudo as minhas de 13 em 13 meses

nos aquarios com 2 ou 3 lampadas mudo uma de cada vez com intervalos de um mes

ex- aos 12 meses ,outra aos 13 e a ultima aos 14.

tenho o cuidado de tirar as lampadas todos os meses e limpar com

um producto de qualquer marca (ph-) misturado com agua.

mlaurisoa

Olá

 

Fiquei curioso. Porque razão tiras as lampadas todos os meses e as limpas com umproduto de qualquer marca (ph-)?

 

Saudações aquariófilas

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.