Filtro Seco-húmido Eheim 2227


Recommended Posts

Boas

 

Estou a pensar adquirir um filtro externo seco-húmido 2227 para o meu aquário de discus. Alguém tem este filtro e/ou pode dar info sobre o seu desempenho e manutenção?

 

Um abraço.

 

Rui Vaz Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Estou a pensar adquirir um filtro externo seco-húmido 2227 para o meu aquário de discus. Alguém tem este filtro e/ou pode dar info sobre o seu desempenho e manutenção?

 

Um abraço.

 

Rui Vaz Martins

 

 

Boas,

 

Este filtro só faz filtragem biológica aeróbica, ou seja, não pode ser o teu filtro principal. Terás de ter um filtro que faça filtragem mecânica e também biológica (anaeróbica).

Na minha opinião, é um bom filtro para complemento, de filtração biológica!

Agora para usares num aquário de Discus, se calhar não é o mais indicado, pois vai causar alguma turbolência. Como é um filtro que faz filtragem biológica aeróbica, tem de entrar ar para as matérias filtrantes, ou seja, num período tem ar e no outro água, logo não está constantemente a debitar água e quando debita é com alguma "violência". Não é aconselhável estrangulares a saida de água!

Na montagem é dificil de conseguires encher o Copo do Filtro pois não tem nenhum sistema de enchimento prático ("bomba manual", como tens no 2226 ou 2228).

A manutenção é a normal dos filtros.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este filtro só faz filtragem biológica aeróbica, ou seja, não pode ser o teu filtro principal. Terás de ter um filtro que faça filtragem mecânica e também biológica (anaeróbica).

Na minha opinião, é um bom filtro para complemento, de filtração biológica!Agora para usares num aquário de Discus, se calhar não é o mais indicado, pois vai causar alguma turbolência. Como é um filtro que faz filtragem biológica aeróbica, tem de entrar ar para as matérias filtrantes, ou seja, num período tem ar e no outro água, logo não está constantemente a debitar água e quando debita é com alguma "violência". Não é aconselhável estrangulares a saida de água!

Na montagem é dificil de conseguires encher o Copo do Filtro pois não tem nenhum sistema de enchimento prático ("bomba manual", como tens no 2226 ou 2228).

A manutenção é a normal dos filtros.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Cumprimentos

Boas,

Só um pequeno pormenor que me parece ser bastante importante. A filtragem biológica principal é aeróbia, ou seja é feita com bactérias que querem oxigénio. São estas bactérias que decompõem a amónia e os nitritos. As bactérias anaeróbias são as que consomem nitratos.

Sendo assim, temos uma filtragem biológica impecável neste tipo de filtro.

 

Já no que diz respeito à filtragem mecânica, aí sim parece-me deficiente, visto não ter qualquer matéria de filtragem mecânica por excelência como esponja ou lã de vidro. Não é por nada que o aconselham para água salgada onde a acumulação de detritos (fitragem mecânica) é de evitar pela libertação de amónia muita mais tóxica nestes aquários que nos de água doce.

Também quanto ao fucionamento por "sacadas" de água não sei dizer nada, mas a ser assim é melhor pensares noutro filtro.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Relativamente ao 2227 da Eheim, é muito bom para salgados, ou aquários que não tenham plantas, já que o CO2 dissipa-se facilmente com a utilização deste filtro. É muito bom para ciclideos africanos, quando "acompanhado" por um outro, que não seco/húmido, para a filtragem mecânica, coisa que o 2227 faz, mas muito mal, e à custa de um pequeno truque, de modo a funcionar como filtro "normal". Não vale a fazer isso, porque aí seria preferível optar por um normal e não por um 2227.

Como filtro biológico é excelente, mas volto a lembrar, se não tiveres plantas, ou em úmero reduzido, e principalmente porque o caudal de água não é constante. Conforme a altura a que estão os tubos de saída, de entrada e do respiro, os ciclos pequeno caudal e grande caudal, podem variar entre 20 segundos a dois minutos. Quanto maior for o comprimento de tubo, maior será o espaço de tempo entre ciclos. Para quem ainda não entendeu, este filtro está "x" tempo com um débito "fraco", até encher, e depois de atingir o nível máximo, debita o caudal máximo, até ficar quase vazio. Para peixes que gostem de "Jacuzzi", é óptimo! Não conheço "solhas" que gostem de muito movimento de água, ( peixe estranho :) ).

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Este filtro só faz filtragem biológica aeróbica, ou seja, não pode ser o teu filtro principal. Terás de ter um filtro que faça filtragem mecânica e também biológica (anaeróbica).

Na minha opinião, é um bom filtro para complemento, de filtração biológica!

Agora para usares num aquário de Discus, se calhar não é o mais indicado, pois vai causar alguma turbolência. Como é um filtro que faz filtragem biológica aeróbica, tem de entrar ar para as matérias filtrantes, ou seja, num período tem ar e no outro água, logo não está constantemente a debitar água e quando debita é com alguma "violência". Não é aconselhável estrangulares a saida de água!

Na montagem é dificil de conseguires encher o Copo do Filtro pois não tem nenhum sistema de enchimento prático ("bomba manual", como tens no 2226 ou 2228).

A manutenção é a normal dos filtros.

 

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Cumprimentos

Isto não é bem assim... Ele está constantemente a debitar água, só que quando enche a água sai com um caudal superior (já agora um 2229 tem caudal idêntico ao do 2028). (presumo que o caudal máximo do 2227 estará para o 2026, assim como o 2229 está para o 2028)

 

Também não é verdade que não tenha filtração mecânica, basta ler o manual do filtro para se perceber que tem. Concordo que mecanicamente o 2229 não seja tão eficaz como um 2028, mas biologicamente deixa-o a milhas.

 

Já a questão do CO2 admito que sejam filtros que, pela agitação, potenciem a libertação do gás, mas ainda estou para ver "estudo" que comprove que isso é significativo. (é que o CO2 que temos no aquário não está sobressaturado como numa garrafa de água com gás...)

 

A questão da bomba é pertinente, apenas quando se limpam as mangueiras, mas eu resolvi o problema do meu... quando lhe faço uma manutenção desse tipo, ligo uma bomba que força a entrada de água para o filtro, são apenas uns segundos até a água começar a fazer efeito sifão e já está.

 

O ideal, concordo com uma opinião já postada, seria usar esse em complemento com um outro, mas mesmo a funcionar só, deve ser um excelente filtro, dado que biologicamente está muito acima dos outros e é a amónia e os nitritos que "matam" os peixes...

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A questão da bomba é pertinente, apenas quando se limpam as mangueiras, mas eu resolvi o problema do meu... quando lhe faço uma manutenção desse tipo, ligo uma bomba que força a entrada de água para o filtro, são apenas uns segundos até a água começar a fazer efeito sifão e já está.

Mais um truque: colocas a funcionar, isto depois de uma limpeza a fundo, e pelo tubo de respiro, o mais fino, puxas, como se estivesses a tirar água do aquário com uma mangueira. Mais artesanal que a bomba, mas o resultado é o mesmo.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Obrigado pelaS DICAS. Não referi que já tenho um filtro externo 2215, pelo que o seco-húmido funcinará em simultâneo. Já agora devo coloca-los a funcionar em série ou independentes?

 

Rui VAz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Mais um truque: colocas a funcionar, isto depois de uma limpeza a fundo, e pelo tubo de respiro, o mais fino, puxas, como se estivesses a tirar água do aquário com uma mangueira. Mais artesanal que a bomba, mas o resultado é o mesmo.

Cumps.

Grande David... mais artesanal mas acho que ainda dá menos trabalho... acho que vou passar a usar o teu método!

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

Obrigado pelaS DICAS. Não referi que já tenho um filtro externo 2215, pelo que o seco-húmido funcinará em simultâneo. Já agora devo coloca-los a funcionar em série ou independentes?

 

Rui VAz

Independentes. Se leres o manual do 2227 eles desaconselham "invenções" para não afectar o funcionamento do seco-húmido (não estamos aqui a falar de avarias). Na prática o filtro enche +- por gravidade, pelo que não convém forçar, nem dificultar, a entrada de água para o seu interior (aquilo tem uma cadência, para aumentar o fornecimento de oxigénio às bactérias)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O caudal do 2227 é igual ao do 2026, e é de 950l/h; o do 2229 é igual ao do 2028, e é de 1050l/h.

Claro que qualquer filtro acaba por fazer "alguma" filtragem mecânica mas, os seco-húmidos apenas devem levar Eheim SUBSTRATpro ou EHFISUBSTRAT. Isto são as matérias filtrantes recomendadas. Claro que se lhe tapares o tubo de ar ele também pode levar matérias de filtragem mecânica. Podes fazer isto por um curto período de tempo mas, não aconselho.

E não aconselho a usares isoladamente, eu tive um 2229 a funcionar sozinho e tive de adquirir um 2026, no caso, pois tinha muitas particulas a flutuar. Mas como tens 2215, acho que tens filtragem suficiente. Dependendo claro do volume do aquário. Agora não sei é se os teus Discus vão gostar!?

 

 

Manual 2227_2229_2327_2329

 

http://www.eheim.de/eheim/pdf/en/anleitung...9_2327_2329.pdf

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um 2215 também instalado eu nem pensava 2 vezes... o 2227 é mais eficaz a degradar a amónia e nitritos. (o seu caudal máximo não fica acima do caudal máximo do 2026)

 

É claro que não pode ser tão bom ao nível mecânico, mas não deve ser tão mau como o pintam, desde que se instale a esponja que lá vem e se retire esta passadas umas 6 a 8 semanas. Quanto às dúvidas relativas à capacidade de filtragem mecânica, ler o referido manual, página 18 (está a vermelho).

 

Assim, considerando que o 2215 pode retirar as partículas mais finas da água, por filtração com a lã branca, a opção 2227 é de considerar.

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.