Será Falta De Sorte, Ou Erros De Principiante?


burriex

Recommended Posts

Boas

 

o meu aqua:

 

Aquário: 80x30x45

Termostato: 100w

Iluminação: 18W daylight e 30w 6400K DIY = 48w

Filtro Biológico: 400L/h

 

Temperatura: 26º

 

Layout:

-2 troncos de videira

-pedra basaltica

-cartolina preta

 

Substracto: Substrato fértil JBL

Solo: Areão e areia de rio

 

Flora:

-valisnérias

-Sagittaria subulata

-Anubias nana

-Limnophila aquatica

 

Parâmetros:

-pH: 7

-gH: 9º

-kH: 5º

-NH3: 0 ppm

-NO2: 0 ppm

-NO3: 5 ppm

-Fe: 0.25 ppm

-PO4: 0.5 ppm

 

Fauna:

-6 guppys

-3 corys albinas

-1 otocinclus affinis

-10 red chery

-5 ampulárias

 

Aquário montado à cerca de 2 meses e estabilizado em termos de parâmetros.

 

 

Bem acho que têm tudo o que precisam saber vem ai o meu problema:

Adquiri 2 otos à cerca de 25 dias, morrem os dois no espaço de 2 dias, mas na altura tinha ainda 1ppm de nitritos e atribui a culpa a isso. Desde ai, não mais pus peixes e no fim de dois dias de pôr bactérias os nitritos ficaram a 0, esperei mais 1 semana e tal sempre a pôr bactérias.

Tenho o aquário sem problemas, e os peixes que lá tenho em óptimo estado, decidi então comprar mais dois otos ontem.

Deixeis prai 30 minutos com o saco dentro do aquário para a temperatura estabilizar, depois fui juntando água aos poucos durante cerca de mais 30min, depois pu-los lá para dentro com recurso ao camaroeiro e voilá, lá andavam eles.

Passado exactamente 24h depois de lá os ter posto 1 já morreu :D

 

Pergunto-me o que é que eu fiz de mal? eu acho que vou desistir dos otos, sinceramente não sei mais que fazer.

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

não são palavras minhas mas segundo li por ai os ottos são muito senciveis nunca tive nenhum mas provavelmente terás algo que não lhe agrada, ou não vêm bem da loja.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

não são palavras minhas mas segundo li por ai os ottos são muito senciveis nunca tive nenhum mas provavelmente terás algo que não lhe agrada, ou não vêm bem da loja.

 

Pois, também já ouvi dizer isso mesmo, até podem ser sensiveis, mas caramba, o porquê deles não se aguentarem? eu comprei-os num dos nossos patrocinadores na aquaplante, o que não falta lá são otos e parecem-me todos de boa saúde, pra lém do mais, o pH com que eles se encontram lá é igual ao que eu tenho no meu aqua, quanto a kH e gH não sei, mas também não devem fugir muito visto que o pH é o mesmo.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Tenho dois limpa vidros em meu aquário de 40 L. Acho peixes fantásticos para substituir os cascudos em aquários pequenos, dado o seu tamanho reduzido. São ótimos limpadores, são muito bons para iniciar ciclagem também. São muito resistentes (até mais do que as Corydoras), alimento os meus com ração de fundo da tetra e mantenho o aquário com pH 6.9 e temperatura 25°C. São peixes com muita energia, bonitos e, diferente dos cascudos, eles passam o dia inteiro à mostra e trabalhando. Recomendo realmente este peixe não só para ciclagem como para manutenção do aquário."

 

Palavras tiradas de um testemunho possivelmente brasileiro do site da aquahobby. Provavelmente o meu defeito é ser Tuga!

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para a proxima em vez de meia hora de habituação esperimenta faze-la mais perlongada.

 

meia hora, foi só para habituar a temperatura, depois à vontade tive mais 30 min a colocar água, inclusivé tive que tirar um pouco água do saco para ir pondo mais.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Além do que foi dito acima, a respeito da eficiência deste peixe como comedor de algas, devo exaltar sua resistência. Em 1999 fiz uma transição radical no meu aquário: De amazônico para ciclídeos africanos, mas por um descuido meu, não percebi que um pequeno limpa vidros fora esquecido junto com os peixes africanos. Para minha surpresa, ele sobreviveu tanto a mudança de pH (de 7.1 para 7.7) como aos ciclídeos (ele ficava escondido durante o dia e se alimentava à noite). Ele resistiu bravamente por quatro meses, quando acabei com a montagem de africanos e voltei a montagem original, dando-lhe paz e sossego novamente."

 

Mais um testemunho interessante do site aquahobby

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas burriex

não sei se é verdade ou até vou dizer uma grande asneira,mas li num forum para só colocar,de preferencia esses peixes quando tivesses aparecer no aqua algum verdete ou algas,não obrigaróriamente,mas se tiveres esse factores eles já tinham algo para comer.

mas como disse, foi o que li e o que entendi.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas burriex

não sei se é verdade ou até vou dizer uma grande asneira,mas li num forum para só colocar,de preferencia esses peixes quando tivesses aparecer no aqua algum verdete ou algas,não obrigaróriamente,mas se tiveres esse factores eles já tinham algo para comer.

mas como disse, foi o que li e o que entendi.

 

Sim isso também é um factor pelo qual os meti, tenho algumas algas que eles lhe chamariam um petisco. mas de qualquer forma não foi por falta de comida que eles morreram porque pela segunda vez morreu 1 deles em menos de 24h de estar no meu aquário por isso fome não há-de ter sido.

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu comprei 3 e só um sobreviveu. Pensei que a culpa fosse da loja onde comprei, porque ,por experiencia propria, a loja n é boa. Mas para a proxima vou ter mais cuidado

ass_zps2c377341.jpg

 

Feedback

 

Cumprimentos, Ana Rodrigues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto é um peixe muito sensível, tive 1 durante 3 semanas e faleceu-me não percebi porque, quando fiz os testes do PH e por descuidado verifiquei que estava a 7.4 :Fade-color

 

Cumps

 

João "Okocha" Freire

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

burriex podes me dizer se morar num andar e se for o caso qual o piso

 

na, nada de andares, vivenda e o aqua ta no rés-do-chão.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK

e que tive um amigo que morava num 6º andar e os plecostomos morriam todos ate que

começou a leva-los pelas escadas e nunca mais morreu nenhum

um abraço

 

ah ok, fica a experiência.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que te explicaram mal na loja.

Quando os vendedores só pensam em vender, estas coisas acontecem.

Eu já tive para adquirir otos, mas depois desisti, depois de me informar melhor.

Pelo que me disseram na loja que costumo ir, se o oto estiver num aquário com a temperatura abaixo dos 26ºC, morre. São extremamente sensíveis à temperatura e à variação da temperatura.

No meio da aquariofilia diz-se que se o oto sobreviver o primeiro mês, então aguenta tudo (tal como nos exemplos que referiste).

Os otos são peixes ultra-rápidos. Normalmente são apanhados na natureza e normalmente usam-se "calmantes" para os apanharem. Obviamente que esses calmantes fragilizam muito o peixe. E depois ainda levam com a viagem em cima. Isto para explicar o porquê de eles chegarem tão fragilizados ao aquário.

Espero ter ajudado.

Vê estes links:

otocinclus

aquahobby

 

Abraço.

Luís Monge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a ver que te explicaram mal na loja.

Quando os vendedores só pensam em vender, estas coisas acontecem.

Eu já tive para adquirir otos, mas depois desisti, depois de me informar melhor.

Pelo que me disseram na loja que costumo ir, se o oto estiver num aquário com a temperatura abaixo dos 26ºC, morre. São extremamente sensíveis à temperatura e à variação da temperatura.

No meio da aquariofilia diz-se que se o oto sobreviver o primeiro mês, então aguenta tudo (tal como nos exemplos que referiste).

Os otos são peixes ultra-rápidos. Normalmente são apanhados na natureza e normalmente usam-se "calmantes" para os apanharem. Obviamente que esses calmantes fragilizam muito o peixe. E depois ainda levam com a viagem em cima. Isto para explicar o porquê de eles chegarem tão fragilizados ao aquário.

Espero ter ajudado.

Vê estes links:

otocinclus

aquahobby

 

Abraço.

 

 

Vi por alto e o 1º link parece ser muito bom. Quanto ao que te disseram na loja não é verdade (morre se tiver temperaturas abaixo de 26ºC), tem um intervalo recomendado de temperatura tal como outros peixes. Acabei de ler num site 21º a 27ºC.

 

Muitas vezes nas lojas como não percebem muito do assunto dão pouca comida a estes bichos com a ideia do limpa-vidros e só come algas.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mantenho ottos à 1 ano e meio em vários aquários.Já os tive em 60 litros com pH de 6.8, em pH de 6.5 mas nunca em pH´s acima de 7.0 e sempre com dureza baixa.Desde que os mantenho só tive uma baixa e foi passado 3 dias de o ter metido no aquario.Sempre li que são sensíveis mas até agora não tenho tido problemas.Apenas introduzi os ottos nos meus aquários 2 meses depois de ciclar.A qualidade da agua e muitas algas são essenciais, e os meus andam em cardume ;)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também me aconteceu exactamente o mesmo quando estava a começar...

Actualmente sei que morreram devido a uma má acondicionação da minha parte...

Minimo tempo para acondicionar um peixe sem gerar problemas no peixe: 1 HORA!! Com um copinho de agua para dentro do saco a cada 10 minutos!

Desde que faço isto nunca morreu nenhum peixe na ambientação!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.