Ph Elevado E Outras Dúvidas


alterego

Recommended Posts

Bons dias a todos :)

 

Já ando aqui pelo forúm já há uns dias a tentar aprender um pouco sobre aquariofilia e obter respostas para o meu problema mas cheguei à conclusão que o melhor mesmo é pedir ajuda.

Iniciei-me na aquariofilia um pouco por acidente pois tinha um aquário de 100l em casa a funcionar já há cerca de 2 anos mas não era eu que tratava dele.

Esse aquário estava completamente abandonado, cheio de algas e limos, e foi limpo há cerca de um mês e meio atrás. Retiraram 3/4 da água, limparam os vidros, lavaram as pedras e verificaram que ainda tinham sobrevivido 3 peixes.

Tornaram a enchê-lo com água da torneira e ficou a ciclar cerca de 15 dias. Então compraram vários peixes e plantas, uma semana depois mais 2 ou 3 peixes e mais plantas e foi então que os peixes começaram a morrer.

Foi aí que eu resolvi entrar em acção e tomar conta do aquário para tentar salvá-los :blush: e pronto iniciei-me na aquariofilia

Para quem não percebia nada do assunto herdei uma situação um pouco complicada né!

Comprei os testes de PH e Nitritos e verifiquei que os nitritos estavam bem mas o PH estava a 8. Não admira que os peixes estivessem a morrer...

entretanto testei a água da torneira (Almada) e após 24 horas em repouso apresentava um ph de 8.

Desde então tenho tentado tentado baixar o ph do aquário mas sem grande sucesso embora agora já esteja nos 7.3.

 

O Setup do aquário é o seguinte :

 

capacidade - 100l (100X34X30)

filtro externo de mochila - Aquaclear 300 1140l p/hora.

temperatura - 27.5ºC

iluminação - calha Aquapor IP44 30W (o aquário também apanha bastante luz solar indirecta durante toda a manhã)

decoração :areão grosso e pedras escuras (testei tudo com sumo de limão e não é calcário)

 

Quanto aos peixes no início tinha 33 (demasiados) mas entretanto com as baixas tenho:

 

4 camarões caridinia japonica

3 cobras kuhli negras

2 rodóstomos (bêbados)

5 néons

3 tetra fantasma negro - megalamphodus megalopterus

1 cascudo - hypostomus

5 guppys

1 casal de espadas

1 molly

1 ampulária

1 otto

 

As plantas são 6 mas não as sei identificar todas. São anúbias, musgo de java e outras. Estão de boa saúde excepto uma vermelha que deve ser mais exigente em termos de luz. Penso que um dos meus problemas deve ser falta de luz. Que acham?

 

Agora voltando á água :

 

No início tinha apenas esponja e carvão activado no filtro, fazia TPA's diárias de 3 litros com água da torneira e adicionava phbuffer de 7.2 diariamente. O PH não baixava dos 7.5 com GH 10. Disseram-me que o ph não baixava por causa das TPA's diárias, será verdade?

 

Há 3 dias atrás retirei o carvão e coloquei esponja, cerâmica, turfa e lã de vidro, continuei com o ph buffer 7.2 e parei com as TPA's. O PH baixou para 7.3 e o GH para 3. Para além disso tenho o NH4 NH3 a 0,2.

A coisa melhorou mas o ph devia ter baixado mais.

Que acham? devo parar com o ph buffer e continuar com a turfa? devo retirar a turfa e colocar só o phbuffer? nem uma coisa nem outra? que alternativas?

 

Não queria avançar para o CO2 nem para utilização de água de garrafão.

Falaram-me da hipótese de utilizar resina. Que acham? Não terá os mesmos inconvenientes do carvão?

Também já arranjei um tronco para colocar lá dentro mas o que vou utilizar já esteve um tempo dentro de outro aquário e talvez não faça o efeito necessário.

Por outro lado quer o tronco quer a turfa deixam a água bastante escura, o que para quem já tem pouca luz deve piorar ainda mais as condições das plantas.

Enfim desculpem o testamento e espero que tenham entendido o problema. :wink: e venham daí as vossas sábias sugestões

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bons dias a todos :blush:

 

Já ando aqui pelo forúm já há uns dias a tentar aprender um pouco sobre aquariofilia e obter respostas para o meu problema mas cheguei à conclusão que o melhor mesmo é pedir ajuda.

Iniciei-me na aquariofilia um pouco por acidente pois tinha um aquário de 100l em casa a funcionar já há cerca de 2 anos mas não era eu que tratava dele.

Esse aquário estava completamente abandonado, cheio de algas e limos, e foi limpo há cerca de um mês e meio atrás. Retiraram 3/4 da água, limparam os vidros, lavaram as pedras e verificaram que ainda tinham sobrevivido 3 peixes.

Tornaram a enchê-lo com água da torneira e ficou a ciclar cerca de 15 dias. Então compraram vários peixes e plantas, uma semana depois mais 2 ou 3 peixes e mais plantas e foi então que os peixes começaram a morrer.

Foi aí que eu resolvi entrar em acção e tomar conta do aquário para tentar salvá-los :wink: e pronto iniciei-me na aquariofilia

Para quem não percebia nada do assunto herdei uma situação um pouco complicada né!

Comprei os testes de PH e Nitritos e verifiquei que os nitritos estavam bem mas o PH estava a 8. Não admira que os peixes estivessem a morrer...

entretanto testei a água da torneira (Almada) e após 24 horas em repouso apresentava um ph de 8.

Desde então tenho tentado tentado baixar o ph do aquário mas sem grande sucesso embora agora já esteja nos 7.3.

 

O Setup do aquário é o seguinte :

 

capacidade - 100l (100X34X30)

filtro externo de mochila - Aquaclear 300 1140l p/hora.

temperatura - 27.5ºC

iluminação - calha Aquapor IP44 30W (o aquário também apanha bastante luz solar indirecta durante toda a manhã)

decoração :areão grosso e pedras escuras (testei tudo com sumo de limão e não é calcário)

 

Quanto aos peixes no início tinha 33 (demasiados) mas entretanto com as baixas tenho:

 

4 camarões caridinia japonica

3 cobras kuhli negras

2 rodóstomos (bêbados)

5 néons

3 tetra fantasma negro - megalamphodus megalopterus

1 cascudo - hypostomus

5 guppys

1 casal de espadas

1 molly

1 ampulária

1 otto

 

As plantas são 6 mas não as sei identificar todas. São anúbias, musgo de java e outras. Estão de boa saúde excepto uma vermelha que deve ser mais exigente em termos de luz. Penso que um dos meus problemas deve ser falta de luz. Que acham?

 

Agora voltando á água :

 

No início tinha apenas esponja e carvão activado no filtro, fazia TPA's diárias de 3 litros com água da torneira e adicionava phbuffer de 7.2 diariamente. O PH não baixava dos 7.5 com GH 10. Disseram-me que o ph não baixava por causa das TPA's diárias, será verdade?

 

Há 3 dias atrás retirei o carvão e coloquei esponja, cerâmica, turfa e lã de vidro, continuei com o ph buffer 7.2 e parei com as TPA's. O PH baixou para 7.3 e o GH para 3. Para além disso tenho o NH4 NH3 a 0,2. :)

A coisa melhorou mas o ph devia ter baixado mais.

Que acham? devo parar com o ph buffer e continuar com a turfa? devo retirar a turfa e colocar só o phbuffer? nem uma coisa nem outra? que alternativas?

 

Não queria avançar para o CO2 nem para utilização de água de garrafão.

Falaram-me da hipótese de utilizar resina. Que acham? Não terá os mesmos inconvenientes do carvão?

Também já arranjei um tronco para colocar lá dentro mas o que vou utilizar já esteve um tempo dentro de outro aquário e talvez não faça o efeito necessário.

Por outro lado quer o tronco quer a turfa deixam a água bastante escura, o que para quem já tem pouca luz deve piorar ainda mais as condições das plantas.

Enfim desculpem o testamento e espero que tenham entendido o problema. :wink: e venham daí as vossas sábias sugestões

 

Cumprimentos

Margarida

 

Antes de mais Bem vindo

 

Tens a cabeça num mar de confusões e o teu aquário também.

 

Luz directa do sol, epa nunca! No ambiente natural os peixes apanham luz de cima, e essa luz duvido que venha de cima, vai fazer com que os peixes andem com um nadar estranho pondo-se de lado, pra lem disso tu não vais conseguir controlar a intensidade dessa luz e podes vir a ter problemas graves com as algas.

 

Em relação ao NH4 NH3, jamais metas algum peixe nestas condições só te vai piorar a situação, vai juntando bactérias (sera nitrivec por exemplo) diariamente ou de 2 em 2 dias e quando fizeres tpa compensa com uma maior quantidade, as bacterias devem ser usadas sempre que um aquario é novo durante algum tempo, e compensar sempre que colocas um habitante novo, ou uma pedra ou tronco, etc. Depois de teres isso a 0, esperas mais uma semaninha e ai sim podes continuar à vontade.

 

Tu tens ai uma bela confusão de peixes, os neons gostam de um pH de 6.5 enquanto por exemplo os guppys gostam de um pH de 7.2 parecido com o que tu tens, como é que te vais livrar deste problema? Só tu podes decidir. Eles podem-se aguentar, mas nc vão tar plenamente satisfeitos e podem andar stressados e à minima coisa morrem.

 

Em relação a baixares o pH pensa bem se o queres fazer, mas para o fazeres podes usar em TPA's uma àgua mais macia, mas com TPAs pequenos para não alterar muito repentinamente, podes deixar tar a turfa mas vai verificando o pH que isso baixa de pressa, pelo menos no meu caso é rápido, e deixa lá tar o pH buffer que isso faz pouco ou nada!

 

O ph pode não baixar por causa das TPA's diárias se a água com que tu fazes o TPA tiver um ph superior à água do aquário.

 

A resina faz baixar o gH acho que não é isso que pretendes.

 

Os troncos só fazem baixar o pH a longo prazo, por isso não vais sentir efeitos imediatos, quanto a àgua ficar turva, dp do tratamento com a turfa podes colocar o carvão e com tpa a àgua fica cristalina.

 

Tu disses-te que tinhas carvão e que tiras-te e puses-te cerâmica, esponja, lã de vidro. Meu caro, isto era o que tu devias ter logo de inicio, pois a ceramica por exemplo é onde se criam e alojam o maior número de bactérias, por isso é que a tua amónia não está a 0. Não desesperes, agora vais fazer tudo com calma, vai juntando as bactérias e quando a amonia e os nitritos tiverem a 0 esperas mais uma semaninha e tá tudo.

 

Cumprimentos e dispõe sempre

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A melhor solução é um aparelho de osmose, o problema é que vais ter que gastar dinheiro (algum)..

A segunda melhor solução é a agua de garrafão!

 

Evita a luz do sol no aquário e enconsta o pHbuffer.

Editado por DiogoT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o filtro tambem nao esta correcto

esponjas = filtragem mecanica

ceramica = filtragem biologica

penso que deves decidir qual das duas queres fazer ou mecanica ou biologica

para um comunitario penso que a biologica seria a melhor opcçao

 

penso eu de q

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o filtro tambem nao esta correcto

esponjas = filtragem mecanica

ceramica = filtragem biologica

penso que deves decidir qual das duas queres fazer ou mecanica ou biologica

para um comunitario penso que a biologica seria a melhor opcçao

 

penso eu de q

 

Não concordo.

Devem estar as duas presentes, de preferencia a meacnica antes da biologica.

 

As esponjas são utilizadas para fazer a filtragem mecanica mas tambem efectuam filtragem biologica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que o filtro tambem nao esta correcto

esponjas = filtragem mecanica

ceramica = filtragem biologica

penso que deves decidir qual das duas queres fazer ou mecanica ou biologica

para um comunitario penso que a biologica seria a melhor opcçao

 

penso eu de q

 

Também não concordo totalmente, senão então tinha que se ter dois filtros no aquário, porque sem filtragem biológica não há bactérias suficientes num aquário maior, e sem filtragem mecânica meu deus, seria uma desgraça. Estas complementam-se.

 

E concordo com o DiogoT, a mecânica antes da biologica para que a biológica não fique suja para que não se tenha de a lavar/enchaguar.

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas! ;)

 

Em relação ao sol o aquário não apanha luz solar directa, apenas apanha alguma luminosidade indirecta. De qualquer das formas vou estar atenta às algas e se começarem a aparecer corro o estore da janela que está mais perto e resolvo o problema facilmente. Apenas mencionei o facto porque me parece que tenho pouca iluminação na calha talvez esta luz solar indirecta ajudasse um pouco.

 

Em relação às bactérias tenho estado a adicionar todas as semanas mas seguindo a sugestão do burriex hoje voltei a adicionar mais 20ml das da Sera.

 

Entretanto hoje fiz nova medição do PH e já está a 7.0. Também comprei o teste que me faltava e testei finalmente o KH que deu 6.

 

 

Fazendo o ponto da situação, em 4 dias de turfa no filtro o ph baixou de 7.3 para 7.0. Agora que faço retiro a turfa?

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas dicas! :silly:

 

Em relação ao sol o aquário não apanha luz solar directa, apenas apanha alguma luminosidade indirecta. De qualquer das formas vou estar atenta às algas e se começarem a aparecer corro o estore da janela que está mais perto e resolvo o problema facilmente. Apenas mencionei o facto porque me parece que tenho pouca iluminação na calha talvez esta luz solar indirecta ajudasse um pouco.

 

Em relação às bactérias tenho estado a adicionar todas as semanas mas seguindo a sugestão do burriex hoje voltei a adicionar mais 20ml das da Sera.

 

Entretanto hoje fiz nova medição do PH e já está a 7.0. Também comprei o teste que me faltava e testei finalmente o KH que deu 6.

Fazendo o ponto da situação, em 4 dias de turfa no filtro o ph baixou de 7.3 para 7.0. Agora que faço retiro a turfa?

 

Cumprimentos

Margarida

Bem... vamos ver se dou umas dicas, porque é muita coisa.

 

Quanto a dizer-se que se tem de adicionar bactérias, não é verdade, eu nunca adicionei e sempre fiz o ciclo. No primeiro aquário tive que esperar mais tempo, mas neste último bastou-me transferir uma parte das massas filtrantes de um antigo para o novo, com a "semente" de bactérias e alguma amónia dos peixes que introduzi (poucos no início) e umas tpa's reforçadas (à cautela) tenho ideia que só uma vez medi amónia, só para confirmar que estava a zeros.

 

Parece-me que retiraste tudo o que tinhas no filtro e substituíste por filtrantes novos. Aí reside o teu primeiro erro, não devias ter retirado tudo, só uma parte para ajudar a colonizar os filtrantes novos. Um pouco mais tarde retiravas o resto.

 

Se as bactérias te acabaram, não compres mais. Mantém-te atenta à amónia e nitritos, se subirem, faz TPA´s para controlar isso. Esquece as TPA´s de 3 litros, isso "não serve para nada". Faz TPA´s de 25% por norma, em caso de valores anormais de poluentes, podes ir até 40% de cada vez em segurança e podes fazer mais que uma no mesmo dia, com algumas horas de intervalo, caso seja mesmo necessário baixar valores de amónia/ nitritos.

 

Quanto à turfa e buffer, podemos estar numa situação de anulação mútua, embora eu não saiba que buffer estás a usar. O buffer é, em português, um tampão, que serve para estabizar o pH num determinado valor. Há buffers para pH ácido, outros para alcalino, por exemplo, mas todos tentam estabilizar o pH em torno de "um" valor. Ora podes ter o buffer a tentar estabilizar e a turfa a tentar baixar. Como tens turfa e o pH aparentemente está como queres, continua com a dita cuja...

 

Se o pH baixar demasiado, retiras alguma turfa.

 

Há aí alguma mistura de espécies, mas agora tens de tentar concentrar-te em estabilizar a coisa. Não esperes um pH muito certinho. Se conseguires um pH estável em torno de 7,2 (por exemplo) não te chateies a tentar introduzir isto e aquilo para teres 7, não vale a pena.

 

O buffer para pH ácido é muitas vezes baseado no ácido fosfórico, que tem como inconveniente introduzir fosfatos que as algas adoram ;)

 

Quanto à filtração, como é óbvio os aquários necessitam de mecânica e biológica. Mecânica (esponja de poros largos e anéis) antes, biológica no meio (massas de área elevada) e mecânica fina no fim (para apanhar pequenas partículas).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AGA acredito que tenhas feito o ciclo todo sem colocares bactérias, e acredito que no teu caso não tenha sido necessário introduzires bactérias, mas o caso dela é diferente, já lá tem muitos peixes e para acelarar as coisas será uma boa opção introduzir bactérias. Eu passei um pouco pela mesma situação que os meus nitritos não tavam bem a 0 (tavam a 0,3) e morreu-me um peixe, o dono da aquaplante disse-me para ir introduzindo bactérias visto que já lá tinha 5 peixes para acelarar um pouco as coisas e não causar mais mortes, remédio santo, até agora nada.

 

Não concordo muito com filtragem mecânica fina depois da biológica, mas de certo que tens mais experiência que eu visto que ando nisto à menos de nada, mas eu acho que se deve "apanhar" toda a sujidade que anda no aquário antes desta chegar à filtragem biológica para que esta não fique suja e não tenha que ser lavada (o que deve ser evitado ao máximo, no caso de tar muito sujo deve ser enxaguada numa tijela com água do aquário). isto é apenas a minha opinião.

 

De resto estou totalmente de acordo com o AGA, e até já deu para aprender mais umas coisas que é para isto que o forum serve. Já agora AGA eu estou a tentar manter o meu pH no 7 já lá estou, tenho um kH de 4 e gH de 9, recomendas-me a utilização de buffer neutro ou apenas se notar alguma oscilação de parâmetros?

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O KH de 4 já tem efeito de tamponamento suficiente para manter o pH estável duma TPA para outra. Se fosse a ti não acrescentava mais nada. A haver oscilações serão mínimas e naturais: baixa gradual do KH e pH duma TPA para outra devido ao aprecimento de nitratos (ácido nítrico).

 

Ter a filtragem biológica (cerâmicas) antes ou depois da mecânica (esponjas e lãs) é-me indiferente. Posso dizer que os filtros da JBL que uso já têm montadas as matérias filtrantes de origem e a cerâmica vem em 1º lugar. Nos filtros Hydor tive eu de acrescentar a cerâmica e pu-la por cima (a seguir à filtragem de esponjas e lãs de origem) para não estar a tirar tudo (preguiça :puppydogeyes: ).

 

E isto porquê?

Porque simplesmente a filtragem mecânica também é biológica, e apesar de não ter uma capacidade de fixação de bactérias tão grande como a cerâmica, se enxaguarmos a cerâmica em água do aquário (se realmente vier a ser preciso) e deixarmos a lavagem das esponjas e lã para outra altura, temos bactérias que cheguem no conjunto para assegurar uma filtragem biológica em condições.

Cumps.

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AGA acredito que tenhas feito o ciclo todo sem colocares bactérias, e acredito que no teu caso não tenha sido necessário introduzires bactérias, mas o caso dela é diferente, já lá tem muitos peixes e para acelarar as coisas será uma boa opção introduzir bactérias. Eu passei um pouco pela mesma situação que os meus nitritos não tavam bem a 0 (tavam a 0,3) e morreu-me um peixe, o dono da aquaplante disse-me para ir introduzindo bactérias visto que já lá tinha 5 peixes para acelarar um pouco as coisas e não causar mais mortes, remédio santo, até agora nada.

 

Não concordo muito com filtragem mecânica fina depois da biológica, mas de certo que tens mais experiência que eu visto que ando nisto à menos de nada, mas eu acho que se deve "apanhar" toda a sujidade que anda no aquário antes desta chegar à filtragem biológica para que esta não fique suja e não tenha que ser lavada (o que deve ser evitado ao máximo, no caso de tar muito sujo deve ser enxaguada numa tijela com água do aquário). isto é apenas a minha opinião.

 

De resto estou totalmente de acordo com o AGA, e até já deu para aprender mais umas coisas que é para isto que o forum serve. Já agora AGA eu estou a tentar manter o meu pH no 7 já lá estou, tenho um kH de 4 e gH de 9, recomendas-me a utilização de buffer neutro ou apenas se notar alguma oscilação de parâmetros?

 

Cumprimentos

 

Boas!

 

Quanto ao pH o Tilapia é ver o que já disse o necessário. Vai controlando as coisas, caso se mantenha assim, não vejo motivos para estar a adicionar mais nada.

 

Quanto à filtragem, o que descrevi é o recomendado pelos fabricantes dos meus filtros e eles devem perceber mais do que eu, pois devem ter estudado os filtros que fabricaram. Admito que outras marcas recomendem ligeiramente diferente, mas no essencial deve ser assim.

 

A filtragem mecânica - esponjas de poros largos e anéis de cerâmica - (claro que também fazem filtragem biológica, pois têm sempre suporte para bactérias) deve estar no início. Estas retêm as partículas maiores , para não se sujar demasiado as massas filtrantes biológicas, reduzindo-lhes a área disponível para fixação de bactérias. A filtragem fina (tipo lã de vidro), depois de tudo, ajuda a reter as pequenas partículas que se soltam das massas filtrantes biológicas (são bastantes).

 

Relativamente às bactérias, eu disse que se acabaram, para não comprar mais, resolvendo problemas pontuais com TPA´s. Note-se que o aquário não está propriamente "virgem" pois já passaram alguns dias e, entretanto, foram introduzidas bactérias. Logo já deve ter colónia para fazer qualquer coisa, será apenas não deixar que os valores de amónia e nitritos subam demasiado.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :(

 

Muito obrigada pelas respostas!

 

Pelo que me parece já tenho o ph com um valor mais que aceitável 7.0 né!

Agora a minha questão é o que fazer a seguir :

 

-Devo retirar já a turfa ou deixo ficar mais um tempo ou então reduzo a quantidade e mantenho?

 

É que tenho receio que se retirar a turfa ao fazer uma tpa o ph volte a subir.

Também não gosto nada de ter a água amarela.

 

-Devo parar com o ph buffer 7.2 uma vez que segundo voçês pouco adianta?

 

Mais uma vez tenho receio de parar com o ph buffer e ao fazer uma TPA o ph subir de novo.

 

 

É que a água da rede tem Ph 8. Se faço uma TPA de 25% sobe de certeza não!!!!

 

Em relação à amónia vou fazer novo teste hoje para ver como está a evoluir.

 

Para quem está a iniciar-se nisto como eu é bem mais complicado herdar um aqua cheio de problemas do que começar do zero.

É que estava tudo errado, a selecção de peixes, a iluminação, a qualidade da água... :crazyeyes:

Agora tenho que ir emendando devagarinho.

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :drinking:

 

Muito obrigada pelas respostas!

 

Pelo que me parece já tenho o ph com um valor mais que aceitável 7.0 né!

Agora a minha questão é o que fazer a seguir :

 

-Devo retirar já a turfa ou deixo ficar mais um tempo ou então reduzo a quantidade e mantenho?

 

É que tenho receio que se retirar a turfa ao fazer uma tpa o ph volte a subir.

Também não gosto nada de ter a água amarela.

 

-Devo parar com o ph buffer 7.2 uma vez que segundo voçês pouco adianta?

 

Mais uma vez tenho receio de parar com o ph buffer e ao fazer uma TPA o ph subir de novo.

É que a água da rede tem Ph 8. Se faço uma TPA de 25% sobe de certeza não!!!!

 

Em relação à amónia vou fazer novo teste hoje para ver como está a evoluir.

 

Para quem está a iniciar-se nisto como eu é bem mais complicado herdar um aqua cheio de problemas do que começar do zero.

É que estava tudo errado, a selecção de peixes, a iluminação, a qualidade da água... :crazyeyes:

Agora tenho que ir emendando devagarinho.

 

Cumprimentos

Margarida

 

Para a selecção de peixes que tu tens será preferivel manteres o pH a rondar o neutro, por isso aconselho-te a retirar a turfa.

Compra àgua de garrafão do Lidl que tem pH 5.5 e faz a mistura de àgua da torneira com àgua de garrafão para conseguires ter um pH idêntico ao do aquário, será a opção melhor para ter a curto prazo.

 

Quanto ao buffer não conheço esses produtos, mas se o kH tiver bom para fazer o efeito tampão não precisas de usar isso. Qual é o teu kH?

 

Cumprimentos e boa sorte

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá :drinking:

 

Muito obrigada pelas respostas!

 

Pelo que me parece já tenho o ph com um valor mais que aceitável 7.0 né!

Agora a minha questão é o que fazer a seguir :

 

-Devo retirar já a turfa ou deixo ficar mais um tempo ou então reduzo a quantidade e mantenho?

 

É que tenho receio que se retirar a turfa ao fazer uma tpa o ph volte a subir.

Também não gosto nada de ter a água amarela.

 

-Devo parar com o ph buffer 7.2 uma vez que segundo voçês pouco adianta?

 

Mais uma vez tenho receio de parar com o ph buffer e ao fazer uma TPA o ph subir de novo.

É que a água da rede tem Ph 8. Se faço uma TPA de 25% sobe de certeza não!!!!

 

Em relação à amónia vou fazer novo teste hoje para ver como está a evoluir.

 

Para quem está a iniciar-se nisto como eu é bem mais complicado herdar um aqua cheio de problemas do que começar do zero.

É que estava tudo errado, a selecção de peixes, a iluminação, a qualidade da água... :crazyeyes:

Agora tenho que ir emendando devagarinho.

 

Cumprimentos

Margarida

Não é fácil...

 

Primeiro: tens de decidir se queres ou não turfa, pela conversa parece que não...

 

Como a tua água está a sair a pH=8, tens mesmo que fazer alguma coisa se a queres em torno dos 7 (também não é por teres 7,2 que vais estragar a proeza, desde que esse valor se mantenha).

 

Sendo assim, se dispensares a turfa, tens de manter o buffer. (outra decisão, se queres manter o buffer eternamente...)

 

Faças o que fizeres, em vez de retirares completamente, vai reduzindo e vê como se comportam os valores.

 

Quanto a TPA´s, estás com o problema de quem tem a água do aquário muito diferente da da torneira... a TPA pode fazer variar o pH. Com a solução do buffer, adicionado antes à água da TPA, pode ser que contornes o problema. Se o buffer não te baixar o pH da água de TPA para valores aceitáveis, deves fazer TPA com "pequenas" quantidades (mas em maior número) e ver como se comporta o pH do aquário depois da TPA.

 

Já li qualquer coisa sobre umas resinas que amaciam a água (contribuem para baixar o pH, regeneram-se com água salgada).

 

Tenta ver se é, para ti, uma solução melhor que o buffer. Com sorte algum membro que as use poderá ajudar, eu nunca usei.

 

Agora, sempre que tiveres de comprar um peixe, estuda a água que ele necessita, e tenta adquirir peixes compatíveis com a água que consegues sem grande intervenção. (é que andar sempre a medir parâmetros e adicionar isto e aquilo pode tornar-se aborrecido)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é fácil...

 

Primeiro: tens de decidir se queres ou não turfa, pela conversa parece que não...

 

Como a tua água está a sair a pH=8, tens mesmo que fazer alguma coisa se a queres em torno dos 7 (também não é por teres 7,2 que vais estragar a proeza, desde que esse valor se mantenha).

 

Sendo assim, se dispensares a turfa, tens de manter o buffer. (outra decisão, se queres manter o buffer eternamente...)

 

Faças o que fizeres, em vez de retirares completamente, vai reduzindo e vê como se comportam os valores.

 

Quanto a TPA´s, estás com o problema de quem tem a água do aquário muito diferente da da torneira... a TPA pode fazer variar o pH. Com a solução do buffer, adicionado antes à água da TPA, pode ser que contornes o problema. Se o buffer não te baixar o pH da água de TPA para valores aceitáveis, deves fazer TPA com "pequenas" quantidades (mas em maior número) e ver como se comporta o pH do aquário depois da TPA.

 

Já li qualquer coisa sobre umas resinas que amaciam a água (contribuem para baixar o pH, regeneram-se com água salgada).

 

Tenta ver se é, para ti, uma solução melhor que o buffer. Com sorte algum membro que as use poderá ajudar, eu nunca usei.

 

Agora, sempre que tiveres de comprar um peixe, estuda a água que ele necessita, e tenta adquirir peixes compatíveis com a água que consegues sem grande intervenção. (é que andar sempre a medir parâmetros e adicionar isto e aquilo pode tornar-se aborrecido)

 

Cumps

 

As resinas são para baixar o gH, já tive no meu aquário e apenas me baixou o gH e foi para isso que me recomendaram.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As resinas são para baixar o gH, já tive no meu aquário e apenas me baixou o gH e foi para isso que me recomendaram.

Eu não sei o que existe no mercado, mas tenho dúvidas que não existam resinas para remover também carbonatos... Se tiveres aí a embalagem das tuas, vê lá se fala em catiónicas ou aniónicas. (já agora a marca)

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens no continente garrafões de 5L de agua Sete Fontes com pH 4.8 (é o que eu uso)

 

2 garrafões para cada 40/50L de tpa deixa o pH ali nos 7.5

 

É uma boa solução, sai é um pouco mais caro, disse do LIDL porque são a 0,40€ cada garrafão, mas tens que usar mais água para fazer o mesmo efeito!

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa solução, sai é um pouco mais caro, disse do LIDL porque são a 0,40€ cada garrafão, mas tens que usar mais água para fazer o mesmo efeito!

 

E sempre é mais pratico andar a acartar menos garrafões =P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias! biggrin

 

Este fim de semana fiz novas medições e parece-me que tenho o aqua estabilizado com Ph 7.0 e com a amónia a 0.

Para já vou continuar com a turfa embora não me agrade muito ver a água escurecida mas a opção de compra de água engarrafada está fora de questão , bem como a Osmose ou CO2.

Entretanto lembrei-me de testar o PH da água da torneira após ter passado pelo filtro da Brita (tenho um para filtrar a água que bebemos lá em casa) e não é que o Ph estava apenas a 6.8 :evil:

Daí que me ocorreu se será uma ideia muito disparatada utilizar a água filtrada pela Brita no aquário.....!!!!!

Que é que acham da ideia?

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias! :)

 

Este fim de semana fiz novas medições e parece-me que tenho o aqua estabilizado com Ph 7.0 e com a amónia a 0.

Para já vou continuar com a turfa embora não me agrade muito ver a água escurecida mas a opção de compra de água engarrafada está fora de questão , bem como a Osmose ou CO2.

Entretanto lembrei-me de testar o PH da água da torneira após ter passado pelo filtro da Brita (tenho um para filtrar a água que bebemos lá em casa) e não é que o Ph estava apenas a 6.8 :shock:

Daí que me ocorreu se será uma ideia muito disparatada utilizar a água filtrada pela Brita no aquário.....!!!!!

Que é que acham da ideia?

 

Cumprimentos

Margarida

 

Não conheço esse filtro, mas tens que ter em atenção que esse filtro pode baixar demasiado o kH e tornar-te o pH instavel e pode retirar demasiados nutrientes e as tuas plantas(se as tiveres) podem não gostar muito!

Mas não deixa de ser uma hipotese.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bons dias! :shock:

 

Este fim de semana fiz novas medições e parece-me que tenho o aqua estabilizado com Ph 7.0 e com a amónia a 0.

Para já vou continuar com a turfa embora não me agrade muito ver a água escurecida mas a opção de compra de água engarrafada está fora de questão , bem como a Osmose ou CO2.

Entretanto lembrei-me de testar o PH da água da torneira após ter passado pelo filtro da Brita (tenho um para filtrar a água que bebemos lá em casa) e não é que o Ph estava apenas a 6.8 :shock:

Verifica o KH. Tem de estar superior a 3º-4º dKH (graus alemães) para poder estabilizar o pH. Inferior a isso e podes sofrer variações bruscas no pH (para baixo) que te dão cabo dos peixes.

 

Daí que me ocorreu se será uma ideia muito disparatada utilizar a água filtrada pela Brita no aquário.....!!!!!

Que é que acham da ideia?

 

Cumprimentos

Margarida

Nas circunstâncias que descrevi é perfeitamente plausível.

Cumps.

 

É pá Burriex, disparaste mais rápido que eu :)

Editado por Tilapia

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Alterego, vê lá se o filtro que tens é este: http://www.brita.net/pt/index.html?&L=8.

Se for, verifica mesmo o KH. Diz aqui que baixa a dureza temporária: é sinónimo de KH.

Cumps.

 

P.S.: agora fui eu Burriex :)

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

É mesmo esse filtro Tilapia, a carga maxtra!

Estive a tentar perceber os componentes e parece ter carvão activado e resinas. Provávelmente retirará da água elementos e nutrientes que são importantes para os peixes e plantas mas se colocasse metade água da torneira e metade água do filtro Brita poderia ser que baixasse o Ph e a água já tivesse os nutrientes necessários.... Que acham?

Entretanto já contactei o representante e segundo ele dá para extraír uma média de 100 litros por mês dos filtros maxtra da Brita.

 

Cumprimentos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Misturar águas é perfeitamente plausível. Há quem faça isso com água de osmose, do garrafão, etc...

Tens é que fazer "experiências" até encontrares um equilíbrio para um KH e pH óptimos.

 

No que diz respeito aos nutrientes para plantas, mesmo que fosse só água filtrada, eles poderiam sempre ser acrescentados. O importante era mesmo saber o KH para se ter uma ideia da estabilidade do pH.

O pH no aquário tem tendência a baixar com o tempo. Se o KH do aquário for baixo (3º ou menos) o pH pode cair abruptamente matando os peixes.

Cumps.

 

P.S.: não há nutrientes importantes na água para os peixes... estão todos na comida que lhes dás.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.