Filtro Jbl Uv-c


Recommended Posts

BOAS

Gostava de opinião vossa

Vou comprar um filtro uv da JBL de 11w por 80 euros

Não achei muito caro tendo em conta os preços que andam por aí, a minha duvida é se os 11w

será suficiente .

O aquario tem 330l e tenho 2 filtros eihem 2217 a minha ideia seria de por o uv na saída de 1 dos filtros

O que acham da ideia??

Será suficiente ou seria nessecario comprar 1 com mais wats

OBRIGADO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

11 Watts é aconselhado para desturvação por excesso de micro-algas em aquários de 600 a 1000 litros o que chega no teu caso.

Já para desinfecção (acabar com a maioria dos fungos, bactérias patogénicas, etc...) só falam de 150 a 200 litros de capacidade.

 

De qualquer das formas o débito recomendado é de 150-300 l/h e 100-150 l/h respectivamente. Tendo em conta o débito máximo de 1000 l/h dos Eheim 2217, estes 11 Watts não fariam grande coisa.

 

Precisarias do de 36 Watts e mesmo assim só para desturvação por excesso de micro-algas (400-1000 l/h) já que para desinfecção são necesários apenas 200-400 l/h.

 

Se quiseres os UVCs só para manter a água cristalina e não para desinfecção então os 11 Watts chegam, e estão a bom preço na condição de usares uma bomba com débito de 300 l/h acoplada ao tubo de entrada do aparelho de UVCs.

 

Também poderias fazer uma derivação com um T à saída do filtro. Como regulares o fluxo para os UVCs já me escapa um pouco. Não sou lá muito desenrascado nestas coisas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Tilapia disse quase tudo.

 

Para regular o fluxo, para o caudal recomendado, é introduzir uma torneira na derivação.

 

Pode ver-se quantos litros de água vão sair em 5-10 minutos (quanto mais, menor o erro) e fazer as contas para ver quanto saía numa hora. Abrir/ fechar a torneira de acordo com os resultados.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas é novo ou em segunda mão??

E esse já resolvia o problema do fluxo??

Simão, para veres quais os fluxos recomendados vais ao site do fabricante (pode ser JBL, que eles não diferem muito) e consultas as tabelas que eles têm... assim não dependes tanto de informação externa.

 

Se restarem dúvidas pergunta, mas os caudais recomendados são sempre baixos, logo continuas a ter problemas... eu com um UV de 36W não adaptei ao filtro que tem bomba de 1050 l/ hora, comprei filtro dedicado com caudal mais baixo. Para o aquário mais pequeno, com UV de 9W comprei uma bomba da eheim baratinha (uns 11 €) que tem um caudal muito baixo.

 

Cumprimentos

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorancia, então quer dizer que se eu reduzir o fluxo de agua, além de ter a agua cristalina tambem

consigo matar as bactérias e infecçoes que são responsaveis pela morte dos peixes???

Ou sou mesmo obrigado a aumentar os wats para conseguir isso??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simão, para veres quais os fluxos recomendados vais ao site do fabricante (pode ser JBL, que eles não diferem muito) e consultas as tabelas que eles têm... assim não dependes tanto de informação externa.

 

Se restarem dúvidas pergunta, mas os caudais recomendados são sempre baixos, logo continuas a ter problemas... eu com um UV de 36W não adaptei ao filtro que tem bomba de 1050 l/ hora, comprei filtro dedicado com caudal mais baixo. Para o aquário mais pequeno, com UV de 9W comprei uma bomba da eheim baratinha (uns 11 €) que tem um caudal muito baixo.

 

Cumprimentos

 

Desculpa não tinha lido a tua resposta, vou então ver isso

Já agora qual é o modelo que queres vender?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a minha ignorancia, então quer dizer que se eu reduzir o fluxo de agua, além de ter a agua cristalina tambem

consigo matar as bactérias e infecçoes que são responsaveis pela morte dos peixes???

Ou sou mesmo obrigado a aumentar os wats para conseguir isso??

Uma parte delas, sim. Não consegues esterilização total, mas reduzes quantidades. Com caudais elevados, não matas "nada".

 

(se fosse só pela água verde, provavelmente não valia a pena comprar UV... isso deve resolver-se com alguma facilidade)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma parte delas, sim. Não consegues esterilização total, mas reduzes quantidades. Com caudais elevados, não matas "nada".

 

(se fosse só pela água verde, provavelmente não valia a pena comprar UV... isso deve resolver-se com alguma facilidade)

 

Cumps

 

Então qual seria a tua opinião??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então qual seria a tua opinião??

Na minha opinião... compras uma bomba adequada ao filtro ou fazes o tal T no outro adicionando torneira.

 

Como já te disse, no meu caso comprei uma bomba para um UV de 9W e para o de 36W comprei um filtro. Em nenhum cado instalei T´s.

 

 

Para veres, a bomba para o de 9W foi esta aqui. A bomba é muito pequena, esconde-se facilmente.

(mas a solução do T não é disparatada)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei aqui a pesquisar e encontrei um uv da multimax-500 por 68 euros na seahorseshop

O filtro é de 5 watts para um caudal de 1000l/h e para um volume de 500l é revestido em titanio que aumenta em 35% o poder

desenfectante

O que acham disto??

será que o titanio não é prejudicial??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andei aqui a pesquisar e encontrei um uv da multimax-500 por 68 euros na seahorseshop

O filtro é de 5 watts para um caudal de 1000l/h e para um volume de 500l é revestido em titanio que aumenta em 35% o poder

desenfectante

O que acham disto??

será que o titanio não é prejudicial??

Não há milagres... esse filtro é bem pior que o JBL. Porquê? Porque tem uma lâmpada de 5W. É a lâmpada que faz a grande diferença. Provavelmente o caudal que eles colocam é para eliminação de algas, não te iludas!

 

Se queres mesmo optar pela solução de passar pelo filtro, com esse caudal (um filtro com uma bomba de 1000 l/h deve ter um caudal efectivo abaixo dos 750 l/h), opta pelo JBL, apenas porque tem uma lâmpada de 11 W, muiro mais adequada para o teu aquário que o de 5W. (nota que aqui, independentemente da solução que encontres, não há que ter dúvidas, o de 11W - não é por ser JBL, nada está relacionado com o titânio, etc)

 

Já agora, o preço que indicaste para esse JBL está muito bom. É novo? Tem lâmpada nova?

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

os filtros uv-c quanto mais a potencia da lampada melhor porque o objectivo é matar parasitas e bactérias um filtro de 5w é para um aquario pequeno se aplicares isso no teu é para fazeres cocegas á bicharada ou seja é o mesmo que não teres nada

 

 

 

obs:estou a vender o meu porque preciso de um que me de para 2000 litros de agua

 

 

dsc01091em5.jpg

Editado por ze carlos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há milagres... esse filtro é bem pior que o JBL. Porquê? Porque tem uma lâmpada de 5W. É a lâmpada que faz a grande diferença. Provavelmente o caudal que eles colocam é para eliminação de algas, não te iludas!

 

Se queres mesmo optar pela solução de passar pelo filtro, com esse caudal (um filtro com uma bomba de 1000 l/h deve ter um caudal efectivo abaixo dos 750 l/h), opta pelo JBL, apenas porque tem uma lâmpada de 11 W, muiro mais adequada para o teu aquário que o de 5W. (nota que aqui, independentemente da solução que encontres, não há que ter dúvidas, o de 11W - não é por ser JBL, nada está relacionado com o titânio, etc)

 

Já agora, o preço que indicaste para esse JBL está muito bom. É novo? Tem lâmpada nova?

 

Cumps

 

É novo á estreia com lampada e 2 anos de garantia

Se calhar tens razão vou optar por JBL e meto á saída do filtro com uma torneira para reduzir o

caudal

É claro que tenho que fazer um T porque se não esforça muito o filtro

Obrigado pela ajuda assim já fico mais esclarecido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

os filtros uv-c quanto mais a potencia da lampada melhor porque o objectivo é matar parasitas e bactérias um filtro de 5w é para um aquario pequeno se aplicares isso no teu é para fazeres cocegas á bicharada ou seja é o mesmo que não teres nada

obs:estou a vender o meu porque preciso de um que me de para 2000 litros de agua

dsc01091em5.jpg

 

Zé carlos, obrigado na mesma mas vou optar pela JBL

e obrigado pelas ajudas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.