Aquário Plantado De 140l.


Hugo Coelho

Recommended Posts

Boas

 

Olá,

 

Acho que foi uma boa ideia substituires a cuba por marsilea vais ganhar mais..

 

Sugeria que colocasses o teu difusor noutro local onde estivesse sujeito à corrente gerada pela saída de água do teu filtro, de forma a que assim, conseguisses uma melhor distribuição do Co2, ele onde está, está tapado, experimenta trazê-lo para a parte frontal do aqua, quando fotografares retiras o difusor, para não ficar feio. Assim conseguirás melhor aproveitamento do co2.

 

Abraço

 

RBR

 

 

Ricardo és capaz de ser o único que gostas-te da troca pela marsileia hirsuta, até a minha namorada quando vê aqui os cometários sobre o tapete diz logo "vês, vês, eu não te disse para deixares o tapete". :P

Eu também gosto mais assim e para já não estou a pensar em fazer mais mudanças, quero deixar desenvolver e logo vejo que rumo tento lhe dar, coloquei mais um bocado de feto de java narrow leaf para encher ali um espaço e agora é esperar, este aquário vai levar o seu tempo a se desenvolver.

Tens razão nessa situação do difusor de CO2, se calhar estou a perder algum do CO2, mesmo assim até o feto de java tem feito perling por isso não deve estar muito mal, mas vou rever essa situação apesar de ele ali estar mesmo escondido (de frente nem se nota o difusor), obrigado pela dica.

 

 

 

Boas Hugo, o teu aquário está um espectáculo!!!mas.... foi um crime teres tirado aquele lindo tapete de cuba que lá estava, estava fenomenal!!! Qanta gente anda por ai a tentar plantar tapetes de cuba e não conseguem e tu foste tirá-lo...

 

Mas o mais impressionante é que ficou lindo na mesma!!!

 

Parabens,

 

Vítor Pereira

 

Obrigado Vitor, um tapete de cuba não é complicado, fazer manutenção normal ao aquário, luz, CO2, fertilizações, umas podas para estimular o crescimento e ir plantando as podas que derem para ajudar a encher, de resto é paciência para deixar crescer.

Para mim o complicado é manter, odeio podas e a cuba necessita de podas frequentes para ficar baixinha.

 

 

 

boas

 

tambem gostava muito mais de como estava antes.

 

tambem gosto de o ver assim lowtech, mas a minha perdiçao é os aquarios densamente plantados tipo holandes.

 

foi pena que tirasses a cuba, mas realmente para a ideia nova que tens fica muito melhor como está com a marcileia.

 

 

abraços.

 

Kriptical eu também gosto de ver um belo aquário holandês densamente plantado, mas para mim o verdadeiro desafio é manter um aquário de plantas de crescimento lento.

Com as plantas de caule e de crescimento rápido facilmente dás o rumo que quiseres ao aquário, podas aqui, cortas ali e ele vai-se moldando, as folhas velhas rapidamente desaparecem e com elas as algas, etc... (quando digo facilmente é comparado com plantas de crescimento lento).

Com plantas de crescimento lento tens de pensar melhor onde vais colocar as plantas e o que fazer com elas, como elas se vão desenvolver, etc..., não podes mudar assim com tanta facilidade pois elas vão demorar a atingir um certo tamanho ou efeito, além de que as podas são muito menos e o aquário parece mais um quadro vivo pois nunca podas muito, ele nunca fica "careca" pois não há podas radicais, parece imutável durante mais tempo.

Nem sequer estou a pensar em fazer actualizações semanais pois nunca há muito para actualizar, vou actualizando de tempos a tempos, só para teres uma ideia a ultima poda que dei foi ás anubias e já foi há um tempo atrás. ::D:

 

nao desgosto desta troca mas como estava gostava mais

 

Esta troca está a sair melhor do que eu esperava, tenho corydoras pygmeus e elas sentem-se muito mais á vontade para passear pela marsileia do que pela cuba, ela sentem-se protegidas pela marsileia pois andam por baixo das folhas, vejo-as mais agora.

De resto foi o que respondi ao restantes comentários, assim parece mais natural e leva menos podas, a cuba já parecia mesmo um relvado e não algo que surgio ali naturalmente, mas obrigado pela opinião, se achares que devia mudar alguma coisa podes dizer, sugestões e criticas são bem vindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Low tech, muito menos trabalho e igualmente agradavel!!!

 

Parabens Hugo, não sabia que tinhas queda para os plantados!!!

 

Aquele abraço

 

 

Boas,

 

Grande Luis, não estava á espera de ter um comentário teu, pensava que agora só ligavas aos salgados cheers , não tenho grande queda para os plantados, vai-se fazendo o que se pode e consegue.

 

Estou a pensar em fazer uma modificação, a Marsileia não está a comportar-se como estava á espera, de inicio deu folhas pequenas e baixinhas, estava a ficar mesmo fixe, mas aos poucos começou a dar folhas mais altas e já não está a ficar com o efeito que desejava, estou a pensar em tira-la e colocar outra, só ainda não decidi qual.

 

Ficam aqui mais umas fotos para mostrar como está o aquário nesta altura.

 

panorãmica

IMG_1336.jpg

 

 

lado esquerdo

IMG_1355.jpg

 

IMG_1356.jpg

 

 

lado direito

IMG_1353.jpg

 

IMG_1354.jpg

 

 

Marsileia Hirsuta

IMG_1352.jpg

 

IMG_1320.jpg

 

 

Echinodorus Red Flame

IMG_1368.jpg

 

 

Outras fotos

IMG_1360.jpg

 

IMG_1373.jpg

 

IMG_1361.jpg

 

IMG_1373.jpg

 

IMG_1375.jpg

 

IMG_1369.jpg

 

IMG_1379.jpg

 

 

 

E agora uma coisa que me apareceu num tronco:

IMG_1402.jpg

 

IMG_1399.jpg

 

IMG_1393.jpg

 

IMG_1381.jpg

 

 

 

 

Para o cogumelo aparecer assim no tronco quer dizer que ele tem fungos e aos poucos vai apodecer, mas como tenho observado o aquário e não noto nada de diferente nos peixes desde que o cogumelo apareceu vou deixar ficar o tronco, quando notar que está a ficar muito podre tiro, mas para já tirando o cogumelo o tronco continua optimo, sem sinais de se estar a desfazer.

 

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Antes de mais deixa-me dar-te os parabéns por tão idílico sonho subaquático.

 

Gostaria no entanto que, podendo, me explicasses a diferença entre Riccardia chamedryfolia and R. graeffei?

 

É que na trópica só tem a graffei e tu referes a 'outra'...

 

Os meus agradecimentos em avanço.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Antes de mais deixa-me dar-te os parabéns por tão idílico sonho subaquático.

 

Gostaria no entanto que, podendo, me explicasses a diferença entre Riccardia chamedryfolia and R. graeffei?

 

É que na trópica só tem a graffei e tu referes a 'outra'...

 

Os meus agradecimentos em avanço.

 

 

 

Abraço

 

Boas,

 

sinceramente não te sei dizer qual a diferença, estive a ver na net e são mesmo muito parecidas, como até só tive Riccardia chamedryfolia não te sei dizer qual diferença entre elas.

Quando a comprei foi com este nome e pelo pesquisei o nome está correcto.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Hugo

Parabens esta espetacular

Muito bonito

Um Abraço

 

 

Boas Paulo,

 

obrigado pelo comentário, este aquário está a passar por uma pequena mudança, estou a mudar só umas poucas plantas pois no geral estou a gostar de como ele está.

 

Abraço, Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

adicionei novos habitantes ao meu plantado, todos eles de criação caseira, um casal e apistogrammas "viejita Fab Form II" e um Betta.

 

Apisto macho:

DSC02544.jpg

DSC02543.jpg

DSC02554.jpg

DSC02546.jpg

DSC02577.jpg

 

Fêmea

DSC02585.jpg

DSC02580.jpg

 

O casal

DSC02578.jpg

 

O betta

DSC02591.jpg

DSC02590.jpg

 

 

A fêmea complicado apanha-la a jeito para as fotos, mal me aproximo do aquário esconde-se, o macho é mais vaidoso, é mais fácil tirar fotos.

Mal os viejita nasceram um casalinho ficou logo destinado a este aquário, (para quem tem acompanhado o tópico de reprodução dos Apistogrammas "viejita Fab Form II"), este foi o 1º casal a sair da postura dos viejita, ainda há-de vir para aqui outra fêmea, pretendo ficar com um trio.

Já saiu mais um macho que foi para o meu irmão.

 

O Betta veio do aquário plantado do meu irmão que tem o casal de Bettas, neons chineses e corydoras pygmaeus (a fauna é igualzinha á minha), foi o único sobrevivente, escondia-se no meio das plantas e lá se foi safando, não era suposto vir para este aquário mas como não tinhamos mais nenhum sitio para o colocar aqui veio parar para podermos ver o seu crescimento.

 

O macho viejita tem quase 4 cm, a fêmea cerca de 3 cm e o betta nem isso, deve ter 2,5 cm.

 

Abraços, Hugo Coelho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

o aquário ainda vive mas por pouco tempo, estou a mudar de casa e por isso os seus dias estão contados.

Não mudou muita coisa no aquário, apenas troquei o tapete optando por fazer um tapete de eleocharis parvula e adicionei ludwigia repens 'rubin' para dar um toque de vermelho no meio daquele verde todo.

Entretanto os apistogrammas desenvolveram-se (e de que maneira, o macho está lindo lindo) e fizeram criação, o meu problema agora é conseguir apanhar o casal mais os filhotes sem perder nenhum dos pequenos

De vez enquando lá aparece um cogumelo, dura uns dias e depois murcha e eu retiro do tronco, já cheguei a ter 3 ao mesmo tempo.

Não tenho tirado fotos pois vou desmonta-lo mas se tiver oportunidade ainda tiro umas fotos antes de o desmontar.

 

Abraço, Hugo Coelho.

Editado por Hugo Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

então esse aqua? sempre foi desmontado ou sobreviveu? dá noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.