Ph Mais Alto Que A Agua Da Rede


Recommended Posts

Realmente na resposta que dei pareço que dou a certeza que o problema vem do cloro, peço desculpa...

 

Agora pelos vistos também não é do kh....

 

 

 

O que interessa não é bem a razão, mas sim a "cura", podes tentar usar turfa, ou usar água de garrafão (nunca experimentei, mas dizem que resulta).

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso estou interessado na razão também.

Por isso mesmo queria saber o KH à saída da torneira. Se for muito alto aí, pode fazer subir o pH sem que se registe um aumento significativo do KH no aquário.

 

O KH de 6º dH no aquário pode ser o valor já "diluído". Pode ser um grande disparate mas parece-me que um valor alto de KH na torneira poderia fazer subir o pH do aquário sem mexer muito o KH.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se considerarmos eventuais erros de leitura (testes colorimétricos enfim...) e olhando para uma tabela, até é possível que com um kH=6 (eventualmente um pouco mais por "erros"), pode ter um pH=8 (eventualmente um pouco menos por "erros").

 

Se tiver pouco (muito pouco) CO2.

 

É claro que estou a "esticar" isto, mas eu também já tive pH´s "elevados" quando não tinha injecção de CO2 e com kH´s não muito altos...

 

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje estive a ver os meus valores e são os seguintes:

 

No aquario: PH 7.5

GH 6

KH 2

 

Na torneira: PH 7.5

GH 7

KH 10

 

 

Com os valores que tenho no aquario posso ter discus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

É esse KH 10 da torneira que "empurra" o pH de novo para cima. Já pensaste em introduzir o pH Minus na água antes da TPA?.

É como já te expliquei: o pH Minus começa por baixar o KH para este perder o efeito tampão no pH e deixar que este baixe de forma permanente, sem efeito iô-iô.

 

Esse KH de 2 no aquário é sintoma que já exageraste no pH Minus. O pH se não fizeres nada pode descer muito rápidamente. Está instável.

Com nova TPA de KH 10 vais subir o KH e o pH de novo.

 

A partir de aí e de qualquer forma, a solução passa por turfa (vai-te colorir ligeiramente a água) pois assim tens águas macias e ácidas para pôres os teus discus (com os valores actuais e sobretudo com essas oscilações não te aconselho a te meteres em discus).

Essa coloração é vantajosa para esses peixes.

Cumps.

 

P.S.: Rui90 se se espera de um dia para o outro para se saber com precisão o pH da água da torneira é para deixar que o KH (seu suporte) actue. Repara neste exemplo. Aquário >KH 2 e pH 7,5/torneira >KH 10 e pH 7,5. Mesmo pH para 2 KHs diferentes. Com a água da torneira repousada umas horas esse pH subiria com certeza à conta do KH.

O ph do aquário está instável porque o KH está abaixo do limiar de segurança de 3ºdH. Tanto pode subir como descer repentinamente sem o suporte do KH. Neste caso vai descer (nem sempre acontece de forma repentina) pois a água do aquário acidifica durante o processo de nitrificação do ciclo do azoto.

Vamos lá a ver se não disse um disparate assim tão grande.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje estive a ver os meus valores e são os seguintes:

 

No aquario: PH 7.5

GH 6

KH 2

 

Na torneira: PH 7.5

GH 7

KH 10

Com os valores que tenho no aquario posso ter discus?

 

Boas.

Com esse valor podes ter discus de "aviário"....selvagens não.

Analisando esses valores o teu aqua "transforma" kh de 10 em 2.....poucas TPAs, diria eu.

Se queres ter discus começa já a praticar as TPAS....vão ser necessárias para poupar lágrimas.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deverás neutralizar o cloro......

Ou com anti-cloro (Tiossulfato de sódio) ou arejando e esperando.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Com esse valor podes ter discus de "aviário"....selvagens não.

Analisando esses valores o teu aqua "transforma" kh de 10 em 2.....poucas TPAs, diria eu.

Mas ele nem sequer tem peixes no aquário. O KH não baixa a não ser por acidificação do ciclo do azoto. E não seria de um dia para o outro.

Quer-me parecer que a baixa de KH tem mais a ver com o uso dos pH Minus.

 

Se queres ter discus começa já a praticar as TPAS....vão ser necessárias para poupar lágrimas.

Boa sorte.

JPM

Nunca é cedo para praticar uma coisa tão divertida... :o

 

Mas posso fazer as TPA directamente da torneira ou convem ter a agua em repouso?

Se fosse a ti usava anti-cloro porque também neutraliza os metais pesados da água que não evaporam e são prejudiciais aos peixes a prazo.

Se tiveres turfa ou CO2 podes por a água directamente. Ambos te reduzem o KH e impedem essa oscilação que tens do pH.

Cumps.

 

P.S.: o KH a 5 deve-se ao pH Minus que ainda tens na água. o pH 8 deve-se ao KH 10 da torneira no início. O pH tenderia a descer se já tivesses o ciclo completado.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tilapia, quanto à questão da água da torneira medida directamente ou não, acho que já deu para discutirmos bem isso, não vale a pena bater mais na mesma tecla até porque cada caso é um caso né... :o

 

Quanto ao ph Minus, aí já não posso concordar contigo. Químicos desses na água? Nunca usei, e não sou nada apologista... Se ele se descuida, o ph vai andar sempre em oscilação, com discus ainda por cima!

 

Eu tenho turfa, é certo que a água fica uma bela porcaria, cor de chá e tal, mas pelo menos é biológica.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma medição feita agora á noite depois de uma TPA feita á hora de almoço

 

PH 8

GH 7

KH 5

 

O que me dizem?

Boas... tal como se estava à espera... com um kH desses de origem dificilmente irá ser possível ter discus sem intervenção de fundo. Provavelmente o JPM (atenção que a seguirem-se conselhos é dele, não de mim!) não reparou que estavas com os valores de kH de 2 porque tinhas adicionado kH -... (é sempre possível acertares as coisas com a quantidade de kH- a adicionar a cada TPA, mas eu não ia por aí...)

 

O post do Tilapia (post nº 35) deve ser tido em conta, não vale a pena repetir o que ele escreveu.

 

Acresce que o efeito de envelhecimento da água no sentido de ganhar acidez deve ser praticamente imperceptível com esse kH, ainda mais com TPA´s frequentes, tal como os discus exigem. Nunca usei turfa nem osmose, mas provavelmente deverá ser isso que tens de fazer (eu tendo para a solução de temperar a água da TPA com água de osmose pois para além de não gostar da cor de chá, gosto de saber que se misturar X disto com Y daquilo, provavelmente vou obter Z daqueloutro... e com turfa não sei se me safava!)

 

Para além disso a osmose vai amaciar a água (diminuir GH) e quase que aposto que os rins dos discus agradecem (também não me admirava que estivesse errado, pois de discus ainda percebo menos que dos outros peixes!)

 

Quanto ao acondicionador (produto de marca ou tiossulfato... tenho ali um que deve ser apenas tiossulfato e outro que tem mais umas mariquices... deixei de comprar o das mariquices) para mim está fora de questão não usar.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tilapia, quanto à questão da água da torneira medida directamente ou não, acho que já deu para discutirmos bem isso, não vale a pena bater mais na mesma tecla até porque cada caso é um caso né... :snipersmile:

Pois sim, de acordo. Quando é que voltei a falar disso? Apenas expliquei o que achava dos últimos valores. :lol:

Quanto ao ph Minus, aí já não posso concordar contigo. Químicos desses na água? Nunca usei, e não sou nada apologista... Se ele se descuida, o ph vai andar sempre em oscilação, com discus ainda por cima!

 

Eu tenho turfa, é certo que a água fica uma bela porcaria, cor de chá e tal, mas pelo menos é biológica.

 

Abraço!

Lê lá melhor. Eu também apostei na turfa. :o

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu li que apostaste na turfa, mas pegaste no facto do João Matos usar ph Minus e fizeste o teu raciocínio a partir daí. Pode sugerir aos restantes que é um bom método, e pelo menos quanto a mim não o é. Só isso... :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com isto tudo estou um pouco confuso, pelo que entendi tenho 2 soluções? Turfa ou osmose. A turfa deixa-me a agua amarelada o que não gosto nada assim sendo acham que a osmose me resolve o problema? Se sim que aparelho me aconselham? Obrigado a todos mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.