Ectopur - Sim Ou Não


Lígia Carvalhal

Recommended Posts

Olá

Preciso da vossa ajuda. Tenho uma corydora Schwartzi que tem algum problema. Anda a roçar-se pelo areão e acontece muitas vezes comportar-se como se fosse beliscada - está calma a comer e de repente começa a nadar desenfreadamente e a roçar-se no areão e nas plantas. Julgo que o ectopur é indicado para estes casos mas como tenho lido que as corys são muito sensíveis ao sal, não sei o que hei-de fazer!

Aguardo a vossa ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não é a marca que costumo usar, mas já que ninguém aparece, vou dar-te a minha opinião.

 

De acordo com a bula do Ectopur, é de juntar 5 grs. por 25 litros , o que equivale a 5 g por 25000 g de água. Isto equivale a uma concentração de Ectopur de 0,02%.

Dependendo da quantidade de NaCl no Ectopur, teremos de certeza concentrações de sal ainda mais diminutas na água do aquário. Repara qua a água salgada tem cerca de 2,5% de sal (corrijam-me os experts de água salgada que lerem isto, por favor) o que é muitíssimo mais do que 0,02%.

 

Repito: 0,02% é a concentração de Ectopur, e não do sal, que será muito inferior. A minha ideia é que podes administrar o Ectopur à vontade, até porque a própria Sera não põe restrições a esta ou aquela espécie de peixes.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como disse o Tilapia, é completamente seguro usar ectopur nas corys.

Alias, a própria sera aconselha deitar um pouco de ectopur de 15 em 15 dias para prevenir doenças.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda. Vou já adicionar o Ectopur a ver se alivia a pobre cory.

 

Agora pelo que julgo, os parasitas deixam os peixinhos mas não morrem, não é? Tenho um caderno da Sera que diz que também se tem de adicionar à água do aqua outro produto que se chama Costapur, que este sim, mata os parasitas. É assim? Ou será que se resolve só com TPAs?

 

Daqui a 1 semana faço TPA de 20% sem ectopur; 1 semana depois faço outra TPA de 20% mas desta vez volto a pôr o produto - deito o ectopur em relação a toda a água do aquário, certo? Ou só em relação à quantidade de água que entretanto renovei (40%)?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pela ajuda. Vou já adicionar o Ectopur a ver se alivia a pobre cory.

 

Agora pelo que julgo, os parasitas deixam os peixinhos mas não morrem, não é? Tenho um caderno da Sera que diz que também se tem de adicionar à água do aqua outro produto que se chama Costapur, que este sim, mata os parasitas. É assim? Ou será que se resolve só com TPAs?

 

Daqui a 1 semana faço TPA de 20% sem ectopur; 1 semana depois faço outra TPA de 20% mas desta vez volto a pôr o produto - deito o ectopur em relação a toda a água do aquário, certo? Ou só em relação à quantidade de água que entretanto renovei (40%)?

 

Cumps

 

Isso depende do tipo de parasitas, mas no teu caso sim, é melhor tambem adicionares o costapur...

É certo que os parasitas largam os peixes mas não desaparecem, no entanto não tens motivo para te preocupares, pois so atacam quando os peixes estão com muito stress ou mais fracos.

 

P.S. Vais fazer o tratamento no aquário todo ou num aqua hospital?

 

Cumps

Editado por Aqua T

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou fazer no aqua principal. Mais vale prevenir, não é? E também não quero stressar ainda mais a cory.

 

Deitei o ectopur ontém. Ela continua a roçar-se, mas também aquilo deve levar algum tempo a fazer efeito ... Parece estar mais incomodada na zona das guelras.

 

Das 5 corydoras Schwartzi que comprei já me morreram 3: 2 morreram sem perceber porquê, e a outra quando a trouxe vinha com uma espécie de borbulha branca na cabeça, que foi aumentando de tamanho até que caiu e ficou um buraco. Não sei se as trouxe já doentes ou se elas se estão a dar mal no meu aqua :tongue:

 

A que agora está doente também teve um problema com os barbilhos, foram reduzindo até desaparecerem por completo. Agora tem estado a recuperar.

 

Tenho feito TPAs de 20% 2 vezes por semana, temperatura a 25º, PH 6,8-7, nitritos a 0, nitratos a 10, utilizo água mineral engarrafada.

 

Alimentação variada: artémia salina, larvas vermelhas, pastilhas Viformo, larvas liofilizadas, flocos. Mas também não sei até que ponto ela consegue alimentar-se bem sem os barbilhos completos.

 

Já pensei se o problemas será do areão, mas já tenho visto fotos na net de corys no mesmo tipo de areão e parecem muito bem (é areão do rio, do mais miúdo), acrescentei uma camada fina de um areão escuro e muito pequeno, que coloquei de propósito para as corys.

 

É a 1ª vez que tenho corys, será que estou a fazer alguma coisa que as prejudique?

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Acho que estás a fazer tudo muito bem. TPA's 2x por semana e um regime variado de alimentação, são optimas practicas.

Provavelmente, elas perderam os barbilhos, por já não vinham muito boas da loja... é muito comum.

 

Uma vez que elas não têm barbilhos, tens que as ajudar na alimentação, espigalhando um pouco a comida.

 

Tenta tambem aspirar o areão nas TPA's.

 

A agua mineral tem muito poucas vitaminas e nutrientes, pelo que deves eventualmente juntar uns quantos minerais. Pessoalmente, eu mudava mais agua, e da torneira (depois de 24h de repouso)

 

Uma coisa que acho estranho, é teres nitratos na agua. Morreu algum peixe, tens pouca filtragem ou muita materia a boiar na agua?

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís

 

Já estou a esmigalhar mais a comida.

 

Quanto ao areão, vou tentar limpar melhor mas tenho muita dificuldade a aspirar pois tenho muitas plantinhas espalhadas por todo o aqua. Só consigo aspirar (e mal) no sítio onde costumo pôr as pastilhas de fundo.

 

Quanto à água, que quantidade me aconselhas a mudar em cada TPA? O aqua deve ter cerca de 50 l úteis e eu costumo mudar 10 l de cada vez, o que dá 20 l por semana.

 

A água da rede aqui em Évora tem um PH de cerca de 7,5. Tenho 6 rásboras arlequins, além das 2 corys. Se usar água da torneira não é demasiado alcalina para as rásboras?

 

Quanto aos nitratos, é capaz de ser do filtro. O aqua é um kit, penso que da aquatlantis. Tem 3 compartimentos lá dentro: um para a bomba de água (caudal máx. de 400 l/h), o do meio com uma esponja, a que eu acrescentei por cima lá filtrante e o último compartimento para o termoestato. Já pensei em deixar apenas o termoestato e comprar um filtro externo. Será boa ideia? Ou bastará colocar mais alguma matéria filtrante no compartimento do meio? Já agora, uma dúvida: quando faço as TPAs desligo tudo, inclusivé a bomba de água - é correcto?

 

Desculpa tantas perguntas, mas as dúvidas são muitas ...

 

 

Agora a boa notícia: a minha cory já está melhor, já não a vejo roçar-se no areão, já procura mais a comida, anda mais calma. Talvez se safe.

 

Um grande obrigada ao Tilapia e Aqua T, cuja ajuda foi preciosa.

 

Cumps

Lígia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Nitratos a 10 é um óptimo valor. Às vezes é mesmo o que encontro na água da torneira.

 

Só para te tirar uma dúvida:

 

Aumentar a quantidade de massas filtrantes no filtro que já tens ou com um filtro exterior é óptimo do ponto de vista da filtragem biológica (maior área de deposição de bactérias nitrificantes) e mecânica (retenção de partículas).

No entanto, os nitratos são o último composto do ciclo do azoto (amónia-nitritos-nitratos) e ao contrário dos 2 primeiros que são consumidos por bactérias aeróbias (que precisam de O2) os nitratos são consumidos por bactérias anaeróbias (não querem O2). Sendo assim, e porque o aquário é oxigenado por todo o lado, os nitratos desaparecem por acção das plantas e/ou das TPAs.

Para 10 mg/l de nitratos estás a fazer as TPAs em condições e não precisas de mudar.

 

Desculpa o sermão biggrin.png' alt=':biggn:'> , mas é bom saber estas curiosidades.

 

Ainda bem que tudo está a correr bem com a cory. :happy:

Cumps.

 

Obrigado? biggrin mas porquê?

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um filtro externo é sempre melhor do que um interno, é mais fácil de limpar do que a biobox e filtra muito melhor. Tens tambem a vantagem de que poupa espaço, ao contrário da biobox. Agora tu é que sabes, se queres investir num externo ou não.

 

Quanto às matérias filtrantes acho que devias colocar cerâmicas, mas não é totalmente necessário.

 

P.S. Obrigado :Fade-color , gosto sempre de ajudar.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Andei uns dias ausente daqui (outras preocupações ...), mas as notícias são boas. A cory parece ter ultrapassado o problema que tinha, já não se coça e já anda a passear por todo o lado, junto com a outra cory . O único senão são os barbilhos, que ainda não cresceram (será que ainda vão crescer?).

 

Gostava até de lhes arranjar mais companhia (estava a pensar em mais 4 corydoras da mesma espécie) mas não sei se será seguro ou se é melhor esperar mais algum tempo. Também tenho receio que as novas, que vão ter os barbilhos completos (desta vez vou olhar muito bem para elas antes de as comprar :) ) vão prejudicar as que lá tenho, que estão sem barbilhos e portanto com mais dificuldade em encontrar a comida. O que acham?

 

 

Cumps

Lígia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Antes de mais ainda bem que a cory melhorou. Pelo comportamente, parece recuperada.

 

Relativamente aos barbilhos, eles estão para as corys, assim como o nariz está para os humanos. Sem barbilhos, não há olfato, o que lhes dificulta em muito encontrar a comida. Mas nada de transcendente...

 

Mais companhia da ma mesma especie é sempre uma boa ideia. Ao verem as outras comerem, sabem onde está a comida.

 

Até hoje, das corydoras que me perderam os barbilhos, só as que tinham menos de 6 meses é que os recuperaram. E isto, num espaço de 2 anos. Vitaminas extra na agua, ajuda um bocado.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá Ligia!

Espero que as melhoras continuem, um conselho que me deram já há 4 anos e que costumo fazer é; quando ferver alguma coisa para colocar no aquário juntar uma colher de sopa de sal na fervura. Outro; de dois em dois meses derreter numa chávena com água uma colher de chá de sal e juntar ao aquário (80 Lts)... não te estou a dizer para o fazeres, mas eu fiz isso várias vezes antes de usar desinfectante próprio e nunca me morreu nenhum peixe, por isso não deve fazer assim tanto mal! também queria dizer-te que se colocares areia mais fina sobre a outra grossa ficas sem nada... em pouco tempo a areia fina passa-se para baixo, a solução que encontrei foi a de afastar o areão maior para os lados e colocar a areia fina no centro do aquàrio.

Por acaso não podias postar uma foto das tuas Schwartzi, tenho duas mas são diferentes, uma tem o preto escuro e a outra é mais cinzento claro, quando as comprei eram iguais mas à medida que foram crescendo uma ficou diferente, têm dois anos!

Boas melhoras para a tua Cory

Link to comment
Partilhar nas redes sociais